WTICIFES 2019
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/24
Local:
Gran Odara Hotel, em Cuiabá-MT
Período:
04 a 6 de junho de 2019
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Item Do Papel ao Digital Implantação de Sistema de Protocolo Digital(2019-06-04) Marlos Ribeiro; Renato Mendes e Walter SantosEste trabalho busca relatar a experiencia de implantação do módulo de protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos na Universidade Federal de Pernambuco. Trazendo para os atos administrativos da UFPE um paradigma digital, ZERO papel, 100% digital.Item Portal de Integração UFG - APIs de serviços para integração de dados e sistemas(2019-06-04) Andrey E. da Silva; Bruno N. Machado; Jhonny L. Cabral; Juarez E. Lima; Lauro R. Gomides e Ricardo H. D. BorgesA necessidade de transformação digital em todos os setores da economia, destacando aqui o serviço público brasileiro, é uma realidade. Entretanto, existe o desafio da disponibilização de dados nos meios digitais em um formato que de fato possa ser manipulado e reutilizado por outros indivíduos ou sistemas. Neste contexto, este artigo apresenta o Portal de Integração UFG que tem por objetivo a disponibilização de dados dos sistemas institucionais da UFG por meio de APIs, aqui definido como um conjuntos de Web Services. O Portal de Integração UFG está em desenvolvimento e já possui uma API com um conjunto de serviços em operação. A expectativa do Portal é atender demandas de integração de dados e sistemas tanto internas como da comunidade externa.Item Implantação da rede sem fio na UFCA(2019-06-04) Taciano P. de A Alcântara; Marcos I. F. M. da Silva e Herbert N. OnofreEste artigo descreve a experiência da implantação da rede sem fio na Universidade Federal do Cariri. São expostos as dificuldades encontradas e as soluções adotadas. Também são apresentados alguns resultados, conclusões e trabalhos futuros.Item Avaliação do Uso da Internet sem fio pelos usuários da UFAM a partir do Reconhecimento de Entidades no Twitter(2019-06-04) Rodrigo A. CostaUm dos serviços disponibilizados para a comunidade acadêmica dentro da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é o acesso à Internet sem fio (Wi-fi). Devido às características da região em que se encontra, esse acesso pode sofrer interferências como chuvas em excesso, rompimento de fibra óptica e, falhas na transmissão do serviço que provocam a sensação de má prestação no serviço por parte do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) Este trabalho apresenta uma análise de sentimentos feita a partir de tweets publicados por usuários da UFAM. Para isso utilizou-se de técnicas de Reconhecimento de Entidades para realizar a detecção e classificação de palavras em bases textuais coletadas do TwitterItem Implantação do Serviço Eduroam na UFAM(2019-06-04) Marckson M. da Silva; Vanderson da S. Rocha; Crisley P. Linhares; Gerson B. da Silva; João B. L. Carneiro e João G. A. MartinezO Marco Civil da Internet, Lei promulgada em 2014, tange à importância do monitoramento e a guarda de registros de conexão dos usuários da rede de computadores. A Universidade Federal do Amazonas - UFAM, buscando atender o Marco Civil e após o processo de adesão à CAFe (Comunidade Acadêmica Federada), implantou o Eduroam (education roaming). O acesso sem fio seguro para a comunidade acadêmica, que inclui alunos professores e servidores, é oferecido pelo serviço Eduroam. Este artigo apresenta os trabalhos desenvolvidos para implantação do serviço Eduroam na rede sem fio da Universidade Federal do Amazonas.Item Entregando recursos para aplicações multiplataforma com a API UFRGS(2019-06-04) Abel Corrêa Dias; Felipe Ávila dos Santos e Thiago Stein MottaA popularização dos dispositivos móveis motivou os desenvolvedores a repensar a maneira com que as aplicações são projetadas, levando em consideração uma separação de deveres das camadas de frontend e backend de modo que elas possam evoluir independentemente. Este artigo apresenta a API UFRGS, um serviço que provê endpoints HTTP de fácil utilização para serem consumidos pelos aplicativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Item Incorporando a Gestão de Riscos à Gestão por Processos na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM(2019-06-04) Evandro G. Flores; Frank L. Casado; Daniele M. Rizzetti; Jonas C. Macedo; Taiani B. Kienetz; Rafael F. NevesEste artigo tem a finalidade de apresentar como a Universidade Federal de Santa Maria está incorporando a Gestão de Riscos à Gestão por Processos. Fundamentado em alguns conceitos, tais como: BPM, COSO, Norma NBR ISO 31000:2009 e Gestão de Riscos, o Projeto Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM desenvolveu um piloto afim de validar uma metodologia capaz de identificar os riscos em processos, bem como seus impactos, e propor ações que possam minimizar ou até eliminar determinados riscosItem Método Push de atribuição de tarefas utilizado no desenvolvimento de software por um time autogerenciável(2019-06-04) Danniel Rocha; Euclydes Melo; Luiz Fernando; Marcos Raniere; Matheus Souza e Taison AlmeidaO processo de desenvolvimento de software nas IFEs é repleto de demandas dos mais diversos setores destas instituições. A divisão do time por área de atuação acaba criando ilhas de conhecimento e desfavorece a integração. Além disso, como disciplina a Engenharia de Software, desenvolver um time autogerenciável impacta positivamente na produtividade. Todavia, desenvolver essas competências não é uma tarefa trivial. Este trabalho apresenta um método de atribuição automática de tarefas aplicável nesse cenário, a fim de estimular a autogestão.Item A Importância da Informatização e da Acessibilidade para o Processo de Avaliação de Desempenho na UFMT(2019-06-04) João V. B. Viana; Delvan L. de Souza; Sandra A. R. dos Santos; Raphael P. Ferreira e Eunice P. dos S. NunesEste artigo tem como objetivo apresentar o processo de criação do novo Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD) dos servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A insatisfação dos usuários com o antigo modelo de avaliação motivou a Secretaria de Gestão de Pessoas a buscar por mudanças urgentes, a fim de melhorar esse serviço no âmbito da UFMT. A Secretaria de Tecnologia da Informação da UFMT desenvolveu o novo SAD com apoio de uma equipe multidisciplinar, aplicando a metodologia ágil SCRUM com técnicas de Design Participativo, visando identificar aspectos de acessibilidade e usabilidade, e assim melhorar a experiência do usuário e ampliar o alcance do sistema.Item Iftopper - Controle Dinâmico de Largura de Banda(2019-06-04) Eduardo M. Monks e Jeronimô F. N. da RosaEste artigo descreve a abordagem realizada na Universidade Federal de Pelotas para o gerenciamento dinâmico de largura de banda baseado em software livre. A solução criada possui o nome de Iftopper e tem como princípio o melhor uso da largura de banda, com uma abordagem dinâmica para aplicação de restrições. Serão descritas as metodologias utilizadas e os resultados e conclusões.Item Uma Análise das faturas de telefonia fixa da UFMT utilizando ferramentas gratuitas de ETL e Business Intelligence(2019-06-04) Jonata B. M. dos Santos; Jean Caminha; Ana M. M. Paiva e Willdson G. de AlmeidaO processo ETL ({Extract, Transform, Load} - Extração, Transformação, Carga) é uma técnica de análise de Business Intelligence (BI) que executa a extração e manipulação de dados, de forma a obter informações que subsidiam os gestores das organizações nas tomadas de decisões. O presente artigo relata a aplicação do processo ETL nas faturas telefônicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), utilizando ferramentas gratuitas. Um ato administrativo baseado nesta análise, pode gerar uma economia de R$ 11.000,00 em cinco anos para a Universidade.Item Implementação de novo fluxo de processo: case aula de campo da UFMT(2019-06-04) Anne C. B. Cardoso; Cleiton D. da Silva; Thais F. B. da Silva; Greice de S. Arruda; Thiago M. Ventura e Leandro Costa GarciaO Escritório de Projetos e Processos da Universidade Federal de Mato Grosso conduziu a implementação do novo fluxo do processo de aula de campo com a utilização de técnicas de gestão de projetos e processos a fim de conseguir os resultados esperados. Os esforços resultaram no engajamento dos responsáveis pelo processo, situação indispensável para a efetivação do trabalho. Os resultados positivos da implementação do projeto geraram celeridade e economia financeira para a Instituição.Item Caso de migração de telefonia: a partir de uma plataforma proprietária para uma solução VoIP com software livre Geovano L. Quatrin, Volnei D. Pol e Diego S. Junges(2019-06-04) Geovano L. Quatrin; Volnei D. Pol; Diego S. JungesA Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde a sua implantação fazia uso de uma infraestrutura de telefonia híbrida, com expressivo quantitativo de ramais analógicos e tecnologia proprietária, realidade que ao longo dos anos apresentou dificuldades de sustentação e ampliação. Este trabalho apresenta o estudo e a solução adotada na Universidade Federal da Fronteira Sul para superar as dificuldades de escalabilidade e a reestruturação para uma infraestrutura de telefonia baseada na tecnologia Voz sobre IP (VoIP).Item Planejamento de Projetos Utilizando Uma Ferramenta Baseada no Modelo PMC (Project Model Canvas)(2019-06-04) Daniel Biasoli e Ocimar Luiz ZolinEste meta-artigo descreve a construção de uma ferramenta, PMC (Project Model Canvas), com a finalidade de simplificar a gestão de projetos na Secretaria Especial de Tecnologia da Informação (SETI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A simplificação, neste caso, é facilitada pela concepção de utilização de um processo de gestão de projetos híbrido, que encapsula metodologias de gerenciamento de projetos existentes em setores hierarquizados, aprimorando a eficácia dos planejamentos e aumentando o dinamismo e a simultaneidade de projetos, aos quais soluções rígidas e engessadas nem sempre podem ser aplicadas. Desse modo, visualizou-se na metodologia do Project Model Canvas (PMC) ferramentas eficazes para tornar o processo de gestão de projetos híbrido, encapsulando uma estrutura setorizada hierarquizada em um modelo de gestão projetizado, em consonância com a teoria que rege o gerenciamento de projetos. Assim, construiu-se uma aplicação Web que auxilia o processo de gestão dos projetos, proporcionando mecanismos de análise, monitoramento e interatividade entre os membros de projetos.Item SINAPSE: Sistema Integrado de Acompanhamento de Projetos e Serviços(2019-06-04) Danniel Rocha; Euclydes Melo; Luiz Fernando; Marcos Raniere; Matheus Campanhã e Taison AlmeidaDevido à crescente necessidade de serviços de Tecnologia da Informação para o pleno funcionamento de Instituições Federais de Ensino Superior, a organização e o acompanhamento das demandas desta natureza torna-se a cada dia mais importante. Este artigo apresenta as soluções adotadas pela STI da UFPI, evidenciando seus pontos positivos e negativos.Item Analisa UFG - Plataforma de Análise de Dados da UFG(2019-06-04) Victor G. Bento; Ricardo H. D. Borges; Rogério R. Carvalho e Dannyel C. FonsecaA transparência pública está ligada diretamente com a eficiência na gestão e com a lisura das informações disponibilizadas pelos órgãos públicos. Neste sentido, a concepção de um sistema centralizado para tratamento, processamento e visualização de dados é fundamental, haja vista o grande volume de dados armazenados nos sistemas institucionais. A Plataforma Analisa UFG apresenta-se como uma proposta para atender esse objetivo, proporcionando uma abordagem facilitada para visualização de dados e informações por meio de painéis de indicadores e relatórios dinâmicos. Os resultados iniciais demonstram tanto o potencial da Plataforma quanto às dificuldades enfrentadas na validação dos dados. Percebe-se ainda a existência de uma maturidade institucional incipiente no que se refere à cultura de gestão de negócios baseada em dados.Item Sistema Eletrônico de Informações (Sei!): um estudo sobre a melhoria dos serviços públicos com apoio da inovação em processos(2019-06-04) Ana M. M. de Paiva; Jeison G. dos Santos; Elisandra M. Zambra; Paulo A. R. de Souza e Renato NederO estudo apresenta os primeiros resultados sobre a avaliação do uso do Sei!, enquanto inovação na gestão de processos da UFMT, e uma reflexão acerca dos conceitos de inovação, relacionando-os com tecnologia, Sistemas de Informação(SI’s) e gestão de processos na administração pública, pela percepção de servidores técnicos e docentes lotados na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Campus Cuiabá, como forma de melhoria contínua.Item Melhoria do Processo de Pagamento de Fornecedores do Restaurante Universitário da UFRGS(2019-06-04) João F. Vieira; Priscilla F. Pontes; Marlon Soliman; Éverson Santos; Erica K. de OliveiraA Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estava atrasando os pagamentos dos fornecedores referentes aos serviços prestados pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de melhoria para o processo de pagamento de fornecedores do principal serviço prestado pela PRAE, o Restaurante Universitário (RU). A partir da modelagem AS IS e de uma análise do processo, identificou-se que a falta de visão holística e o excesso de burocracia no controle das notas fiscais (NFs) estava gerando o atraso no pagamento. A partir disso, melhorias foram propostas para o processo.Item Grau de Maturidade em Processos: um estudo da evolução da Gestão por Processos na UFJF(2019-06-04) Fábio S. de Figueiredo; Leonardo Ciuffo; Alcimar Honório e Wagner RamalhoTendo por base uma pesquisa de natureza qualitativa-quantitativa, este relato de experiência busca avaliar o quanto a Universidade Federal de Juiz de Fora evoluiu em seu modelo de maturidade em processos, a partir da criação do Escritório de Processos (EP). Os resultados demonstram que a estruturação de ciclos de maturidade orientou o processo evolutivo do EP e que esse prosperou nas metas inicialmente propostas, tornando-se referência à Administração da instituição, o que resultou na mudança do escopo de atuação do EPItem Integração das Bases de Login e Senha dos Sistemas da Universidade de Brasília - UnB(2019-06-04) Renato C. Ribeiro e Everton de V. AgilarNos últimos anos, a modernização dos sistemas legados tem sido prioridade para a Universidade de Brasília (UnB). Este artigo apresenta os desafios encontrados e as soluções propostas pela equipe de arquitetura do CPD/UnB para realizar a integração de 3 bases de dados de usuários distintas referentes aos sistemas legados da UnB (que estão em uso a mais de 20 anos), o sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o novo Sistema de Gestão Administrativo, Pessoal e Acadêmico adquirido da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio de um acordo de cooperação.