WTICIFES 2019
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/24
Local:
Gran Odara Hotel, em Cuiabá-MT
Período:
04 a 6 de junho de 2019
Navegar
64 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Processo de Criação de um Novo Regulamento de Graduação Essencial para a Implantação do SIGAA(2019-06-04) Anne C. O. Rocha; Raphael F. de A. Patrício; José A. L. B. de C. Filho; Fabiana F. do Nascimento e Ayrton N. de S. SilvaAo adquirir o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) da UFRN, foi necessário realizar diversas modificações para que ele pudesse ser utilizado pela comunidade da UFPB. Apesar de ambas Instituições Federais serem acadêmicas, nem sempre a maneira como elas realizam as atividades são iguais, ou seja, os regulamentos que regem o ensino, a pesquisa e a extensão são distintos. Estas diferenças afetam diretamente a especificação de requisitos do sistema que é utilizado por essas instituições. Este artigo descreve os desafios enfrentados durante a implantação do módulo Graduação e o processo realizado para mapear a relação entre o novo Regulamento dos Cursos de Graduação com os requisitos do SIGAA.Item O mapeamento de processos como elemento facilitador no levantamento e elicitação de requisitos do Sistema de Gestão da Universidade Federal de Juiz de Fora(2019-06-04) Leonardo Ciuffo; Fábio S. de Figueiredo e Rafael G. V. PapaA crescente demanda por sistemas de gestão eficientes e que atendam as regras de negócios e as reais necessidades dos usuários nas instituições públicas de ensino, tem exigido a busca de novas ferramentas que facilitem o levantamento e a elicitação dos requisitos dos sistemas. Este trabalho relata o uso do mapeamento de processos de negócio na Universidade Federal de Juiz de fora como facilitador no entendimento entre o usuário e os analistas de TI. Os resultados apontam que a partir da adoção desta nova sistemática, os usuários passaram a compreender de forma clara os processos e desta forma permitiu o entendimento com os analistas de TI das especificidades do sistema requisitado.Item Monitoramento de indicadores de processos com uso de Business Intelligence (BI)(2019-06-04) Beatriz S. Seidel; Vanessa G. Kinoshita; João C. S. O. Matos; Reinilton S. Juvenal; Naícia K. F. S. B. T. Caten; Leriane S. CardozoEste artigo apresenta a integração de uma ferramenta de Business Intelligence (BI) ao Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), por meio de relatórios gráficos e interativos para avaliar e monitorar o desempenho dos processos organizacionais. A ferramenta utilizada para tratamento dos dados foi o Power BI®. Os comandos utilizados no software permitiram encontrar os indicadores críticos dos processos, que foram importantes para a definição dos principais problemas a serem resolvidos. Além disso, os indicadores viabilizaram a tomada de decisão em relação à definição de metas, tais como o tempo máximo de tramitação dos processos.Item Modelo de Maturidade em Mapeamento de Processos (M3P): Proposta e Aplicação na UFCSPA(2019-06-04) Juliana Silva Herbert; Andressa B. de Oliveira; Marilia R. Silveira; Rodrigo de F. GiglioEste artigo descreve a motivação, o desenvolvimento e a aplicação de um Modelo de Maturidade em Mapeamento de Processos (M3P) pelo Núcleo de Qualidade Interna (NQI) da UFCSPA. É um modelo descritivo e prescritivo, composto por 8 níveis de maturidade, desenvolvido para prover mais autonomia aos setores da Universidade na implantação da Gestão por Processos. Cada nível é composto por critérios, que são avaliados a partir de checklists com itens objetivos de avaliação. Foi também definido um processo de avaliação, com a utilização do aplicativo M3P App. O primeiro ciclo de avaliações foi finalizado em novembro de 2018, no qual 18 setores foram avaliados e 431 artefatos revisados. Com estas ações, observou-se maior conscientização e o engajamento efetivo das pessoas envolvidas.Item Melhoria do Processo de Pagamento de Fornecedores do Restaurante Universitário da UFRGS(2019-06-04) João F. Vieira; Priscilla F. Pontes; Marlon Soliman; Éverson Santos; Erica K. de OliveiraA Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estava atrasando os pagamentos dos fornecedores referentes aos serviços prestados pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de melhoria para o processo de pagamento de fornecedores do principal serviço prestado pela PRAE, o Restaurante Universitário (RU). A partir da modelagem AS IS e de uma análise do processo, identificou-se que a falta de visão holística e o excesso de burocracia no controle das notas fiscais (NFs) estava gerando o atraso no pagamento. A partir disso, melhorias foram propostas para o processo.Item Incorporando a Gestão de Riscos à Gestão por Processos na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM(2019-06-04) Evandro G. Flores; Frank L. Casado; Daniele M. Rizzetti; Jonas C. Macedo; Taiani B. Kienetz; Rafael F. NevesEste artigo tem a finalidade de apresentar como a Universidade Federal de Santa Maria está incorporando a Gestão de Riscos à Gestão por Processos. Fundamentado em alguns conceitos, tais como: BPM, COSO, Norma NBR ISO 31000:2009 e Gestão de Riscos, o Projeto Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM desenvolveu um piloto afim de validar uma metodologia capaz de identificar os riscos em processos, bem como seus impactos, e propor ações que possam minimizar ou até eliminar determinados riscosItem Implementação de novo fluxo de processo: case aula de campo da UFMT(2019-06-04) Anne C. B. Cardoso; Cleiton D. da Silva; Thais F. B. da Silva; Greice de S. Arruda; Thiago M. Ventura e Leandro Costa GarciaO Escritório de Projetos e Processos da Universidade Federal de Mato Grosso conduziu a implementação do novo fluxo do processo de aula de campo com a utilização de técnicas de gestão de projetos e processos a fim de conseguir os resultados esperados. Os esforços resultaram no engajamento dos responsáveis pelo processo, situação indispensável para a efetivação do trabalho. Os resultados positivos da implementação do projeto geraram celeridade e economia financeira para a Instituição.Item Grau de Maturidade em Processos: um estudo da evolução da Gestão por Processos na UFJF(2019-06-04) Fábio S. de Figueiredo; Leonardo Ciuffo; Alcimar Honório e Wagner RamalhoTendo por base uma pesquisa de natureza qualitativa-quantitativa, este relato de experiência busca avaliar o quanto a Universidade Federal de Juiz de Fora evoluiu em seu modelo de maturidade em processos, a partir da criação do Escritório de Processos (EP). Os resultados demonstram que a estruturação de ciclos de maturidade orientou o processo evolutivo do EP e que esse prosperou nas metas inicialmente propostas, tornando-se referência à Administração da instituição, o que resultou na mudança do escopo de atuação do EPItem Execução de Melhoria Contínua Baseado em BPMN e Indicadores na Gestão de Serviços de TIC: Estudo de caso na Diretoria de Sistemas do NTI/UFPE(2019-06-04) Renato V. Mendes e Suzanna S. DantasEste trabalho investigou o uso de gestão de processos de negócios em um ambiente de serviços de tecnologia de informação e comunicação (TIC), para obtenção de melhores resultados de desempenho. Um estudo de caso foi realizado no Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE. Utilizando abordagens como BPMN e gestão por indicadores em um processo de melhoria contínua foi possível melhorar os resultados à medida que novos ciclos de melhoria eram realizados.Item Aplicação de BPM na gestão do TED estabelecido entre o INCRA e a UFMT(2019-06-04) Maurício F. L. Pereira; Olivan Rabelo; Nilton H. Takagi; Anne C. B. Cardoso; Josiel M. FigueiredoEste trabalho apresenta os benefícios obtidos em um projeto científico em que houve o envolvimento dos escritórios de projetos, processos e de inovação tecnológica no apoio a sua gestão. No trabalho são apresentados os métodos empregados para permitir que coordenação científica pudesse concentrar maiores esforço nas questões científicas, deixando o apoio a gestão operacional e de modelagem dos processos a cargo dos escritórios. Esse modelo de envolvimento tem um caráter inovador na universidade e pode ser um ponto importante para a absorção de novos projetos e para a sustentabilidade da mesma