WTICIFES 2025
:
- BEM-VINDO A SANTARÉM - BRASIL - 2025
- O WTICIFES, maior evento de tecnologia voltado às Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil, chega à sua 17ª edição, com a cidade de Santarém como anfitriã. Em 2025, o evento destaca o tema “IA nas IFES: Desafios, Oportunidades e o Papel Estratégico da TIC”, explorando o impacto da Inteligência Artificial na educação superior.
- Organizado pela UFOPA e universidades paraenses, o WTICIFES reúne especialistas, gestores e empresas para debates, workshops e networking, ampliando o conhecimento e fomentando conexões que fortalecerão o futuro da educação no país.

Comunidades em WTICIFES
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
- Salvador – BA
- Gramado – RS
- Belém – PA
- Rio de Janeiro - RJ
- Florianópolis – SC
Submissões Recentes
Processo de Criação de um Novo Regulamento de Graduação Essencial para a Implantação do SIGAA
(2019-06-04) Anne C. O. Rocha; Raphael F. de A. Patrício; José A. L. B. de C. Filho; Fabiana F. do Nascimento e Ayrton N. de S. Silva
Ao adquirir o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) da UFRN, foi necessário realizar diversas modificações para que ele pudesse ser utilizado pela comunidade da UFPB. Apesar de ambas Instituições Federais serem acadêmicas, nem sempre a maneira como elas realizam as atividades são iguais, ou seja, os regulamentos que regem o ensino, a pesquisa e a extensão são distintos. Estas diferenças afetam diretamente a especificação de requisitos do sistema que é utilizado por essas instituições. Este artigo descreve os desafios enfrentados durante a implantação do módulo Graduação e o processo realizado para mapear a relação entre o novo Regulamento dos Cursos de Graduação com os requisitos do SIGAA.
O mapeamento de processos como elemento facilitador no levantamento e elicitação de requisitos do Sistema de Gestão da Universidade Federal de Juiz de Fora
(2019-06-04) Leonardo Ciuffo; Fábio S. de Figueiredo e Rafael G. V. Papa
A crescente demanda por sistemas de gestão eficientes e que atendam as regras de negócios e as reais necessidades dos usuários nas instituições públicas de ensino, tem exigido a busca de novas ferramentas que facilitem o levantamento e a elicitação dos requisitos dos sistemas. Este trabalho relata o uso do mapeamento de processos de negócio na Universidade Federal de Juiz de fora como facilitador no entendimento entre o usuário e os analistas de TI. Os resultados apontam que a partir da adoção desta nova sistemática, os usuários passaram a compreender de forma clara os processos e desta forma permitiu o entendimento com os analistas de TI das especificidades do sistema requisitado.
Monitoramento de indicadores de processos com uso de Business Intelligence (BI)
(2019-06-04) Beatriz S. Seidel; Vanessa G. Kinoshita; João C. S. O. Matos; Reinilton S. Juvenal; Naícia K. F. S. B. T. Caten; Leriane S. Cardozo
Este artigo apresenta a integração de uma ferramenta de Business Intelligence (BI) ao Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), por meio de relatórios gráficos e interativos para avaliar e monitorar o desempenho dos processos organizacionais. A ferramenta utilizada para tratamento dos dados foi o Power BI®. Os comandos utilizados no software permitiram encontrar os indicadores críticos dos processos, que foram importantes para a definição dos principais problemas a serem resolvidos. Além disso, os indicadores viabilizaram a tomada de decisão em relação à definição de metas, tais como o tempo máximo de tramitação dos processos.
Modelo de Maturidade em Mapeamento de Processos (M3P): Proposta e Aplicação na UFCSPA
(2019-06-04) Juliana Silva Herbert; Andressa B. de Oliveira; Marilia R. Silveira; Rodrigo de F. Giglio
Este artigo descreve a motivação, o desenvolvimento e a aplicação de um Modelo de Maturidade em Mapeamento de Processos (M3P) pelo Núcleo de Qualidade Interna (NQI) da UFCSPA. É um modelo descritivo e prescritivo, composto por 8 níveis de maturidade, desenvolvido para prover mais autonomia aos setores da Universidade na implantação da Gestão por Processos. Cada nível é composto por critérios, que são avaliados a partir de checklists com itens objetivos de avaliação. Foi também definido um processo de avaliação, com a utilização do aplicativo M3P App. O primeiro ciclo de avaliações foi finalizado em novembro de 2018, no qual 18 setores foram avaliados e 431 artefatos revisados. Com estas ações, observou-se maior conscientização e o engajamento efetivo das pessoas envolvidas.
Melhoria do Processo de Pagamento de Fornecedores do Restaurante Universitário da UFRGS
(2019-06-04) João F. Vieira; Priscilla F. Pontes; Marlon Soliman; Éverson Santos; Erica K. de Oliveira
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estava atrasando os pagamentos dos fornecedores referentes aos serviços prestados pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de melhoria para o processo de pagamento de fornecedores do principal serviço prestado pela PRAE, o Restaurante Universitário (RU). A partir da modelagem AS IS e de uma análise do processo, identificou-se que a falta de visão holística e o excesso de burocracia no controle das notas fiscais (NFs) estava gerando o atraso no pagamento. A partir disso, melhorias foram propostas para o processo.