WTICIFES 2019
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/24
Local:
Gran Odara Hotel, em Cuiabá-MT
Período:
04 a 6 de junho de 2019
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Item A Aplicação de Tecnologias Ágeis no Desenvolvimento de Sistemas de Apoio Administrativo(2019-06-04) Daniel A. Moura; Jose O. da Silva; Reginaldo S. dos Anjos e Lígia M. C. SousaEste artigo tem como objetivo expor uma experiência da aplicação de uma tecnologia ágil de desenvolvimento de sistemas empregada na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, visando a solução de um problema recorrente causado pela falta de automação de um processo tido como essencial na manutenção de bolsas e auxílios de assistência estudantil. Dentre os resultados obtidos é possível verificar a eficiência do método aplicado, bem como a rapidez na entrega da soluçãoItem A Importância da Informatização e da Acessibilidade para o Processo de Avaliação de Desempenho na UFMT(2019-06-04) João V. B. Viana; Delvan L. de Souza; Sandra A. R. dos Santos; Raphael P. Ferreira e Eunice P. dos S. NunesEste artigo tem como objetivo apresentar o processo de criação do novo Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD) dos servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A insatisfação dos usuários com o antigo modelo de avaliação motivou a Secretaria de Gestão de Pessoas a buscar por mudanças urgentes, a fim de melhorar esse serviço no âmbito da UFMT. A Secretaria de Tecnologia da Informação da UFMT desenvolveu o novo SAD com apoio de uma equipe multidisciplinar, aplicando a metodologia ágil SCRUM com técnicas de Design Participativo, visando identificar aspectos de acessibilidade e usabilidade, e assim melhorar a experiência do usuário e ampliar o alcance do sistema.Item Analisa UFG - Plataforma de Análise de Dados da UFG(2019-06-04) Victor G. Bento; Ricardo H. D. Borges; Rogério R. Carvalho e Dannyel C. FonsecaA transparência pública está ligada diretamente com a eficiência na gestão e com a lisura das informações disponibilizadas pelos órgãos públicos. Neste sentido, a concepção de um sistema centralizado para tratamento, processamento e visualização de dados é fundamental, haja vista o grande volume de dados armazenados nos sistemas institucionais. A Plataforma Analisa UFG apresenta-se como uma proposta para atender esse objetivo, proporcionando uma abordagem facilitada para visualização de dados e informações por meio de painéis de indicadores e relatórios dinâmicos. Os resultados iniciais demonstram tanto o potencial da Plataforma quanto às dificuldades enfrentadas na validação dos dados. Percebe-se ainda a existência de uma maturidade institucional incipiente no que se refere à cultura de gestão de negócios baseada em dados.Item Análise de dados da telefonia fixa e móvel com Pentaho(2019-06-04) Luiz F. S. ArcenioDa necessidade de melhorar o acesso às informações das faturas telefônicas e consequentemente na gestão dos contratos de telefonia fixa e móvel, foi modelado um ambiente com Pentaho. Este ambiente tem por finalidade, eliminar a utilização de planilhas eletrônicas, que continuamente apresentam problemas devido ao grande volume de registros das faturas e o acumulo mensal necessário. O Pentaho contribuiu de forma significativa na análise destas faturas, resultando em uma melhor visualização das informações e gerenciamento do serviço de telefonia fixa e móvel.Item Análise do Processo de Interações Acadêmicas Através do Mapeamento de Fluxo de Valor na UFRGS(2019-06-04) Marlon Soliman; Joao F. F. Vieira; Nicolas Dentzuk; Erica K. de Oliveira; Priscilla F. dos R. Pontes e Éverson J. SantosNa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o processo para aprovação de ações finalísticas a serem realizadas entre a Universidade e outras partes interessadas passa por um processo moroso e burocrático, conhecido como Interações Acadêmicas. Esse artigo relata como a ferramenta de Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV) foi utilizada para apoiar a análise e a elaboração de recomendações para esse processo. Os resultados mostram que o MFV permitiu o correto esclarecimento do problema, direcionando as estratégias e ações a serem tomadas.Item Aplicação da Gestão de Processos em uma Instituição Federal de Ensino Superior: o caso da Divisão de Orçamento da UFERSA(2019-06-04) Lívia R. Barreto; Geisa M. R. de Vasconcelos e Amanda Braga MarquesO presente trabalho objetiva descrever a metodologia de implantação da Gestão de Processos de Negócio em uma divisão orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Trata-se de mostrar como se deu a evolução dessa trajetória, bem como propor a modelagem e implantação de melhorias nos processos que perpassam esse setor. A utilização desse modelo norteará as futuras ações da equipe da Divisão de Orçamento e servirá de base para os próximos passos do planejamento e execução orçamentária da universidade.Item Aplicação de BPM na gestão do TED estabelecido entre o INCRA e a UFMT(2019-06-04) Maurício F. L. Pereira; Olivan Rabelo; Nilton H. Takagi; Anne C. B. Cardoso; Josiel M. FigueiredoEste trabalho apresenta os benefícios obtidos em um projeto científico em que houve o envolvimento dos escritórios de projetos, processos e de inovação tecnológica no apoio a sua gestão. No trabalho são apresentados os métodos empregados para permitir que coordenação científica pudesse concentrar maiores esforço nas questões científicas, deixando o apoio a gestão operacional e de modelagem dos processos a cargo dos escritórios. Esse modelo de envolvimento tem um caráter inovador na universidade e pode ser um ponto importante para a absorção de novos projetos e para a sustentabilidade da mesmaItem Aplicação de Testes Automáticos com Selenium WebDriver: Um Relato de Experiência no SIGAA(2019-06-04) Alan B. de Pontes; Anne C. O. Rocha e Raphael F. de A. PatrícioO presente artigo tem como objetivo apresentar um relato sobre a implantação de teste funcional automático de regressão pela equipe de qualidade e testes de software da UFPB. Para isso, foram adotadas algumas tecnologias open-source já existentes. Neste trabalho serão apresentadas experiências referente à utilização das ferramentas de testes em alguns módulos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) implantado na UFPB, uma visão geral da configuração do ambiente para que os testes pudessem ser executados periodicamente, a motivação para seleção dos casos de teste para o tipo de teste em comento, os defeitos encontrados após a execução habitual destes testes, problemas enfrentados e algumas soluções encontradas.Item Aplicativo Siga UFMG: Relato de Experiência no Centro de Computação da UFMG(2019-06-04) Patrícia N. Silva e Rainer CoutoEste artigo descreve a experiência do Centro de Computação da UFMG no desenvolvimento de um aplicativo acadêmico voltado para os graduandos da UFMG. A metodologia envolveu o estudo das tecnologias existentes, a construção de um piloto e o desenvolvimento do aplicativo. O Siga UFMG, em sua versão inicial, reproduziu as funcionalidades mais acessadas nos sistemas acadêmicos da UFMG: matrículas, ocorrências, notas e faltas, comprovante de matrícula, plano de estudos e alguns relatórios. Foi criada uma visualização da carteira de identificação do aluno e notificações que sinalizam alterações nas matrículas e vida acadêmica do discente. O projeto incentivou a busca de novos conhecimentos pela equipe perpassando por novas linguagens de programação, configuração de plataformas e ambientes, desenho e análise, experiência do usuário (UX), técnicas de teste em emuladores e dispositivos móveis, documentação e publicação nas lojas de aplicativosItem Avaliação do Uso da Internet sem fio pelos usuários da UFAM a partir do Reconhecimento de Entidades no Twitter(2019-06-04) Rodrigo A. CostaUm dos serviços disponibilizados para a comunidade acadêmica dentro da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é o acesso à Internet sem fio (Wi-fi). Devido às características da região em que se encontra, esse acesso pode sofrer interferências como chuvas em excesso, rompimento de fibra óptica e, falhas na transmissão do serviço que provocam a sensação de má prestação no serviço por parte do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) Este trabalho apresenta uma análise de sentimentos feita a partir de tweets publicados por usuários da UFAM. Para isso utilizou-se de técnicas de Reconhecimento de Entidades para realizar a detecção e classificação de palavras em bases textuais coletadas do TwitterItem Case de implantação modularizada do GLPI com foco na satisfação do usuário final(2019-06-04) Elton P. RosaEste artigo descreve a implantação do software GLPI na Diretoria de Tecnologia da Informação da UFVJM de forma modularizada e estruturada hierarquicamente visando uma melhor gestão de chamados sem comprometer a usabilidade do usuário final durante o ciclo de vida de suas solicitações. O sistema foi adaptado levando em consideração o refinamento realizado no catálogo de serviços da DTI, automatizando várias etapas de triagem de chamados e desburocratizando o processo de abertura e aprovação dos mesmos através da utilização de formulários personalizados. Os resultados são elencados através do feedback dos usuários, por meio da pesquisa de satisfação interna, e a visualização de dados gráficos providos pelas métricas do sistema.Item Caso de migração de telefonia: a partir de uma plataforma proprietária para uma solução VoIP com software livre Geovano L. Quatrin, Volnei D. Pol e Diego S. Junges(2019-06-04) Geovano L. Quatrin; Volnei D. Pol; Diego S. JungesA Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde a sua implantação fazia uso de uma infraestrutura de telefonia híbrida, com expressivo quantitativo de ramais analógicos e tecnologia proprietária, realidade que ao longo dos anos apresentou dificuldades de sustentação e ampliação. Este trabalho apresenta o estudo e a solução adotada na Universidade Federal da Fronteira Sul para superar as dificuldades de escalabilidade e a reestruturação para uma infraestrutura de telefonia baseada na tecnologia Voz sobre IP (VoIP).Item Catálogo de Serviços: facilitando o acesso aos serviços de TI dentro das Instituições de Ensino(2019-06-04) Marcelo A. Santana; Italo C. L. Silva; Rômulo N. de Oliveira; Marcos J. F. Neto e João B. G. SilvaA Governança de TI surgiu com o propósito de alinhar a TI aos negócios, promovendo assim um maior controle dos ativos de TI e melhorando o gerenciamento de serviços. No caso específico da UFAL campus Arapiraca, foi adotada a biblioteca ITIL, instanciada no GLPI. Apesar dos ganhos percebidos na implantação do sistema de service desk, verificou-se que ainda existe uma dificuldade por parte da comunidade acadêmica em identificar os serviços os quais ela desejava atendimento. Assim, o objetivo do trabalho é desenvolver um catálogo de serviços de TI, integrado ao service desk já existente, garantindo uma maior autonomia aos usuários para registrar suas demandas de forma simples, rápida e prática. Como resultados preliminares, podemos destacar a redução do tempo de espera no atendimento e diminuição do número de ligações referente à solicitação de serviços.Item Da Virtual Machine ao Container as a Service: Tornando os Sistemas Integrados de Gestão compatíveis com os novos paradigmas de computação em nuvem(2019-06-04) Jeysibel de S. Dantas e Raphael F. de A. PatrícioApesar dos benefícios da computação em nuvem, os departamentos de TI ainda são céticos quanto aos benefícios e relutantes em migrar seus sistemas para novas abordagens. Este artigo tem a intenção de descrever uma estratégia bem sucedida para migração de aplicações e servidores J2EE para novas arquiteturas baseadas em conteinerização e computação em nuvem. A partir de um estudo de caso, este artigo explora o processo de migração de uma implementação convencional baseada em máquinas virtuais para uma orientada à computação em nuvem, a partir de uma perspectiva pós implementação.Item Democratização do Acesso à Informação na UFS: APISistemas e Desenvolvimento Móvel Multiplataforma com Flutter(2019-06-04) Alan Passos e Leonardo BezerraEste trabalho descreve a evolução da tecnologia no âmbito educacional e administrativo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e como esta avançou na democratização dos dados por meio da APISistemas e de aplicações móveis. Trata também acerca da estratégia na escolha do Flutter como framework para desenvolvimento mobile.Item Do Papel ao Digital Implantação de Sistema de Protocolo Digital(2019-06-04) Marlos Ribeiro; Renato Mendes e Walter SantosEste trabalho busca relatar a experiencia de implantação do módulo de protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos na Universidade Federal de Pernambuco. Trazendo para os atos administrativos da UFPE um paradigma digital, ZERO papel, 100% digital.Item DWD12 - Um método para criação de senhas seguras e memorizáveis(2019-06-04) Cárlisson B. T. Galdino; Rômulo N. de Oliveira e Raiela Quirino LimaSenhas de usuário são um elemento importante na segurança da informação, podendo comprometer a segurança de qualquer sistema. Este artigo apresenta o método DWD12 para geração de senhas seguras e memorizáveis. Baseado no Diceware, o método DWD12 foi desenvolvido para aprimorá-lo e vem sendo aplicado internamente no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).Item Entregando recursos para aplicações multiplataforma com a API UFRGS(2019-06-04) Abel Corrêa Dias; Felipe Ávila dos Santos e Thiago Stein MottaA popularização dos dispositivos móveis motivou os desenvolvedores a repensar a maneira com que as aplicações são projetadas, levando em consideração uma separação de deveres das camadas de frontend e backend de modo que elas possam evoluir independentemente. Este artigo apresenta a API UFRGS, um serviço que provê endpoints HTTP de fácil utilização para serem consumidos pelos aplicativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Item Execução de Melhoria Contínua Baseado em BPMN e Indicadores na Gestão de Serviços de TIC: Estudo de caso na Diretoria de Sistemas do NTI/UFPE(2019-06-04) Renato V. Mendes e Suzanna S. DantasEste trabalho investigou o uso de gestão de processos de negócios em um ambiente de serviços de tecnologia de informação e comunicação (TIC), para obtenção de melhores resultados de desempenho. Um estudo de caso foi realizado no Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE. Utilizando abordagens como BPMN e gestão por indicadores em um processo de melhoria contínua foi possível melhorar os resultados à medida que novos ciclos de melhoria eram realizados.Item Ferramenta para facilitar a comunicação do Plano de Desenvolvimento Institucional(2019-06-04) Ana Carla Macedo da Silva e Diogo BenassulyO planejamento estratégico tem-se tornado de fundamental importância para as organizações públicas, incluindo as instituições de ensino superior, as quais devem apresentar seus planos de desenvolvimento institucional ao Governo Federal. Visando comunicar o seu conteúdo a todas as unidades da Instituição, foi projetada e implementada uma ferramenta para o registro do plano, o lançamento dos resultados e o acompanhamento por toda sua vigência. Para validar a ferramenta, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal do Pará