WTICIFES 2015
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/20
Local:
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Belo Horizonte - MG
Período:
3 a 5 de Agosto de 2015
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Item A Implantação de Gestão de TI através da ferramenta Redmine na UFSM(2015-04-25) Marisa M. Amaral; Luciano A. Cassol; Giuliano G. L. Ferreira; Adriano PereiraA Gestão de Tecnologia da informação tornou-se além de um padrão a ser seguido, uma exigência legal. Esse trabalho apresenta a implantação de um processo que visa auxiliar na Gestão de TI na Universidade Federal de Santa Maria. O artigo detalha as etapas do processo e, em seguida, relata como foi sua implantação, os resultados obtidos e sua aplicação prática.Item A mudança organizacional do CPD da UFRGS(2015-04-25) Jussara Issa Musse; Afonso Comba de Araujo Neto; Hubert Ahlert; Leandro Fortes Rey; Thiago Stein MottaMudar geralmente é algo difícil de ser feito, seja por custo ou por resistência das pessoas envolvidas. Tratando de um órgão público, qualquer mudança aumenta de proporção, pois a estabilidade dos serviços e dos servidores cria uma forte resistência à qualquer alteração da forma de trabalho. Esse artigo apresenta a mudança estrutural ocorrida no CPD da UFRGS e como a forma que ela foi realizada conseguiu amenizar as resistências e diminuir os impactos de sua implantação, bem como os resultados iniciais trazidos a partir delaItem Aplicativo SIEC Móvel, gerenciamento de frequência em eventos cadastrados no Sistema de Informação de Extensão e Cultura da UFG(2015-04-25) Rosângela Divina de Sousa Santana; Fabrício Nogueira dos Santos; Dannyel Cardoso da Fonseca; Giselle Ferreira; Ottoni CandidoO Sistema de Informação de Extensão e Cultura – SIEC é um sistema modular de gestão da Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG) que realiza, entre outras funções, o gerenciamento de eventos provenientes das ações de extensão cadastradas na universidade. O Módulo I é responsável por gerenciar o cadastro e o acompanhamento das ações de extensão, enquanto o Módulo II é responsável por gerenciar sites de eventos de extensão. O Módulo II permite ao coordenador da ação de extensão criar e gerenciar uma página Web de um evento; gerenciamento das inscrições, minicursos ou outras atividades do evento; palestras e mesas redondas; submissão e avaliação de artigos; criação do livro de resumos para Anais; emissão de crachás, credenciamento e aferição das frequências dos inscritos durante o evento; etc. Este trabalho apresenta a problemática que levou ao desenvolvimento do aplicativo SIEC Móvel e descreve a estrutura do sistema de gerenciamento de frequência, as experiências e os resultados alcançados com o uso do SIEC Móvel. O aplicativo se mostrou capaz de aferir a frequência em cada palestra/atividade isoladamanente, fornecendo dados para a criação de certficados com a informação da carga horária real frequentada pelo participante. A experiência de construção com base em frequente avaliação e feedback do usuário resultou em contribuições à gestão da Extensão na UFG e no gerenciamento da frequência nos eventos da universidade com grande número de inscritos como o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex).Item Dados Governamentais Abertos nas Universidades Públicas Federais Brasileiras: Diagnóstico da implantação da Lei de Acesso à Informação(2015-04-25) Patrícia Nascimento SilvaOs movimentos open government data surgiram discretamente no Brasil desde 2005, no entanto, somente após ser sancionada a Lei de Acesso à Informação Pública, Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o acesso a dados e informações detidas pelo governo, é que se iniciou a disponibilização de dados governamentais abertos. As universidades públicas federais, como órgãos públicos integrantes da administração direta do poder Executivo, Autarquias ou Fundações Públicas, estão subordinadas a Lei 12.527 e são espaços propícios para inovação, criação e disseminação do conhecimento. O objetivo da pesquisa é identificar as categorias informacionais dos dados governamentais abertos disponibilizados pelas universidades públicas federais do Brasil durante o primeiro triênio de implantação da Lei 12.527, analisar a adequação das universidades públicas federais à disponibilização das informações definidas como obrigatórias pela legislação e identificar outras categorias que sejam disponibilizadas pelas instituições. O trabalho utiliza a metodologia qualitativa com a técnica de pesquisa documental nos sítios das universidades. Os resultados obtidos apontam que há uma padronização na forma de disponibilização e adequação às informações obrigatórias da legislação pelas universidades. Em poucos casos foi observado que não existe conteúdo cadastrado para a categoria ou que o link de redirecionamento estava indisponível, porém algumas categorias não estão diretamente relacionadas ao acesso à informação. O presente trabalho não avaliou a qualidade e completude das informações disponibilizadas, a análise restringiu-se a disponibilização das informações conforme as categorias previstas na legislação. Por fim, conclui-se que poucos dados além do rol mínimo são disponibilizados e não há divulgação de que a informação seja utilizada pelas universidades em novos produtos ou serviços.Item Docker - Infraestrutura como código, com autonomia e replicabilidade(2015-04-25) Rafael Gomes; Rodrigo SouzaO presente artigo demonstra a utilização da ferramenta Docker para disponibilização ágil, padronizada e altamente parametrizada de ambientes para desenvolvimento, teste, homologação de produção de soluções de TI. Essa nova estrutura oferece maior autonomia, documentação e replicabilidade para o desenvolvedor de software, que através do acesso a uma interface web, pode gerenciar parte dos ambientes disponibilizados.Item Estruturação da Governança de TI na Universidade Federal Fluminense(2015-04-25) Gloria Damasceno; Henrique UzêdaEste trabalho aborda a evolução e a metodologia utilizada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) na estruturação da área de Governança de TI. Em 2011, com base em frameworks reconhecidos internacionalmente (COBIT, ITIL e PMBOK), foi definido o plano com as primeiras atividades relativas à Governança de TI (GTI). Ao adquirimos maior maturidade na gestão de TI, maior envolvimento da Alta Gestão e maior integração das unidades organizacionais da STI, pudemos agregar e aprimorar os processos de GTI. Dentre os principais resultados alcançados temos: a melhoria da comunicação interna e externa com as áreas de negócio, plano de medição, plano de gerenciamento de portfólio, elaboração do PDTIC com base na análise SWOT e a difusão de boas práticas de GTI.Item HELPDESK UNIFICADO: O DESAFIO DO CENTRO DE COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS NA REESTRUTURAÇÃO DO SEU SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO(2015-04-25) Antônio Eustáquio Rodrigues; Luiz Cláudio Ferreira SantosO presente artigo tem o objetivo de apresentar a experiência do Centro de computação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOM-UFMG) na reestruturação do seu serviço de atendimento às demandas de TI dos usuários com a implantação de um serviço de help desk e service desk unificado. A experiência com a nova estrutura teve início em 2013 com a unificação dos serviços de suporte às aplicações acadêmicas e administrativas disponibilizadas pelo CECOM. No ano seguinte foram agregadas as atividades de suporte ao correio eletrônico corporativo da Universidade executadas pelo Laboratório de Computação Científica (LCC-UFMG). Atualmente, a nova estrutura de atendimento prepara-se para uma nova fase, buscando consolidar sua adequação com as boas práticas do ITIL. Este artigo apresenta, portanto, os principais desafios e resultados das fases de reestruturação do serviço de help desk unificado na UFMGItem Implantação de um Data Warehouse na UTFPR para Apoio à Tomada de Decisão(2015-04-25) José Gonçalves de Oliveira JúniorAtualmente as Instituições de Ensino Superior utilizam sistemas de gestão acadêmica, e os dados gerados por esses sistemas transacionais não tem sido explorados de forma eficaz. O objetivo deste artigo é apresentar a implantação de um Data Warehouse em uma Instituição de Ensino Superior, com o intuito de subsidiar a tomada de decisão pelos gestores educacionais. A proposta baseia-se no uso de visões materializadas para construção do Data Warehouse e no uso de table functions para agregação das regras de negócioItem IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO CONCEITO DE INTRANET NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO(2015-04-25) Patrick Belém; Adriano Gonçalves; Adriano Souza; Helder Cosme; Enoch Silva; Gabriel Silva; Lamech Schulte; Fabricio CaseiroA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) disponibiliza, há mais de dez anos, aos alunos, docentes e técnicos administrativos, uma Intranet - portal corporativo interno, através da qual é possível ter acesso a alguns serviços, sendo esta a porta de acesso para os principais sistemas de informação da instituição. Diante da obsolescência das tecnologias utilizadas na época de sua criação, foi desenvolvida e implantada uma nova aplicação baseada nas novas tendências da web, o que permite mais flexibilidade na criação de novos serviços, organização, administração, manutenção, suporte e integração entre os serviços já existentes. Este trabalho trata dos desafios enfrentados e soluções adotadas no processo de desenvolvimento da nova intranet da UFRJItem Instalação da Rede Sem Fio da UFMG(2015-04-25) Fernando Frota Machado de MoraisEste trabalho apresenta os desafios da especificação de características dos equipamentos utilizados na rede sem fio nos espaços da UFMG e aspectos de ajustes de configuração e soluções pós-instalação.Item Integração Contínua na Divisão de Desenvolvimento de Produtos(2015-04-25) Alan Jovane Vilaça; Bruno Oliveira de Carvalho; Mateus Andrade RezendeAs atividades envolvidas no processo de desenvolvimento de software – configuração, codificação, integração, testes, releases, implantação – são, muitas vezes, feitas manualmente, o que aumenta a sua falibilidade. A automação dessas atividades auxilia no maior controle da entrega, na agilidade do desenvolvimento e na garantia de uma maior qualidade do software.Item Metodologia de Desenvolvimento de Software proposta pelo Serviço de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Campina Grande(2015-04-25) José Flávio M. V. Júnior; Ianna D. K. Souza; Diogo A. V. de Miranda; Marzina V. N. Bezerra; Camila L. M. Gadelha; Leandro J. V. Silva; Mikaela A. O. Maia; Leonel M. L. Freire; Oscar William S. CostaO aprimoramento institucional e a maturidade da governança de Tecnologia da Informação (TI) são alguns dos objetivos buscados continuamente pelo Governo Federal, instituídas na Estratégia Geral de Tecnologia da Informação EGTI. Visando alinhar se com as diretrizes e normas da EGTI e buscando a padronização da produção de software e um melhor gerenciamento e disponibilização das informações produzidas, o Serviço de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG propôs e implementou uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em processos ágeis. Nesse artigo, apresentamos a metodologia proposta, bem como os resultados alcançados após a sua implantação e os ganhos obtidos.Item Número Único de Protocolo e Protocolo Integrado: metodologia de implantação baseada na experiência da Universidade Federal de Santa Maria(2015-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Zanini Kantorski; Giuliano Ferreira; Daiane Regina Segabinazzi Pradebon; Neiva PaveziNo contexto do sistema de arquivos de uma organização, o protocolo é um serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. Essas atividades visam aumentar a eficácia administrativa, facilitar a recuperação de documentos e o acesso às informações neles contidas, além de racionalizar sua guarda e conservação. No dia 31 de dezembro de 2014 foram publicadas no DOU a Portaria Interministerial MJ/MP nº 2.321, que define os procedimentos relativos à utilização do NUP para os órgãos da APF e a Portaria Interministerial MJ/MP nº 2.320, que institui o Sistema de Protocolo Integrado, com o intuito de integrar em uma única base de dados, consultas sobre documentos avulsos e processos em tramitação oriundos dos órgãos da APF. Nesse sentido os órgãos terão de se adaptar a essa nova realidade, em especial as IFES, uma vez que as informações que antes eram fornecidas apenas no âmbito da instituição serão disponibilizadas na Internet para o acesso de todos os cidadãos. O artigo apresenta uma metodologia para atender às portarias com base na experiência da UFSM, que integrou os esforços da equipe de TI com a equipe de arquivistasItem O Escritório de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações e a Elaboração do Modelo de Contratações de TIC da UFPR Baseado na IN nº04/2014 - A Experiência da Universidade Federal do Paraná(2015-04-25) Amarílio Motta Floriano; Edson Flávio de Souza; Valmir Antunes PereiraO presente trabalho apresenta a experiência da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a criação de um Escritório de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), com a sigla EGTIC, no âmbito do Centro de Computação Eletrônica (CCE), que foi responsável pelo desenvolvimento de modelo de contratações de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicações, conforme determina a Instrução Normativa (IN) nº 04/2014 SLTI/MPOG. O modelo, fruto de estudos detalhados da legislação e demais referências pertinentes, produziu artefatos variados para atendimento de contratações por dispensa de licitação e por pregão eletrônico, além do mapeamento do processo desde a solicitação da demanda ao CCE até a entrega do termo de referência ao setor de licitações. À completude do modelo, dada pelos inúmeros artefatos, soma-se o diferencial de agregação do conhecimento obtido na fase de estudos e na experiência do CCE em contratações, traduzido em orientações e textos predefinidos no corpo de cada artefato que auxiliam as equipes de planejamento da contratação no correto preenchimento dos documentos, sistematicamente conduzindo-os ao planejamento dos diversos aspectos fundamentais exigidos para uma contratação adequada aos objetivos da instituiçãoItem Processo de Elicitação e Análise de Requisitos Funcionais na UFCG(2015-04-25) Marzina V. N. Bezerra; Ianna D. K. de Souza; Camila L. M. GadelhaEste trabalho apresenta o processo de elicitação e análise de requisitos funcionais no processo de desenvolvimento de software do Serviço de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Item Relato de adoção e utilização de ferramenta de Gestão do Planejamento Estratégico(2015-04-25) Ronaldo Araújo Costa; Márcio Luiz Bunte de CarvalhoEste relato apresenta a experiência de adoção e utilização de uma ferramenta de gestão do planejamento estratégico, embasada nos princípios de Balanced Scorecard e do ciclo PDCA, como estratégia para melhorar o monitoramento, o controle e a medição do alcance das metas do Planejamento Estratégico de TIC.Item Sistema de autenticação e rastreabilidade de acesso à rede UFES(2015-04-25) Luiz Guilherme B. Bueloni; Luiz Otávio B. Rebello; Hans Schneebeli; Pedro BaptistaMuito dos autores de crimes realizados de forma virtual não são punidos pelo fato da incapacidade de identificação dos mesmos. O governo federal procura reduzir a impunidade através do marco civil da internet e da norma complementar do DSIC, exigindo que os provedores de acesso à internet guardem registros de acesso. Este trabalho detalha a solução de autenticação e rastreabilidade implementado na Universidade Federal do Espírito SantoItem Sistema de conciliação de Guias de Recolhimento da União (GRU)(2015-04-25) Marcos Vinícius Bittencourt de SouzaA crescente utilização da Guia de Recolhimento de União (GRU) como forma de recolhimento das taxas de inscrições em concursos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) gerou a necessidade de haver um sistema de conciliação automática dos arquivos retorno. Disponibilizados pelo Sistema de Transferência de Arquivos (STA), subsistema do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), os arquivos retorno possuem todos os pagamentos recebidos relacionados à universidade. A leitura e interpretação do arquivo, processo conhecido como conciliação, permite a identificação dos valores recolhidos relativos a taxas de inscrições dos concursos e automatização do processo de confirmação das respectivas inscrições, auxiliando e facilitando a tarefa da gestão dos concursos públicos da UFSMItem Sistema de Solicitação de Benefício Socioeconômico(2015-04-25) Adriano Pereira; Marisa Munaretto Amaral; Evandro Gomes FloresO Programa de Benefício Socioeconômico da UFSM garante o acesso de alunos com fatores de vulnerabilidade social a recursos de moradia estudantil, bolsa alimentação e bolsa transporte. A concessão do benefício é feita a partir de análise de solicitações realizadas pelos alunos, que preenchem formulário e entregam documentação comprobatória. Até o primeiro semestre de 2014, o processo apresentava uma série de problemas, principalmente por utilizar uma tecnologia que não atendia completamente à demanda da Pró-Reitoria responsável pelo benefício. Este artigo traz o relato do desenvolvimento do Portal do Benefício Socioeconômico, sistema Web integrado aos sistemas institucionais da UFSM que permite a solicitação do benefício, análise e encaminhamentos. O sistema está em produção desde o segundo semestre de 2014, e contabiliza 4033 solicitaçõesItem SISTEMÁTICA PARA INTEGRAÇÃO ENTRE PROCESSOS E TI(2015-04-25) Gabriela Musse Branco; Hubert Ahlert; Thiago Stein MottaA adoção de uma filosofia de gestão centrada em processos, como o Business Process Management (BPM), passa por uma mudança cultural em diversas estruturas de uma organização. Uma delas, de fundamental importância para o sucesso do BPM, é o alinhamento da Tecnologia da Informação (TI) aos processos de negócio. Neste contexto, este trabalho apresenta um relato da sistemática adotada pela UFRGS para integrar as áreas de TI e Processos.