WTICIFES 2015
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/20
Local:
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Belo Horizonte - MG
Período:
3 a 5 de Agosto de 2015
Navegar
Item A mudança organizacional do CPD da UFRGS(2015-04-25) Jussara Issa Musse; Afonso Comba de Araujo Neto; Hubert Ahlert; Leandro Fortes Rey; Thiago Stein MottaMudar geralmente é algo difícil de ser feito, seja por custo ou por resistência das pessoas envolvidas. Tratando de um órgão público, qualquer mudança aumenta de proporção, pois a estabilidade dos serviços e dos servidores cria uma forte resistência à qualquer alteração da forma de trabalho. Esse artigo apresenta a mudança estrutural ocorrida no CPD da UFRGS e como a forma que ela foi realizada conseguiu amenizar as resistências e diminuir os impactos de sua implantação, bem como os resultados iniciais trazidos a partir delaItem Sistema de conciliação de Guias de Recolhimento da União (GRU)(2015-04-25) Marcos Vinícius Bittencourt de SouzaA crescente utilização da Guia de Recolhimento de União (GRU) como forma de recolhimento das taxas de inscrições em concursos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) gerou a necessidade de haver um sistema de conciliação automática dos arquivos retorno. Disponibilizados pelo Sistema de Transferência de Arquivos (STA), subsistema do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), os arquivos retorno possuem todos os pagamentos recebidos relacionados à universidade. A leitura e interpretação do arquivo, processo conhecido como conciliação, permite a identificação dos valores recolhidos relativos a taxas de inscrições dos concursos e automatização do processo de confirmação das respectivas inscrições, auxiliando e facilitando a tarefa da gestão dos concursos públicos da UFSMItem Sistema de autenticação e rastreabilidade de acesso à rede UFES(2015-04-25) Luiz Guilherme B. Bueloni; Luiz Otávio B. Rebello; Hans Schneebeli; Pedro BaptistaMuito dos autores de crimes realizados de forma virtual não são punidos pelo fato da incapacidade de identificação dos mesmos. O governo federal procura reduzir a impunidade através do marco civil da internet e da norma complementar do DSIC, exigindo que os provedores de acesso à internet guardem registros de acesso. Este trabalho detalha a solução de autenticação e rastreabilidade implementado na Universidade Federal do Espírito SantoItem SISTEMÁTICA PARA INTEGRAÇÃO ENTRE PROCESSOS E TI(2015-04-25) Gabriela Musse Branco; Hubert Ahlert; Thiago Stein MottaA adoção de uma filosofia de gestão centrada em processos, como o Business Process Management (BPM), passa por uma mudança cultural em diversas estruturas de uma organização. Uma delas, de fundamental importância para o sucesso do BPM, é o alinhamento da Tecnologia da Informação (TI) aos processos de negócio. Neste contexto, este trabalho apresenta um relato da sistemática adotada pela UFRGS para integrar as áreas de TI e Processos.Item Processo de Elicitação e Análise de Requisitos Funcionais na UFCG(2015-04-25) Marzina V. N. Bezerra; Ianna D. K. de Souza; Camila L. M. GadelhaEste trabalho apresenta o processo de elicitação e análise de requisitos funcionais no processo de desenvolvimento de software do Serviço de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Item Instalação da Rede Sem Fio da UFMG(2015-04-25) Fernando Frota Machado de MoraisEste trabalho apresenta os desafios da especificação de características dos equipamentos utilizados na rede sem fio nos espaços da UFMG e aspectos de ajustes de configuração e soluções pós-instalação.Item Sistema de Solicitação de Benefício Socioeconômico(2015-04-25) Adriano Pereira; Marisa Munaretto Amaral; Evandro Gomes FloresO Programa de Benefício Socioeconômico da UFSM garante o acesso de alunos com fatores de vulnerabilidade social a recursos de moradia estudantil, bolsa alimentação e bolsa transporte. A concessão do benefício é feita a partir de análise de solicitações realizadas pelos alunos, que preenchem formulário e entregam documentação comprobatória. Até o primeiro semestre de 2014, o processo apresentava uma série de problemas, principalmente por utilizar uma tecnologia que não atendia completamente à demanda da Pró-Reitoria responsável pelo benefício. Este artigo traz o relato do desenvolvimento do Portal do Benefício Socioeconômico, sistema Web integrado aos sistemas institucionais da UFSM que permite a solicitação do benefício, análise e encaminhamentos. O sistema está em produção desde o segundo semestre de 2014, e contabiliza 4033 solicitaçõesItem Uma Infraestrutura para Integração dos Sistemas da UFSC(2015-04-25) Roque Oliveira BezerraNo decorrer dos seus mais de 50 anos de existência, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu diversos sistemas para dar suporte às suas atividades. Não havia, porém, uma preocupação em criar uma infraestrutura que permitisse a integração e o desenvolvimento sustentado desses sistemas. Como resultado, havia pouca sinergia entre eles e o reuso de artefatos de software não era estimulado. Perdia-se um tempo demasiadamente alto em reimplementar funcionalidades que a princípio deveriam ser comuns entre eles. A abordagem utilizada pela UFSC para resolver esses problemas foi a criação de uma Infraestrutura para Integração dos Sistemas, centrada fundamentalmente na autenticação, cadastro de pessoas e web services. A implantação da infraestrutura pela Universidade trouxe inúmeros benefícios, acelerando o processo de desenvolvimento de sistemas, melhorando sua integração e a experiência dos usuários.Item Uma Abordagem de Suporte à Solicitação e Avaliação para Contratação de Soluções de TI na Administração Pública Federal Brasileira(2015-04-25) Lamartine da Silva Barboza; Tarcio Francisco Passos Silva; Ricardo André Cavalcante de SouzaO processo de contratação de soluções de TI na Administração Pública Federal (APF) Brasileira deve iniciar, de acordo com a legislação vigente, com uma etapa de planejamento a qual visa identificar o objetivo e o escopo da contratação, bem como os riscos envolvidos. Para tanto, se faz necessário que os gestores dos órgãos registrem as demandas de TI alinhadas com os objetivos estratégicos e de TI da organização. Após avaliação das demandas de TI, pelo órgão de Governança de TI, é elaborado um artefato denominado Documento de Oficialização da Demanda que formaliza o início da etapa de planejamento da contratação de TI. Este trabalho apresenta então uma abordagem para dar suporte ao processo de solicitação e avaliação das demandas por soluções de TI no contexto da APF.Item A Implantação de Gestão de TI através da ferramenta Redmine na UFSM(2015-04-25) Marisa M. Amaral; Luciano A. Cassol; Giuliano G. L. Ferreira; Adriano PereiraA Gestão de Tecnologia da informação tornou-se além de um padrão a ser seguido, uma exigência legal. Esse trabalho apresenta a implantação de um processo que visa auxiliar na Gestão de TI na Universidade Federal de Santa Maria. O artigo detalha as etapas do processo e, em seguida, relata como foi sua implantação, os resultados obtidos e sua aplicação prática.Item Docker - Infraestrutura como código, com autonomia e replicabilidade(2015-04-25) Rafael Gomes; Rodrigo SouzaO presente artigo demonstra a utilização da ferramenta Docker para disponibilização ágil, padronizada e altamente parametrizada de ambientes para desenvolvimento, teste, homologação de produção de soluções de TI. Essa nova estrutura oferece maior autonomia, documentação e replicabilidade para o desenvolvedor de software, que através do acesso a uma interface web, pode gerenciar parte dos ambientes disponibilizados.Item Dados Governamentais Abertos nas Universidades Públicas Federais Brasileiras: Diagnóstico da implantação da Lei de Acesso à Informação(2015-04-25) Patrícia Nascimento SilvaOs movimentos open government data surgiram discretamente no Brasil desde 2005, no entanto, somente após ser sancionada a Lei de Acesso à Informação Pública, Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o acesso a dados e informações detidas pelo governo, é que se iniciou a disponibilização de dados governamentais abertos. As universidades públicas federais, como órgãos públicos integrantes da administração direta do poder Executivo, Autarquias ou Fundações Públicas, estão subordinadas a Lei 12.527 e são espaços propícios para inovação, criação e disseminação do conhecimento. O objetivo da pesquisa é identificar as categorias informacionais dos dados governamentais abertos disponibilizados pelas universidades públicas federais do Brasil durante o primeiro triênio de implantação da Lei 12.527, analisar a adequação das universidades públicas federais à disponibilização das informações definidas como obrigatórias pela legislação e identificar outras categorias que sejam disponibilizadas pelas instituições. O trabalho utiliza a metodologia qualitativa com a técnica de pesquisa documental nos sítios das universidades. Os resultados obtidos apontam que há uma padronização na forma de disponibilização e adequação às informações obrigatórias da legislação pelas universidades. Em poucos casos foi observado que não existe conteúdo cadastrado para a categoria ou que o link de redirecionamento estava indisponível, porém algumas categorias não estão diretamente relacionadas ao acesso à informação. O presente trabalho não avaliou a qualidade e completude das informações disponibilizadas, a análise restringiu-se a disponibilização das informações conforme as categorias previstas na legislação. Por fim, conclui-se que poucos dados além do rol mínimo são disponibilizados e não há divulgação de que a informação seja utilizada pelas universidades em novos produtos ou serviços.Item Número Único de Protocolo e Protocolo Integrado: metodologia de implantação baseada na experiência da Universidade Federal de Santa Maria(2015-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Zanini Kantorski; Giuliano Ferreira; Daiane Regina Segabinazzi Pradebon; Neiva PaveziNo contexto do sistema de arquivos de uma organização, o protocolo é um serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. Essas atividades visam aumentar a eficácia administrativa, facilitar a recuperação de documentos e o acesso às informações neles contidas, além de racionalizar sua guarda e conservação. No dia 31 de dezembro de 2014 foram publicadas no DOU a Portaria Interministerial MJ/MP nº 2.321, que define os procedimentos relativos à utilização do NUP para os órgãos da APF e a Portaria Interministerial MJ/MP nº 2.320, que institui o Sistema de Protocolo Integrado, com o intuito de integrar em uma única base de dados, consultas sobre documentos avulsos e processos em tramitação oriundos dos órgãos da APF. Nesse sentido os órgãos terão de se adaptar a essa nova realidade, em especial as IFES, uma vez que as informações que antes eram fornecidas apenas no âmbito da instituição serão disponibilizadas na Internet para o acesso de todos os cidadãos. O artigo apresenta uma metodologia para atender às portarias com base na experiência da UFSM, que integrou os esforços da equipe de TI com a equipe de arquivistasItem Um Estudo sobre a Usabilidade do Portal Institucional da UFCG Segundo Padrões e Heurísticas(2015-04-25) Camila L. M. Gadelha; Ianna D. K. SouzaEste trabalho apresenta um estudo sobre a usabilidade do portal institucional da UFCG baseado nos critérios propostos da Cartilha de Usabilidade resultado do projeto Padrões Web em Governo Eletrônico e-PWG, do Programa de Governo Eletrônico do Governo Federal. Esta cartilha apresenta um conjunto de diretrizes propostas para o desenvolvimento de sites com o foco no usuário, as quais baseiam-se na observação concreta de problemas comuns encontrados nas páginas de instituições públicas no Brasil. Nesse estudo foi utilizado o método de inspeção para a análise da usabilidade do site da UFCG, uma vez que ele já está disponível para acesso e está apenas em processo de manutençãoItem Um Processo de Teste de Software para Sistemas Web baseado em Casos de Uso(2015-04-25) Camila L. M. Gadelha; Leonel M. L. Freire; Ianna D. K. Souza; Marzina V. N. Bezerra; Mikaela A. O. Maia; Diogo A. V. de Miranda; José Flávio M. V. Júnior; Leandro J. V. Silva; Oscar William S. CostaEste trabalho apresenta um processo de teste de software, para o desenvolvimento e execução de casos de teste, baseado em casos de uso. O objetivo deste processo é testar as características que estão presentes no sistema como um todo, para avaliar o seu comportamento com relação a sua especificação. Este processo foi desenvolvido para dar suporte ao processo de desenvolvimento de sistemas Web usado pelo Serviço de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), porém é genérico o suficiente para ser aplicado em outras Instituições.Item Aplicativo SIEC Móvel, gerenciamento de frequência em eventos cadastrados no Sistema de Informação de Extensão e Cultura da UFG(2015-04-25) Rosângela Divina de Sousa Santana; Fabrício Nogueira dos Santos; Dannyel Cardoso da Fonseca; Giselle Ferreira; Ottoni CandidoO Sistema de Informação de Extensão e Cultura – SIEC é um sistema modular de gestão da Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG) que realiza, entre outras funções, o gerenciamento de eventos provenientes das ações de extensão cadastradas na universidade. O Módulo I é responsável por gerenciar o cadastro e o acompanhamento das ações de extensão, enquanto o Módulo II é responsável por gerenciar sites de eventos de extensão. O Módulo II permite ao coordenador da ação de extensão criar e gerenciar uma página Web de um evento; gerenciamento das inscrições, minicursos ou outras atividades do evento; palestras e mesas redondas; submissão e avaliação de artigos; criação do livro de resumos para Anais; emissão de crachás, credenciamento e aferição das frequências dos inscritos durante o evento; etc. Este trabalho apresenta a problemática que levou ao desenvolvimento do aplicativo SIEC Móvel e descreve a estrutura do sistema de gerenciamento de frequência, as experiências e os resultados alcançados com o uso do SIEC Móvel. O aplicativo se mostrou capaz de aferir a frequência em cada palestra/atividade isoladamanente, fornecendo dados para a criação de certficados com a informação da carga horária real frequentada pelo participante. A experiência de construção com base em frequente avaliação e feedback do usuário resultou em contribuições à gestão da Extensão na UFG e no gerenciamento da frequência nos eventos da universidade com grande número de inscritos como o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex).Item Implantação de um Data Warehouse na UTFPR para Apoio à Tomada de Decisão(2015-04-25) José Gonçalves de Oliveira JúniorAtualmente as Instituições de Ensino Superior utilizam sistemas de gestão acadêmica, e os dados gerados por esses sistemas transacionais não tem sido explorados de forma eficaz. O objetivo deste artigo é apresentar a implantação de um Data Warehouse em uma Instituição de Ensino Superior, com o intuito de subsidiar a tomada de decisão pelos gestores educacionais. A proposta baseia-se no uso de visões materializadas para construção do Data Warehouse e no uso de table functions para agregação das regras de negócioItem Metodologia de Desenvolvimento de Software proposta pelo Serviço de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Campina Grande(2015-04-25) José Flávio M. V. Júnior; Ianna D. K. Souza; Diogo A. V. de Miranda; Marzina V. N. Bezerra; Camila L. M. Gadelha; Leandro J. V. Silva; Mikaela A. O. Maia; Leonel M. L. Freire; Oscar William S. CostaO aprimoramento institucional e a maturidade da governança de Tecnologia da Informação (TI) são alguns dos objetivos buscados continuamente pelo Governo Federal, instituídas na Estratégia Geral de Tecnologia da Informação EGTI. Visando alinhar se com as diretrizes e normas da EGTI e buscando a padronização da produção de software e um melhor gerenciamento e disponibilização das informações produzidas, o Serviço de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG propôs e implementou uma metodologia de desenvolvimento de software baseada em processos ágeis. Nesse artigo, apresentamos a metodologia proposta, bem como os resultados alcançados após a sua implantação e os ganhos obtidos.Item Integração Contínua na Divisão de Desenvolvimento de Produtos(2015-04-25) Alan Jovane Vilaça; Bruno Oliveira de Carvalho; Mateus Andrade RezendeAs atividades envolvidas no processo de desenvolvimento de software – configuração, codificação, integração, testes, releases, implantação – são, muitas vezes, feitas manualmente, o que aumenta a sua falibilidade. A automação dessas atividades auxilia no maior controle da entrega, na agilidade do desenvolvimento e na garantia de uma maior qualidade do software.Item HELPDESK UNIFICADO: O DESAFIO DO CENTRO DE COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS NA REESTRUTURAÇÃO DO SEU SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO(2015-04-25) Antônio Eustáquio Rodrigues; Luiz Cláudio Ferreira SantosO presente artigo tem o objetivo de apresentar a experiência do Centro de computação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOM-UFMG) na reestruturação do seu serviço de atendimento às demandas de TI dos usuários com a implantação de um serviço de help desk e service desk unificado. A experiência com a nova estrutura teve início em 2013 com a unificação dos serviços de suporte às aplicações acadêmicas e administrativas disponibilizadas pelo CECOM. No ano seguinte foram agregadas as atividades de suporte ao correio eletrônico corporativo da Universidade executadas pelo Laboratório de Computação Científica (LCC-UFMG). Atualmente, a nova estrutura de atendimento prepara-se para uma nova fase, buscando consolidar sua adequação com as boas práticas do ITIL. Este artigo apresenta, portanto, os principais desafios e resultados das fases de reestruturação do serviço de help desk unificado na UFMG