WTICIFES 2022
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/27
Local:
Aracaju - SE
Período:
05 e 07 de julho
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Item Adoção de uma central de serviços ágil na melhoria do processo de submissão de projetos acadêmicos em uma instituição federal do ensino superior brasileira(2022-07-12) Josué V. Medeiros Júnior; Rosaneide M. G. Silva; André M. Gurgel; Thiago de Oliveira; Adson A. A. DantasTemas relacionados à simplificação e agilidade na prestação de serviços públicos têm sido debatidos nos últimos anos no Brasil. Nessa perspectiva, o presente artigo objetiva descrever um projeto de melhoria do processo de submissão de projetos acadêmicos em uma Universidade Federal, que resultou na implantação de uma Central de Serviços Ágil. A pesquisa é qualitativa e descritiva, do tipo estudo de caso. Foram analisadas fontes secundárias e artefatos do projeto desenvolvido. Enquanto resultado, identificaram-se mudanças advindas da implantação da central de serviços, principalmente no que diz respeito à uniformização do atendimento, bem como no estabelecimento de práticas de controle, acompanhamento e aprendizado aderentes às práticas ágeis do modelo SCRUM.Item Análise de negócio e modelagem de processos no suporte de TI da UFMG(2022-07-12) Sadallo Andere NetoO gerenciamento de processos de negócio no setor público pode proporcionar inúmeros benefícios, como aumento de agilidade, transparência e economicidade. Para que seja possível modelar processos adequadamente é necessário compreender o contexto, o ambiente, as atividades e as características do negócio da instituição ou setor. Este artigo descreve o projeto de análise de negócio e de modelagem de processos em um setor de suporte de TI da Administração Central da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual foram produzidos artefatos, diagramas, modelos e outros documentos relevantes acerca dos fluxos de trabalho.Item Aplicando Lean Inception no MVP dp App UFCSPA(2022-07-12) Álvaro Menezes; Cristina Almeida da Silva; Deividi Fernando Moreira da Silva; Roberto Rosa dos Santos; Rosana da Silva WaszakEste artigo descreve o uso da metodologia Lean Inception no desenvolvimento do Minimum Viable Product (MVP) do projeto App UFCSPA. Esta metodologia aborda conceitos de desenvolvimento iterativo incremental, visando elaborar um produto com maior valor para o usuário. O objetivo deste projeto foi desenvolver um produto que agregasse valor ao dia-a-dia do aluno, assim como o envolvimento com o aplicativo. O engajamento dos alunos com o aplicativo foi monitorado através das sessões de login. As sessões ficam ativas por trinta dias, sendo renovadas automaticamente a cada acesso. Os alunos de graduação foram os mais engajados nesse processo. O uso da metodologia forneceu as informações necessárias para o desenvolvimento do aplicativo de acordo com as necessidades dos alunos.Item Aplicativo UFSM INTEGRA - UMA APLICAÇÃO MOBILE PARA VISUALIZAÇÃO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR(2022-07-12)Este artigo descreve o desenvolvimento de uma aplicação móvel que tem como o objetivo apresentar dados de um processo de mineração de dados educacionais referentes a evasão acadêmica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A aplicação tem como objetivo apresentar informações integradas da vida acadêmica do aluno e realizar uma análise do perfil desse aluno comparado a alunos que concluíram ou abandonaram o curso, assim como, apontar ações para tentar prevenir ou remediar o problema.Item Cara-Crachá@UFSC Sistema de autorização de acesso agnóstico à aplicações(2022-07-12) Guilherme A. Geronimo; José Norberto Guiz Fernandes CorrêaEntre os vários desafios que as equipes de infraestrutura enfrentam no provimento de serviços web, estão a (i) mitigação de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), (ii) o tratamento de vulnerabilidades identificadas e a (iii) restrição de acesso a sites e serviços depreciados/obsoletos. Sanar estes pontos alterando os serviços demonstrou-se inviável dada a necessidade de lidar com códigos-fonte heterogêneos e de terceiros. Assim, objetivou-se desenvolver uma solução (i) centralizada, (ii) não invasiva e (iii) flexível para qualquer serviço web, que, em conjunto com um serviço de autenticação centralizada (SSO), restringi-se o acesso aos serviços de interesse. Este artigo aborda o contexto, requisitos, modelagem e implementação adotada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, atendendo um cenário com mais de 350 domínios e de aproximadamente 3500 sites hospedados.Item Comportamento Organizacional e Aplicação de Gestão de Pessoas na Superintendência de Tecnologia da Informação da UFRN(2022-07-12) Jéssica Carvallho; Apuena Vieira GomesO presente trabalho, realizado na Superintendência de Tecnologia da Informação da UFRN, demonstra a implantação, acompanhamento e aprimoramento de práticas de gestão de pessoas, através de levantamento de necessidades, orientação à liderança, desenvolvimento de habilidades, capacitação/treinamentos e rotina de feedbacks dentro das equipes, elencando os resultados no quesito bem-estar, confiança dentro das equipes, capacidade colaborativa das pessoas com o aprimoramento das competências técnicas e comportamentais para a construção de um ambiente de trabalho mais produtivo.Item Controle de Assinatura de Documento Eletrônico(2022-07-12) Peter F. Perroni; Eduardo R. Manika; Patricia S. PiccininiCom o programa de Transformação Digital do Governo Federal, há uma crescente demanda por sistemas que suportem a elevada carga de geração de documentos eletrônicos advindos dos mais variados tipos de processos. Desenvolver sistemas que comportem essa demanda é um desafio complexo que exige conhecimento avançado e tempo da equipe de desenvolvimento. Para resolver esse cenário, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIRGTI) da UTFPR desenvolveu um sistema genérico de Controle de Assinatura de Documento Eletrônico (CADE) que gerencia os documentos eletrônicos, tanto nato-digitais quanto digitalizados, além da cadeia de assinaturas e todo o ciclo de vida desses documentos, incluindo o arquivamento / desarquivamento, a renovação, a expiração, o cancelamento e a destinação dos documentos, baseado em recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Como resultado, milhares de documentos de dezenas de processos com dezenas de milhares de assinaturas já foram criados no (ou transformados para o) formato digital, com garantia de inviolabilidade, autenticidade, validade, integridade e segurança durante todo o ciclo de vida do documento.Item Dados Estratégicos no Enfrentamento à Pandemia da COVID-19: Sistema MonitoraCOVID UFMG(2022-07-12) Lucas Tadeu Pereira Soares Gomes; Patrícia Nascimento Silva; Leandro da Cunha Campos; João Pedro de Carvalho CastroEste artigo apresenta um estudo de caso na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o sistema MonitoraCOVID UFMG, o qual representa uma das estratégias utilizadas no enfrentamento `a COVID-19 na universidade. O sistema coleta dados por meio de perguntas realizadas na plataforma e, conforme as respostas dos usuários, sugere a realização de exame e acompanhamento médico. Os dados coletados são integrados com o Armazém de Dados da universidade e exibidos em painéis para o acompanhamento do Comitê de Enfretamento à COVID-19 na UFMG. Destaca-se que o sistema teve uma adesão considerável pela comunidade acadêmica, cumprindo com os objetivos delineados pelo requisitante.Item Desafios na Implementação do Diploma Digital: Um Relato de Experiência na UFMG(2022-07-12) Patrícia Nascimento Silva; Daniele Claudia Matta Fagundes ZárateEste artigo apresenta um relato da implementação do diploma digital pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A UFMG aderiu à solução do diploma digital da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em junho de 2021 e fez alterações em seu sistema acadêmico para emissão de diploma digital. Foram muitos os desafios para implementação da primeira parte do projeto, visto que ainda há várias discussões acerca dos conceitos acadêmicos para adequação à legislação do Ministério da Educação (MEC) e também questões técnicas com a RNP.Item Desenvolvimento de Arquitetura de Processos: caso UFPR(2022-07-12) Aldemir Junglos; Alexandra Dantas Roeder; Amarílio Motta Floriano; Anne Cristine Betoni CardosoEste estudo aborda o desenvolvimento da arquitetura de processos aplicado à UFPR, organizado nas seguintes etapas: Análise da estratégia institucional, Construção da cadeia de valor e Identificação dos processos institucionais e relacionamento com a arquitetura de processos. O método empregado possibilitou a visão ampla, completa, integrada e uniforme de todos os processos da Instituição e pode contribuir no desenvolvimento da arquitetura de processos de outras Instituições Federais de Ensino Superior.Item Estratégia de otimização para manipulação de dados em ambientes complexos utilizando uma solução gratuita(2022-07-12) Victor G. Bento; Ricardo H. D. Borges; Rogério R. Carvalho; Bruno N. Machado; Micael O. M. C. de MelloO grande volume de informações produzido pelos vários sistemas transacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), gerou uma grande complexidade na execução de consultas e a pulverização de informações em diversas bases de dados. Então, foi necessário empregar técnicas e ferramentas de baixo custo para viabilizar as dinâmicas de trabalho que envolvam a manipulação e a disseminação de informações. Neste contexto, a equipe de dados da UFG utilizou a ferramenta Dremio e um conjunto de estratégias para construir uma solução adequada para otimizar o tempo de execução de consultas, possibilitar a união de diversas fontes de dados e criar um ponto único e centralizado para consumo de dados e informações.Item Estratégia de Transformação Digital da UFRPE(2022-07-12) Teresa M M MacielEste artigo apresenta a estrutura do programa de transformação digital da UFRPE, chamado UFRPE Digital, compreendendo a finalidade, direcionamento e escopo. Descreve também o organograma do programa, e aspectos do planejamento e gestão institucional. Adicionalmente, ressalta resultados alcançados e conclusões.Item Estruturação e Implantação da Central de Serviços Digitais na UFRPE(2022-07-12) Teresa M. M. Maciel; Renato V. Mendes; Luciano M. FerreiraEste artigo relata a experiência da melhoria da gestão de serviços ao usuário pela Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) da UFRPE, que consistiu no planejamento e execução de ações integradas, visando uma prestação de serviços digitais mais efetiva. Neste sentido, a STD definiu 05 iniciativas que compreendem: Catálogo de Serviços Digitais, Portal de Ajuda, Portal de Chamados, Painel de Serviços Digitais e Balcão de Ajuda. O artigo apresenta uma visão geral desta experiência, apresentando cada uma das iniciativas, ressaltando os principais desafios enfrentados, benefícios observados e próximos passos.Item Experiência de implementação de Secretarias Integradas Acadêmicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2022-07-12) Luan D. P. Nascimento; Emanuela O. Justino; André M. GurgelOs Centros de Serviços Compartilhados (CSC) foram criados para unificar a execução de processos e atividades descentralizados em várias unidades em um só local. Vivendo um cenário de restrição fiscal e dificuldade de provimento de pessoal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) implementou Secretarias Integradas na área-meio de atuação – atendimento aos cursos de graduação e pós-graduação, com base na filosofia do CSC, para enfrentar esse cenário de escassez de pessoal. Após a integração dos setores, a pesquisa demonstra que o modelo se mostra potencialmente viável, mas é necessária especial atenção às partes interessadas envolvidas, padronização de processos de trabalho e implementação e manutenção sistemas de gestão de tarefas durante o processo de integração para que a implementação seja exitosa.Item Gestão acadêmica na graduação da UFPR: desenvolvimento e implantacção de um sistema desenvolvido internamente(2022-07-12) Rafaela Mantovani Fontana; Lorena KrugerNo início de 2019, a Pro-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciou um projeto de substituição de seu sistema de gestão acadêmica. O sistema utilizado à época havia sido adquirido de um fornecedor externo em 2004 e, desde então, havia passado por poucas atualizações. O objetivo deste artigo é descrever o processo de desenvolvimento e implantação do novo sistema, que foi desenvolvido por uma equipe interna à UFPR. A abordagem de desenvolvimento e implantação foi ágil, utilizando o método Scrum. Atualmente, o sistema está implantado nos 126 cursos da universidade, para aproximadamente 33.000 alunos.Item Gestão de Conflitos através do Mapemento de Modificações em Cóodigo-fonte(2022-07-12) Andrei Queiroz; André Claret; Renato Ribeiro; Emanoel LimaNeste artigo é apresentado o Processo de Gestão de Conflitos de Código da Universidade de Brasília (PGCC-UnB), o qual é utilizado para auxiliar os coordenadores no acompanhamento dos conflitos de código-fonte durante o processo de mesclagem de código realizado na plataforma Sistemas de Gestão Integrada (SIG). O PGCC-UnB proporciona uma gestão eficiente das modificações e resoluções de conflitos no código-fonte e, consequentemente, reduz a incidência de erros de compilação e mal funcionamento do sistema em ambiente de produção.Item Gestão de Processos: Case Auxílio Permanência Alimentação e Moradia na UFMT(2022-07-12) Cleiton Diniz da Silva; Anne Cristine Betoni Cardoso; Thais Fernanda Bueno da Silva; Greice de Souza Arruda; Thiago Meirelles Ventura; Darclea Zandoná UbialliEste artigo apresenta, com base no ciclo de vida Business Process Management (BPM), como o Escritório de Projetos e Processos da Universidade Federal de Mato Grosso conduziu as fases de planejamento, análise e desenho do processo de concessão de auxílio permanência, moradia e alimentação no âmbito desta instituição de ensino. O trabalho realizado listou vários ganhos com a implementação do novo fluxo, como redução de retrabalho, mitigação de riscos de pagamentos errôneos e obtenção mais precisa de informações.Item Implantação da área de aquisições de bens e contratações de serviços de TICs na UFSJ(2022-07-12) Paulo Roberto de Almeida; Rodrigo de Carvalho SantosEste trabalho descreve como o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) implantou a área de aquisições de bens e contratações de serviços de tecnologia da informação e comunicação - TIC. Nesse sentido, são apresentados os processos e artefatos que foram utilizados durante essa implantação. O tema tem sido foco de discussão na atualidade, pois as contratações de soluções de TICs são essenciais para o funcionamento das instituições públicas. Este artigo apresenta as motivações, problemas vivenciados e resultados obtidos até o momento.Item Implantação do Google Workspace for Education na UFOP(2022-07-12) Mariane L. C. MagalhãesEste artigo apresenta o processo de implantação da plataforma Google Workspace for Education - Google na Universidade Federal de Ouro Preto. A plataforma é um conjunto de ferramentas de comunicação da Google que oferece gratuitamente às Instituições de Ensino públicas recursos como envio de emails, agenda, armazenamento de arquivos em nuvem, chats, salas de aula online, entre outros.Item Implementação da Gestão de Processos em uma Instituição Federal de Ensino Superior: a trajetória da UFPA(2022-07-12) Thiago Borges Lobato Gonçalves; Huderson Alexandre Souza de MeloImplantar uma metodologia de Gestão de Processos é um trabalho que envolve esforço institucional, que evolui e gera resultados gradativamente. Este artigo apresenta um relato da trajetória da implantação da Gestão de Processos na Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentando as principais etapas dessa trajetória. São apresentados também as principais características da metodologia resultante desta trajetória, e alguns dos desafios enfrentados e resultados alcançados pela instituição durante todo o processo.
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