Trabalhos completos para Comunicação
URI permanente para esta coleçãohttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/459
Navegar
Item A implementação de um Serviço de Gestão Integrada na Universidade Federal de Santa Catarina(2024-04-25) Andrea C. Trierweiller; Rafael G. de Lima; B. Jacqueline Gobbis ArantesDe acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina para o período de 2020-2024, o gerenciamento de processos é destacado como um ponto crucial para a eficiência e transparência na gestão dos dados da instituição. Em consonância com essa diretriz, em dezembro de 2023, foi criado o Serviço de Gestão Integrada na UFSC, com a implementação bem-sucedida de práticas de gestão de projetos baseadas no PMBOK, em março de 2024 foram 10 projetos de melhoria. Essas iniciativas visam modernizar a administração universitária por meio de soluções inovadoras, que incluem mapeamento de processos, implementação de tecnologia da informação, otimização de fluxos de trabalho, padronização e apoio ao monitoramento.Item A interdependência entre Gestão de Riscos e Mapeamento de Processos contribuindo para a Integridade e a Governança Institucional na UNIPAMPA(2024-04-25) Pierre Correa Martin; Tiago Gonçalves Salazart; Daniele Duarte da Cunha; Allan Sampaio PiresEste artigo apresenta as ações de gestão de riscos realizadas na Universidade Federal do Pampa, pelo Escritório de Processos. É apresentada uma retrospectiva de todos os passos necessários para a efetiva realização da gestão de riscos na Instituição, tendo como pré-requisito a realização do mapeamento e da modelagem de processos. Atualmente a instituição conta com 5 processos contemplados com a gestão de riscos, onde foi possível identificar eventos de riscos para cada etapa do processo, fazendo com que essa identificação apresente alto grau de confiança.Item Adequação à LGPD na UFBA: Uma Perspectiva do Núcleo de Segurança da Informação através do Projeto Piloto UFBA/RNP(2024-04-25) Kleber Mascarenhas JuniorO presente artigo aborda a etapa inicial das medidas de adequação visando à conformidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD – Lei n° 13.709/2018). Esse processo teve início por meio de uma colaboração com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a qual desenvolveu um projeto piloto com a UFBA selecionada entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) como objeto de análise e referência para as demais instituições do Sistema RNP. O foco do Projeto Piloto concentrou-se na adaptação à LGPD e na formulação do "Método RNP para LGPD", uma iniciativa que engloba diversos recursos de apoio destinados à comunidade acadêmica em geral. Este artigo enfatiza particularmente a perspectiva do Núcleo de Segurança da Informação da UFBA em relação à adequação à LGPD, ressaltando a importância da revisão de normas e políticas internas, a realização de auditorias em sistemas e processos, e outras medidas essenciais para assegurar a proteção dos dados durante todo o processo de conformidadeItem Alinhamento de processo de negócio como estratégia de governança corporativa: estudo de caso(2024-04-25) Raquel Kolitski Stasiu; Thasiana Maria Kukolj da LuzA transformação digital exige das instituições o alinhamento do processo de negócio às estratégias de governança, visando integração, desburocratização, eficiência e transparência. Na UTFPR, um exemplo desse alinhamento é o macroprocesso finalísticos de “Titulação Stricto Sensu”, processo transversal, que impacta a instituição como um todo. Este trabalho evidencia a importância do alinhamento do processo de negócio para a promoção da governança corporativa, identificando alguns critérios que permitem ações específicas no que se refere a(à): inconsistência de dados; atrasos e retrabalho; insegurança jurídica; e falta de visão sistêmica. Apresenta como essas questões foram tratadas para melhor governança institucional.Item Aperfeiçoamento do Processo de Coleta e Envio das Informações ao Censo da Educação Superior(2024-04-25) Ana Carla M. Silva; Diogo Cesar B. Cardoso; Sandy A. Faro; Jaciane C. RibeiroO aperfeiçoamento do processo de coleta e envio de informações para o Censo da Educação Superior na Universidade Federal do Pará visa maior agilidade e eficiência. Utilizando a ferramenta Pentaho Data Integration (PDI) para ETL, a manipulação e consolidação dos dados foram aprimoradas, corroborando o compromisso da UFPA em buscar a excelência desse processo tão importante para a Educação Superior brasileira.Item Aplicando OKR ao PDTIC da UFRN(2024-04-25) André Medeiros Dantas; Marcos César Madruga Alves PinheiroEste artigo apresenta uma proposta de modelo de planejamento baseado em objetivos e resultados-chave aplicado ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O modelo adapta a estrutura do plano de metas e ação tipicamente recomendado pelo Governo Federal, incorporando a definição de objetivos baseados nas necessidades da organização, alinhados a eixos norteadores, que por sua vez são derivados dos direcionamentos estratégicos da instituição e do Governo Federal. Cada objetivo é atendido através de metas que representam resultados-chave, que devem representar benefícios concretos aos usuários, ao invés apenas de entregas técnicas cumpridas. Além da estruturação do plano, o modelo prevê o acompanhamento da execução do plano através da aplicação de práticas do framework OKR (Objectives and Key Results) como o uso de ciclos trimestrais para (re)planejamento e “check in” mensais de acompanhamento. A recente implantação deste modelo já trouxe importantes benefícios para gestão de TIC da UFRN, pois permitiu que um plano complexo e plurianual como o PDTIC fosse estruturado com foco explícito em resultados que serão medidos pela entrega de valor concreta ao usuário final do serviço público prestado pela instituição. Além disso, o plano consegue facilmente evidenciar como cada meta e o respectivo objetivo impactam diretamente nos objetivos institucionais, garantindo a entrega de valor da TI à Universidade.Item Atendimento ao usuário por chat: relato da implementação e transformação da experiência de atendimento.(2024-04-25) Walfran R.V.C. de Araújo; Ana L.S. Beraldo; José C. Ohta; Leandro T. Santana; Lidiane C. Silva; Fábio L.F. MagalhãesEste artigo descreve o processo de implementação de um chat de atendimento ao usuário na UNIFESP, uma inovação motivada pela necessidade de adaptar os serviços de suporte à realidade do teletrabalho. Utilizando princípios de Design Thinking, a equipe selecionou o software livre Live Helper Chat. A nova ferramenta resultou na redução do tempo de espera e aumento da satisfação dos usuários. O sucesso do projeto demonstra a eficácia do chat como solução para modernizar o atendimento ao usuário em ambientes acadêmicos.Item CapIOT: Rastreamento de Veículo Coletivo da UFMS Utilizando LoRaWAN(2024-04-25) Luiz Eduardo Ruisch Horta de Lima; Egon Leon Dadalt; Luciano GondaEste artigo apresenta um sistema de rastreamento de ônibus da UFMS utilizando LoRaWAN, visando melhorar o serviço aos usuários e a segurança nos pontos de ônibus. O sistema fornece informações sobre a proximidade dos ônibus em qualquer dispositivo conectado à Internet. Um protótipo foi desenvolvido e demonstrou a eficácia da tecnologia LoRaWAN para esse fim.Item Conteinerização de uma arquitetura de Microsserviços como alternativa para economia institucional(2024-04-25) Janio do Nascimento Lima; Miqueias Cordeiro dos Santos; Artur Luiz da Silva OliveiraO artigo apresenta um estudo sobre a adoção da conteinerização para otimizar os recursos institucionais da UFCA, destacando a implementação e a criação de redes da infraestrutura da API. O processo envolveu a replicação do modelo proposto pela UFRN, seguido pela criação de estruturas conteinerizadas para diversos serviços, como servidor Apache, Single Sign-On (SSO) e API Gateway Kong. A metodologia incluiu a configuração de redes internas e independentes para comunicação entre os contêineres, resultando em uma infraestrutura funcional e de fácil replicação, reduzindo significativamente o tempo necessário para configurar o ambiente.Item Curricularização da Extensão Universitária: a experiência da Universidade Federal de Alfenas na Integração de Sistemas de Informação(2024-04-25) Cléber Moterani Tavares; José Roberto Pinto RibeiroEste artigo descreve a abordagem adotada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) para a curricularização das atividades de extensão, política que determina a inclusão das atividades extensionistas nas grades curriculares dos cursos. Além disso, detalha a estratégia utilizada para informatizar os processos da curricularização e integrá-los aos sistemas de informação preexistentes na universidade.Item Desenvolvimento de aplicação Web para impressão de cartões de identificação(2024-04-25) Adriano Gebert Gomes; Daniel Thomé de Oliveira; Fernanda Vieira FigueiraO presente artigo aborda a experiência vivenciada pela equipe do CPD-UFRGS no desenvolvimento do Sistema de Impressão de Cartões de Identificação da Universidade. O Sistema, integrado ao Portal de Serviços web da Universidade, substituiu um software proprietário obsoleto, complexo e burocrático, cujo contrato de manutenção já estava vencido e sem perspectiva de renovação. A busca por uma solução simples, segura e de fácil aprendizado e operação foi a tônica do trabalho de desenvolvimento.Item Desenvolvimento de um novo Portal de Dados Abertos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2024-04-25) Nadjia Jandt Feller; Daniel Del Sent Soares; Valter RoeslerEste artigo apresenta uma nova abordagem para a publicação de dados públicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta consiste em uma aplicação web, através da qual o usuário pode realizar consultas à base de dados institucional. As requisições de dados são realizadas utilizando a API-UFRGS, evitando assim a necessidade de extração periódica das informações, e permite o acesso aos dados em tempo real. Além da melhoria tecnológica com relação à versão anterior, esta nova versão permite autonomia ao usuário para obtenção dos dados e desonera a equipe responsável pela gerência do banco de dados.Item DRISC: Um Dashboard para Gestão de Riscos em TIC(2024-04-25) Kaline B.F Mesquita; Leandro Bertholdo; Valter RoeslerA Gestão de Riscos de TIC é um processo contínuo que visa identificar, analisar, avaliar e mitigar riscos para minimizar seus impactos. Este processo pode ser dispendioso, necessitando de softwares específicos ou consultoria especializada. Este artigo apresenta o DRISC, um dashboard desenvolvido pelo CPD-UFRGS, que simplifica a gestão de riscos ao focar nos riscos identificados pelos líderes das equipes de TIC da universidade, permitindo uma gestão e visualização abrangente dos principais riscos da universidade.Item Entidades Objetos de Custeio para Apuração de Custos em Instituições Federais de Ensino Superior(2024-04-25) Aldemir Junglos; Marcos Roberto dos SantosA apuração de custos é obrigatória para as IFES. Um dos desafios encontrados pelas instituições na implementação de um modelo de custos é a dificuldade de mapear processos, definir estruturas e elaborar um conjunto de entidades objetos de custeio. A partir da avaliação dos centros de custos da UFPR foi possível identificar um conjunto de objetos que refletem ser úteis e possíveis de apurar seus respectivos custos, trazendo benefícios para o processo de gestão da Universidade.Item Estratégias para o Engajamento das Pessoas na Implantação da Gestão por Processos na UFCSPA(2024-04-25) Juliana Silva Herbert; Andressa Luiza Bortolaso de OliveiraA partir de abril de 2017, a atual equipe do NQI-UFCSPA começou suas atividades nesta unidade da Universidade, recebendo a atribuição da alta gestão de apoiar os setores administrativos e acadêmicos nas atividades de mapeamento de processos. A fim de gerar valor imediato para as pessoas envolvidas, definiu-se uma estratégia bottom-up de mapeamento, junto a iniciativas relacionadas diretamente à motivação dos servidores da Instituição. Este artigo apresenta de forma mais específica os aspectos humanos considerados nessa estratégia, os quais foram aplicados de forma conjunta à utilização de métodos ágeis de gerenciamento e à elaboração de um Modelo de Maturidade de Mapeamento de Processos (M3P).Item Evolução do M3P e Resultados após Sete Ciclos de Avaliação na UFCSPA(2024-04-25) Juliana Silva Herbert; Andressa Luiza Bortolaso de OliveiraO M3P (Modelo de Maturidade em Mapeamento de Processos) foi desenvolvido pela equipe do Núcleo de Qualidade Interna da UFCSPA com o objetivo de ser um modelo descritivo e prescritivo a ser utilizado no contexto da Gestão por Processos da Universidade. Desde a sua primeira versão, em julho de 2018, foram realizados sete ciclos de avaliação, com 67 unidades avaliadas no total. Além do valor gerado para os profissionais envolvidos e para a estratégia de gestão por processos da UFCSPA, também foram identificadas melhorias no modelo, as quais foram incorporadas em suas novas versões, incluindo a sua adaptação para aplicação em outras instituições. Este trabalho apresenta os resultados obtidos com o M3P e para o M3P.Item Exercícios domiciliares: da solicitação ao resultado, uma solução própria da UFPel(2024-04-25) José Hiram Salengue. Noguez; Vinícius Vieira dos SantosEste artigo descreve a solução construída pela equipe de TI da UFPel para sistematizar o processo de solicitação de exercícios domiciliares por parte dos discentes da instituição. De desenvolvimento próprio, o módulo criado no sistema Cobalto contempla a solicitação por parte do aluno, parecer da unidade de perícia médica, parecer do colegiado do curso do discente e finaliza com o cadastro das atividades e cronograma por parte do docente responsável pela turma que foi homologada para exercícios domiciliares.Item Experiência de Aquisição e Gestão de Soluções de TIC com Equipe Reduzida(2024-04-25) Alfredo J. P. Barbosa; Osvaldo S. Sousa Junior; Anilton B. MaiaA aquisição e gestão contratual são processos complexos que requerem conhecimento especializado. Em um cenário de equipes reduzidas, como realizar estas atividades sem sobrecarregar a equipe? O modelo usado na UFMA tira toda a parte burocrática das equipes técnicas, concentrando-as em uma única unidade que assessora o processo de ponta a ponta buscando manter a eficiência, a qualidade e a transparência do processo.Item Experiência de transformação digital no processo de ingresso na graduação(2024-04-25) Felipe Dias da Silveira; Cristiano Issamu Aoki França; Alexandre Tavares SilvaEste artigo apresenta a experiência de transformação digital no processo de ingresso na graduação na Unifesp, focando especificamente na transição de um sistema manual para um processo digitalizado. Antes, este processo envolvia preenchimento de formulários e entrega de documentos de forma presencial, demandando tempo significativo para os candidatos e para a instituição. Após a digitalização, os candidatos passaram a preencher formulários online e enviar documentos digitalizados, eliminando a necessidade de deslocamento, resultando em um melhor preenchimento de vagas, menor intervalo entre convocações e agilidade administrativa na disponibilização de acessos aos sistemas e serviços institucionais.Item Fatores Críticos de Sucesso em Projetos de Modelagem de Processos: Lições Extraídas de Experiências da UFRGS(2024-04-25) João Francisco da Fontoura Vieira; Vilciane de Oliveira França; Gabriela Musse Branco; Evandro Luis Bobsin; Thais Piccoli Facco; Gilberto Müller Beuren; Pedro Rafael Borba Leal; William Nathan Rosa Dos SantosO presente artigo tem como objetivo propor fatores críticos de sucesso para projetos de modelagem de processos. Esses fatores foram identificados a partir de três estudos de caso realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cujos dados foram coletados por meio de observações de campo e entrevistas com os envolvidos. Com base nas ações que tiveram impactos positivos e negativos nos projetos, bem como aquelas não realizadas que potencialmente teriam um impacto positivo, foram propostos nove fatores críticos de sucesso para projetos dessa natureza.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »