WTICIFES 2016
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/21
Local:
Centro de Eventos FAURGS
Rua São Pedro nº 663 - Centro
Gramado / RS
CEP 95670-000
Período:
02 a 05 de Maio de 2016
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Item UMA CURADORIA DIGITAL PARA OS DADOS CIENTÍFICOS DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: A CRIAÇÃO DO PROJETO PILOTO(2016-04-25) Nilson Theobald Barbosa; Linair Maria Campos; Fabrícia Carla Ferreira Sobral; Roberto José RodriguesEste trabalho mostra os passos iniciais tomados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a partir de requisitos discutidos aqui, para a criação de uma curadoria digital de dados científicos para esta instituição de ensino e pesquisa, que reúne mais de 50000 estudantes, 4000 professores e centenas de laboratórios e grupos de pesquisa, que geram dados científicos de pesquisa em praticamente todas as áreas do conhecimento. São discutidas algumas bases teóricas necessárias à existência de uma curadoria digital e seus benefícios aos pesquisadores, incluindo a preservação digital, a divulgação científica, o compartilhamento de informações e o reuso de dados de pesquisa. Discute e apresenta os esquemas de metadados estudados e mostra os ganhos com o uso de ontologias, para a realização de buscas inteligentes. Além disso, faz uma comparação entre alguns produtos de software candidatos a suportarem as funções definidas, mostrando as escolhas feitas para nosso ambiente de produção. São mostrados, ainda, quais benefícios a instituição e seus pesquisadores podem obter a partir do pleno funcionamento de uma estrutura de curadoriaItem Módulo para Gerenciamento do Espaço Físico da UFERSA(2016-04-25) Luiz Cláudio Nogueira da SilvaA expansão contínua da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) implicou na necessidade de aprimorar a logística para equacionar a crescente demanda com as limitações físicas da instituição. Era necessário que os gestores aproveitassem os espaços já disponíveis da forma mais eficiente possível sem preterir as necessidades dos discentes, tais como a distância a ser percorrida entre as aulas. Buscando auxiliar no gerenciamento de tais dificuldades, a equipe de TI da instituição desenvolveu o Módulo para Gerenciamento do Espaço Físico da UFERSA, cujo objetivo primordial é otimizar a alocação das turmas de graduação ofertadas pela universidade dentro dos espaços físicos disponíveis. A referida ferramenta computacional possibilita a gestão descentralizada dos espaços físicos, apoiando-se em informações integradas do sistema acadêmico utilizado pela UFERSA (SIGAA), bem como nos dados inseridos pelos gestores do sistema. Dessa forma, este artigo apresenta quais eram os problemas encontrados, o módulo que foi desenvolvido para solucionar esses problemas, as principais funcionalidades deste módulo, todo o processo de realização da alocação, desde o cadastro das informações iniciais até a consolidação das alocações, além dos papeis envolvidos nesse processoItem O Catálogo de Serviços de TI da UFRGS: do desenvolvimento à implantação(2016-04-25) Thiago S. MottaO presente trabalho relata a experiência de construção de um site para disponibilização do Catálogo de Serviços de TI da UFRGS, com informações sobre os serviços oferecidos pelo CPD. O site criado se integra com o software ITSM comprado pela Universidade, que suporta o atendimento ao usuário, para que as informações sejam consistentes. Ele precisou ser criado para atender a requisitos de usabilidade não atendidos pelo software comprado. O novo Catálogo de Serviços de TI foi bem recebido pela comunidade universitária e há planos para expandi-lo para uma estrutura de serviços oferecidos por vários órgãos da UniversidadeItem Melhoria no Processo de Testes de Restauração(2016-04-25) Maurício Martinuzzi Fiorenza; Fernando Della Flora; Cristiano TolfoO backup é uma das etapas mais importantes quando se fala em desastre e recuperação de dados. Testes regulares bem como a manutenção periódica do serviço, são de vital importancia para garantir a integridade e disponibilidade dos backups realizados. Este trabalho busca apresentar um relato de experiência baseado na melhoria do processo de testes de restauração. Para atingir este objetivo utilizou-se modelagem de processos e bem como notação BPMN, onde primeiramente foi identificado o estado atual do processo, e após discussões e identificação de pontos falhos, representou-se a melhoria do processo em questão em uma modelagem de estado futuro. Estas melhorias, vieram de encontro com a necessidade de se aumentar a segurança dos dados gerados pela comunidade acadêmica e armazenados pelo Núcleo da Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pampa. A modelagem de processos se mostrou fundamental na estruturação do modelo, assim como no refinamento do mesmoItem Contratações conjuntas: uma história real(2016-04-25) Leandro Fortes Rey[UFRGS]; Carlos R. G. Moraes[UFSM]O trabalho relata o esforço para a realização de contratações conjuntas por um conjunto de IFES e outras instituições de ensino. O contexto das licitações, tantos nas IFES como no governo federal e o incentivo às compras compartilhadas é analisado. O histórico da formação do grupo de contratações conjuntas, suas reuniões, seus processos de planejamento, ferramentas utilizadas e a forma de distribuição de tarefas entre seus membros são descritos. Os resultados alcançados, problemas enfrentados, suas origens e sugestões de melhoria concluem o relatoItem Serviço de Autorização Centralizada (SCA)(2016-04-25) Roque Oliveira Bezerra; Leandro AmancioA UFSC começou a resolver seus problemas de integração dos sistemas através da Infraestrutura de Integração de Sistemas, que inicialmente era composta pela autenticação centralizada, o cadastro unificado de pessoas e o ambiente de desenvolvimento de web services. A autorização, porém, continuava ao encargo de cada sistema, isto é, cada um tinha que se preocupar em obter as informações necessárias para autorizar os usuários. Como forma de lidar com esse problema, desenvolveu-se o Serviço de Autorização Centralizada (SCA), cujo objetivo é unificar o processo de autorização dos sistemas. A implantação do SCA trouxe inúmeros benefícios, tanto para os desenvolvedores, que contam com mais um serviço da Infraestrutura de Integração, como para os gestores dos sistemas, que agora podem gerenciar autonomamente as autorizações dos usuários nos seus sistemas, sem precisar do intermédio dos analistas de T.I., colaborando para a necessária segregação de funções.Item Catálogo de serviços de TIC personalizado(2016-04-25) Rodrigo Gonçalves; Edison Tadeu Lopes MeloA SeTIC – Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, iniciou em 2012 a implantação do modelo ITIL para gestão de suas atividades tanto para o público quanto para atividades internas. Em 2013 implantou uma primeira versão de seu catálogo de serviços de TIC, a partir da qual adquiriu experiência para o desenvolvimento de uma nova versão, apresentada neste artigo. Descreve-se aqui o processo de implantação de um catálogo de serviços de TIC personalizado pelo perfil do usuário, facilitando o acesso a informação. Além da personalização por perfil, o catálogo prevê visões diferenciadas por serviço e idioma. Contextualiza-se o processo na UFSC, apresentando de forma breve sua estrutura e serviços de TIC disponibilizados. Os principais aspectos tecnológicos da arquitetura do sistema, assim como suas principais interfaces e funcionalidades também são apresentadas. Descreve-se também os benefícios obtidos e futuras inovações a serem desenvolvidas.Item Atuação do Escritório de Processos como Apoio Técnico na Gestão dos Processos: O caso dos Processos de Gestão de Pessoas da UFRGS(2016-04-25) João Francisco da Fontoura Vieira; Gabriela Musse Branco; Raquel Capiotti da Silva; Cristiane BassoA partir do crescimento e sucesso das ações de BPM na UFRGS, houve um aumento significativo na demanda pelos serviços do Escritório de Processos (EP). Para poder atender a essas demandas, o EP precisou reorganizar sua forma de trabalho, passando a atuar como apoio técnico em alguns projetos, ao invés de ter uma atuação direta. No ano de 2014, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), com o intuito de reestruturar os seus processos, contatou o EP para atingir tal objetivo. Considerando as características do projeto a ser realizado, o EP verificou que essa era uma boa oportunidade para realizar um projeto como apoio técnico. Como esse tipo de projeto possui características específicas, o EP e o NPG (setor de melhorias da PROGESP) desenvolveram um método de atuação para esses casos. Dado isso, o presente trabalho apresenta o método desenvolvido, a aplicação do trabalho e a contribuição desse tipo de projeto para o EP.Item Utilizando a REST API e o Recebimento de E-mails do Redmine para a Integração com Ferramenta de Atendimento ao Usuário(2016-04-25) Manuela Klanovicz FerreiraO Redmine tornou-se a principal ferramenta de controle de projetos de software no CPD da UFRGS, sendo adotado com sucesso desde 2009. Com isso, surgiu a necessidade de integrá-lo com a ferramenta de atendimento ao usuário, permitindo a vinculação das tarefas do Redmine com os chamados dos usuários que as originaram. Este trabalho demonstra como as interfaces alternativas de REST API e recebimento de e-mails do Redmine podem ser utilizadas para a criação, consulta e alteração de tarefas, permitindo sua integração. As dificuldades constatadas durante a utilização da classe PHP sugerida na documentação da REST API para alteração de tarefas foram superadas com sua utilização combinada com a capacidade de recebimento de e-mails do Redmine. Apesar dos problemas, a classe continuou a ser utilizada na integração para a criação e consulta de tarefas devido à facilidade por ela proporcionada ao tratar tarefas como objetos e tornar transparente as requisições HTTP feita à REST APIItem Migração de software: considerações e experiências(2016-04-25) Fernando Henrique CantoEste artigo relata brevemente os resultados de algumas experiencias vividas pelas equipes de desenvolvimento de software do CPD-UFRGS na migração de sistemas desenvolvidos em linguagens e plataformas legadas para plataformas mais recentes nos últimos anos, os principais problemas observados nesse tipo de processo e algumas recomendações de melhorias e soluções para esses problemas. O artigo analisa principalmente problemas que ocorrem quando o processo de migração se baseia no código-fonte legado, e não em uma especificação técnica de alto nível, forçando que desenvolvedores realizem um trabalho de engenharia reversa e tradução de código, ao invés de utilizarem os recursos e ferramentas da linguagem da melhor forma possível. O objetivo do trabalho é evidenciar que desenvolver o sistema novamente, a partir de uma especificação adequada, ao invés de uma tradução direta entre linguagens, reduz consideravelmente a incidência de problemas e o tempo de manutenção, economizando tempo e esforço das equipes de desenvolvimento envolvidas. Dessa forma, o processo de migração tende a agregar benefícios suficientes para justificar o tempo investido nessa atividade.Item Uso do Packetfence como solução de captive portal para a “UFRGS Sem Fio”(2016-04-25) Liliane Lewis Xerxenevsky; Rui de Quadros RibeiroAo longo dos últimos anos temos presenciando o crescimento vertiginoso do número de dispositivos capazes de acessar redes sem fio. Uma lista não extensiva pode ser formada por smartphones, tabletes, notebooks e leitores de livros digitais. O avanço da Internet das Coisas (IoT) deverá contribuir ainda mais para o aumento desta lista. Se por um lado esta variedade de dispositivos coopera para a mobilidade e interatividade dos usuários, por outro, representa um grande desafio aos administradores de infraestrutura de rede. Neste artigo é abordado um resumo histórico sobre o uso de redes sem fio e as dificuldades encontradas pela UFRGS; uma análise sobre as soluções existentes de captive portal e a opção da Universidade pelo uso da ferramenta Packetfence; detalhes sobre a modelagem e metodologia de instalação que foram utilizadas; e por fim uma análise crítica sobre este primeiro ano de experiência com o Packetfence seguida de alguns desafios que nortearão os próximos passos da equipe.Item Sistema de Relatórios de Utilização do VoIP na Unipampa(2016-04-25) Thiarles Soares Medeiros e Reinaldo Rediess RibeiroDevido ao fato de a UNIPAMPA ser uma Universidade multicampi, ela utilizou o VoIP para aprimorar sua comunicação e reduzir os custos com telefonia. Diante disso, surgiu a dúvida se o sistema VoIP realmente é eficiente e econômico, sendo necessário dados a respeito de sua utilização. Na busca por uma solução o NTIC da Unipampa desenvolveu uma ferramenta para emissão de relatórios de utilização do VoIP. A solução apresentada provou ser de grande valia, já que possibilitou uma análise econômica do sistema VoIP.Item Gestão, preservação e acesso a documentos arquivísticos digitais na UFSM(2016-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Zanini Kantorski; Giuliano Ferreira; Jáder Adiél Schmitt; Daiane Regina Segabinazzi Pradebon; Neiva Pavezi; Débora Floriano DimussioEste artigo apresenta o projeto elaborado para a gestão, a preservação e o acesso em longo prazo aos documentos arquivísticos digitais da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho justifica-se pela necessidade que as instituições têm de contemplar a evolução tecnológica na produção e acumulação documental resultante do registro da execução de suas funções e atividades. Constantemente surgem novos suportes, equipamentos e soluções tecnológicas que devem ser absorvidos pelas instituições para assegurar a produção, a preservação em longo prazo e o acesso aos seus documentos. Além disso, segundo a Lei de Acesso à Informação, as instituições públicas devem publicar seus documentos na internet, mas também não podem ser negligentes com relação à segurança e autenticidade dos documentos digitais. Como resultado esperado pretende-se ampliar o programa institucional de gestão de documentos arquivísticos de forma contínua e, que garanta a confiabilidade, integridade e autenticidade em longo prazo dos documentos arquivísticos digitais da universidade, contribuindo com a transparência e modernização dos atos administrativos com sustentabilidade e inovaçãoItem Ferramenta de Apóio à Documentação de Requisitos de Software: Uma adaptação do Redmine(2016-04-25) Patrícia Nascimento SilvaUtilizar ferramentas com código aberto, que permitam sua alteração e otimização, sem envolver gastos com licenças e serviços de manutenção foi a alternativa encontrada pelo Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOM) para implementar seu processo de documentação do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA). Foram pesquisadas várias ferramentas gratuitas e realizados testes para avaliar a formatação dos formulários, a configuração dos filtros e garantir a rastreabilidade de todos os requisitos a serem inclusos na ferramenta. Após os testes optou-se por utilizar a ferramenta Redmine com algumas alterações para adequação ao processo definido. Este artigo apresenta a experiência vivenciada com a customização da ferramenta Redmine para apoiar o projeto de documentação de software do sistema SIGA, baseado no código-fonte e no sistema em produção. Foram criados novos formulários de cadastro e desenvolvida uma estrutura gráfica para visualização e recuperação das informações cadastradas e seus respectivos relacionamentos. A ferramenta é voltada para a gestão de projetos, mas teve alguns conceitos adaptados para gestão de requisitos de software, atendendo a demanda existente no CECOMItem Acesso a Serviços e Informações Acadêmicas da Universidade Federal de Lavras em Dispositivos Móveis com a Plataforma Android(2016-04-25) Sara G. de S. Araújo; Cristiano M. Garcia; Ramon Abílio; Neumar MalheirosOs smartphones estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, principalmente, entre os jovens. Atividades como utilizar o internet banking e informar problemas na iluminação pública, bem como o acesso a diversas informações, tem sido facilitadas por meio de aplicativos desenvolvidos para smartphones. Em ambientes acadêmicos, informações como notas de atividades avaliativas, calendários e locais de aula são consultadas e atualizadas com muita frequência. Portanto, um aplicativo móvel permitiria o acesso rápido e prático a tais informações e serviços acadêmicos. Junto à Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) da Universidade Federal da Lavras (UFLA), verificou se a viabilidade técnica da disponibilização dessas informações e serviços em um aplicativo para dispositivos móveis, proporcionando integração dinâmica entre a comunidade acadêmica e os órgãos administrativos da UFLA. O objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que seja integrado a sistemas de software da UFLA e que auxilie alunos e professores em suas atividades acadêmicas.Item Farol: Uma plataforma para streaming de vídeos com foco na universidade(2016-04-25) Jorge Luiz Alves; Henrique Gabriel Gularte Pereira; Daniel Michelon De Carli; Ana Seeger Guerra; Mauro Oliveira; Ayrton VianaA popularização da educação a distância tem aberto caminho para o surgimento de novas atividades, como as videoconferências e a transmissão de vídeos pela Internet. Este Artigo apresenta o histórico do serviços de transissão de eventos via streaming no contexto do setor Multiweb do CPD da Universidade Federal de Santa Maria, onde são apresentados o cenário atual e os processos envolvidos no desenvolvimento da nova plataforma, design e arquitetura da ferramenta para transmissão online de audivisuais chamada FarolItem Transformação do processo de ingresso de calouros: o caso UFRGS(2016-04-25) Isaac da Silva Torres; Gabriela Musse Branco; André Fernando SchlittlerO presente trabalho apresenta a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em sua tentativa de aprimorar um dos processos primordiais para o funcionamento de um Instituição de Ensino Superior – Ingresso de Calouros. O projeto contou com a interação entre o Centro de Processamento de Dados (CPD) e a equipe do Escritório de processos (EP) desde sua concepção, o que ajudou na celeridade no processo de transformação deste processo. Um dos produtos foi a criação de um sistema que tangia desde a inserção dos documentos digitais por parte dos candidatos até as etapas de análise documental Acadêmica e de Renda anteriormente realizadas manual e presencialmente. Os principais objetivos do projeto foram facilitar a entrega da documentação pelos candidatos, reduzir o deslocamento de candidatos para entrega da documentação, reduzir os casos pendentes de análise/vínculo pós-início das aulas e agilizar e reduzir o número de erros no processo de análise acadêmica e de renda;Item Melhoria no processo de gerenciamento das demandas de desenvolvimento de sistemas da STI/UFC: um relato de experiência(2016-04-25) Silvio Roberto Martins Amarante; Beatriz Duarte Lima de Araújo; Luís César Marques de Vasconcelos; Joaquim Bento Cavalcante NetoNas instituições de ensino federais existe uma demanda contínua pelo desenvolvimento de novos projetos, visando ter um sistema que atenda as suas necessidades. Essas demandas são requisitadas ao setor de Tecnologia de Informação da instituição. Nesse ponto surge o problema abordado neste trabalho: de qual forma pode ser feito o gerenciamento da requisição, priorização, alocação, desenvolvimento e implementação dos recursos desenvolvidos para atender as demandas realizadas ao setor de TI? Será relatada a solução adotada e implantada pela Divisão de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Ceará no fim do ano de 2015.Item Desenvolvimento e adaptação de tecnologias livres para solução de streaming HLS na UFRGS(2016-04-25) Leonardo de Jesus Bitzki; Raul Alberto KleemannEste artigo tem por objetivo apresentar o projeto aovivo.ufrgs.br, que consiste em um sistema de alto desempenho para transmissões ao vivo pela internet de eventos realizados na UFRGS. De maneira resumida, serão abordadas as tecnologias empregadas, os desafios no desenvolvimento, a arquitetura da cadeia de sistemas envolvidos, os resultados até então obtidos e os trabalhos futuros no aprimoramento da solução.Item Estratégias para Segurança em Aplicações Web: Auditoria, Infraestrutura e Filtragem de Ataques(2016-04-25) Pedro Sampaio; Fernando Pinheiro; Italo BritoAo constatar o crescente aumento de ataques contra sua infraestrutura web, e verificar que as medidas correntes de proteção não eram mais suficientes, a equipe de analistas da UFBA iniciou um processo de testes e implantação de novas soluções para melhorar a arquitetura de segurança. Essas soluções contemplaram aspectos como validação do código fonte das aplicações, melhoria na infraestrutura do serviço com isolamento e limitação de recursos de sites e adoção de firewall de aplicação para filtragem de acessos maliciosos às aplicações web. Este artigo demonstra as últimas experiências com estas estratégias e alguns resultados preliminares desse trabalho.
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