WTICIFES 2016
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/21
Local:
Centro de Eventos FAURGS
Rua São Pedro nº 663 - Centro
Gramado / RS
CEP 95670-000
Período:
02 a 05 de Maio de 2016
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Item A criação de uma equipe de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na UFRGS(2016-04-25) Alan S. Wink; Theodoro L. Mota; Thiago S. MottaEste trabalho descreve o processo de criação de uma equipe de desenvolvimento mobile dentro do CPD da UFRGS. São relatados o processo de formação da equipe e o trabalho feito em conjunto com a Secretaria de Comunicação da Universidade. Os aplicativos desenvolvidos são atualmente amplamente utilizados pela comunidade universitária e há planos para ampliar o conjunto oferecidoItem A experiência de implementação ágil e rápida implantação do sistema de Ponto Eletrônico na UFRGS(2016-04-25) Thiago S. MottaEste artigo relata a experiência de desenvolvimento e implantação do sistema de Ponto Eletrônico na UFRGS, um processo que aconteceu entre novembro e dezembro de 2015. A arquitetura do sistema desenvolvido é descrita brevemente, bem como os detalhes de implantação do sistema nos setores da UniversidadeItem A implantação do programa de elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão – POP - na Universidade Federal do Paraná(2016-04-25) Amarilio Motta Floriano; Denise Cristiane dos Santos; Valmir Antunes PereiraEste artigo apresenta um caso prático de melhoria de processos com a implantação do programa de elaboração dos POPs – Procedimentos Operacionais Padrão – no Centro de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Paraná, visando contribuir para a melhoria contínua dos serviços de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação - praticados no âmbito da instituição. O programa intitulado “Pops do CCE” pretende mapear principalmente procedimentos críticos, sanando problemas de falhas na execução, documentar conhecimentos represados e incentivar melhorias nos procedimentos. O programa conta com modelo (template) padronizado, POP de orientação à criação de outros POPs e foi implantado em uma unidade piloto do CCE.Item Acesso a Serviços e Informações Acadêmicas da Universidade Federal de Lavras em Dispositivos Móveis com a Plataforma Android(2016-04-25) Sara G. de S. Araújo; Cristiano M. Garcia; Ramon Abílio; Neumar MalheirosOs smartphones estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, principalmente, entre os jovens. Atividades como utilizar o internet banking e informar problemas na iluminação pública, bem como o acesso a diversas informações, tem sido facilitadas por meio de aplicativos desenvolvidos para smartphones. Em ambientes acadêmicos, informações como notas de atividades avaliativas, calendários e locais de aula são consultadas e atualizadas com muita frequência. Portanto, um aplicativo móvel permitiria o acesso rápido e prático a tais informações e serviços acadêmicos. Junto à Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) da Universidade Federal da Lavras (UFLA), verificou se a viabilidade técnica da disponibilização dessas informações e serviços em um aplicativo para dispositivos móveis, proporcionando integração dinâmica entre a comunidade acadêmica e os órgãos administrativos da UFLA. O objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que seja integrado a sistemas de software da UFLA e que auxilie alunos e professores em suas atividades acadêmicas.Item Ações de governança de TI e a transparência organizacional na STI/UFF(2016-04-25) Henrique Oswaldo Uzêda Pereira de Souza; Lucio Oswaldo Farias FerreiraEste trabalho aborda o breve relato de experiências e ações da área funcional de Governança de TI da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), da Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir de uma reestruturação funcional aprovada em agosto de 2015 visando dotar a STI de competências necessárias à direção e a melhoria de sua capacidade gerencial, resultando em maior eficiência na prestação de seus serviços. As ações implantadas, todas baseadas em sistemas computacionais com a filosofia de produzir informações gerenciais qualitativas para a gestão da STI e da UFF, tais como: implantação do Sistema de Transparência; implantação de controle dos processos de compras e contratos; e otimização do controle de demandas. Os resultados das ações apontaram para o desenvolvimento de relatórios de informações gerenciais qualitativas que proporcionaram aumento de conhecimento, eficiência à gestão superior como o painel por unidades universitárias, o relatório status de aquisições e contratos, e relatório de priorização das demandas. Cabe mencionar, também como resultado importante, a participação do grupo de Governança de TI em discussões do grupo de Governança Corporativa da UFF, a partir da introdução dos relatórios acima citados nas reuniões semanais do grupoItem Adequações realizadas nos sistemas da Universidade Federal de Lavras para vincular o planejamento institucional à execução orçamentária(2016-04-25) Bruno da Silva Gonçalves; Ramon Simões AbílioAs universidades federais precisam monitorar o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de desenvolvimento institucional. Para ajudar a compreender os resultados alcançados nesse plano a equipe de gestão da UFLA solicitou que os sistemas da universidade permitissem o alinhamento das metas do plano de desenvolvimento institucional com planejamento e execução do orçamento das unidades administrativas. Também se esperava que esse vínculo tornasse possível gerar relatórios que subsidiem a priorização das demandas de aquisição e simplificasse a tarefa de executar o planejamento de aquisições dos gestores das unidades administrativas. Este trabalho faz a descrição detalhada das modificações implementadas nos sistemas SIPAC e RESÍDUOS da UFLA para atender a essa demandaItem Adicional Noturno na UNIFAL-MG: ferramenta para automatizar a geração do arquivo de importação do SIAPENET(2016-04-25) Cléber Moterani Tavares; Gustavo Ferreira AfonsoA expansão universitária vivida pela UNIFAL-MG nos últimos anos fez aumentar significativamente a demanda por serviços administrativos, dentre eles os serviços relacionados a gestão de pessoas. Um desses serviços é o processamento da folha de pagamento que inclui a rotina de lançamento de pagamentos adicionais no sistema de recursos humanos do governo, mais precisamente o lançamento do adicional noturno. Com a criação de novos cursos exclusivamente noturnos, o número de servidores que fazem jus ao recebimento do adicional noturno se multiplicou. Em contrapartida o setor responsável pelo pagamento e consequentemente por esse tipo de lançamento, não cresceu na mesma proporção e passou a encontrar dificuldades para atender toda a Instituição em um prazo satisfatório. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência positiva obtida na UNIFAL-MG com o desenvolvimento e a utilização de uma ferramenta de software que automatiza o lançamento do adicional noturno, desde a origem da informação até o seu lançamento no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE, por meio da interface disponível no SIAPENET[1].Item Adoção do IPv6 na UFSM(2016-04-25) Everson L. Rosa Lucion; Carlos Roberto G. de Moraes; Sergio João LimbergerA Internet funciona com base em um protocolo que permite a conexão entre computadores e demais equipamentos. O IPv4 é o protocolo base que, ainda, suporta a maioria das conexões da Internet atual, apesar de sinais claros de saturação. Para permitir a evolução tecnológica foi projetado um novo protocolo, o IPv6. O processo de adoção deste protocolo está sendo desenvolvido na UFSM, a partir de um planejamento integrado com a Administração Pública Federal. Os desafios e as melhorias neste processo serão abordados neste artigo. A UFSM está preparada para a adoção do protocolo que suportará a Internet do futuro.Item ANÁLISE DE UM SISTEMA DE SEGURANÇA CAPAZ DE PROVER O CONTROLE DE ACESSO E AUTORIZAÇÃO EM APLICAÇÕES DESENVOLVIDAS SOB A ESPECIFICAÇÃO ARQUITETURAL JAVA EE(2016-04-25) Thiago Gabriel Diniz; Luiz Alberto Borges JúniorEste artigo apresenta as etapas de análise, desenvolvimento e os resultados obtidos pela implementação e implantação de um novo processo assistido por meio de um novo sistema web, denominado sistema de segurança. Este é capaz de prover o controle de acesso as funcionalidades e dados das aplicações web, administrativas e acadêmicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Este novo modelo de segurança se baseia em princípios de gestão a vista e distribuição de responsabilidades para os donos dos produtos. Com os objetivos de melhorar o planejamento e execução das sprints na divisão, através da diminuição das demandas relacionadas a segurança das aplicações, e prover uma melhor transparência e visibilidade das informações relacionadas as permissões de acesso aos donos dos produtos. Com este projeto houve a incorporação de novas tecnologias tornando o processo mais dinâmico e ágil. Além disto, obteve uma melhor gerencia dos perfis de acesso dos usuários e das restrições por dados nas aplicações web administrativas e acadêmicas.Item Artibeus - Sistema de Gerenciamento e Controle de Racks e Equipamentos de Rede(2016-04-25) Wellington de Araújo Gabler; André Luiz Chaves RodriguesUma tarefa importante no gerenciamento de redes de computadores de uma instituição consiste em manter um controle eficaz dos ativos de rede, no que se refere a equipamentos como: switches, rádios, roteadores, etc. Em instituições onde ocorrem mudanças frequentes na infraestrutura e onde os equipamentos ficam dispersos em um espaço geográfico amplo, como uma área metropolitana ou cidades diferentes, é necessário que se tenha mecanismos computacionais para auxiliar a equipe técnica na realização desse controle. Esse trabalho, apresenta o desenvolvimento de um protótipo de sistema de informação, denominado Artibeus, que se propõe a auxiliar no controle patrimonial dos ativos de rede, tendo como características: uma interface gráfica Web, acesso multiusuário, registro das alterações pelos usuários (técnicos), visualização gráfica da localização dos equipamentos nos diferentes campi, etc. O sistema implementa o processo para controle dos ativos de rede, desenvolvido pelas Coordenações de Redes e Sistemas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).Item Atuação do Escritório de Processos como Apoio Técnico na Gestão dos Processos: O caso dos Processos de Gestão de Pessoas da UFRGS(2016-04-25) João Francisco da Fontoura Vieira; Gabriela Musse Branco; Raquel Capiotti da Silva; Cristiane BassoA partir do crescimento e sucesso das ações de BPM na UFRGS, houve um aumento significativo na demanda pelos serviços do Escritório de Processos (EP). Para poder atender a essas demandas, o EP precisou reorganizar sua forma de trabalho, passando a atuar como apoio técnico em alguns projetos, ao invés de ter uma atuação direta. No ano de 2014, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), com o intuito de reestruturar os seus processos, contatou o EP para atingir tal objetivo. Considerando as características do projeto a ser realizado, o EP verificou que essa era uma boa oportunidade para realizar um projeto como apoio técnico. Como esse tipo de projeto possui características específicas, o EP e o NPG (setor de melhorias da PROGESP) desenvolveram um método de atuação para esses casos. Dado isso, o presente trabalho apresenta o método desenvolvido, a aplicação do trabalho e a contribuição desse tipo de projeto para o EP.Item Captive Portal para Moradia Estudantil na UFSM(2016-04-25) Daniel Visentini de Barcelos; Everson L. Rosa LucionEste artigo apresenta o modo de como o Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Maria está implementando um Captive Portal para Moradia Estudantil na Casa do Estudante localizada Campus do centro da cidade de Santa Maria com o intuito de prover autenticação de usuários e guarda das conexões de acesso à Internet Acadêmica e Comercial, considerando a Norma Complementar do DSIC (21/IN01/DSIC/GSIPR), que trata das "Diretrizes para o registro de eventos, coleta e preservação de evidencias de Incidentes de Segurança em Redes" e o Marco Civil da Internet, principalmente em seus Artigos (Art. 5º V, VI, VII, VIII, Art. 11º, Art. 13º, e Art. 14º).Item Catálogo de serviços de TIC personalizado(2016-04-25) Rodrigo Gonçalves; Edison Tadeu Lopes MeloA SeTIC – Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, iniciou em 2012 a implantação do modelo ITIL para gestão de suas atividades tanto para o público quanto para atividades internas. Em 2013 implantou uma primeira versão de seu catálogo de serviços de TIC, a partir da qual adquiriu experiência para o desenvolvimento de uma nova versão, apresentada neste artigo. Descreve-se aqui o processo de implantação de um catálogo de serviços de TIC personalizado pelo perfil do usuário, facilitando o acesso a informação. Além da personalização por perfil, o catálogo prevê visões diferenciadas por serviço e idioma. Contextualiza-se o processo na UFSC, apresentando de forma breve sua estrutura e serviços de TIC disponibilizados. Os principais aspectos tecnológicos da arquitetura do sistema, assim como suas principais interfaces e funcionalidades também são apresentadas. Descreve-se também os benefícios obtidos e futuras inovações a serem desenvolvidas.Item Censo da Educação Superior: Business Inteligence do Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais(2016-04-25) Patrícia Nascimento Silva; Josemar Pereira; Vitor Fonseca de MeloA divulgação de informações sobre o ensino superior é feita anualmente através do Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Através do Censo é possível obter informações estratégicas que possibilitam a identificação de novas tendências no setor da educação. Atualmente a coleta de dados é realizada através de um sistema web onde são preenchidos os dados solicitados às Instituições de Ensino Superior (IES). Considerando a grande quantidade de informações solicitadas e a dificuldade em reuni-las dentro do prazo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se antecipou a esta demanda e criou uma solução de Business Inteligence (BI) que forneça dados para o Censo e atenda as demandas de gestão da universidade. O objetivo da aplicação é, a princípio, modelar e implementar um armazém de dados que auxilie na extração de informações para o Censo, facilitando a conferência dos dados reportados anualmente pela UFMG. A aplicação de BI foi desenvolvida utilizando soluções de software livre como: Mondrian, Kettle e Pentaho BI Server. A solução monta uma base de dados contínua que será alimentada ao longo do ano com as informações necessárias para o Censo e demais informações relevantes para os gestores da universidade. O projeto justifica-se para otimizar um trabalho de coleta de dados no qual se gastava muito tempo e envolvia consultas a diversos sistemas e funcionários. Através dessa solução a organização e a gestão da informação permitirão que os dados da UFMG sejam recuperados de uma forma rápida e continua. O projeto foi iniciado em 2015 e será finalizado em 2016. Esse projeto é uma prova de conceito para uma futura implantação de uma cultura de BI, o que possibilitará a transformação dos diversos dados operacionais em informações, gerando conhecimentos para auxiliar na tomada de decisões dos gestores da UFMG. Com 90% de conclusão, o sistema já está em sua fase de validação e demonstra grande qualidade dos dados recuperados na ferramentaItem Chamada Presencial no Sisu: estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria(2016-04-25) Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Adriano Pereira; Giana Lucca KrothA expansão da oferta de vagas e cursos da UFSM, somada à adesão ao processo seletivo unificado SISU, aumentaram significativamente a concorrência de candidatos do Brasil inteiro às vagas ofertadas pelos cursos de graduação desta universidade. Esse crescente aumento de procura de vagas, e consequente crescimento das listas de suplência, tornou obsoleta a forma utilizada até o momento para convocação dos candidatos e confirmação das matrículas. Assim, foi necessário desenvolver uma nova metodologia de chamada dos candidatos que fosse adequada a nova realidade do processo seletivo na UFSM. A metodologia proposta, aplicada em duas etapas, foi implantada com sucesso, reduzindo tanto o número de editais de convocação, como o tempo necessário para cada chamada ser realizada. Como consequência, tivemos um maior preenchimento das vagas ofertadas, quando comparado a anos anteriores, dentro do período que precede o início das aulasItem Cobalto Help Desk: um canal de comunicação com o usuário final(2016-04-25) Alfredo Luiz da Costa Tillmann; Cássio Soares Carvalho; José Hiram S. NoguezEste trabalho apresenta a experiência de uma implementação feita pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para, inicialmente, obter um meio de comunicação entre o usuário final do Sistema Integrado Cobalto e a equipe da CTI. Criou-se então um módulo chamado Help Desk, com o principal propósito dos usuários relatarem problemas, dificuldades e sugerirem novas funcionalidades. Cabe salientar que os primeiros módulos do sistema Cobalto estavam começando a ser disponibilizados aos usuários, da mesma forma deve-se considerar que a estrutura física da UFPel possui grande dispersão e se distribui fisicamente por diversos locais da cidade de Pelotas.Item Contratações conjuntas: uma história real(2016-04-25) Leandro Fortes Rey[UFRGS]; Carlos R. G. Moraes[UFSM]O trabalho relata o esforço para a realização de contratações conjuntas por um conjunto de IFES e outras instituições de ensino. O contexto das licitações, tantos nas IFES como no governo federal e o incentivo às compras compartilhadas é analisado. O histórico da formação do grupo de contratações conjuntas, suas reuniões, seus processos de planejamento, ferramentas utilizadas e a forma de distribuição de tarefas entre seus membros são descritos. Os resultados alcançados, problemas enfrentados, suas origens e sugestões de melhoria concluem o relatoItem Convergência da Telefonia Analógica para VoIP na Unifesspa(2016-04-25) Edney A. Nascimento; Idelvandro Fonseca; Hugo P. KuribayashiEste artigo descreve de maneira resumida o processo de convergência da rede de telefonia convencional analógica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para VoIP (Voz sobre IP), afim de possibilitar a comunicação de todos os campi que fazem parte dessa instituição à rede de voz, assim como melhorar a infraestrutura e o cenário telefônico, provendo novos serviços e possibilitando a expansão ordenada e organizada da rede de telefonia.Item Criação de um Processo Sistematizado para Gestão das Demandas da Divisão de Sistemas Computacionais da UFERSA(2016-04-25) Jonathan Darlan Cunegundes MoreiraAlgumas das principais dificuldades enfrentadas por inúmeras Instituições Federais de Ensino do País hoje, é a falta de um quantitativo de servidores adequado e o crescimento exponencial das demandas. E na Divisão de Sistemas Computacionais não poderia ser diferente. Afim de minimizar os efeitos disto, a Superintendência criou um processo que permitisse gerir e controlar essas demandas sem sobrecarregar os seus servidores, além de atender eficientemente toda a comunidade. A definição de prioridades, negociação efetiva das demandas, um procedimento padronizado de trabalho, adoções de ferramentas simples e práticas ágeis foram essenciais para proporcionar um ambiente eficiente e produtivo, permitindo o controle efetivo e feedback constante aos usuários. Este processo vem se mostrando eficaz tanto no ambiente interno do setor, como também para os usuários. Ainda continuamos com a dificuldade de um quadro de servidores aquém do ideal e não conseguimos atender todas as demandas no tempo ideal, porém conseguimos atender dentro de critérios estabelecidos e acordados entre as partesItem Customizações no Dspace para Melhorar Interação do Usuário no Repositório Digital Lume(2016-04-25) André Behr; Manuela Klanovicz FerreiraO repositório digital Lume da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é responsável pelo armazenamento e disponibilização de coleções da universidade, tais como: teses, dissertações, trabalhos acadêmicos e técnicos, eventos, dentre outros. A demanda pela disponibilização de conteúdos vem crescendo a cada ano e o acesso à informação é realizado por usuários de diferentes localidades. O Lume é gerenciado através do Dspace e o presente trabalho visa contribuir com customizações realizadas na Dspace API. As alterações realizadas no armazenamento de registros de acessos e downloads visam a correta geração de relatórios estatísticos. Além disso, a submissão de arquivos e a notificação por e-mail de entradas recentes têm por objetivo melhorar a interação do usuário com o sistema. Tais customizações objetivam um correto funcionamento e uma melhora na utilização do Dspace no repositório digital da UFRGS. Com este trabalho, também é almejado enviar as propostas aqui relatadas à comunidade de desenvolvimento do Dspace
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