14ª Edição
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Item Integração Automática de Documentos Nato-digitais em Processos de Negócio Suportados por Múltiplos Sistemas(2022-07-12) Peter F. Perroni; Raquel Kolitski StasiuA complexidade dos processos de negócio de instituições como as IFES comumente exige atividades que são suportadas por mais de um sistema informatizado. O Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e os Sistemas Corporativos são dois exemplos de sistemas que suportam tais atividades na UTFPR, os quais geram documentos nato-digitais que irão compor os processos da instituição. Para garantir a inviolabilidade, autenticidade, validade, integridade e segurança dos documentos, assinaturas digitais e eletrônicas devem ser aplicadas sobre tais documentos. Este trabalho apresenta primeiramente um método eficiente, de fácil implantação e de uso geral, para controle de assinaturas de documentos eletrônicos, que evita o desperdício de recursos e garante as propriedades esperadas de uma cadeia de assinaturas sobre um documento. A arquitetura utilizada na UTFPR é então apresentada, demonstrando como integrar de forma confiável os documentos gerados pelos múltiplos sistemas que suportam um processo, evitando a ruptura e promovendo a melhoria dos processos da instituição.Item Controle de Assinatura de Documento Eletrônico(2022-07-12) Peter F. Perroni; Eduardo R. Manika; Patricia S. PiccininiCom o programa de Transformação Digital do Governo Federal, há uma crescente demanda por sistemas que suportem a elevada carga de geração de documentos eletrônicos advindos dos mais variados tipos de processos. Desenvolver sistemas que comportem essa demanda é um desafio complexo que exige conhecimento avançado e tempo da equipe de desenvolvimento. Para resolver esse cenário, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIRGTI) da UTFPR desenvolveu um sistema genérico de Controle de Assinatura de Documento Eletrônico (CADE) que gerencia os documentos eletrônicos, tanto nato-digitais quanto digitalizados, além da cadeia de assinaturas e todo o ciclo de vida desses documentos, incluindo o arquivamento / desarquivamento, a renovação, a expiração, o cancelamento e a destinação dos documentos, baseado em recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Como resultado, milhares de documentos de dezenas de processos com dezenas de milhares de assinaturas já foram criados no (ou transformados para o) formato digital, com garantia de inviolabilidade, autenticidade, validade, integridade e segurança durante todo o ciclo de vida do documento.Item Estruturação e Implantação da Central de Serviços Digitais na UFRPE(2022-07-12) Teresa M. M. Maciel; Renato V. Mendes; Luciano M. FerreiraEste artigo relata a experiência da melhoria da gestão de serviços ao usuário pela Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) da UFRPE, que consistiu no planejamento e execução de ações integradas, visando uma prestação de serviços digitais mais efetiva. Neste sentido, a STD definiu 05 iniciativas que compreendem: Catálogo de Serviços Digitais, Portal de Ajuda, Portal de Chamados, Painel de Serviços Digitais e Balcão de Ajuda. O artigo apresenta uma visão geral desta experiência, apresentando cada uma das iniciativas, ressaltando os principais desafios enfrentados, benefícios observados e próximos passos.Item Novas atividades profissionais no contexto da Governança Digital e suas primeiras repercussões no dimensionamento do Quadro de Pessoal de TIC da UFPEL(2022-07-12) Francisco de Paula Marques Rodrigues; Alfredo Luiz da Costa Tillmann; José Hiram Salengue Noguez; Eduardo Maroñas MonksEste artigo propõe a inclusão de novas atividades profissionais no rol das tarefas do Quadro de TIC da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).Item Plataforma Integrada de Ensino Remoto para a UFPel: Ambiente e-AULA(2022-07-12) Eduardo M. Monks; Tiago C. Al-Alam; Pablo De Chiaro Rosa; Jeronimo Feijó Noble da Rosa; Henrique de Vasconcellos RippelEste artigo descreve a abordagem realizada na Universidade Federal de Pelotas para a disponibilização de uma plataforma de ensino remoto integrada e customizada baseada em software livre denominada e-AULA. Serão apresentados detalhes da construção da plataforma e os resultados alcançados desde o ano de 2020.Item Adoção de uma central de serviços ágil na melhoria do processo de submissão de projetos acadêmicos em uma instituição federal do ensino superior brasileira(2022-07-12) Josué V. Medeiros Júnior; Rosaneide M. G. Silva; André M. Gurgel; Thiago de Oliveira; Adson A. A. DantasTemas relacionados à simplificação e agilidade na prestação de serviços públicos têm sido debatidos nos últimos anos no Brasil. Nessa perspectiva, o presente artigo objetiva descrever um projeto de melhoria do processo de submissão de projetos acadêmicos em uma Universidade Federal, que resultou na implantação de uma Central de Serviços Ágil. A pesquisa é qualitativa e descritiva, do tipo estudo de caso. Foram analisadas fontes secundárias e artefatos do projeto desenvolvido. Enquanto resultado, identificaram-se mudanças advindas da implantação da central de serviços, principalmente no que diz respeito à uniformização do atendimento, bem como no estabelecimento de práticas de controle, acompanhamento e aprendizado aderentes às práticas ágeis do modelo SCRUM.Item Sistema de Múltiplas Instâncias para Reserva de Recursos(2022-07-12) Marco Tulio A. N. Rodrigues; Leonardo B. Lopes; Ronan N. Barbosa; Rafael L. Xavier; Clever de Oliveira Junior; Gray F. MoitaO presente artigo traz um sistema automático de reserva de recursos em múltiplas instâncias empregado no CEFET-MG. Sua relevância pode ser atestada pela necessidade de adoção de uma tecnologia que minimize os custos e automatize as atividades de reservas. Diferentemente do processo manual, um método automático de reserva, e com vários bancos, é apresentado. O acesso é feito por meio da URL do sistema e o banco referente à unidade organizacional é selecionado. Foi criado um procedimento para implantação do sistema e resultados obtidos mostram que a solução pode ser adotada por outras instituições de ensino. Além de várias instâncias, a existência de ponto único de atualização da aplicação configura-se como a principal contribuição.Item Uma Metodologia Ágil para Mapeamento de Processos em uma Organização Púbica(2022-07-12) Estelamaris da Costa Pina; Dryele Nascimento; Marcos DóseaO mapeamento e a publicação dos processos organizacionais são um dos primeiros desafios das organizações que desejam fazer a gestão por processos. Entre as dificuldades está a definição de uma metodologia para mapeamento desses processos capaz de entregar valor continuamente para instituição. Neste artigo é apresentada a metodologia de mapeamento de processos criada e validada pela Universidade Federal de Sergipe baseada no framework ágil Scrum. A metodologia já permitiu mapear 150 processos da instituição que estão publicados em um portal WEB público.Item Metodologia de Desenvolvimento Multi-institucional de Plataforma para o Promover-Andifes(2022-07-12) Giana Lucca Kroth; André DantasEste artigo descreve a metodologia de desenvolvimento utilizada na implementação de uma plataforma de gestão do programa Promover-Andifes, com equipe interdisciplinar (comunicação, design e TI) e multi-institucional (FURG, UFMA, UFRN e UFSM). A etapa de design utilizou a metodologia Double Diamond e diversas técnicas, tais como: grupos focais; benchmarking; mapeamento da jornada do cliente; e definição de personas. A equipe de desenvolvimento utilizou o framework Scrum, e suas cerimônias, tais como: sprint planning; sprint review; e reuniões diárias. Apesar de todas as diferenças no background dos participantes, o processo ocorreu de forma bastante tranquila e mostra o potencial da colaboração remota entre IFES para criação de soluções que beneficiam a todas.Item Implantação da área de aquisições de bens e contratações de serviços de TICs na UFSJ(2022-07-12) Paulo Roberto de Almeida; Rodrigo de Carvalho SantosEste trabalho descreve como o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) implantou a área de aquisições de bens e contratações de serviços de tecnologia da informação e comunicação - TIC. Nesse sentido, são apresentados os processos e artefatos que foram utilizados durante essa implantação. O tema tem sido foco de discussão na atualidade, pois as contratações de soluções de TICs são essenciais para o funcionamento das instituições públicas. Este artigo apresenta as motivações, problemas vivenciados e resultados obtidos até o momento.Item Modelo matemático de priorização de processos: caso aplicado à UFPR(2022-07-12) Aldemir Junglos; Alexandra Dantas RoederEste artigo descreve a primeira versão do modelo matemático de priorização de processos aplicado à UFPR como ferramenta auxiliar à elaboração de plano de gestão de riscos na Instituição. Foram estabelecidas e validadas 5 variáveis com diferentes pesos para compor o modelo, aplicado a 895 tipos de processos identificados. Os resultados apresentaram-se favoráveis e coerentes à realidade institucional.Item Painel de indicadores como um sistema de auxílio à tomada de decisão: caso Almoxarifado Central(2022-07-12) João Pedro Paim de Almeida; Gabriela M. BrancoEm qualquer organização, seja ela pública ou privada, a operação de almoxarifado merece atenção, dada sua complexidade e abrangência institucional. Diante de tal relevância, seu eficaz desempenho representa papel fundamental para o atingimento de objetivos estratégicos, uma vez que se relaciona com atividades finalísticas da instituição. Este artigo tem como objetivo relatar os métodos utilizados para a operacionalização de um painel de gestão, como um sistema de auxílio à tomada de decisão.Item Experiência de implementação de Secretarias Integradas Acadêmicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2022-07-12) Luan D. P. Nascimento; Emanuela O. Justino; André M. GurgelOs Centros de Serviços Compartilhados (CSC) foram criados para unificar a execução de processos e atividades descentralizados em várias unidades em um só local. Vivendo um cenário de restrição fiscal e dificuldade de provimento de pessoal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) implementou Secretarias Integradas na área-meio de atuação – atendimento aos cursos de graduação e pós-graduação, com base na filosofia do CSC, para enfrentar esse cenário de escassez de pessoal. Após a integração dos setores, a pesquisa demonstra que o modelo se mostra potencialmente viável, mas é necessária especial atenção às partes interessadas envolvidas, padronização de processos de trabalho e implementação e manutenção sistemas de gestão de tarefas durante o processo de integração para que a implementação seja exitosa.Item Aplicando Lean Inception no MVP dp App UFCSPA(2022-07-12) Álvaro Menezes; Cristina Almeida da Silva; Deividi Fernando Moreira da Silva; Roberto Rosa dos Santos; Rosana da Silva WaszakEste artigo descreve o uso da metodologia Lean Inception no desenvolvimento do Minimum Viable Product (MVP) do projeto App UFCSPA. Esta metodologia aborda conceitos de desenvolvimento iterativo incremental, visando elaborar um produto com maior valor para o usuário. O objetivo deste projeto foi desenvolver um produto que agregasse valor ao dia-a-dia do aluno, assim como o envolvimento com o aplicativo. O engajamento dos alunos com o aplicativo foi monitorado através das sessões de login. As sessões ficam ativas por trinta dias, sendo renovadas automaticamente a cada acesso. Os alunos de graduação foram os mais engajados nesse processo. O uso da metodologia forneceu as informações necessárias para o desenvolvimento do aplicativo de acordo com as necessidades dos alunos.Item Inovação Sustentabilidade e Transformação Digital de Processos Acadêmicos: Uma experiência na UFMG(2022-07-12) Patrícia Nascimento SilvaEste artigo apresenta um estudo de caso na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre estratégias de inovação e sustentabilidade de processos acadêmicos através da transformação digital. São apresentados processos implementados no sistema acadêmico de graduação em uma primeira etapa que inclui 2018 e 2019 que permitiram uma maior digitalização de serviços e em uma segunda etapa que inclui 2020 e 2021 que contemplam demandas para subsidiar o ensino remoto emergencial. Por fim são apresentados os desafios enfrentados e é destacada a importância da UFMG ter iniciado a implementação destes serviços antes da pandemia de COVID-19.Item Desenvolvimento de Arquitetura de Processos: caso UFPR(2022-07-12) Aldemir Junglos; Alexandra Dantas Roeder; Amarílio Motta Floriano; Anne Cristine Betoni CardosoEste estudo aborda o desenvolvimento da arquitetura de processos aplicado à UFPR, organizado nas seguintes etapas: Análise da estratégia institucional, Construção da cadeia de valor e Identificação dos processos institucionais e relacionamento com a arquitetura de processos. O método empregado possibilitou a visão ampla, completa, integrada e uniforme de todos os processos da Instituição e pode contribuir no desenvolvimento da arquitetura de processos de outras Instituições Federais de Ensino Superior.Item Implementação da Gestão de Processos em uma Instituição Federal de Ensino Superior: a trajetória da UFPA(2022-07-12) Thiago Borges Lobato Gonçalves; Huderson Alexandre Souza de MeloImplantar uma metodologia de Gestão de Processos é um trabalho que envolve esforço institucional, que evolui e gera resultados gradativamente. Este artigo apresenta um relato da trajetória da implantação da Gestão de Processos na Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentando as principais etapas dessa trajetória. São apresentados também as principais características da metodologia resultante desta trajetória, e alguns dos desafios enfrentados e resultados alcançados pela instituição durante todo o processo.Item Gestão acadêmica na graduação da UFPR: desenvolvimento e implantacção de um sistema desenvolvido internamente(2022-07-12) Rafaela Mantovani Fontana; Lorena KrugerNo início de 2019, a Pro-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciou um projeto de substituição de seu sistema de gestão acadêmica. O sistema utilizado à época havia sido adquirido de um fornecedor externo em 2004 e, desde então, havia passado por poucas atualizações. O objetivo deste artigo é descrever o processo de desenvolvimento e implantação do novo sistema, que foi desenvolvido por uma equipe interna à UFPR. A abordagem de desenvolvimento e implantação foi ágil, utilizando o método Scrum. Atualmente, o sistema está implantado nos 126 cursos da universidade, para aproximadamente 33.000 alunos.Item Cara-Crachá@UFSC Sistema de autorização de acesso agnóstico à aplicações(2022-07-12) Guilherme A. Geronimo; José Norberto Guiz Fernandes CorrêaEntre os vários desafios que as equipes de infraestrutura enfrentam no provimento de serviços web, estão a (i) mitigação de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), (ii) o tratamento de vulnerabilidades identificadas e a (iii) restrição de acesso a sites e serviços depreciados/obsoletos. Sanar estes pontos alterando os serviços demonstrou-se inviável dada a necessidade de lidar com códigos-fonte heterogêneos e de terceiros. Assim, objetivou-se desenvolver uma solução (i) centralizada, (ii) não invasiva e (iii) flexível para qualquer serviço web, que, em conjunto com um serviço de autenticação centralizada (SSO), restringi-se o acesso aos serviços de interesse. Este artigo aborda o contexto, requisitos, modelagem e implementação adotada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, atendendo um cenário com mais de 350 domínios e de aproximadamente 3500 sites hospedados.Item Single Sign-On UTFPR: Sistema Único de Autenticação para Aplicações Heterogêneas(2022-07-12) Peter F. Perroni; Marcelo A. Faveri; Wendel M. de Oliveira; Eduardo R. ManikaSistemas típicos de Single Sign On (SSO) exigem uma certa homogeneidade dos métodos de autenticação entre as aplicações participantes, de forma que uma única autoridade de autenticação possa validar as credenciais do usuário. Porém, a complexa realidade do cenário tecnológico na UTFPR dificulta tal planificação. Para mitigar este problema, a UTFPR desenvolveu uma arquitetura de SSO flexível, altamente adaptável e de baixo custo, que permite a inclusão de aplicações que possuem métodos de autenticação heterogêneos, dispensando qualquer tipo de alteração nas mesmas. Como resultado, a arquitetura proposta homogeniza a forma de acesso às aplicações heterogêneas, diminuindo o tempo de acesso e permitindo o rápido conhecimento das aplicações disponibilizadas pela instituição, de acordo com o perfil de cada usuário.
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