Gestão e Governança de TICs
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Item Número Único de Protocolo e Protocolo Integrado: metodologia de implantação baseada na experiência da Universidade Federal de Santa Maria(2015-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Zanini Kantorski; Giuliano Ferreira; Daiane Regina Segabinazzi Pradebon; Neiva PaveziNo contexto do sistema de arquivos de uma organização, o protocolo é um serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. Essas atividades visam aumentar a eficácia administrativa, facilitar a recuperação de documentos e o acesso às informações neles contidas, além de racionalizar sua guarda e conservação. No dia 31 de dezembro de 2014 foram publicadas no DOU a Portaria Interministerial MJ/MP nº 2.321, que define os procedimentos relativos à utilização do NUP para os órgãos da APF e a Portaria Interministerial MJ/MP nº 2.320, que institui o Sistema de Protocolo Integrado, com o intuito de integrar em uma única base de dados, consultas sobre documentos avulsos e processos em tramitação oriundos dos órgãos da APF. Nesse sentido os órgãos terão de se adaptar a essa nova realidade, em especial as IFES, uma vez que as informações que antes eram fornecidas apenas no âmbito da instituição serão disponibilizadas na Internet para o acesso de todos os cidadãos. O artigo apresenta uma metodologia para atender às portarias com base na experiência da UFSM, que integrou os esforços da equipe de TI com a equipe de arquivistasItem O Escritório de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações e a Elaboração do Modelo de Contratações de TIC da UFPR Baseado na IN nº04/2014 - A Experiência da Universidade Federal do Paraná(2015-04-25) Amarílio Motta Floriano; Edson Flávio de Souza; Valmir Antunes PereiraO presente trabalho apresenta a experiência da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a criação de um Escritório de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), com a sigla EGTIC, no âmbito do Centro de Computação Eletrônica (CCE), que foi responsável pelo desenvolvimento de modelo de contratações de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicações, conforme determina a Instrução Normativa (IN) nº 04/2014 SLTI/MPOG. O modelo, fruto de estudos detalhados da legislação e demais referências pertinentes, produziu artefatos variados para atendimento de contratações por dispensa de licitação e por pregão eletrônico, além do mapeamento do processo desde a solicitação da demanda ao CCE até a entrega do termo de referência ao setor de licitações. À completude do modelo, dada pelos inúmeros artefatos, soma-se o diferencial de agregação do conhecimento obtido na fase de estudos e na experiência do CCE em contratações, traduzido em orientações e textos predefinidos no corpo de cada artefato que auxiliam as equipes de planejamento da contratação no correto preenchimento dos documentos, sistematicamente conduzindo-os ao planejamento dos diversos aspectos fundamentais exigidos para uma contratação adequada aos objetivos da instituiçãoItem Relato de adoção e utilização de ferramenta de Gestão do Planejamento Estratégico(2015-04-25) Ronaldo Araújo Costa; Márcio Luiz Bunte de CarvalhoEste relato apresenta a experiência de adoção e utilização de uma ferramenta de gestão do planejamento estratégico, embasada nos princípios de Balanced Scorecard e do ciclo PDCA, como estratégia para melhorar o monitoramento, o controle e a medição do alcance das metas do Planejamento Estratégico de TIC.Item Estruturação da Governança de TI na Universidade Federal Fluminense(2015-04-25) Gloria Damasceno; Henrique UzêdaEste trabalho aborda a evolução e a metodologia utilizada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) na estruturação da área de Governança de TI. Em 2011, com base em frameworks reconhecidos internacionalmente (COBIT, ITIL e PMBOK), foi definido o plano com as primeiras atividades relativas à Governança de TI (GTI). Ao adquirimos maior maturidade na gestão de TI, maior envolvimento da Alta Gestão e maior integração das unidades organizacionais da STI, pudemos agregar e aprimorar os processos de GTI. Dentre os principais resultados alcançados temos: a melhoria da comunicação interna e externa com as áreas de negócio, plano de medição, plano de gerenciamento de portfólio, elaboração do PDTIC com base na análise SWOT e a difusão de boas práticas de GTI.Item A mudança organizacional do CPD da UFRGS(2015-04-25) Jussara Issa Musse; Afonso Comba de Araujo Neto; Hubert Ahlert; Leandro Fortes Rey; Thiago Stein MottaMudar geralmente é algo difícil de ser feito, seja por custo ou por resistência das pessoas envolvidas. Tratando de um órgão público, qualquer mudança aumenta de proporção, pois a estabilidade dos serviços e dos servidores cria uma forte resistência à qualquer alteração da forma de trabalho. Esse artigo apresenta a mudança estrutural ocorrida no CPD da UFRGS e como a forma que ela foi realizada conseguiu amenizar as resistências e diminuir os impactos de sua implantação, bem como os resultados iniciais trazidos a partir delaItem A Implantação de Gestão de TI através da ferramenta Redmine na UFSM(2015-04-25) Marisa M. Amaral; Luciano A. Cassol; Giuliano G. L. Ferreira; Adriano PereiraA Gestão de Tecnologia da informação tornou-se além de um padrão a ser seguido, uma exigência legal. Esse trabalho apresenta a implantação de um processo que visa auxiliar na Gestão de TI na Universidade Federal de Santa Maria. O artigo detalha as etapas do processo e, em seguida, relata como foi sua implantação, os resultados obtidos e sua aplicação prática.Item Dados Governamentais Abertos nas Universidades Públicas Federais Brasileiras: Diagnóstico da implantação da Lei de Acesso à Informação(2015-04-25) Patrícia Nascimento SilvaOs movimentos open government data surgiram discretamente no Brasil desde 2005, no entanto, somente após ser sancionada a Lei de Acesso à Informação Pública, Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, que regulamenta o acesso a dados e informações detidas pelo governo, é que se iniciou a disponibilização de dados governamentais abertos. As universidades públicas federais, como órgãos públicos integrantes da administração direta do poder Executivo, Autarquias ou Fundações Públicas, estão subordinadas a Lei 12.527 e são espaços propícios para inovação, criação e disseminação do conhecimento. O objetivo da pesquisa é identificar as categorias informacionais dos dados governamentais abertos disponibilizados pelas universidades públicas federais do Brasil durante o primeiro triênio de implantação da Lei 12.527, analisar a adequação das universidades públicas federais à disponibilização das informações definidas como obrigatórias pela legislação e identificar outras categorias que sejam disponibilizadas pelas instituições. O trabalho utiliza a metodologia qualitativa com a técnica de pesquisa documental nos sítios das universidades. Os resultados obtidos apontam que há uma padronização na forma de disponibilização e adequação às informações obrigatórias da legislação pelas universidades. Em poucos casos foi observado que não existe conteúdo cadastrado para a categoria ou que o link de redirecionamento estava indisponível, porém algumas categorias não estão diretamente relacionadas ao acesso à informação. O presente trabalho não avaliou a qualidade e completude das informações disponibilizadas, a análise restringiu-se a disponibilização das informações conforme as categorias previstas na legislação. Por fim, conclui-se que poucos dados além do rol mínimo são disponibilizados e não há divulgação de que a informação seja utilizada pelas universidades em novos produtos ou serviços.Item Utilização de princípios de gestão a vista na gerência de backlog em projetos ágeis(2015-04-25) Thiago Gabriel Diniz; Luiz Alberto Borges JúniorEste artigo apresenta os resultados da implantação de um processo para gerenciamento de backlog integrado ao processo de desenvolvimento utilizando princípios ágeis e de gestão a vista na Divisão de Desenvolvimento de Produtos do Centro de Computação da UFMG, como estratégia para padronizar, centralizar, melhorar a gerência e dar visibilidade ao backlog para os envolvidos nos projetos.Item Uma Abordagem de Suporte à Solicitação e Avaliação para Contratação de Soluções de TI na Administração Pública Federal Brasileira(2015-04-25) Lamartine da Silva Barboza; Tarcio Francisco Passos Silva; Ricardo André Cavalcante de SouzaO processo de contratação de soluções de TI na Administração Pública Federal (APF) Brasileira deve iniciar, de acordo com a legislação vigente, com uma etapa de planejamento a qual visa identificar o objetivo e o escopo da contratação, bem como os riscos envolvidos. Para tanto, se faz necessário que os gestores dos órgãos registrem as demandas de TI alinhadas com os objetivos estratégicos e de TI da organização. Após avaliação das demandas de TI, pelo órgão de Governança de TI, é elaborado um artefato denominado Documento de Oficialização da Demanda que formaliza o início da etapa de planejamento da contratação de TI. Este trabalho apresenta então uma abordagem para dar suporte ao processo de solicitação e avaliação das demandas por soluções de TI no contexto da APF.