WTICIFES 2018
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/23
Local:
Foz do Iguaçu – PR
Av. Costa e Silva, 154 – Centro
Período:
5 a 8 de junho de 2018
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Item Desafios da implantação de um Escritório de Projetos e Processos: Lições aprendidas(2018-04-25) Nilton Hideki Takagi; Anne Cristine Betonni; Greice de Souza Arruda; Thais Fernanda Bueno da Silva; Jamerson Robert Martins; Klaus Alfred ZimmermannEntender o processo de implantação de um Escritório de Projetos e Processos não é uma tarefa simples. Neste trabalho tem-se algumas lições aprendidas no processo de implantação em uma Universidade Federal com mais de 4 décadas de existência. Lições que demonstram desde a importância de um plano estratégico até os motivos de como a definição do time de formação podem impactar nas instituições que pretendem fomentar a evolução de sua gestão.Item Uso de Autenticação Federada como Solução para Disponibilização de Serviços(2018-04-25) Rui de Quadros Ribeiro; Francisco Leonardo Bento MotaO uso de autenticação federada permite o compartilhamento e disponibilização de serviços sem que seja necessária a instalação de instâncias locais em cada cliente. Para a comunidade científica brasileira, foram entregues 46, com concentração de suas instalações na RNP. Esta mesma infraestrutura está disponível para a federalização de serviços internos das instituições clientes. Neste contexto, a UFRGS realizou a criação de uma federação interna, com o objetivo de usar a mesma infraestrutura de autenticação e autorização para fornecer serviços federados baseados em SAML entre as suas unidades. Este mesmo modelo pode ser adotado pelas demais instituiçõesItem Sistema Gerador de Relatórios(2018-04-25) Eliene do C. Vieira; Fabiano R. Paiva; Sidney da S. AlvesNa Universidade de Brasília – UnB, inúmeros relatórios são gerados diariamente por todos os setores para qualificar e quantificar os insumos acadêmicos disponíveis na instituição. Esses relatórios ajudam os gestores a planejar novas ações para melhorar a gestão dos recursos oferecidos à comunidade acadêmica. O Sistema Gerador de Relatórios – SiGeR, desenvolvido pela equipe SSI/CPD, é um sistema genérico de extração e impressão das informações advindas de uma fonte de dados específica, previamente definida e que permite o gestor criar e configurar as informações, gerar gráficos e visualizar o relatório de forma eficaz e dinâmica de acordo com as suas necessidadesItem LABPATI – Laboratório de Projetos de Automação e Tecnologias Inovadoras(2018-04-25) Jefferson Uchôa Ponte; Erivando de Sena Ramos; Alan Cleber Morais Gomes; Francisco Giovanildo Teixeira de Souza; Ligia Maria Carvalho SousaEste artigo tem como objetivo de apresentar o Laboratório de Projetos de Automação e Tecnologias Inovadoras (LABPATI), um laboratório voltado para desenvolvimento de hardware e software ligados à inovação no contexto de universidade e enumerar seus projetos que estão em produção na UNILAB.Item Serviços On-line para Gestão Acadêmica: Uma experiência no Centro de Computação da UFMG(2018-04-25) Patrícia Nascimento SilvaEste artigo apresenta um relato de experiência sobre serviços on-line implementados pelo Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais para seu sistema acadêmico. Utilizando das tecnologias Web e de recursos de segurança, o sistema acadêmico foi evoluído no sentido de trazer uma maior transparência para os processos e solicitações. Como resultado, destaca-se a importância do papel estratégico da tecnologia da informação, na melhoria dos processos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.Item SISTEMÁTICA PARA REDESENHO DE PROCESSOS APLICADA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: O CASO LATO SENSU(2018-04-25) Nicolas Dentzuk; Éverson Josué Santos; Daniel Cao; Priscilla Freire dos Reis Pontes; Amanda Ebert BobsinA transformação de processos é uma atividade fundamental para uma organização melhorar seus processos, a fim de alcançar seus objetivos estratégicos. Este artigo tem por objetivo apresentar uma sistemática aberta de redesenho de processos que auxilie o Escritório de Processos nesta etapa de transformação, seja através do registro das técnicas e práticas aplicadas à uma melhoria, pela facilidade em armazenar e compartilhar este conhecimento num mesmo local, ou, ainda como recurso que auxilie a execução da transformação de processos. A sistemática proposta foi elaborada a partir de revisões literárias sobre a melhoria de processos; foi validada com apoio de especialistas da Universidade em estudo e foi aplicada em um caso real do Escritório, resultando em um método estruturado para auxiliar no redesenho de processos.Item Governança de TI e a gestão de demandas(2018-04-25) Glória M. P.O. Damasceno; Núbia S. R. S. Santos; Vivian L. N. AraujoEm virtude da necessidade de priorização de demandas atendidas pela STI-UFF, a partir de um alinhamento aos objetivos estratégicos da Universidade, foi elaborado um processo de priorização de demandas que inicia na Governança de TI, e culmina na avaliação e priorização pela Governança Corporativa. O artigo apresenta as motivações, detalhes do processo e uma análise da execução do processo.Item O desenvolvimento do módulo de certificação digital no Sistema de Documentos Eletrônicos da UFRGS(2018-04-25) Daniel Del Sent Soares; Felipe Ávila dos Santos; Rauf Oliveira da Silva; Rodrigo Meleu das NevesEste artigo relata o processo de desenvolvimento do módulo de certificação digital no Sistema de Documentos Digitais na UFRGS, um processo que aconteceu entre novembro de 2016 e abril de 2018. São descritos o processo de adequação dos documentos gerados pelo sistema para a tecnologia PDF/A, o processo de certificação digital, a implantação, bem como a arquitetura do módulo.Item Melhoria na Publicação de Dados Abertos: Automatização na Publicação e Indexação Semântica dos Dados(2018-04-25) Luiz C. B. Martins; Everton Agilar; Rodrigo da Fonseca Silveira; Márcio C. VictorinoA publicação de dados abertos é uma realidade no serviço público brasileiro, sendo que existe o desafio de conectar conjuntos de dados de diversas fontes agregando qualidade na publicação, neste contexto este artigo apresenta a ferramenta UnBLod (Dados Conectados da UnB) que visa automatizar a publicação de dados abertos utilizando barramento de serviços ErlangMS e realizar a indexação semântica dos dados com metadados e ontologias.Item Relato de Experiencia: O Uso de Gabinetes Outdoor na Rede da Universidade Federal de Alagoas(2018-04-25) Marcelo Q. A. Oliveira; Kleymerson P. Lins; Fabricio F. Carvalho; Matheus N. Tavares; André L. P. D. MenezesEste trabalho descreve a experiência da Universidade Federal de Alagoas no uso de Gabinetes Outdoor como ponto de consolidação entre o backbone institucional e a rede local dos edifícios que constituem a Cidade Universitária, trazendo a tona aspectos tático-operacionais do Núcleo de Tecnologia da Informação que resultam na tomada de decisão do local para a sala de equipamentos de redeItem Aplicações Web Legadas: Avaliação e Estratégias para Gerenciamento do Risco(2018-04-25) Ricardo Almeida; Victor Covalski; Thiago Cardoso; Rafael Padilha; Thomas Oliveira; Roger Machado; Ricardo LadeiraEste artigo descreve a abordagem realizada na Universidade Federal de Pelotas para gerenciamento dos riscos de segurança de aplicações web legadas. Essa abordagem consistiu de quatro etapas: (i) identificação dos sistemas legados; (ii) seleção dos sistemas com maior probabilidade de riscos; (iii) execução de ferramentas de testes de intrusão; (iv) implementação das opções de mitigação de riscos, reduzindo-os a níveis aceitáveis. Além disso, são discutidos os equívocos cometidos durante a implantação de um Web Application Firewall, considerado como uma das estratégias para mitigação. Ainda, será descrita a nova metodologia empregada após o aprendizado com os equívocos cometidos.Item Quadro de monitoramento de demandas do Escritório de Projetos e Processos da UFMT(2018-04-25) Nilton Hideki Takagi; Thais Fernanda Bueno da Silva; Anne Cristine Betoni Cardoso; Greice de Souza Arruda; Jamerson Robert Martins; Klaus Alfred ZimmermannO trabalho demonstra um painel de monitoramento desde a demanda até a finalização das ações de forma macro do Escritório de Projetos e Processos da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi concebido com conceitos de gestão visual e sincroniza sua visualização com grau de alinhamento das ações ao plano estratégico da Universidade e pelas fases de desenvolvimento que existem tanto para projetos quanto para a gestão por processosItem Mobilidade em sistemas web não responsivos com Android(2018-04-25) Luiz Fernando Stopa ArcenioEste artigo descreve a necessidade e a implementação de um aplicativo mobile para o Sistema Operacional Android visando acesso às informações hospitalares do sistema AGHU. As tecnologias baseadas para web são o futuro para a mobilidade de sistemas de informação. O SIIHm – Sistema de Indicadores e Informações Hospitalares: mobile foi projetado para suprir esta necessidade de mobilidade no acesso às informações do hospital universitário, tendo em vista que o AGHU não foi projetado para ser um sistema web responsivoItem Universidade Digital: descomplicando o gerenciamento da monitoria e tutoria(2018-04-25) Italo C. L. Silva; Cloves O. dos Santos; Marcos J. F. Neto; Rômulo N. de OliveiraDominar e fazer uso da TI pode ser um fator determinante para o sucesso organizacional. Dentro das IFES o cenário não é diferente. A percepção de necessidade do uso da TI em todos os setores é quase unanime. Diante desta demanda e de um cenário de restrição orçamentária, que inviabilizava aquisição de software, surgiu o projeto Universidade Digital (UD), que visava suprir a carência dos setores não contemplados com SI na UFAL Campus Arapiraca. Dentre os setores da universidade, a Coordenação de Monitoria e Tutoria lidava, em todo semestre, com processo seletivo que envolvia cerca de 300 inscrições, gerando uma demanda de quase 4.000 folhas de papel, para gerenciar e armazenar, sem contar com as frequências e os relatórios durante o semestre. Apesar da demanda, o setor ainda lidava com processos manuais ou dados armazenados apenas em planilhas eletrônicas. Assim, o objetivo do trabalho é apresentar um módulo, integrado ao UD, que realizasse o controle desde a abertura do processo seletivo até a geração dos certificados. Um teste funcional foi aplicado a todos requisitos e funcionalidades, por meio de uma simulação do processo durante o semestre 2017-2. Com resultados promissores, pretende-se que o módulo entre em produção já no segundo semestre 2018.Item Rodadas de Mapeamento de Processos na UFCSPA: uma Abordagem Ágil(2018-04-25) Juliana Herbert; Andressa Bortolaso; Ricardo Zago; Rodrigo GiglioEste artigo descreve a estratégia utilizada para a implantação de ações, com alto envolvimento da comunidade interna da UFCSPA, na iniciativa de mapeamento de processos dos departamentos acadêmicos e administrativos da Universidade. Usando os princípios da abordagem ágil de gerência de projetos, as ações de implantação foram divididas em rodadas com duração fixa e objetivos claros. Como resultado destas ações, que iniciaram em junho de 2017 e foram finalizadas no início de dezembro do mesmo ano, foi lançado um portal interno com 175 processos publicados, definidos e documentados por 23 setores. Além disso, observou-se a conscientização e o aumento efetivo de colaboração das pessoas envolvidasItem Serviços On-line para Gestão Acadêmica: Uma experiência no Centro de Computação da UFMG(2018-04-25) Patrícia Nascimento Silva; Rainer CoutoEste artigo apresenta um relato de experiência sobre serviços on-line implementados pelo Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais para seu sistema acadêmico. Utilizando das tecnologias Web e de recursos de segurança, o sistema acadêmico foi evoluído no sentido de trazer uma maior transparência para os processos e solicitações. Como resultado, destaca-se a importância do papel estratégico da tecnologia da informação, na melhoria dos processos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.Item Desenvolvimento do Sistema de Inscrições Online para Programa de Assistência Estudantil - SIPAE(2018-04-25) Márcio A. S. Ferreira; Daniel Oliveira; Taiana Pereira; Enoch Silva; Julliany BrandãoNeste artigo é apresentado o Sistema de Inscrições Online para Programa de Assistência Estudantil - SIPAE, uma aplicação WEB em linguagem PHP / ASTEN e banco de dados MySQL, de gestão centralizada. O cenário de aplicação é a inscrição online de alunos de ensino médio e superior do Cefet/RJ para bolsas de assistência estudantil e administração das regras classificatórias e a distribuição do benefício. Dos resultados obtidos no primeiro ciclo de inscrições destacam-se à maior abrangência e democratização do acesso, o melhor acompanhamento do processo descentralizado como um todo e a extração de relatórios finaisItem Olar! - uma ferramenta facilitadora de comunicação para a comunidade acadêmica(2018-04-25) Gibeon Soares de Aquino Júunior; Jean Guerethes F. Guedes; Victor Jerônimo G. L. de OliveiraO Olar! é um aplicativo de chat institucional desenvolvido para ser usado pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Que tem como principal objetivo estreitar a comunicação de todos que fazem parte da comunidade. Atualmente foi desenvolvido e disponibilizado para Android e iOS. O backend foi desenvolvido de forma dinâmica, para que o Olar! se adaptasse a qualquer estrutura, como por exemplo turma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) [SIG ] ou até com as caronas do Vemcar [Andrade 2017].Item Automação em BPMS do processo de requisição de serviços de e-mail de uma Instituição Federal de Ensino Superior(2018-04-25) Rodrigues; F. M.; Padilha Filho; P. O.; Medeiros Junior; J. V.; Pinheiro; M. C. M. A.Este trabalho tem por objetivo descrever como a automação de um processo, através de um Sistema de Gerenciamento de Processos de negócio (BPMS), possibilitou a implantação da requisição de serviços de e-mail providos por uma unidade de TI aos seus usuários em uma instituição de ensino superior. Para tanto, apresenta as fases de planejamento, análise, desenho e automação, nas quais o projeto ocorreu. Com isso, pretende-se contribuir com a perspectiva de adoção de ferramentas BPMS como apoio às melhores práticas preconizadas pela biblioteca de infraestrutura em TI (ITIL), provendo flexibilidade e gestão de processos dessa natureza.Item Ampliando os Serviços de Entrega de Documentação on-line para Ingresso em Concursos de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS(2018-04-25) Fabiano Rios Heck; Alexandre Amaral Drebes; Daniela Caon Guerra; Felipe EstimaA Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) implementou em 2016 um novo processo de entrega de documentação para os concursos de ingresso da Graduação. Dentre as metas pretendidas, algumas foram alcançadas durante o primeiro ano, e outras não tiveram todo o seu potencial ideal atingido. Para isto, a equipe educacional e técnica da UFRGS ampliou o trabalho no segundo semestre de 2016 e durante o ano de 2017 planejando novos módulos e melhorias para suprir as necessidades já conhecidas, e também aquelas despontadas no primeiro ano de implantação. Este trabalho se propõe a apresentar um relato de experiência da UFRGS sobre as primeiras dificuldades da implantação deste sistema de entrega on-line e avaliação de documentação, assim como as ações tomadas e os novos módulos criados dando as soluções técnicas necessárias.
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