WTICIFES 2018
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/23
Local:
Foz do Iguaçu – PR
Av. Costa e Silva, 154 – Centro
Período:
5 a 8 de junho de 2018
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Item A Cadeia de Valor do NTI/UFPE: conhecendo-se para melhor entregar valor aos clientes(2018-04-25) Daniel F. Arcoverde; Suzanna S. DantasObter resultados com BPM tem sido um desafio para várias organizações. Conhecer como os próprios processos estão organizados para gerar valor para o cliente é fundamental para se obter maior resultado com os esforços de BPM. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UFPE) também tem enfrentado algumas dificuldades em iniciativas relacionadas ao tema. Este artigo descreve o processo de construção da Cadeia de Valor do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE como ferramenta para apoiar a gestão de processos.Item A definição de critérios objetivos para priorização dos projetos do Portfólio do NTI/UFPE(2018-04-25) Daniel Arcoverde; Angélica Mascaro; Teresa M M MacielDiante de uma realidade em que os projetos podem ser demandados de diversas formas e a prioridade de execução não está claramente definida, o Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE executou um trabalho com o objetivo de solucionar dificuldades reportadas pelos gestores de projetos. Este artigo relata como foi estruturada uma metodologia de Gestão de Portfólio para tratar os problemas vivenciados, incluindo os benefícios após o uso da metodologia empregada e resultados percebidos até o momentoItem A importância do Escritório de Processos como facilitador do processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações na UFPEL: a criação da Base de Conhecimento(2018-04-25) Milton Luis R. Bresque; Paulo de Almeida Afonso; Aline Elias Lamas; Julio Carlos Balzano de MattosO presente trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada pelo Escritório de Processos, bem como os procedimentos que foram adotados para a criação da Base de Conhecimento do SEI/UFPEL. A Universidade Federal de Pelotas implantou o Sistema Eletrônico de informações em 31 de Outubro de 2017. A partir dessa data, todos os novos processos e documentos da Instituição passaram a ser criados e tramitar em formato digital. Dessa forma, coube ao Escritório de Processos a tarefa de realizar a análise, classificação e detalhamento dos processos e documentos que passariam a tramitar de forma eletrônica no SEIItem A relevância estratégica das contratações de TIC para o Ensino, Pesquisa e Extensão(2018-04-25) Denise Cristiane dos Santos; Vanessa Lucas Gonçalves; Valmir Antunes PereiraEste artigo apresenta o relato da adoção de um modelo de aquisições de bens e serviços de TIC na UFPR, seguindo a Instrução Normativa 04/2014 n.º 04/2014 - SLTI/MPOG. Descreve sua importância estratégica e o impacto na viabilização do Ensino, Pesquisa e Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior - IFES. Por fim, retrata a experiência na Universidade Federal do Paraná, com foco nos prós e contras da implementação do modeloItem Ampliando os Serviços de Entrega de Documentação on-line para Ingresso em Concursos de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS(2018-04-25) Fabiano Rios Heck; Alexandre Amaral Drebes; Daniela Caon Guerra; Felipe EstimaA Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) implementou em 2016 um novo processo de entrega de documentação para os concursos de ingresso da Graduação. Dentre as metas pretendidas, algumas foram alcançadas durante o primeiro ano, e outras não tiveram todo o seu potencial ideal atingido. Para isto, a equipe educacional e técnica da UFRGS ampliou o trabalho no segundo semestre de 2016 e durante o ano de 2017 planejando novos módulos e melhorias para suprir as necessidades já conhecidas, e também aquelas despontadas no primeiro ano de implantação. Este trabalho se propõe a apresentar um relato de experiência da UFRGS sobre as primeiras dificuldades da implantação deste sistema de entrega on-line e avaliação de documentação, assim como as ações tomadas e os novos módulos criados dando as soluções técnicas necessárias.Item Análise de Processos: Case Aula de Campo UFMT(2018-04-25) Anne Cristine Betoni Cardosol; Nilton Hideki Takagi; Thaís Fernanda Bueno da Silva; Greice de Souza Arruda; Jamerson Robert Martins; Klaus Alfred ZimmermannGerenciamento de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management) não é uma prescrição de estrutura de trabalho, em função disso, esse trabalho apresenta o método adotado pela Universidade Federal de Mato Grosso para execução da Análise de Processos por meio do estudo de caso do processo de Aula de Campo.Item Aplicações Web Legadas: Avaliação e Estratégias para Gerenciamento do Risco(2018-04-25) Ricardo Almeida; Victor Covalski; Thiago Cardoso; Rafael Padilha; Thomas Oliveira; Roger Machado; Ricardo LadeiraEste artigo descreve a abordagem realizada na Universidade Federal de Pelotas para gerenciamento dos riscos de segurança de aplicações web legadas. Essa abordagem consistiu de quatro etapas: (i) identificação dos sistemas legados; (ii) seleção dos sistemas com maior probabilidade de riscos; (iii) execução de ferramentas de testes de intrusão; (iv) implementação das opções de mitigação de riscos, reduzindo-os a níveis aceitáveis. Além disso, são discutidos os equívocos cometidos durante a implantação de um Web Application Firewall, considerado como uma das estratégias para mitigação. Ainda, será descrita a nova metodologia empregada após o aprendizado com os equívocos cometidos.Item Automação de instalação e gerenciamento de servidores utilizando FAI e SaltStack(2018-04-25) Eduardo A. Speroni; Luciano A. Cassol; Maurício da V. de AlmeidaA gerência de configuração de software é uma abordagem disciplinada que permite que o software evolua controladamente. Quando não automatizada, este é um processo que demanda demasiado tempo e cuidado, sendo altamente suscetível a erros. Este trabalho apresenta uma abordagem para a automatização deste processo, desde apertar o botão de ligar da máquina até o funcionamento pleno de seus serviços. Utilizando o método apresentado, foi possível gerenciar máquinas Linux e Windows, com o processo completo não levando mais de 15 minutos.Item Automação em BPMS do processo de requisição de serviços de e-mail de uma Instituição Federal de Ensino Superior(2018-04-25) Rodrigues; F. M.; Padilha Filho; P. O.; Medeiros Junior; J. V.; Pinheiro; M. C. M. A.Este trabalho tem por objetivo descrever como a automação de um processo, através de um Sistema de Gerenciamento de Processos de negócio (BPMS), possibilitou a implantação da requisição de serviços de e-mail providos por uma unidade de TI aos seus usuários em uma instituição de ensino superior. Para tanto, apresenta as fases de planejamento, análise, desenho e automação, nas quais o projeto ocorreu. Com isso, pretende-se contribuir com a perspectiva de adoção de ferramentas BPMS como apoio às melhores práticas preconizadas pela biblioteca de infraestrutura em TI (ITIL), provendo flexibilidade e gestão de processos dessa natureza.Item Case de definição e implantação de solução MPLS na UNIPAMPA(2018-04-25) Fernando Della Flora; Maurício Martinuzzi Fiorenza; Ronaldo Canofre Mariano dos SantosA necessidade de substituição das estruturas de contingência disponíveis nas unidades da Universidade Federal do Pampa , levou a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da instituição a busca novas tecnologias que aliassem melhor qualidade nos serviços com custo proporcional a situação atual das instituições públicas brasileiras. Este artigo demonstra as opções levantadas bem como as questões que levaram a escolha da solução que utiliza o MultiProtocol Label Switching como alternativa viável para a solução do problema dos links de contingência.Item CEPH -- Dados Geo-Distribuídos de Baixo Custo e Alta Disponibilidade(2018-04-25) Guilherme A. Geronimo; Fabricio HipolitoAtualmente soluções comerciais de armazenamento apresentam um valor por Terabyte líquidos demasiadamente elevado para ambientes de (i) alta disponibilidade e (ii) com dados geograficamente distribuídos. Assim, recorremos ao projeto de código aberto CEPH para sanar esta demanda. Este artigo aborda o contexto, requisitos, modelagem e implementação da solução de armazenamento de dados adotado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Modelamos e implementamos um cenário, com 3 centros de dados, no qual pode-se desativar um centro de dados e ainda garantimos o acesso de leitura e escrita as aplicações, sem a necessidade de duplicá-los, reduzindo o custo do Terabyte armazenado em 60% a 83% aproximadamente.Item Cobalto UFPel: Gerenciamento de permissões a partir da relação de chefia(2018-04-25) Cássio S. Carvalho; Diego S. Oliveira; José Hiram S. Noguez; Rafael T. Santos; Amanda ArgouEste artigo apresenta uma solução proposta para o gerenciamento de concessão e privação de acesso dos usuários do Cobalto - Sistema Integrado de Informações no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Dentre as principais motivações para o desenvolvimento, estão: necessidade de independência da TI, organização hierárquica pela natureza da instituição e oportunidade de organização de dados advinda da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A solução proposta relaciona diretamente as funcionalidades do sistema com chefias das unidades, que concedem e/ou retiram permissões de acesso dos usuários `as funcionalidades que lhe competem, inclusive de forma automáticaItem Convocação SISU e alunos estrangeiros: Como a Unila reduziu pela metade o tempo de matrícula(2018-04-25) Ruminiki Schmoeller; Marcos Luiz WilhelmEsse trabalho apresenta a forma de convocação para matrícula dos alunos ingressantes nos cursos da Unila. O processo de convocação é dividido em chamada de pré-cadastro e chamada de matrícula. Compõem as listas de chamadas os alunos brasileiros aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e os alunos estrangeiros selecionados no processo de seleção internacional da universidade. Com o desenvolvimento do módulo de convocação pôde-se unificar a convocação de candidatos brasileiros e estrangeiros além de possibilitar que a submissão dos dados do candidato seja feita por ele próprio em período específico. A matrícula passou a ser mais uma atividade de conferência de documentos do que de cadastro propriamente dita. Isso refletiu diretamente na redução do tempo de matrícula e ainda na qualidade do cadastro do discenteItem Criando Estruturas Organizacionais Orientadas por Processos: o estudo de caso da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF(2018-04-25) Fábio Silva de Figueiredo; Alcimar Honório; Leonardo Ciuffo; Rafael Gurgel Valente PapaO objetivo do presente trabalho é demonstrar como estruturas organizacionais funcionais podem ser migradas para estruturas orientadas por processos e quais os impactos benéficos que essas estruturas podem trazer à organização. Trata-se de um projeto desenvolvido ao longo do ano de 2017, no qual os resultados apontam que a construção de uma estrutura matricial orientada por processos é possível a partir do mapeamento e da modelagem dos processos organizacionais, podendo ser replicada em qualquer organização pública e tende a trazer benefícios substanciais à instituiçãoItem Desafios da implantação de um Escritório de Projetos e Processos: Lições aprendidas(2018-04-25) Nilton Hideki Takagi; Anne Cristine Betonni; Greice de Souza Arruda; Thais Fernanda Bueno da Silva; Jamerson Robert Martins; Klaus Alfred ZimmermannEntender o processo de implantação de um Escritório de Projetos e Processos não é uma tarefa simples. Neste trabalho tem-se algumas lições aprendidas no processo de implantação em uma Universidade Federal com mais de 4 décadas de existência. Lições que demonstram desde a importância de um plano estratégico até os motivos de como a definição do time de formação podem impactar nas instituições que pretendem fomentar a evolução de sua gestão.Item Desafios e Soluções da Universidade Federal de Mato Grosso na Implantação do Sistema Eletrônico de Informações(2018-04-25) Raphael Pires Ferreira; Fábio Pereira Alves; Eunice Pereira dos Santos NunesNa busca por ampliar a transparência dos atos bem como a eficiência do atendimento de demandas, em 2015 foi editado o Decreto nº 8.539 que dispõe sobre a utilização do meio eletrônico para realização do processo administrativo. Este artigo relata os desafios e soluções encontradas pela Universidade Federal de Mato Grosso no processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na instituição, como solução para atendimento ao decreto e melhoria da eficiência administrativa. O sistema foi implantado com sucesso e está disponível desde 04 de setembro de 2017, tendo sido encerrado na mesma data o protocolo físico na UFMT.Item Desenvolvimento do Módulo Meus Processos(2018-04-25) Amanda Schmidt de Lima; Bruno Guillen; Everson de Souza Silva; Giancarlo Mateus Arrais; João P. C. Miranda; Nelson Augusto Pires; Raquel K. Stasiu; Ricardo P. Seara; Thasiana M. K. da LuzEste artigo descreve o processo de desenvolvimento, motivação e funcionamento durante a implementação do módulo Meus Processos para o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), utilizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Meus Processos foi um módulo desenvolvido para suprir a necessidade de criação de processos de cunho pessoal dentro do SEI, permitindo que o processo seja visualizado pelo proponente em uma área separada da sua unidade de lotação.Item Desenvolvimento do Sistema de Inscrições Online para Programa de Assistência Estudantil - SIPAE(2018-04-25) Márcio A. S. Ferreira; Daniel Oliveira; Taiana Pereira; Enoch Silva; Julliany BrandãoNeste artigo é apresentado o Sistema de Inscrições Online para Programa de Assistência Estudantil - SIPAE, uma aplicação WEB em linguagem PHP / ASTEN e banco de dados MySQL, de gestão centralizada. O cenário de aplicação é a inscrição online de alunos de ensino médio e superior do Cefet/RJ para bolsas de assistência estudantil e administração das regras classificatórias e a distribuição do benefício. Dos resultados obtidos no primeiro ciclo de inscrições destacam-se à maior abrangência e democratização do acesso, o melhor acompanhamento do processo descentralizado como um todo e a extração de relatórios finaisItem Experiência de Implantação do Registro e Controle de Frequência Eletrônica na UFRN e Instituições Parceiras(2018-04-25) Clarissa A. AzevedoEste artigo relata a experiência de desenvolvimento e implantação do registro e controle de frequência eletrônica através do SIGRH em todas as unidades da UFRN e da participação colaborativa na implantação em algumas das instituições parceiras em acordos de cooperação técnica com esta universidadeItem Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança: Concepção de Uma Alternativa para Sistemas SIEM(2018-04-25) Ricardo Almeida; Victor Junes; Thiago Cardoso; Diórgenes da Rosa; Rafael Padilha; Thomas Oliveira; Roger MachadoOs eventos de segurança, geralmente registrados em logs, podem fornecer informações valiosas sobre o ambiente monitorado, sendo úteis para avaliação do estado da segurança da infraestrutura, e também servindo de evidências para auditoria, análise forense e entre outras atividades. Sendo assim, o objetivo central deste trabalho é de apresentar uma proposta de solução de gerenciamento e correlação de eventos de segurança sem custo com licenças de software. Para avaliação, a proposta foi colocada em produção gerando como resultado inicial, a possibilidade de identificação e reação à atividades suspeitas em tempo de execução, bem como o fornecimento de uma visão holística sobre o ambiente distribuído analisado.
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