Gestão por processos

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    Rodadas de Mapeamento de Processos na UFCSPA: uma Abordagem Ágil
    (2018-04-25) Juliana Herbert; Andressa Bortolaso; Ricardo Zago; Rodrigo Giglio
    Este artigo descreve a estratégia utilizada para a implantação de ações, com alto envolvimento da comunidade interna da UFCSPA, na iniciativa de mapeamento de processos dos departamentos acadêmicos e administrativos da Universidade. Usando os princípios da abordagem ágil de gerência de projetos, as ações de implantação foram divididas em rodadas com duração fixa e objetivos claros. Como resultado destas ações, que iniciaram em junho de 2017 e foram finalizadas no início de dezembro do mesmo ano, foi lançado um portal interno com 175 processos publicados, definidos e documentados por 23 setores. Além disso, observou-se a conscientização e o aumento efetivo de colaboração das pessoas envolvidas
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    A Cadeia de Valor do NTI/UFPE: conhecendo-se para melhor entregar valor aos clientes
    (2018-04-25) Daniel F. Arcoverde; Suzanna S. Dantas
    Obter resultados com BPM tem sido um desafio para várias organizações. Conhecer como os próprios processos estão organizados para gerar valor para o cliente é fundamental para se obter maior resultado com os esforços de BPM. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UFPE) também tem enfrentado algumas dificuldades em iniciativas relacionadas ao tema. Este artigo descreve o processo de construção da Cadeia de Valor do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE como ferramenta para apoiar a gestão de processos.
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    A importância do Escritório de Processos como facilitador do processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações na UFPEL: a criação da Base de Conhecimento
    (2018-04-25) Milton Luis R. Bresque; Paulo de Almeida Afonso; Aline Elias Lamas; Julio Carlos Balzano de Mattos
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada pelo Escritório de Processos, bem como os procedimentos que foram adotados para a criação da Base de Conhecimento do SEI/UFPEL. A Universidade Federal de Pelotas implantou o Sistema Eletrônico de informações em 31 de Outubro de 2017. A partir dessa data, todos os novos processos e documentos da Instituição passaram a ser criados e tramitar em formato digital. Dessa forma, coube ao Escritório de Processos a tarefa de realizar a análise, classificação e detalhamento dos processos e documentos que passariam a tramitar de forma eletrônica no SEI
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    Gestão de Processo através da estrutura de Comitê: Caso de Interações Acadêmicas
    (2018-04-25) João Francisco da F. Vieira; Priscilla Freire dos R. Pontes; Nicolas Dentzuk
    Interações Acadêmicas são ações de ensino, pesquisa e extensão celebradas entre a universidade e a sociedade, cuja abrangência de análises engloba aspectos acadêmicos, jurídicos, financeiros e orçamentários. Posto isso, seu eficaz desempenho representa papel fundamental para o atingimento de objetivos estratégicos, uma vez que tangenciam atividades finalísticas da instituição. Este artigo possui como objetivo demonstrar a estrutura e funcionamento de um comitê desenvolvido para viabilizar a tomada de decisões deste complexo processo
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    SISTEMÁTICA PARA REDESENHO DE PROCESSOS APLICADA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL: O CASO LATO SENSU
    (2018-04-25) Nicolas Dentzuk; Éverson Josué Santos; Daniel Cao; Priscilla Freire dos Reis Pontes; Amanda Ebert Bobsin
    A transformação de processos é uma atividade fundamental para uma organização melhorar seus processos, a fim de alcançar seus objetivos estratégicos. Este artigo tem por objetivo apresentar uma sistemática aberta de redesenho de processos que auxilie o Escritório de Processos nesta etapa de transformação, seja através do registro das técnicas e práticas aplicadas à uma melhoria, pela facilidade em armazenar e compartilhar este conhecimento num mesmo local, ou, ainda como recurso que auxilie a execução da transformação de processos. A sistemática proposta foi elaborada a partir de revisões literárias sobre a melhoria de processos; foi validada com apoio de especialistas da Universidade em estudo e foi aplicada em um caso real do Escritório, resultando em um método estruturado para auxiliar no redesenho de processos.
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    Implantação de Grupo de Processos em IFES: O caso do processo de suprimentos
    (2018-04-25) Priscilla Freire dos R. Pontes; Gabriel Wieczorek; Monica Schmatz; João Francisco da F. Vieira; Gabriela M. Branco; Maria Rita Jardim; Joana S. de Souza; Anderson L. W. Amorim
    Como as IFES caracterizam-se por serem complexas e pela descentralização de poder, estruturas de governança de processos, as quais permitem a gestão dos processos em um nível corporativo, são fundamentais. Dado isso, o presente artigo consiste na apresentação de uma iniciativa ocorrida na UFRGS para a criação de um Grupo de Processos, responsável por centralizar as atividades de Dono de Processos e Comitê de Processos, dois elementos fundamentais da governança de processos. É apresentado um caso para o processo de suprimentos da universidade.
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    Implantação de modelo para governança e gestão de riscos baseado em processos
    (2018-04-25) Gabriela Branco; Joana Siqueira; Anderson Amorin; Jussara Musse; Ângela Brodbeck; Maria Rita Jardim; Lívia Dely
    Nos últimos anos, as Universidades Federais têm buscado aprimorar suas práticas de governança e gestão a fim de tornarem-se mais eficientes e eficazes. Este artigo tem por objetivo apresentar o modelo para governança, gestão de riscos e gestão por processos em implantação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
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    Impactos da utilização do SEI na modelagem de processos: caso do processo de Redistribuição de Servidores na UFG
    (2018-04-25) Renata Moreira Limiro; Vínicius Sobreira Braga; Kátia Kelvis Cassiano; Douglas Farias Cordeiro
    A utilização de Gestão de Processos de Negócios como solução gerencial na Administração Pública é algo de grande interesse e que pode proporcionar uma série de vantagens, tais como maior controle, celeridade e compreensão dos processos. Entretanto, a utilização desta disciplina não deve se restringir apenas ao desenho de processos, devendo também ser usada como mecanismo para melhoria contínua nestas organizações. Neste sentido, este artigo apresenta um relato acerca das melhorias alcançadas em um processo especifico da Universidade Federal de Goiás, obtidas após a implantação e utilização da plataforma SEI.
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    Desenvolvimento do Módulo Meus Processos
    (2018-04-25) Amanda Schmidt de Lima; Bruno Guillen; Everson de Souza Silva; Giancarlo Mateus Arrais; João P. C. Miranda; Nelson Augusto Pires; Raquel K. Stasiu; Ricardo P. Seara; Thasiana M. K. da Luz
    Este artigo descreve o processo de desenvolvimento, motivação e funcionamento durante a implementação do módulo Meus Processos para o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), utilizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Meus Processos foi um módulo desenvolvido para suprir a necessidade de criação de processos de cunho pessoal dentro do SEI, permitindo que o processo seja visualizado pelo proponente em uma área separada da sua unidade de lotação.
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    Desafios da implantação de um Escritório de Projetos e Processos: Lições aprendidas
    (2018-04-25) Nilton Hideki Takagi; Anne Cristine Betonni; Greice de Souza Arruda; Thais Fernanda Bueno da Silva; Jamerson Robert Martins; Klaus Alfred Zimmermann
    Entender o processo de implantação de um Escritório de Projetos e Processos não é uma tarefa simples. Neste trabalho tem-se algumas lições aprendidas no processo de implantação em uma Universidade Federal com mais de 4 décadas de existência. Lições que demonstram desde a importância de um plano estratégico até os motivos de como a definição do time de formação podem impactar nas instituições que pretendem fomentar a evolução de sua gestão.