WTICIFES 2017
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/22
Local:
Hotel Golden Tulip Recife Boa Viagem
Av. Boa Viagem, 4070 - Boa Viagem, Recife - PE, 51021-100
Período:
29 de maio a 1º de junho de 2017
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Item A relação da Cultura Organizacional e a Gestão de Processos: Um estudo de caso na Universidade Federal de Mato Grosso(2017-04-25) Anne Cristine Betoni Cardoso; Nilton Hideki Takagi; Thais Fernanda Bueno da SilvaUm dos grande desafios de um escritório de projetos recém criado em uma Universidade Federal é mostrar resultados a curto prazo de forma sustentável. Este trabalho demonstra uma metodologia para produzir artefatos de mapeamento de processos como resultado inicial em conjunto com o empoderamento dos servidores sobre a cultura da gestão por processos.Item A Trajetória do Surgimento da Área de Processos: o estudo da implantação do Escritório de Processos em uma Instituição Federal de Ensino Superior(2017-04-25) Fábio Silva de Figueiredo; Alcimar Honório; Suellen da Silva Monteiro de Lima; Rafael Gurgel Valente PapaO objetivo do presente trabalho é descrever a metodologia de implantação do Escritório de Processos em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Trata-se de um estudo de caso único, qualitativo, descritivo e aplicado. Os resultados indicam alguns importantes benefícios auferidos por esta IFES com a consolidação da área de processos e sugere um modelo para a implementação da área de processos que pode ser aplicado em qualquer organização pública.Item A utilização de ferramentas computacionais para a identificação de problemas de acessibilidade em espaços públicos.(2017-04-25) Francisco da Silva Passos; José William Menezes; Marlon Amaro Coelho TeixeiraNos dias atuais cada vez mais esforços vêm sendo empregados na tentativa de dar acesso às oportunidades a todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas. Este é um processo longo e que pode ser auxiliado pelas novas tecnologias disponíveis no mercado. Neste cenário, um dos grandes desafios é a disponibilização de informação em um formato acessível para as pessoas que possuam as mais diversas necessidades especiais, possibilitando a sua inclusão na sociedade do conhecimento. Isto se torna mais crítico em um ambiente escolar, onde diversos alunos e funcionários possuem limitações e necessidades específicas, demandando um maior esforço e investimento para disponibilizar informações que sejam acessíveis a todos. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver ferramentas computacionais para facilitar a identificação de problemas que possam comprometer a locomoção de pessoas com algum tipo de necessidade especial, assim os gestores podem ter conhecimento dos problemas em tempo real, possibilitando o atendimento rápido e eficiente de uma parcela da população que necessita cada vez mais de iniciativas para sua inclusão na sociedade.Item Acompanhamento Visual de Processos no SEI(2017-04-25) Andrei R. S. Balbo; João P. C. Miranda; Raquel K. Stasiu; Ricardo P. Seara; Thasiana M. K. da LuzEste artigo descreve o módulo de acompanhamento visual de processos que está sendo desenvolvido para a implantação do sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informação) na UTFPR. O objetivo do módulo é fornecer informações visuais sobre o andamento dos processos, ou seja, mostrar quais são os caminhos que o processo deve seguir e em qual etapa ele se encontra. Além da visualização do andamento do processo, o módulo oferece opções para que o usuário possa criar e editar um fluxo de etapas descritas em BPMn (Business Process Modeling Notation) associadas ao processo, bem como, permite avançar e retornar etapas de acordo com o fluxo definido, até que o trâmite seja concluído.Item Armazém de dados para o Censo da Educação Superior: uma experiência no Centro de Computação da UFMG(2017-04-25) Patrícia Nascimento Silva; Josemar Pereira dos Santos; Vitor Fonseca de MeloEste artigo descreve o processo de planejamento e construção de um armazém para o Censo da Educação Superior a partir das bases de dados existentes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diante do volume e da complexidade das informações solicitadas pelo CENSO o Centro de Computação da UFMG implementou um armazém de dados para auxiliar na extração de informações e na conferência dos dados reportados anualmente. Ao utilizar a solução no CENSO 2016 percebe-se uma otimização nas tarefas a serem realizadas e maior possibilidade de validação dos dados a serem enviados, já que o armazém permite uma melhor visualização e cruzamento de informações.Item Carta ao Cidadão: um caminho a ser seguido para extraí-la dos modelos de processos(2017-04-25) RENATA MENDES; Denis Silva da SilveiraEste artigo apresenta um método para gerar um fragmento da carta ao cidadão a partir da leitura de um modelo de processo de negócio, tendo como técnica a utilização de um template. O template foi definido com regras de produção.Item Case de Gestão Administrativa e Modularizada com uso do GLPI(2017-04-25) Ricardo L. Rosa; Jorge A. M. M. Júnior; Luciano P. Vargas; Francis D. D. AlmeidaEste artigo descreve a implantação da ferramenta GLPI na UNIPAMPA através da modularização estruturada e organizada hierarquicamente para atender a gestão administrativa e institucional de chamados, sendo denominada de GAUCHA. A aplicação foi adequada de acordo com a demanda de serviços e recursos vinculados, e é decorrência de uma gestão focada em níveis de atendimento, automação de requisições, fluxo definido de aprovações, gestão de projetos e da possibilidade de integração com serviços externos (fornecedores). Os resultados são discriminados com o feedback dos usuários, considerando a pesquisa de satisfação e a gestão de relatórios com uso de dados gráficos, como no caso das métricas do sistema.Item Construindo Documentos Arquivísticos Nato Digitais(2017-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Z. Kantorski; Marcos V. B. Souza; Daiane R. S. Pradebon; Débora Flores; Neiva PaveziEste artigo mostra o andamento do projeto de gestão, preservação e acesso em longo prazo aos documentos arquivísticos digitais da Universidade Federal de Santa Maria. É apresentado um modelo conceitual que pode ser reproduzido (todo ou parte) por outras instituições. Os conceitos utilizados foram embasados em normas nacionais e internacionais de gestão arquivística e preservação digital. Desta forma, pretende-se consolidar um programa institucional de gestão de documentos arquivísticos de forma contínua e, que garanta a confiabilidade, integridade e autenticidade em longo prazo dos documentos arquivísticos digitais, contribuindo com a transparência e modernização dos atos administrativos com sustentabilidade e inovaçãoItem Descrição do processo de desenvolvimento de software com empresa contratada pela UFLA(2017-04-25) Bruno da Silva Gonçalves; Fernando Elias de Oliveira; Ramon AbílioNesse trabalho é descrito o processo utilizado pelos analistas de negócios da UFLA para a gestão das demandas de customizações que são executadas por fábrica de software. Esse processo foi definido ao longo de 4 anos de experiência na implantação dos Sistemas Institucionais Integrados de Gestão da UFRN na UFLA. Nesse processo são definidos os papeis da área requisitante da solução, do analista de negócios responsável e da empresa contratada. A utilização desse processo trouxe diversos benefícios financeiros e otimizou a especificação das demandas de customização na instituiçãoItem Desenvolvimento do Módulo de Variáveis Personalizadas para o SEI versão 3.0(2017-04-25) João Pedro Costa Miranda; Raquel Kolitski Stasiu; Ricardo Ponestke Seara; Andrei R. S. Balbo; Thasiana K. da LuzEste artigo descreve o processo de desenvolvimento e o funcionamento do Módulo de Variáveis Personalizadas, para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido com a finalidade de integrar dados provenientes dos sistemas corporativos desenvolvidos internamente na UTFPR na parametrização e implantanção do SEI na instituição. Neste artigo são descritas as etapas de desenvolvimento do módulo, a motivação para seu desenvolvimento e suas prossibilidades de uso em outras instituições. O Módulo tem como objetivo permitir a inclusão, parametrização e uso de variáveis personalizadas nos documentos e formulários gerados pelo SEI, buscando os valores para estas variáveis em bancos de dados próprios da instituição, automatizando, desta maneira, o preenchimento de dados. Ele é desenvolvido de maneira genérica, podendo ser aplicado em qualquer instituição.Item Disseminação do BPM na Cultura Organizacional de uma IFES através das Capacitações(2017-04-25) Isaac da Silva Torres; Gabriela Musse Branco; João F. da Fountoura VieiraO presente trabalho apresenta um modelo para difusão do BPM (Business Process Management) em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A partir do crescimento da prática da filosofia BPM e da crescente demanda por projetos de processos dentro da UFRGS fez-se necessário a adoção de estratégias para permear a mesma igualmente por toda a instituição. Neste âmbito o Escritório de Processos estudou e institucionalizou um método que alia a capacitação dos servidores e modelo de atuação para sanar a problemática. O trabalho foi realizado pelos analistas de processos do EP e dividido nas etapas de: (i) entendimento do contexto; (ii) definição da estratégia; (iii) implantação. Como resultado, são apresentados os percalços e estratégia adotada na criação do modelo de trabalho, que poderá vir a ser adotado para as demais IFESItem Elaboração do material didático para a utilização do SIPAC baseado em processo(2017-04-25) Bruno da Silva Gonçalves; Ramon AbílioPara que as Universidades Federais logrem êxito no uso dos sistemas de informação é importante que os usuários conheçam os fluxos de operação do software. Notou-se que o SIPAC, desenvolvido na UFRN e implantado na UFLA, não disponibiliza o processo de operação detalhado do sistema. Além disso, ainda que a UFRN disponibilizasse os mapas de processo em local público, devido às customizações e parametrizações da versão do SIPAC em produção na UFLA, alguns deles não refletiriam o funcionamento da versão da instituição. Por esse motivo, a equipe da Coordenadoria de Sistemas de Informação da UFLA resolveu criar um repositório com os detalhes da operação da versão em uso na UFLA do SIPAC.Item Escolha da Ferramenta para Implantação do Processo Eletrônico Nacional na Universidade Federal da Bahia(2017-04-25) Maria Luiza de C. Braga; Uoston S. Souza; Adriano de Lemos Alves PeixotoEste artigo descreve como se deu o processo de escolha da ferramenta que será utilizada pela UFBA para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) de acordo com Decreto Presidencial 8.539/2015. Um grupo de trabalho, formado por especialistas nas áreas de arquivologia, TI e desenvolvimento institucional, avaliou a conformidade do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do Sistema de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), com a legislação em vigor e, o resultado desse trabalho serviu de base para tomada de decisão da administração central.Item Estratégias para Abertura de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2017-04-25) Andressa Kroeff Pires; Gibeon Soares de Aquino Júnior; Gusttavo Henrique N. Sousa Silva; Jean Guerethes F. Guedes; Vicente Fidelis Ferreira Gomes NetoAo catalogar os dados abertos, é necessário garantir que os dados publicados estejam sempre atualizados, sejam disponibilizados em diversos formatos de arquivos que possam ser interpretados por pessoas ou máquinas, estejam organizados e classificados para que, assim, sejam facilmente encontrados. Para tanto, é necessário uma plataforma que garanta o cumprimento dessas e outras exigências. Neste artigo, será discutido sobre a plataforma CKAN como uma solução para a publicação, gerenciamento e consumo de dados em instituições de caráter governamentalItem Experiência com Openfire e Spark no Suporte de TI da Universidade Federal do Oeste do Pará(2017-04-25) Kleison Silveira Paiva; Angel Pena GalvãoEste artigo trata da experiência dos usuários na Universidade Federal do Oeste do Pará, com a utilização do ambiente de comunicação Openfire e Spark no atendimento de suporte de TI1. Relata também a aproximação dos usuários uns com outros em casos de setores afastados e sem outro meio de contato, principalmente pela fragmentação da universidade em prédios alugados tanto na sede (Santarém) quanto nos campis de outras cidades da região oeste do Pará. E ainda mostra a questão da segurança no ambiente corporativo, pois evita que usuários utilizem aplicativos de terceiros para se comunicarem acerca de assuntos administrativos onde a autenticação pode ser realizada com as mesmas credenciais dos sistemas institucionais.Item Experiência de uso de Mapeamento de Processos de Negócio como ferramente de apoio ao Levantamento e Elicitação de Requisitos de Software(2017-04-25) Fernanda Vieira Figueira; Levi Cacau; Alex Alves; Kemis A. V. da SilvaAtualmente a crescente demanda por sistemas de informação que atendam às organizações tem impulsionado a busca por soluções eficientes e, principalmente, que sejam aderentes aos requisitos de qualidade e especificidades das áreas de negócios. Com esse intuito, equipes de desenvolvimento de software têm buscado alternativas para interagir da melhor forma com os clientes para identificar as suas reais necessidades e elicitar os requisitos dos softwares desenvolvidos. Este trabalho apresenta a experiência vivenciada na Universidade Federal do Acre (UFAC), onde o mapeamento de processo de negócio, usando a notação BPMN (Business Process Model and Notation), vem sendo utilizado como uma ferramenta de apoio à elicitação e levantamento de requisitosItem Gestão de uma equipe de administração de datacenter: um relato de experiência(2017-04-25) Carlos Frederico Medeiros de Souza; Gonçalo Manoel da Silva Neto; Marcelo José Santos da Silva; Vamberto de Freitas Rocha JúniorEste trabalho relata a experiência, destaca algumas estratégias adotadas e os resultados obtidos na coordenação da equipe de suporte e administração do datacenter do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco a partir de janeiro de 2012, com a adoção e adaptação de boas práticas de gestão de equipes, de gerenciamento de projetos e de serviços de TI.Item Gestão por Objetivos e Resultados com OKR(2017-04-25) Teresa M M Maciel[UFRPE]; Daniel Arcoverde[UFPE]Este artigo relata a experiência vivenciada em uma iniciativa em andamento no Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE: a implantação de uma metodologia de gestão organizacional orientada a objetivos, iniciada em abril de 2016. Como base referencial da metodologia foi adotada a OKR (do inglês, objectives and key results), criada pela Intel e fortemente utilizado no Silicon Valley, sendo mais difundido pela Google, que o adota desde seu primeiro ano de existência. O artigo apresenta uma visão geral do OKR e relata como foi estruturada a sua implantação no NTI-UFPE, incluindo estratégia de implantação, desafios enfrentados e benefícios, assim como apresentando os resultados alcançados até o momento.Item Gradle para Geração de Multi-Aplicativos Móveis: Um Estudo de Caso em uma Universidade(2017-04-25) Ramon Abilio; Cristiano M. Garcia; João A. SilvaCom o crescimento no uso de Smartphones , diversos aplicativos tem sido desenvolvidos. Em 2015, a Universidade Federal de Lavras iniciou o desenvolvimento de aplicativos móveis institucionais e percebeu retrabalho da equipe no desenvolvimento e manutenção de aplicativos com características semelhantes. Então, conceitos de Linha de Produtos de Software foram estudados e foi encontrado um meio de aplicar tais conceitos no âmbito de aplicativos utilizando o Gradle. O objetivo deste trabalho é mostrar a utilização do Gradle para geração de multi-aplicativos, de forma a evitar retrabalho, viabilizando o desenvolvimento de uma familia de produtosItem Implantação do Núcleo de Operação e Controle - NOC na UFSM(2017-04-25) Luciano A. Cassol; Eduardo Speroni; Lucimara DallaportaCom a crescente dependência das pessoas e organizações em relação ao uso de recursos de Tecnologia da Informação (TI), a importância do monitoramento e o gerenciamento de incidentes nos serviços e na infraestrutura de TI torna-se cada vez mais indispensável. Esse trabalho apresenta o processo de implantação e operação do Núcleo de Operação e Controle - NOC no Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Maria e os resultados obtidos em um ano de operação.
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