WTICIFES 2017
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/22
Local:
Hotel Golden Tulip Recife Boa Viagem
Av. Boa Viagem, 4070 - Boa Viagem, Recife - PE, 51021-100
Período:
29 de maio a 1º de junho de 2017
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55 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Nível de maturidade em Segurança da Informação: Uma pesquisa voltada a mitigação de riscos em razão do desconhecimento dos usuários de TI.(2017-04-25) Amarildo Maia RolimO que se percebe hoje é que apesar da sistematização na criação de procedimentos de segurança da informação, o comportamento inseguro dos servidores encontra-se relacionado como um risco em potencial para quebra desses procedimentos, ao passo que responsabiliza o próprio servidor por essa falha. Por sua vez, esse comportamento inseguro pode ser causado pela falta de conhecimento e não por uma ação mal intencionada. Portanto, o que se buscou com esse trabalho foi através de uma pesquisa, identificar os fatores de risco da segurança da informação voltados para a compreensão da situação de trabalho, recomendando ao final que os resultados subsidiassem um Programa de Conscientização e Capacitação em Segurança da Informação ofertado aos servidores da instituiçãoItem Implantação do ponto eletrônico com REP na UFLA(2017-04-25) Fernando E. Oliveira; Ramon S. Abílio; Erasmo OliveiraO Ministério Público Federal, amparado por dispostos legais, recomendou, em 2013, que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) implantasse um sistema de controle eletrônico de ponto. Após um estudo sobre a melhor arquitetura para o referido sistema, conclui-se que seriam utilizados Relógios Eletrônicos de Ponto (REP) homologados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e que esses seriam integrados a um sistema web de gestão de frequência. Diante disso, foi implantado um sistema seguro, de fácil utilização, multiplataforma e que minimizasse o risco de falhas. O objetivo desse trabalho é apresentar um relato prático das fases de implantação da arquitetura do sistema de gestão eletrônica de ponto na UFLA. A arquitetura implementa pela UFLA tornou-se referência para várias instituições federais.Item Infraestrutura de Sítios Institucionais Utilizando Contêineres Docker(2017-04-25) Carlos V. B. Santos; Felipe E. dos Santos; Luiz C. B. MartinsEste artigo descreve a migração da infraestrutura de sítios institucionais no qual utilizava-se jaulas (jails/chroot) para o uso dos contêineres através do Docker, criando uma nova infraestrutura com um nó central de requisições (proxy) junto com a implementação de vários mecanismos de segurança que não estavam habilitados. O nosso objetivo é ter uma infraestrutura simples de gerenciar e manter, possibilitando a expansão e a atualização, conforme a necessidade, sem interferir no eco-sistema e nos outros sítios.Item Nuvem de Dados Corporativa - Um Caso de Sucesso(2017-04-25) Luciano Gonda; Brivaldo A. S. JuniorO armazenamento em nuvem é uma realidade e cada vez mais os usuários desejam a tranquilidade de ter seus dados mais importantes disponíveis a qualquer momento ou dispositivo. Essa realidade traz desafios para a TI e deve ser avaliada cuidadosamente.Item Uma avaliação de infraestruturas de sistemas de informações corporativos de alta disponibilidade e redundância(2017-04-25) David Coelho dos Santos; Jacyana Suassuna Nunes; Brunno Santiago; André Campos Bezerra; Itamir de Morais Barroca FilhoOs sistemas de informações corporativos estão cada vez mais presentes nas instituições públicas e privadas em todo o mundo. Assim, com o aumento, importância e uso frequente desses sistemas nesses ambientes, cresce a preocupação com a infraestrutura de servidores, já que ela é uma das principais responsáveis pela disponibilidade deles para seus usuários. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de descrever uma avaliação baseada na execução de testes de estresse em dois cenários de infraestruturas de sistemas de informação de alta disponibilidade e redundânciaItem Experiência com Openfire e Spark no Suporte de TI da Universidade Federal do Oeste do Pará(2017-04-25) Kleison Silveira Paiva; Angel Pena GalvãoEste artigo trata da experiência dos usuários na Universidade Federal do Oeste do Pará, com a utilização do ambiente de comunicação Openfire e Spark no atendimento de suporte de TI1. Relata também a aproximação dos usuários uns com outros em casos de setores afastados e sem outro meio de contato, principalmente pela fragmentação da universidade em prédios alugados tanto na sede (Santarém) quanto nos campis de outras cidades da região oeste do Pará. E ainda mostra a questão da segurança no ambiente corporativo, pois evita que usuários utilizem aplicativos de terceiros para se comunicarem acerca de assuntos administrativos onde a autenticação pode ser realizada com as mesmas credenciais dos sistemas institucionais.Item Processo de Atendimento ao Usuário do sistema SIPAC na UFBA(2017-04-25) José Carlos N. Queiroz; Tassia Silva de Jesus; Ana Carina M. Almeida de Melo; Patrícia Santiago da SilvaA UFBA motivada pelo o aumento da demanda de trabalho da área administrativa, pela carência de sistemas informatizados, e pela dificuldade da STI em desenvolver novas soluções tecnológicas em curto espaço de tempo, decidiu adquirir um sistema que atendesse toda a área administrativa. A implantação deste gerou um crescimento exponencial da quantidade de usuários e a necessidade de suporte aos mesmos. Neste novo cenário, ficou evidenciada a importância de estruturar uma área de atendimento ao usuário especializada em sistemas e de implantar um processo de atendimento para apoiar a gestão das solicitações de forma mais eficiente. Assim, este artigo relata as etapas da metodologia utilizada, o processo de atendimento ao usuário, e os resultados obtidos com a normatização do fluxo de atendimento, entre eles, a contribuição para maior adequação da estratégia de serviço de TI com a estratégia de negócio institucional.Item Gestão por Objetivos e Resultados com OKR(2017-04-25) Teresa M M Maciel[UFRPE]; Daniel Arcoverde[UFPE]Este artigo relata a experiência vivenciada em uma iniciativa em andamento no Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE: a implantação de uma metodologia de gestão organizacional orientada a objetivos, iniciada em abril de 2016. Como base referencial da metodologia foi adotada a OKR (do inglês, objectives and key results), criada pela Intel e fortemente utilizado no Silicon Valley, sendo mais difundido pela Google, que o adota desde seu primeiro ano de existência. O artigo apresenta uma visão geral do OKR e relata como foi estruturada a sua implantação no NTI-UFPE, incluindo estratégia de implantação, desafios enfrentados e benefícios, assim como apresentando os resultados alcançados até o momento.Item Tecnologia da Informação e Comunicação – uma análise dos trabalhos apresentados nos dez anos do WTICIFES(2017-04-25) Jussara Issa Musse; Caterina Groposo Pavão; Edna Valessa Moretto Dias; Janise Silva Borges da CostaEste estudo aborda a participação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a temporalidade desta participação e as áreas do conhecimento contempladas, a partir da análise dos trabalhos apresentados no Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (WTICIFES). Levanta algumas hipóteses na análise dos resultados, que são insumos para um debate sobre a importância da realização e a contribuição deste Evento para as Instituições.Item Implantação do SEI na UFPR(2017-04-25) Aldemir Junglos; Alexandra Dantas Roeder Wisniewski; Cesar Borroch; Nelson Melo Sicuro; Valmir Antunes Pereira; Vivian Castro OcknerO presente trabalho tem por objetivo apresentar a implantação do sistema SEI na UFPR, iniciado em abril de 2016, após aprovação do cronograma e instituição da equipe de implantação.