WTICIFES 2017
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/22
Local:
Hotel Golden Tulip Recife Boa Viagem
Av. Boa Viagem, 4070 - Boa Viagem, Recife - PE, 51021-100
Período:
29 de maio a 1º de junho de 2017
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Item Processo de Atendimento ao Usuário do sistema SIPAC na UFBA(2017-04-25) José Carlos N. Queiroz; Tassia Silva de Jesus; Ana Carina M. Almeida de Melo; Patrícia Santiago da SilvaA UFBA motivada pelo o aumento da demanda de trabalho da área administrativa, pela carência de sistemas informatizados, e pela dificuldade da STI em desenvolver novas soluções tecnológicas em curto espaço de tempo, decidiu adquirir um sistema que atendesse toda a área administrativa. A implantação deste gerou um crescimento exponencial da quantidade de usuários e a necessidade de suporte aos mesmos. Neste novo cenário, ficou evidenciada a importância de estruturar uma área de atendimento ao usuário especializada em sistemas e de implantar um processo de atendimento para apoiar a gestão das solicitações de forma mais eficiente. Assim, este artigo relata as etapas da metodologia utilizada, o processo de atendimento ao usuário, e os resultados obtidos com a normatização do fluxo de atendimento, entre eles, a contribuição para maior adequação da estratégia de serviço de TI com a estratégia de negócio institucional.Item Escolha da Ferramenta para Implantação do Processo Eletrônico Nacional na Universidade Federal da Bahia(2017-04-25) Maria Luiza de C. Braga; Uoston S. Souza; Adriano de Lemos Alves PeixotoEste artigo descreve como se deu o processo de escolha da ferramenta que será utilizada pela UFBA para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) de acordo com Decreto Presidencial 8.539/2015. Um grupo de trabalho, formado por especialistas nas áreas de arquivologia, TI e desenvolvimento institucional, avaliou a conformidade do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do Sistema de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), com a legislação em vigor e, o resultado desse trabalho serviu de base para tomada de decisão da administração central.Item Gestão por Objetivos e Resultados com OKR(2017-04-25) Teresa M M Maciel[UFRPE]; Daniel Arcoverde[UFPE]Este artigo relata a experiência vivenciada em uma iniciativa em andamento no Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE: a implantação de uma metodologia de gestão organizacional orientada a objetivos, iniciada em abril de 2016. Como base referencial da metodologia foi adotada a OKR (do inglês, objectives and key results), criada pela Intel e fortemente utilizado no Silicon Valley, sendo mais difundido pela Google, que o adota desde seu primeiro ano de existência. O artigo apresenta uma visão geral do OKR e relata como foi estruturada a sua implantação no NTI-UFPE, incluindo estratégia de implantação, desafios enfrentados e benefícios, assim como apresentando os resultados alcançados até o momento.Item A utilização de ferramentas computacionais para a identificação de problemas de acessibilidade em espaços públicos.(2017-04-25) Francisco da Silva Passos; José William Menezes; Marlon Amaro Coelho TeixeiraNos dias atuais cada vez mais esforços vêm sendo empregados na tentativa de dar acesso às oportunidades a todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas. Este é um processo longo e que pode ser auxiliado pelas novas tecnologias disponíveis no mercado. Neste cenário, um dos grandes desafios é a disponibilização de informação em um formato acessível para as pessoas que possuam as mais diversas necessidades especiais, possibilitando a sua inclusão na sociedade do conhecimento. Isto se torna mais crítico em um ambiente escolar, onde diversos alunos e funcionários possuem limitações e necessidades específicas, demandando um maior esforço e investimento para disponibilizar informações que sejam acessíveis a todos. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver ferramentas computacionais para facilitar a identificação de problemas que possam comprometer a locomoção de pessoas com algum tipo de necessidade especial, assim os gestores podem ter conhecimento dos problemas em tempo real, possibilitando o atendimento rápido e eficiente de uma parcela da população que necessita cada vez mais de iniciativas para sua inclusão na sociedade.Item Melhoria de Desempenho de Sistemas Legados Críticos(2017-04-25) Eduardo Teixeira; Mateus Manuel; Felipe Evangelista; Renan Costa; Tiago Medina; Everton Agilar; Jacir BordimNesse trabalho é apresentada uma mudança arquitetural realizada no sistema legado de matrículas da Universidade de Brasília visando a melhoria de desempenho. Também é apresentado um gerador de tráfego (TRAFICGEN) construído para que fosse possível submeter o sistema a uma carga semelhante à que ocorre durante os períodos de matrícula e dessa forma fossem realizadas diversas melhorias. Foi verificado que o sistema modificado alcançou uma melhoria de desempenho de mais de 5× com relação à versão de produção com a metade dos servidores utilizados e que ainda suporta um aumento de carga de pelo menos 215% sem degradação do desempenho.Item Interligação de pessoas, habilidades técnicas e fazeres e preservação da memória institucional(2017-04-25) Nilson Theobald Barbosa; Fabricia Carla Ferreira Sobral; Linair Maria Campos; Roberto José RodriguesO presente artigo apresenta a proposta de um trabalho de mapeamento das pessoas, habilidades e fazeres disponíveis no quadro de servidores técnico-administrativos da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da UFRJ. A proposta é validar e testar a aplicabilidade do ambiente de software instalado para suportar as tarefas de fundo da Curadoria Digital, utilizando novos produtos e tecnologias que representem recentes pesquisas na área, e adotando uma participação multidisciplinar entre a ciência da informação, com o estudo de ontologias, e a ciência da computação. O repositório gerado será capaz de auxiliar na gestão e facilitar o oferecimento de serviços na área de TI da universidade.Item Construindo Documentos Arquivísticos Nato Digitais(2017-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Z. Kantorski; Marcos V. B. Souza; Daiane R. S. Pradebon; Débora Flores; Neiva PaveziEste artigo mostra o andamento do projeto de gestão, preservação e acesso em longo prazo aos documentos arquivísticos digitais da Universidade Federal de Santa Maria. É apresentado um modelo conceitual que pode ser reproduzido (todo ou parte) por outras instituições. Os conceitos utilizados foram embasados em normas nacionais e internacionais de gestão arquivística e preservação digital. Desta forma, pretende-se consolidar um programa institucional de gestão de documentos arquivísticos de forma contínua e, que garanta a confiabilidade, integridade e autenticidade em longo prazo dos documentos arquivísticos digitais, contribuindo com a transparência e modernização dos atos administrativos com sustentabilidade e inovaçãoItem Proxy customizado para acesso ao web service da Plataforma Lattes(2017-04-25) Mesailde Souza de Oliveira Matias; Roniberto Morato do Amaral; Paulo MatiasAs Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) tem o grande desafio de gerenciar seus dados de Ensino, Pesquisa e Extensão e transformá-los em dados abertos, de acordo com os atuais preceitos governamentais voltados para a promoção da transparência, e ao incentivo à participação cidadã na melhoria dos serviços públicos. Para além da transparência, as IFES também necessitam de dados estruturados para gerar indicadores que balizem suas ações futuras e possam contribuir nas tomadas de decisões de seus gestores. A Plataforma Lattes agrega hoje informações de pesquisadores do Brasil e de seus parceiros no exterior e possui grande potencial como base da dados para as IFES utilizarem no povoamento de seus sistemas e também para a utilização em estudos de seus grupos de pesquisa. Neste contexto, este trabalho descreve o desenvolvimento de um proxy inteligente de acesso `a Plataforma Lattes, de modo a garantir, ao mesmo tempo, a integridade dos servidores da Plataforma, e a autonomia das IFES sobre os dados de seus pesquisadores.Item Projeto de análise e melhoria de processos de um setor de TI dentro de uma universidade pública(2017-04-25) Esrom Gustavo de M. Bomfim; Márcio André S. Correia; Joaquim Bento C. NetoMuitas organizações vêm buscando a melhoria nos seus processos de trabalho para que os seus objetivos de negócio possam ser alcançados. Dentro desse contexto, esse artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a oportunidade que foi encontrada dentro do setor de TI na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará (UFC), de aprimoramento nos seus processos de trabalho. Destarte, nesta pesquisa foi possível concluir que através da definição de uma metodologia própria de trabalho, que associou a gestão de projetos e ferramentas de qualidade, pode-se atingir a evolução dos processos de trabalho. Palavras-chave: Projetos, Processos, QualidadeItem Tragetória dos serviços de TI no CPD da UFRGS(2017-04-25) Márcia CarlottoCom a crescente demanda de serviços de Tecnologia da Informação (TI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), grande rotatividade de recursos humanos e organização dos processos do Centro de Processamento de Dados (CPD), foi detectada a necessidade de padronizar os procedimentos para inclusão ou alteração de serviços que atendam às demandas da Universidade. Este trabalho mostra a trajetória do serviço de TI no CPD, desde seu surgimento até sua disponibilização aos usuários, enfatizando o processo de suporte e divulgação do serviço para a Central de Serviços de Tecnologia da Informação (CSTI) e os recursos utilizados para sua execução.Item Inventário UFSM - Aplicativo Android para Conferência Patrimonial da UFSM(2017-04-25) Emilio Hoffmann de Oliveira; Rafael Raffaelli; Marcius da Silva da Fonseca; Giuliano Geraldo Lopes FerreiraCom a necessidade de informatizar a conferência patrimonial institucional foi criado o Portal de Patrimônio UFSM, para auxiliar ainda mais esta conferência foi criado o Inventário UFSM, aplicativo móvel para o sistema android. O presente artigo apresenta um breve relato referente ao desenvolvimento do aplicativo móvel que vem sendo utilizado e bem aceitoItem Implantação do Núcleo de Operação e Controle - NOC na UFSM(2017-04-25) Luciano A. Cassol; Eduardo Speroni; Lucimara DallaportaCom a crescente dependência das pessoas e organizações em relação ao uso de recursos de Tecnologia da Informação (TI), a importância do monitoramento e o gerenciamento de incidentes nos serviços e na infraestrutura de TI torna-se cada vez mais indispensável. Esse trabalho apresenta o processo de implantação e operação do Núcleo de Operação e Controle - NOC no Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Maria e os resultados obtidos em um ano de operação.Item Descrição do processo de desenvolvimento de software com empresa contratada pela UFLA(2017-04-25) Bruno da Silva Gonçalves; Fernando Elias de Oliveira; Ramon AbílioNesse trabalho é descrito o processo utilizado pelos analistas de negócios da UFLA para a gestão das demandas de customizações que são executadas por fábrica de software. Esse processo foi definido ao longo de 4 anos de experiência na implantação dos Sistemas Institucionais Integrados de Gestão da UFRN na UFLA. Nesse processo são definidos os papeis da área requisitante da solução, do analista de negócios responsável e da empresa contratada. A utilização desse processo trouxe diversos benefícios financeiros e otimizou a especificação das demandas de customização na instituiçãoItem Gestão de uma equipe de administração de datacenter: um relato de experiência(2017-04-25) Carlos Frederico Medeiros de Souza; Gonçalo Manoel da Silva Neto; Marcelo José Santos da Silva; Vamberto de Freitas Rocha JúniorEste trabalho relata a experiência, destaca algumas estratégias adotadas e os resultados obtidos na coordenação da equipe de suporte e administração do datacenter do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco a partir de janeiro de 2012, com a adoção e adaptação de boas práticas de gestão de equipes, de gerenciamento de projetos e de serviços de TI.Item Kanban aplicado a comunicação de informações na Central de Serviços de TI do CPD da UFRGS(2017-04-25) Caio Bruno Campos e SouzaCom centrais de atendimento aos usuários nos diferentes campi da Universidade, a Central de Serviços de Tecnologia da Informação (CSTI) do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) enfrenta o desafio de manter todos os atendentes informados a respeito de problemas, incidentes transitórios, falhas e interrupções nos serviços prestados à comunidade universitária. Este artigo apresenta como foi desenvolvida uma solução para facilitar a comunicação e acompanhamento dos status e avisos concernentes aos serviços do CPD utilizando uma ferramenta Kanban de forma simples e ágil, bem como as dificuldades encontradas na implantação deste recurso e os resultados que tal solução vem trazendo à qualidade da prestação de serviços da CSTI-CPDItem Experiência com Openfire e Spark no Suporte de TI da Universidade Federal do Oeste do Pará(2017-04-25) Kleison Silveira Paiva; Angel Pena GalvãoEste artigo trata da experiência dos usuários na Universidade Federal do Oeste do Pará, com a utilização do ambiente de comunicação Openfire e Spark no atendimento de suporte de TI1. Relata também a aproximação dos usuários uns com outros em casos de setores afastados e sem outro meio de contato, principalmente pela fragmentação da universidade em prédios alugados tanto na sede (Santarém) quanto nos campis de outras cidades da região oeste do Pará. E ainda mostra a questão da segurança no ambiente corporativo, pois evita que usuários utilizem aplicativos de terceiros para se comunicarem acerca de assuntos administrativos onde a autenticação pode ser realizada com as mesmas credenciais dos sistemas institucionais.Item SIGEleição – Um Novo Jeito Seguro de Votar(2017-04-25) Jadson Santos; Clarissa Lins; Marcos MadrugaO esforço e custo de se configurar diversas urnas eletrônicas ou o trabalho para contagem manual de centenas ou milhares de votos em papel fez com que surgisse uma demanda para implementação de um sistema web para realizar votações. Nesse sentido, a UFRN desenvolveu o sistema de votação SIGEleição para que se pudesse realizar pleitos para os diversos órgãos que compõem a instituição. Este artigo descreve o sistema SIGEleição, destacando os mecanismos de segurança que foram implementados.Item Uma avaliação de infraestruturas de sistemas de informações corporativos de alta disponibilidade e redundância(2017-04-25) David Coelho dos Santos; Jacyana Suassuna Nunes; Brunno Santiago; André Campos Bezerra; Itamir de Morais Barroca FilhoOs sistemas de informações corporativos estão cada vez mais presentes nas instituições públicas e privadas em todo o mundo. Assim, com o aumento, importância e uso frequente desses sistemas nesses ambientes, cresce a preocupação com a infraestrutura de servidores, já que ela é uma das principais responsáveis pela disponibilidade deles para seus usuários. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de descrever uma avaliação baseada na execução de testes de estresse em dois cenários de infraestruturas de sistemas de informação de alta disponibilidade e redundânciaItem Elaboração do material didático para a utilização do SIPAC baseado em processo(2017-04-25) Bruno da Silva Gonçalves; Ramon AbílioPara que as Universidades Federais logrem êxito no uso dos sistemas de informação é importante que os usuários conheçam os fluxos de operação do software. Notou-se que o SIPAC, desenvolvido na UFRN e implantado na UFLA, não disponibiliza o processo de operação detalhado do sistema. Além disso, ainda que a UFRN disponibilizasse os mapas de processo em local público, devido às customizações e parametrizações da versão do SIPAC em produção na UFLA, alguns deles não refletiriam o funcionamento da versão da instituição. Por esse motivo, a equipe da Coordenadoria de Sistemas de Informação da UFLA resolveu criar um repositório com os detalhes da operação da versão em uso na UFLA do SIPAC.Item Roteiro para Implantação do BPM em uma IFES: lições aprendidas em cinco anos de Escritório de Processos(2017-04-25) Gabriela Musse Branco; Isaac da Silva Torres; João Francisco da Fontoura VieiraA implantação do BPM ocorre de forma gradual, pois exige uma mudança no modelo de gestão e na cultura da organização. Este artigo tem por objetivo apresentar um possível roteiro para implantação do BPM em uma IFES. A construção do roteiro é baseada na experiência e lições aprendidas pelo Escritório de Processos da UFRGS.
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