WTICIFES 2013
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/18
Local:
Best Western Hotel Caiçara
Período:
27 a 29 de Maio de 2013
Navegar
Item A coordenação de portais da STIC/UFRJ(2013-04-25) DENNIS OLIVEIRA DE FREITASA Coordenação de Portais Institucionais da TIC/UFRJ surgiu devido à necessidade de produzir um padrão institucional para os diversos portais no campus da UFRJ, como suas pró-reitorias, divisões, superintendências, etc., através da utilização de uma ferramenta capaz de criar e atualizar notícias, dar acesso a sistemas de gerenciamento, fornecer serviços, dar suporte e fazer conhecer a estrutura organizacional desta que é uma das maiores universidades da América Latina. A ideia era utilizar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC ou CMS em inglês) que fosse, ao mesmo tempo, de fácil manuseio e seguro, para que pudéssemos atender satisfatoriamente um grande número de usuários de forma descentralizada e com independência administrativa dos portais dos diversos setores da universidade, garantindo a privacidade, a confiabilidade e mantendo os dados seguros.Item A POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ(2013-04-25) Márcio André Souto Correia; Amarildo Maia RolimEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o projeto de elaboração, aprovação e divulgação da Política de Segurança da Informação e Comunicação (POSIC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo é registrar os desafios e experiências vivenciados pelo autor durante a condução desse projeto, que visou atender às exigências da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), ao mesmo tempo que apoiar a criação da cultura organizacional ligada a Segurança da Informação nos membros da instituição.Item Aprimoramento de Processos e Maturidade no Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas no NUDMS/COTEC(2013-04-25) Eduardo Serafim; Richardson Almeida; José Tavares; Tiago Athayde; Edson Paulino; Kilson Oliveira; Luiz Paulo Santos; Anderson Gomes; Lorena SantanaO Núcleo de Manutenção e Desenvolvimento de Sistemas (NUDMS) da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) tinha sua equipe envolvida com as mais diversas atividades de especificação, codificação, manutenção e testes relacionados aos sistemas controlados e/ou desenvolvidos por essa unidade. Em meio ao grande volume de atribuições gerais, algumas atividades específicas e importantes acabavam sendo não priorizadas, a exemplo da análise de viabilidade/impacto, medição de casos de uso, criação e execução de casos de teste, entre outras, sem processos especificados. Este trabalho apresenta como o NUDMS busca o mapeamento de seus processos de desenvolvimento e manutenção de sistemas baseado nos frameworks que promovam melhorias nos níveis de maturidade e qualidade.Item Aspectos técnicos e comportamentais na expansão da rede sem fio da UFF(2013-04-25) Cosme Faria Corrêa; Helga Dolorico Balbi; Luiz Claudio Schara MagalhãesApós a implantação de um conjunto de sistemas buscando ampliar a capacidade de a UFF fornecer serviços, como o EDUROAM, o SCIFI e o CAFe, a próxima etapa é a universalização da cobertura da rede sem fio na UFF. Este projeto recebeu o nome de WIFI-UFF. O objetivo do WIFI-UFF é prover acesso sem fio de forma segura (isto é, com autenticação usando EDUROAM), otimizada e gerenciável (através do SCIFI) a todos os campi da UFF. Este artigo cobre o planejamento da rede do Instituto de Matemática, a primeira fase da expansão do WIFI-UFF.Item AUTOARQUIVAMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO LUME(2013-04-25) Manuela Klanovicz Ferreira; Zaida Horowitz; Adriana Jouris; Caterina Groposo Pavão; Janise Silva Borges da CostaEste trabalho relata os estudos e atividades preliminares realizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para inclusão dos Recursos Educacionais Abertos (REA) produzidos na Universidade no Lume, repositório digital da UFRGS, por meio do autoarquivamento, opção disponível na ferramenta DSpace. São apresentadas as definições iniciais que orientaram a construção da Comunidade, os tipos de documentos REA a serem incluídos, a implementação do formulário de entrada de dados, as etapas de submissão e os recursos e filtros de busca e recuperação da informação.Item Construção de uma Rede em Malha Sem fio com suporte a Openflow(2013-04-25) Italo Valcy; Ibirisol Fontes; Gustavo BittencourtAs redes em malha sem fio possuem uma série de propriedades particulares, as quais, quando combinadas com o novo paradigma de redes definidas por software, através do protocolo OpenFlow, requerem ainda mais atenção. Diversos desafios tecnológicos inerentes ao próprio tipo da rede, além dos requisitos das aplicações que a utilizarão, devem ser tratados, muitas vezes de forma empírica, para que a rede possa ser eficiente, robusta e, na prática, de implementação viável. Este trabalho apresenta um relato de experiência na montagem de uma rede em malha sem fio com suporte a OpenFlow, apresentado os principais desafios que devem ser levados em conta na construção de redes desse tipo.Item Desenvolvendo seu próprio framework Maestro - a experiência da UFJF(2013-04-25) Antônio Carlos da Motta Mura Junior; Carlos Alberto Ribeiro; Ely Edison da Silva Matos; Sérgio Luís Lima CorrêaAtualmente, frameworks são base de sustentação para o desenvolvimento de aplicações web seguindo o paradigma da orientação a objetos. A implementação de design patterns e arquitetura MVC fornecem ao framework a garantia da solução mais adequada ao desenvolvimento de aplicações. Além disso, conexão a base de dados, controle de sessões, uso de bibliotecas JavaScript, mapeamento objeto-relacional são algumas das funcionalidades básicas de um framework. Desta forma, os objetivos principais de se adotar um framework seriam o aumento da produtividade e a reutilização de código. Neste artigo, pretendemos demonstrar a experiência da UFJF no desenvolvimento de seu framework Maestro que será base de sustentação para o desenvolvimento de várias aplicações web tão necessárias para a instituição. Acreditamos, portanto, que a experiência vivenciada na UFJF poderá ser útil para outras instituições que enfrentam os mesmos desafios.Item Desenvolvimento de um sistema integrado de gestão universitária(2013-04-25) Beatriz Araújo; Cléber Moterani; Eliara Maria Tavares; Gustavo Afonso; José Roberto Ribeiro; Marcelo PenhaA busca por um sistema de gestão universitária integrado torna-se cada vez mais intensa à medida que os números a serem geridos crescem, a tecnologia avança e o uso da tecnologia da informação torna-se notório e parte necessária em muitos dos processos. A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que vem vivenciando em um período recente da sua história um momento de expansão, está desenvolvendo e implantando, através do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), um sistema integrado de gestão universitária. Esse sistema é composto por módulos destinados a domínios específicos, integrados através de uma base de dados institucional centralizada, sem redundância e compartilhada entre os setores pertinentes.Item Desenvolvimento e implantação de um sistema de chamadas com foco no ITIL, utilizando-se Python, Django, Highcharts e Twitter Bootstrap(2013-04-25) Daniel Michelon De Carli; Fernando Pires Barbosa; Carlos Carlos Roberto GresslerEste artigo apresenta a experiência de desenvolvimento e utilização de um sistema de chamadas, com objetivo de atender aspectos do ITIL, definidos como meta no PDTI institucional. Além disso, será apresentada a ferramenta, bem como, serão apresentados os requisitos desejados ao nível do ITIL, em relação ao PDTI. Soma-se a isso o relato da experiência técnica da criação da ferramenta com o uso da linguagem python, do framework Django, do frontend com bootstrap, bem como o uso da biblioteca Hightchart.Item Desenvolvimento, implantação e evolução do Sistema Acadêmico UNIFAL-MG(2013-04-25) Beatriz Garcia de Araújo Ferreira; Cléber Moterani Tavares; Gustavo Ferreira Afonso; José Roberto Pinto Ribeiro; Marcelo Penha FernandesEste artigo aborda a contextualização e o processo de análise de requisitos, terceirização de serviços, desenvolvimento e evolução do Sistema Acadêmico UNIFAL-MG. Apresenta também suas características, funcionalidades e integração com outros sistemas.Item Eduroam na UFRGS(2013-04-25) Caciano Machado; Fernando Macedo; André D’ArrigoEste relato visa apresentar a implantação do serviço de rede sem fio Eduroam na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O relato mostra de forma resumida a integração dos equipamentos e serviços que estão envolvidos na infraestrutura, decisões de projeto e problemas encontrados na implantação do Eduroam.Item Estruturação do Processo de Compras em Organizações Governamentais: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior(2013-04-25) Gabriela Musse Branco; Angela Brodbeck; Isaac da Silva TorresA crescente necessidade de o setor público alcançar melhores níveis de eficiência e eficácia contribuiu para que as organizações governamentais implementassem a Gestão por Processos. Esta visão tem muito a contribuir com as atividades de compras, pois, tradicionalmente, as compras do setor público são burocráticas, demoradas e ineficientes. Assim, este artigo apresenta a estruturação do processo de compras em uma instituição federal de ensino superior. O trabalho foi realizado com os setores chave envolvidos na execução do processo através das etapas de mapeamento do macroprocesso, de modelagem dos processos, de validação e análise dos processos e de definição das ações de melhoria. A principal contribuição do trabalho foi a definição do padrão do processo de compras, permitindo o seu gerenciamento e a melhoria contínua dos resultados. Além disso, o artigo contribui com um modelo estruturado do processo de compras que pode ser estudado e replicado em outras organizações.Item Experiência de Implantação de Rede Sem Fio na Universidade Federal de Ouro Preto: Um caso de sucesso utilizando software livre(2013-04-25) ROBERTH OLIVEIRA CORGOSINHO; ABELARD RAMOS FERNANDESO presente artigo relata a experiência bem-sucedida da implantação de uma rede sem fio no campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, utilizando software livre para gestão dos pontos de acesso e dos usuários, além da realização de autenticação centralizada.Item Gestão de Serviços de TI com ITIL: resultados da implantação no CPD da UFSM(2013-04-25) Fernando Pires Barbosa; Carlos Roberto Gressler; Marcio Andre Dell’Aglio Frick; Daniel Michelon de Carli; Giséli Bastos; Henrique Pereira; Jorge Luiz AlvesA gestão de serviços de TI é um desafio cada vez maior para as instituições. O ITIL é uma ferramenta que pode ser utilizada como apoio para implementar processos de gestão que resultem na melhoria da qualidade dos serviços de TI. Este artigo apresenta o resultado da aplicação de uma metodologia para implantação de práticas do ITIL no CPD da UFSM. Dentre os resultados alcançados destacam-se: i) a elaboração do Catálogo de Serviços de TI do CPD e ii) a implantação de metas para um dos serviços do Catálogo, aliada ao monitoramento de indicadores de desempenho deste serviço. O Catálogo do CPD possui 29 serviços e a metodologia foi aplicada para apenas um deles. Há, portanto, mais 28 serviços para os quais ainda serão desenvolvidas estratégias de melhoria, o que pode gerar mudanças na metodologia que foi utilizada até aqui. O trabalho de implantação das melhorias continuará a ser desenvolvido durante os próximos anos.Item Impactos do Registro Eletrônico da Jornada de Trabalho na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)(2013-04-25) Cleandro Flores De Gasperi; Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Marcelo Lopes KrothApós denúncias feitas pela população ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a falta de assiduidade dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE), esse instaurou procedimento investigatório que se transformou em processo junto a Justiça Federal. A sentença 5003946-91.2011.404.7102/RS condenou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a implantar um sistema eletrônico para controle da jornada de trabalho dos TAE e que o registro dos TAE lotados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) deveria ser feito com identificação biométrica. Desta forma a UFSM e o MPF celebraram um acordo judicial que definiu alguns parâmetros para a construção deste sistema, bem como os prazos para a implantação. Neste trabalho serão demonstrados resultados obtidos com a implantação do sistema, como a abrangência e o nível de cumprimento da carga horária pelos TAE. Também serão abordados alguns desafios surgidos durante o processo de desenvolvimento e implantação, as soluções adotadas e os resultados obtidos.Item Implantação do MPS.BR na busca da excelência dos sistemas da UFF(2013-04-25) Thiago Diogo; Bruno Olímpio; Daniel CastellaniA adesão da Universidade Federal Fluminense (UFF) ao REUNI em 2010 gerou uma grande necessidade de novas soluções baseadas em tecnologia da informação. Recentemente, os processos de software têm ganhado atenção da área de qualidade de software com base na premissa que processos de qualidade produzem produtos de qualidade. Para adaptar-se à essa nova realidade a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFF está buscando meios de manter o foco na qualidade dos serviços e soluções desenvolvidas. Para isso a Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) decidiu adotar o MPS.BR como modelo para o processo de desenvolvimento de sistemas. Dessa forma, a CDS desenvolveu o seu processo de desenvolvimento de sistemas baseado nos princípios de agilidade (SCRUM) e que, ao mesmo tempo, atendesse aos resultados esperados para o nível G do MPS.BR. Atualmente a implantação ainda está em andamento e principais resultados da adoção do MPS.BR alcançados até o momento são a uniformização do desenvolvimento de soluções, a geração periódica de informações gerenciais e o aumento da percepção dos usuários quanto à qualidade dos produtos e serviços.Item Implementação da metodologia BPM no processo de Contrato de Terceiros: o caso de uma IFES(2013-04-25) Isaac da S. Torres; Henrique D. P. dos Santos; Gabriela M. Branco; Angela BrodbeckO presente trabalho trata da terceirização na Administração Pública, mais especificamente da gestão e fiscalização dos contratos firmados entre empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de bens e uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), onde se fez uso da implementação da metodologia BPM (Business Process Management) para modernização do processo de Contratos de Terceiros - Efetividade. A partir da análise do processo atual, foram propostas melhorias a fim de otimizar recursos, melhorar a confiabilidade e diminuir os custos advindos do mesmo. Como produto, foi criado e implementado um sistema para o Controle da Execução dos contratos terceirizados.Item Implementação de Escritório de Processos em Organizações Governamentais: o caso de uma Instituição de Ensino Superior(2013-04-25) Ângela F. Brodbeck; Jussara Musse; Maurício Viegas; Ario ZimmermannA pressão por eficiência e resultados exercida sobre as organizações em geral tem crescido nos dias de hoje. Este fato também está ocorrendo nas organizações públicas. Por isso, a importância da adoção de uma visão por processos por estas organizações tem sido estimulada por órgãos federais direcionadores e auditores no âmbito do Governo Federal como a Secretaria de Gestão (SEGES), unidade do Ministério do Planejamento, que tem como uma de suas competências coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). Dentre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública encontra-se a Gestão de Processos. Metodologias específicas de gestão de processos buscam trazer a visão do alinhamento dos processos de negócios com a estratégia, os objetivos e a cadeia de valor das organizações, com base na visão de que os processos executam a estratégia e na integração total do negócio. Por isso, este trabalho tem por objetivo descrever a metodologia de implementação de um Escritório de Processos e da visão por processos em uma organização governamental – IFES. O estudo de caso aqui narrado apresenta o contexto de observação, os envolvidos, as técnicas de coleta e de análise de dados utilizadas, todas qualitativas. Os principais resultados mostram os seguintes aspectos: a iniciativa conjunta para a criação do Escritório de Processos (EP), a estrutura organizacional em que o EP foi inserido, os aspectos de atuação do EP, a metodologia própria para orientação do mapeamento dos processos de toda a organização, aberta em elementos, etapas, fases e passos metodológicos para auxiliar na disseminação da cultura de processos pela organização.Item Implementação de um balanceador de carga utilizando o Linux Virtual Server(2013-04-25) Caciano Machado; Éverton Foscarini; Fernando MacedoTendo em vista a necessidade de aumento dos níveis de disponibilidade e desempenho dos serviços de TI, a UFRGS busca permanentemente soluções que permitam um crescimento escalável na capacidade de processamento dos serviços. As soluções de balanceamento de carga utilizadas pela UFRGS nos últimos 9 anos não eram mais adequadas para atender às demandas atuais. Neste artigo será apresentada a nova arquitetura de balanceamento de serviços implementada na UFRGS, utilizando o Linux Virtual Server.Item Implementação do Portal da UFRGS em Plone(2013-04-25) Everton Foscarini; Tiago D’OliveiraEm 2010 foi tomada a decisão de desenvolver um novo Portal para a UFRGS utilizando o Plone. O grande desafio seria aliar a necessidade de um espaço que possibilitasse desenvolver um site moderno e dinâmico, que propiciasse uma fácil gestão de perfis de usuários e áreas específicas de publicação, e que, sobretudo, tivesse um bom desempenho. A estabilidade e segurança foram decisivas na escolha do Plone, quando comparado com outros CMSs populares disponíveis no mercado. A experiência obteve sucesso através da combinação da gerência de conteúdos com uma adequação de processos, produtos e a implementação de uma arquitetura que viabilizasse o desempenho e disponibilidade necessárias para atender à comunidade interna e externa da UFRGS.