WTICIFES 2013
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/18
Local:
Best Western Hotel Caiçara
Período:
27 a 29 de Maio de 2013
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Item Impactos do Registro Eletrônico da Jornada de Trabalho na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)(2013-04-25) Cleandro Flores De Gasperi; Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Marcelo Lopes KrothApós denúncias feitas pela população ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a falta de assiduidade dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE), esse instaurou procedimento investigatório que se transformou em processo junto a Justiça Federal. A sentença 5003946-91.2011.404.7102/RS condenou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a implantar um sistema eletrônico para controle da jornada de trabalho dos TAE e que o registro dos TAE lotados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) deveria ser feito com identificação biométrica. Desta forma a UFSM e o MPF celebraram um acordo judicial que definiu alguns parâmetros para a construção deste sistema, bem como os prazos para a implantação. Neste trabalho serão demonstrados resultados obtidos com a implantação do sistema, como a abrangência e o nível de cumprimento da carga horária pelos TAE. Também serão abordados alguns desafios surgidos durante o processo de desenvolvimento e implantação, as soluções adotadas e os resultados obtidos.Item Implementação de um balanceador de carga utilizando o Linux Virtual Server(2013-04-25) Caciano Machado; Éverton Foscarini; Fernando MacedoTendo em vista a necessidade de aumento dos níveis de disponibilidade e desempenho dos serviços de TI, a UFRGS busca permanentemente soluções que permitam um crescimento escalável na capacidade de processamento dos serviços. As soluções de balanceamento de carga utilizadas pela UFRGS nos últimos 9 anos não eram mais adequadas para atender às demandas atuais. Neste artigo será apresentada a nova arquitetura de balanceamento de serviços implementada na UFRGS, utilizando o Linux Virtual Server.Item Aprimoramento de Processos e Maturidade no Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas no NUDMS/COTEC(2013-04-25) Eduardo Serafim; Richardson Almeida; José Tavares; Tiago Athayde; Edson Paulino; Kilson Oliveira; Luiz Paulo Santos; Anderson Gomes; Lorena SantanaO Núcleo de Manutenção e Desenvolvimento de Sistemas (NUDMS) da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) tinha sua equipe envolvida com as mais diversas atividades de especificação, codificação, manutenção e testes relacionados aos sistemas controlados e/ou desenvolvidos por essa unidade. Em meio ao grande volume de atribuições gerais, algumas atividades específicas e importantes acabavam sendo não priorizadas, a exemplo da análise de viabilidade/impacto, medição de casos de uso, criação e execução de casos de teste, entre outras, sem processos especificados. Este trabalho apresenta como o NUDMS busca o mapeamento de seus processos de desenvolvimento e manutenção de sistemas baseado nos frameworks que promovam melhorias nos níveis de maturidade e qualidade.Item Sistema de Plano de Estudos e Defesa de MDT(2013-04-25) Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Giana Lucca Kroth; Andreia Farencena Viero; Marcelo Lopes KrothEste artigo descreve a informatização do registro acadêmico do plano de estudos de alunos da pós-graduação e da posterior abertura de processo para composição de banca examinadora para defesa de MDT (Monografia, Dissertação e Tese) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo principal da informatização desses processos foi evitar a impressão e o trâmite de pastas cheias de documentos, além de agilizar a composição de banca examinadora para defesa dos trabalhos de pós-graduação na UFSM. O sistema está totalmente implantado quanto à abertura de processos de defesa, e em fase de implantação na parte de registro do plano de estudos. Segundo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), o sistema, além de eliminar completamente o trabalho de controle manual de processos e produção de portarias de defesa, desburocratizou o processo como um todo, sendo eliminados trâmites nos quais o sistema pode fazer as consistências exigidas sem a necessidade de intervenção do usuário. Já para o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), o principal ganho foi o registro eletrônico do plano de estudos, o que permite que o sistema faça a verificação da integralização curricular do aluno de forma automatizada, evitando a conferência manual do plano de estudos do aluno com as disciplinas cursadas.Item Portal de Governança de TI: Comunicação como grande aliada(2013-04-25) Henrique Uzêda; Gloria DamascenoEste relato aborda aspectos positivos da criação de um site para disseminar informações sobre a Governança de TI, no âmbito da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o objetivo de criar uma estrutura para a melhoria da comunicação organizacional e tomada de decisão gerencial sobre a gestão de TI, entre os níveis administrativos da UFF. A construção do site ocorreu de forma compartilhada entre as unidades organizacionais da STI que muito contribuíram com a publicação de conteúdos e métricas sobre os serviços prestados. Como resultados, constatamos, principalmente: a melhoria da integração entre as unidades na STI; o melhor entendimento de conceitos sobre Governança de TI pela administração da UFF; o reconhecimento de órgãos do controle interno da administração pública federal; e já em 2013, a dotação orçamentária recebida pela STI, no edital do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF (PDI) para o período de 2013-2014.Item O PDTI como ferramenta de Gestão da TI(2013-04-25) Fernando Pires Barbosa; Gustavo Chiapinotto; Sérgio João Limberger; Marcelo Lopes Kroth; Fernando Bordin da Rocha; Giana Lucca Kroth; Lucia Madruga; Henrique Pereira; Adriano Pereira; Geferson Dallanora; Giuliano Ferreira; Luciano Azevedo CassolA governança e a gestão de TI são assuntos em pauta em instituições de grande porte, e a situação não é diferente nas instituições federais de ensino superior (IFES). Por outro lado, a exigência dos órgãos de controle referente à elaboração e publicação, por parte de órgãos da administração pública federal, de um plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) contribuiu para que o PDTI entrasse na agenda de discussão das IFES. Este artigo apresenta a metodologia e os resultados da experiência da UFSM na elaboração e execução do seu PDTI, discutindo os impactos causados na gestão de TI da universidade a partir da implementação da estratégia de execução do PDTI. A metodologia inclui a elaboração de um plano de metas e o acompanhamento da execução destas metas por meio de uma página web e de um sistema de planejamento, com destaque especial para a integração da área de TI com a alta administração por meio do relacionamento com o Comitê Gestor de TI. Esta integração foi um dos pontos fortes da execução da metodologia, que deve ter continuidade nos próximos anos.Item Sistema de Eventos Institucionais(2013-04-25) Fernando Henrique Canto; José Luis Machado; Rodrigo Meleu das NevesO Sistema de Eventos Institucionais foi desenvolvido para atender a necessidade de um sistema capaz de gerenciar as diversas etapas de um evento, desde a submissão de trabalhos, passando pelos processos de avaliação de trabalhos e organização de sessões, até o controle de presença e a eventual emissão de certificados. Inicialmente, o projeto foi iniciado para suplantar um sistema antigo que gerenciava o Salão de Iniciação Científica da UFRGS, mas teve o objetivo mais geral de ser capaz de lidar com o maior número de eventos possíveis executados na Universidade. O grande escopo e a profundidade do sistema, combinados com as grandes diferenças existentes entre eventos diferentes, proporcionaram grandes desafios para as equipes de projeto, desenvolvimento e atendimento aos usuários. O sistema foi totalmente desenvolvido em PHP, passando por duas versões até chegar ao estágio atual, construído sobre o Yii Framework, utilizando ao máximo os recursos oferecidos por esta plataforma para a obtenção de um sistema poderoso e flexível. O sucesso no atendimento aos eventos realizados até então demonstram a eficácia de uma solução genérica, porém altamente configurável e dinâmica, com o intuito de sanar as mais diversas necessidades de um público amplo e diversificado e da comunidade universitária em geral.Item Aspectos técnicos e comportamentais na expansão da rede sem fio da UFF(2013-04-25) Cosme Faria Corrêa; Helga Dolorico Balbi; Luiz Claudio Schara MagalhãesApós a implantação de um conjunto de sistemas buscando ampliar a capacidade de a UFF fornecer serviços, como o EDUROAM, o SCIFI e o CAFe, a próxima etapa é a universalização da cobertura da rede sem fio na UFF. Este projeto recebeu o nome de WIFI-UFF. O objetivo do WIFI-UFF é prover acesso sem fio de forma segura (isto é, com autenticação usando EDUROAM), otimizada e gerenciável (através do SCIFI) a todos os campi da UFF. Este artigo cobre o planejamento da rede do Instituto de Matemática, a primeira fase da expansão do WIFI-UFF.Item Eduroam na UFRGS(2013-04-25) Caciano Machado; Fernando Macedo; André D’ArrigoEste relato visa apresentar a implantação do serviço de rede sem fio Eduroam na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O relato mostra de forma resumida a integração dos equipamentos e serviços que estão envolvidos na infraestrutura, decisões de projeto e problemas encontrados na implantação do Eduroam.Item Solução eficiente e econômica para um projeto rede sem fio corporativa aplicada à Universidade Federal da Grande Dourados(2013-04-25) Renato Moreira Neto; Wesley Eduardo FerreiraEste documento procura contribuir para a implantação de uma rede sem fio com alto valor agregado, minimizando o custo financeiro com aquisição de equipamentos, melhorando a área de cobertura e tornando mais eficiente o gerenciamento dos equipamentos. Basicamente nosso problema resume se à cobertura da rede sem fio. A UFGD é composta de vários prédios de um, dois ou três pisos e a solução instalada não está atendendo as nossas necessidades. É muito comum a ocorrência de “sombras” nas bordas dos prédios. Em locais onde existem muitos rádios a sobreposição de canais é evidente e atrapalha o acesso a rede sem fio.Item Estruturação do Processo de Compras em Organizações Governamentais: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior(2013-04-25) Gabriela Musse Branco; Angela Brodbeck; Isaac da Silva TorresA crescente necessidade de o setor público alcançar melhores níveis de eficiência e eficácia contribuiu para que as organizações governamentais implementassem a Gestão por Processos. Esta visão tem muito a contribuir com as atividades de compras, pois, tradicionalmente, as compras do setor público são burocráticas, demoradas e ineficientes. Assim, este artigo apresenta a estruturação do processo de compras em uma instituição federal de ensino superior. O trabalho foi realizado com os setores chave envolvidos na execução do processo através das etapas de mapeamento do macroprocesso, de modelagem dos processos, de validação e análise dos processos e de definição das ações de melhoria. A principal contribuição do trabalho foi a definição do padrão do processo de compras, permitindo o seu gerenciamento e a melhoria contínua dos resultados. Além disso, o artigo contribui com um modelo estruturado do processo de compras que pode ser estudado e replicado em outras organizações.Item Uma Análise Retrospectiva das Ações em Prol do Uso de Software Livre na UFG(2013-04-25) Hugo A. D. do Nascimento; Alexandre Ferreira de MeloEste artigo apresenta uma análise retrospectiva das ações de um projeto da UFG para estudar e normatizar o uso de software nos desktops na instituição com foco na adoção de software livre. As dificuldades encontradas e as lições aprendidas a cada passo são relatadas. A análise serve de apoio a novas ações em prol do uso de software livre.Item Desenvolvimento e implantação de um sistema de chamadas com foco no ITIL, utilizando-se Python, Django, Highcharts e Twitter Bootstrap(2013-04-25) Daniel Michelon De Carli; Fernando Pires Barbosa; Carlos Carlos Roberto GresslerEste artigo apresenta a experiência de desenvolvimento e utilização de um sistema de chamadas, com objetivo de atender aspectos do ITIL, definidos como meta no PDTI institucional. Além disso, será apresentada a ferramenta, bem como, serão apresentados os requisitos desejados ao nível do ITIL, em relação ao PDTI. Soma-se a isso o relato da experiência técnica da criação da ferramenta com o uso da linguagem python, do framework Django, do frontend com bootstrap, bem como o uso da biblioteca Hightchart.Item Renovação do Parque de Computadores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Impactos da adoção dos conceitos de Gerenciamento de Projetos(2013-04-25) José Sérgio Santos da Silva; Frederico Júnior Gomes da Silveira; Valter Dantas Ramos; Benedito Pamponet Pires NetoEste trabalho apresenta a percepção da equipe de atendimento aos usuários da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia quando decidiram adotar os conceitos de projetos para orientar a troca de computadores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Os resultados consolidaram a importância da adoção de projetos e a importância de seu gerenciamento para a eficiência no emprego de recursos, e de pessoal, bem como, contribuiu para aumentar a auto-estima da equipe de trabalho e a transparência no emprego de recursos.Item Implementação da metodologia BPM no processo de Contrato de Terceiros: o caso de uma IFES(2013-04-25) Isaac da S. Torres; Henrique D. P. dos Santos; Gabriela M. Branco; Angela BrodbeckO presente trabalho trata da terceirização na Administração Pública, mais especificamente da gestão e fiscalização dos contratos firmados entre empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de bens e uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), onde se fez uso da implementação da metodologia BPM (Business Process Management) para modernização do processo de Contratos de Terceiros - Efetividade. A partir da análise do processo atual, foram propostas melhorias a fim de otimizar recursos, melhorar a confiabilidade e diminuir os custos advindos do mesmo. Como produto, foi criado e implementado um sistema para o Controle da Execução dos contratos terceirizados.Item Experiência de Implantação de Rede Sem Fio na Universidade Federal de Ouro Preto: Um caso de sucesso utilizando software livre(2013-04-25) ROBERTH OLIVEIRA CORGOSINHO; ABELARD RAMOS FERNANDESO presente artigo relata a experiência bem-sucedida da implantação de uma rede sem fio no campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, utilizando software livre para gestão dos pontos de acesso e dos usuários, além da realização de autenticação centralizada.Item A POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ(2013-04-25) Márcio André Souto Correia; Amarildo Maia RolimEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o projeto de elaboração, aprovação e divulgação da Política de Segurança da Informação e Comunicação (POSIC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo é registrar os desafios e experiências vivenciados pelo autor durante a condução desse projeto, que visou atender às exigências da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), ao mesmo tempo que apoiar a criação da cultura organizacional ligada a Segurança da Informação nos membros da instituição.Item Projeto MPS.BR na Universidade Federal de Viçosa(2013-04-25) Margareth Machado Duarte; Pollyanna Lopes MotaA Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) é um órgão administrativo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que apoia e executa as atividades ligadas à área de computação no âmbito da universidade. A Divisão de Sistemas de Informação (DSI) está vinculada à DTI e tem como principal objetivo coordenar, supervisionar, modelar e desenvolver projetos na área de sistemas de informação. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de implementação do nível G do Processo de Melhoria do Software Brasileiro (MPS-Br) no âmbito da DSI/DTI/UFV.Item Gestão de Serviços de TI com ITIL: resultados da implantação no CPD da UFSM(2013-04-25) Fernando Pires Barbosa; Carlos Roberto Gressler; Marcio Andre Dell’Aglio Frick; Daniel Michelon de Carli; Giséli Bastos; Henrique Pereira; Jorge Luiz AlvesA gestão de serviços de TI é um desafio cada vez maior para as instituições. O ITIL é uma ferramenta que pode ser utilizada como apoio para implementar processos de gestão que resultem na melhoria da qualidade dos serviços de TI. Este artigo apresenta o resultado da aplicação de uma metodologia para implantação de práticas do ITIL no CPD da UFSM. Dentre os resultados alcançados destacam-se: i) a elaboração do Catálogo de Serviços de TI do CPD e ii) a implantação de metas para um dos serviços do Catálogo, aliada ao monitoramento de indicadores de desempenho deste serviço. O Catálogo do CPD possui 29 serviços e a metodologia foi aplicada para apenas um deles. Há, portanto, mais 28 serviços para os quais ainda serão desenvolvidas estratégias de melhoria, o que pode gerar mudanças na metodologia que foi utilizada até aqui. O trabalho de implantação das melhorias continuará a ser desenvolvido durante os próximos anos.Item Sistema Integrado de Gerenciamento das Clínicas Odontológicas - SIGO(2013-04-25) Gustavo Afonso; Beatriz Araújo; Cléber Moterani; Hingriddi VinhasEm uma Universidade com o curso de Odontologia, as clínicas odontológicas são essenciais na formação dos alunos e se tornam um importante centro de atendimento ao paciente proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, o presente trabalho apresenta a implantação de um sistema integrado para o gerenciamento dos atendimentos nas clínicas odontológicas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), visando controle de seus pacientes, prontuários e prestação de contas ao SUS.