Governança e Gestão de TICs
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Item IntegraTI - Iniciativa Estratégica de Integração de Pessoas e Processos em TIC na UFPR(2016-04-25) Alexandra Dantas Roeder Wisniewski; Amarílio Motta Floriano; Gilcelly Fernanda Bahl; Valmir Antunes PereiraEste trabalho apresenta o IntegraTI, iniciativa estratégica em andamento na UFPR com a finalidade de promover a integração entre pessoas e processos das diversas unidades de TIC descentralizadas e independentes na Universidade, visando, entre outros, ampliação na capacidade de execução e melhor aproveitamento dos recursos de TIC. Associa ações especificamente desenvolvidas para o IntegraTI, como eventos com oficinas teórico-práticas e capacitações, assim como ações de outros programas e projetos que possuam caráter integrador, garantindo à iniciativa a possibilidade de constante renovação e ampliação. Um plano de ações inicial foi estabelecido e entrou em operação em meados de 2015.Item Ações de governança de TI e a transparência organizacional na STI/UFF(2016-04-25) Henrique Oswaldo Uzêda Pereira de Souza; Lucio Oswaldo Farias FerreiraEste trabalho aborda o breve relato de experiências e ações da área funcional de Governança de TI da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), da Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir de uma reestruturação funcional aprovada em agosto de 2015 visando dotar a STI de competências necessárias à direção e a melhoria de sua capacidade gerencial, resultando em maior eficiência na prestação de seus serviços. As ações implantadas, todas baseadas em sistemas computacionais com a filosofia de produzir informações gerenciais qualitativas para a gestão da STI e da UFF, tais como: implantação do Sistema de Transparência; implantação de controle dos processos de compras e contratos; e otimização do controle de demandas. Os resultados das ações apontaram para o desenvolvimento de relatórios de informações gerenciais qualitativas que proporcionaram aumento de conhecimento, eficiência à gestão superior como o painel por unidades universitárias, o relatório status de aquisições e contratos, e relatório de priorização das demandas. Cabe mencionar, também como resultado importante, a participação do grupo de Governança de TI em discussões do grupo de Governança Corporativa da UFF, a partir da introdução dos relatórios acima citados nas reuniões semanais do grupoItem Catálogo de serviços de TIC personalizado(2016-04-25) Rodrigo Gonçalves; Edison Tadeu Lopes MeloA SeTIC – Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, iniciou em 2012 a implantação do modelo ITIL para gestão de suas atividades tanto para o público quanto para atividades internas. Em 2013 implantou uma primeira versão de seu catálogo de serviços de TIC, a partir da qual adquiriu experiência para o desenvolvimento de uma nova versão, apresentada neste artigo. Descreve-se aqui o processo de implantação de um catálogo de serviços de TIC personalizado pelo perfil do usuário, facilitando o acesso a informação. Além da personalização por perfil, o catálogo prevê visões diferenciadas por serviço e idioma. Contextualiza-se o processo na UFSC, apresentando de forma breve sua estrutura e serviços de TIC disponibilizados. Os principais aspectos tecnológicos da arquitetura do sistema, assim como suas principais interfaces e funcionalidades também são apresentadas. Descreve-se também os benefícios obtidos e futuras inovações a serem desenvolvidas.Item Implantação do Gerenciamento de Serviços de TI com OTRS e ITIL na UFSM(2016-04-25) Luciano A. Cassol; Eduardo Speroni; Marisa M. AmaralCom o crescente aumento da dependência das organizações em relação à Tecnologia da Informação (TI), a importância do Gerenciamento de Serviços de TI torna-se maior a cada dia. Esse trabalho apresenta a implantação do software OTRS para gerenciamento e controle da demanda de serviços de TI no Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Maria. O artigo detalha as etapas do processo de implantação e os resultados obtidos com a implantação desse softwareItem MELHORIA DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA UFRGS(2016-04-25) Márcia CarlottoA demanda de serviços de TI na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vem crescendo a cada dia e o Centro de Processamento de Dados (CPD), responsável por prover estes serviços, motivado pelo Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação 2011-2015 (PDTI), que redefine a política de atendimento ao usuário, implantou a Central de Serviços de TI (CSTI), transformando a Central de Atendimento do CPD em um service desk. Este trabalho relata o processo de implantação da CSTI, os problemas encontrados, as soluções de contorno e os resultados obtidos até o momento.Item Contratações conjuntas: uma história real(2016-04-25) Leandro Fortes Rey[UFRGS]; Carlos R. G. Moraes[UFSM]O trabalho relata o esforço para a realização de contratações conjuntas por um conjunto de IFES e outras instituições de ensino. O contexto das licitações, tantos nas IFES como no governo federal e o incentivo às compras compartilhadas é analisado. O histórico da formação do grupo de contratações conjuntas, suas reuniões, seus processos de planejamento, ferramentas utilizadas e a forma de distribuição de tarefas entre seus membros são descritos. Os resultados alcançados, problemas enfrentados, suas origens e sugestões de melhoria concluem o relatoItem Utilizando a REST API e o Recebimento de E-mails do Redmine para a Integração com Ferramenta de Atendimento ao Usuário(2016-04-25) Manuela Klanovicz FerreiraO Redmine tornou-se a principal ferramenta de controle de projetos de software no CPD da UFRGS, sendo adotado com sucesso desde 2009. Com isso, surgiu a necessidade de integrá-lo com a ferramenta de atendimento ao usuário, permitindo a vinculação das tarefas do Redmine com os chamados dos usuários que as originaram. Este trabalho demonstra como as interfaces alternativas de REST API e recebimento de e-mails do Redmine podem ser utilizadas para a criação, consulta e alteração de tarefas, permitindo sua integração. As dificuldades constatadas durante a utilização da classe PHP sugerida na documentação da REST API para alteração de tarefas foram superadas com sua utilização combinada com a capacidade de recebimento de e-mails do Redmine. Apesar dos problemas, a classe continuou a ser utilizada na integração para a criação e consulta de tarefas devido à facilidade por ela proporcionada ao tratar tarefas como objetos e tornar transparente as requisições HTTP feita à REST APIItem O Catálogo de Serviços de TI da UFRGS: do desenvolvimento à implantação(2016-04-25) Thiago S. MottaO presente trabalho relata a experiência de construção de um site para disponibilização do Catálogo de Serviços de TI da UFRGS, com informações sobre os serviços oferecidos pelo CPD. O site criado se integra com o software ITSM comprado pela Universidade, que suporta o atendimento ao usuário, para que as informações sejam consistentes. Ele precisou ser criado para atender a requisitos de usabilidade não atendidos pelo software comprado. O novo Catálogo de Serviços de TI foi bem recebido pela comunidade universitária e há planos para expandi-lo para uma estrutura de serviços oferecidos por vários órgãos da Universidade