Governança de TI

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    Processo de Atendimento ao Usuário do sistema SIPAC na UFBA
    (2017-04-25) José Carlos N. Queiroz; Tassia Silva de Jesus; Ana Carina M. Almeida de Melo; Patrícia Santiago da Silva
    A UFBA motivada pelo o aumento da demanda de trabalho da área administrativa, pela carência de sistemas informatizados, e pela dificuldade da STI em desenvolver novas soluções tecnológicas em curto espaço de tempo, decidiu adquirir um sistema que atendesse toda a área administrativa. A implantação deste gerou um crescimento exponencial da quantidade de usuários e a necessidade de suporte aos mesmos. Neste novo cenário, ficou evidenciada a importância de estruturar uma área de atendimento ao usuário especializada em sistemas e de implantar um processo de atendimento para apoiar a gestão das solicitações de forma mais eficiente. Assim, este artigo relata as etapas da metodologia utilizada, o processo de atendimento ao usuário, e os resultados obtidos com a normatização do fluxo de atendimento, entre eles, a contribuição para maior adequação da estratégia de serviço de TI com a estratégia de negócio institucional.
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    Gestão por Objetivos e Resultados com OKR
    (2017-04-25) Teresa M M Maciel[UFRPE]; Daniel Arcoverde[UFPE]
    Este artigo relata a experiência vivenciada em uma iniciativa em andamento no Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE: a implantação de uma metodologia de gestão organizacional orientada a objetivos, iniciada em abril de 2016. Como base referencial da metodologia foi adotada a OKR (do inglês, objectives and key results), criada pela Intel e fortemente utilizado no Silicon Valley, sendo mais difundido pela Google, que o adota desde seu primeiro ano de existência. O artigo apresenta uma visão geral do OKR e relata como foi estruturada a sua implantação no NTI-UFPE, incluindo estratégia de implantação, desafios enfrentados e benefícios, assim como apresentando os resultados alcançados até o momento.
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    Tecnologia da Informação e Comunicação – uma análise dos trabalhos apresentados nos dez anos do WTICIFES
    (2017-04-25) Jussara Issa Musse; Caterina Groposo Pavão; Edna Valessa Moretto Dias; Janise Silva Borges da Costa
    Este estudo aborda a participação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a temporalidade desta participação e as áreas do conhecimento contempladas, a partir da análise dos trabalhos apresentados no Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (WTICIFES). Levanta algumas hipóteses na análise dos resultados, que são insumos para um debate sobre a importância da realização e a contribuição deste Evento para as Instituições.
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    Implantação do SEI na UFPR
    (2017-04-25) Aldemir Junglos; Alexandra Dantas Roeder Wisniewski; Cesar Borroch; Nelson Melo Sicuro; Valmir Antunes Pereira; Vivian Castro Ockner
    O presente trabalho tem por objetivo apresentar a implantação do sistema SEI na UFPR, iniciado em abril de 2016, após aprovação do cronograma e instituição da equipe de implantação.
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    Escolha da Ferramenta para Implantação do Processo Eletrônico Nacional na Universidade Federal da Bahia
    (2017-04-25) Maria Luiza de C. Braga; Uoston S. Souza; Adriano de Lemos Alves Peixoto
    Este artigo descreve como se deu o processo de escolha da ferramenta que será utilizada pela UFBA para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) de acordo com Decreto Presidencial 8.539/2015. Um grupo de trabalho, formado por especialistas nas áreas de arquivologia, TI e desenvolvimento institucional, avaliou a conformidade do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do Sistema de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), com a legislação em vigor e, o resultado desse trabalho serviu de base para tomada de decisão da administração central.
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    Construindo Documentos Arquivísticos Nato Digitais
    (2017-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Z. Kantorski; Marcos V. B. Souza; Daiane R. S. Pradebon; Débora Flores; Neiva Pavezi
    Este artigo mostra o andamento do projeto de gestão, preservação e acesso em longo prazo aos documentos arquivísticos digitais da Universidade Federal de Santa Maria. É apresentado um modelo conceitual que pode ser reproduzido (todo ou parte) por outras instituições. Os conceitos utilizados foram embasados em normas nacionais e internacionais de gestão arquivística e preservação digital. Desta forma, pretende-se consolidar um programa institucional de gestão de documentos arquivísticos de forma contínua e, que garanta a confiabilidade, integridade e autenticidade em longo prazo dos documentos arquivísticos digitais, contribuindo com a transparência e modernização dos atos administrativos com sustentabilidade e inovação
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    Implantação do Sistema de Gestão de Frequência por Registro Eletrônico de Ponto - SIGREP - Desafios e Lições Aprendidas em uma Mudança Organizacional
    (2017-04-25) Marzina V. N. Bezerra; Ianna D. K. Souza; Mikaela A. O. Maia; Camila L. M. Gadelha
    O presente trabalho descreve uma experiência bem sucedida de implantação do sistema de controle eletrônico de frequência de servidores numa instituição pública de ensino superior, apresentando os desafios e as lições aprendidas para melhoria da gerência de mudanças, de projetos e do processo de desenvolvimento de software, bem como para embasar a necessidade do posicionamento estratégico da TI nas organizações. Também são descritos os resultados iniciais dessa implantação em termos de ganhos e dificuldades identificadas.
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    Gestão de uma equipe de administração de datacenter: um relato de experiência
    (2017-04-25) Carlos Frederico Medeiros de Souza; Gonçalo Manoel da Silva Neto; Marcelo José Santos da Silva; Vamberto de Freitas Rocha Júnior
    Este trabalho relata a experiência, destaca algumas estratégias adotadas e os resultados obtidos na coordenação da equipe de suporte e administração do datacenter do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco a partir de janeiro de 2012, com a adoção e adaptação de boas práticas de gestão de equipes, de gerenciamento de projetos e de serviços de TI.
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    Implantação do Núcleo de Operação e Controle - NOC na UFSM
    (2017-04-25) Luciano A. Cassol; Eduardo Speroni; Lucimara Dallaporta
    Com a crescente dependência das pessoas e organizações em relação ao uso de recursos de Tecnologia da Informação (TI), a importância do monitoramento e o gerenciamento de incidentes nos serviços e na infraestrutura de TI torna-se cada vez mais indispensável. Esse trabalho apresenta o processo de implantação e operação do Núcleo de Operação e Controle - NOC no Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Maria e os resultados obtidos em um ano de operação.
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    Interligação de pessoas, habilidades técnicas e fazeres e preservação da memória institucional
    (2017-04-25) Nilson Theobald Barbosa; Fabricia Carla Ferreira Sobral; Linair Maria Campos; Roberto José Rodrigues
    O presente artigo apresenta a proposta de um trabalho de mapeamento das pessoas, habilidades e fazeres disponíveis no quadro de servidores técnico-administrativos da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da UFRJ. A proposta é validar e testar a aplicabilidade do ambiente de software instalado para suportar as tarefas de fundo da Curadoria Digital, utilizando novos produtos e tecnologias que representem recentes pesquisas na área, e adotando uma participação multidisciplinar entre a ciência da informação, com o estudo de ontologias, e a ciência da computação. O repositório gerado será capaz de auxiliar na gestão e facilitar o oferecimento de serviços na área de TI da universidade.