Governança de TI
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Item Processo de Atendimento ao Usuário do sistema SIPAC na UFBA(2017-04-25) José Carlos N. Queiroz; Tassia Silva de Jesus; Ana Carina M. Almeida de Melo; Patrícia Santiago da SilvaA UFBA motivada pelo o aumento da demanda de trabalho da área administrativa, pela carência de sistemas informatizados, e pela dificuldade da STI em desenvolver novas soluções tecnológicas em curto espaço de tempo, decidiu adquirir um sistema que atendesse toda a área administrativa. A implantação deste gerou um crescimento exponencial da quantidade de usuários e a necessidade de suporte aos mesmos. Neste novo cenário, ficou evidenciada a importância de estruturar uma área de atendimento ao usuário especializada em sistemas e de implantar um processo de atendimento para apoiar a gestão das solicitações de forma mais eficiente. Assim, este artigo relata as etapas da metodologia utilizada, o processo de atendimento ao usuário, e os resultados obtidos com a normatização do fluxo de atendimento, entre eles, a contribuição para maior adequação da estratégia de serviço de TI com a estratégia de negócio institucional.Item Escolha da Ferramenta para Implantação do Processo Eletrônico Nacional na Universidade Federal da Bahia(2017-04-25) Maria Luiza de C. Braga; Uoston S. Souza; Adriano de Lemos Alves PeixotoEste artigo descreve como se deu o processo de escolha da ferramenta que será utilizada pela UFBA para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) de acordo com Decreto Presidencial 8.539/2015. Um grupo de trabalho, formado por especialistas nas áreas de arquivologia, TI e desenvolvimento institucional, avaliou a conformidade do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do Sistema de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), com a legislação em vigor e, o resultado desse trabalho serviu de base para tomada de decisão da administração central.Item Gestão por Objetivos e Resultados com OKR(2017-04-25) Teresa M M Maciel[UFRPE]; Daniel Arcoverde[UFPE]Este artigo relata a experiência vivenciada em uma iniciativa em andamento no Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE: a implantação de uma metodologia de gestão organizacional orientada a objetivos, iniciada em abril de 2016. Como base referencial da metodologia foi adotada a OKR (do inglês, objectives and key results), criada pela Intel e fortemente utilizado no Silicon Valley, sendo mais difundido pela Google, que o adota desde seu primeiro ano de existência. O artigo apresenta uma visão geral do OKR e relata como foi estruturada a sua implantação no NTI-UFPE, incluindo estratégia de implantação, desafios enfrentados e benefícios, assim como apresentando os resultados alcançados até o momento.Item Interligação de pessoas, habilidades técnicas e fazeres e preservação da memória institucional(2017-04-25) Nilson Theobald Barbosa; Fabricia Carla Ferreira Sobral; Linair Maria Campos; Roberto José RodriguesO presente artigo apresenta a proposta de um trabalho de mapeamento das pessoas, habilidades e fazeres disponíveis no quadro de servidores técnico-administrativos da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da UFRJ. A proposta é validar e testar a aplicabilidade do ambiente de software instalado para suportar as tarefas de fundo da Curadoria Digital, utilizando novos produtos e tecnologias que representem recentes pesquisas na área, e adotando uma participação multidisciplinar entre a ciência da informação, com o estudo de ontologias, e a ciência da computação. O repositório gerado será capaz de auxiliar na gestão e facilitar o oferecimento de serviços na área de TI da universidade.Item Construindo Documentos Arquivísticos Nato Digitais(2017-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Z. Kantorski; Marcos V. B. Souza; Daiane R. S. Pradebon; Débora Flores; Neiva PaveziEste artigo mostra o andamento do projeto de gestão, preservação e acesso em longo prazo aos documentos arquivísticos digitais da Universidade Federal de Santa Maria. É apresentado um modelo conceitual que pode ser reproduzido (todo ou parte) por outras instituições. Os conceitos utilizados foram embasados em normas nacionais e internacionais de gestão arquivística e preservação digital. Desta forma, pretende-se consolidar um programa institucional de gestão de documentos arquivísticos de forma contínua e, que garanta a confiabilidade, integridade e autenticidade em longo prazo dos documentos arquivísticos digitais, contribuindo com a transparência e modernização dos atos administrativos com sustentabilidade e inovaçãoItem Implantação do Núcleo de Operação e Controle - NOC na UFSM(2017-04-25) Luciano A. Cassol; Eduardo Speroni; Lucimara DallaportaCom a crescente dependência das pessoas e organizações em relação ao uso de recursos de Tecnologia da Informação (TI), a importância do monitoramento e o gerenciamento de incidentes nos serviços e na infraestrutura de TI torna-se cada vez mais indispensável. Esse trabalho apresenta o processo de implantação e operação do Núcleo de Operação e Controle - NOC no Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal de Santa Maria e os resultados obtidos em um ano de operação.Item Gestão de uma equipe de administração de datacenter: um relato de experiência(2017-04-25) Carlos Frederico Medeiros de Souza; Gonçalo Manoel da Silva Neto; Marcelo José Santos da Silva; Vamberto de Freitas Rocha JúniorEste trabalho relata a experiência, destaca algumas estratégias adotadas e os resultados obtidos na coordenação da equipe de suporte e administração do datacenter do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco a partir de janeiro de 2012, com a adoção e adaptação de boas práticas de gestão de equipes, de gerenciamento de projetos e de serviços de TI.Item Kanban aplicado a comunicação de informações na Central de Serviços de TI do CPD da UFRGS(2017-04-25) Caio Bruno Campos e SouzaCom centrais de atendimento aos usuários nos diferentes campi da Universidade, a Central de Serviços de Tecnologia da Informação (CSTI) do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) enfrenta o desafio de manter todos os atendentes informados a respeito de problemas, incidentes transitórios, falhas e interrupções nos serviços prestados à comunidade universitária. Este artigo apresenta como foi desenvolvida uma solução para facilitar a comunicação e acompanhamento dos status e avisos concernentes aos serviços do CPD utilizando uma ferramenta Kanban de forma simples e ágil, bem como as dificuldades encontradas na implantação deste recurso e os resultados que tal solução vem trazendo à qualidade da prestação de serviços da CSTI-CPDItem Implantação do Sistema de Gestão de Frequência por Registro Eletrônico de Ponto - SIGREP - Desafios e Lições Aprendidas em uma Mudança Organizacional(2017-04-25) Marzina V. N. Bezerra; Ianna D. K. Souza; Mikaela A. O. Maia; Camila L. M. GadelhaO presente trabalho descreve uma experiência bem sucedida de implantação do sistema de controle eletrônico de frequência de servidores numa instituição pública de ensino superior, apresentando os desafios e as lições aprendidas para melhoria da gerência de mudanças, de projetos e do processo de desenvolvimento de software, bem como para embasar a necessidade do posicionamento estratégico da TI nas organizações. Também são descritos os resultados iniciais dessa implantação em termos de ganhos e dificuldades identificadas.Item Tecnologia da Informação e Comunicação – uma análise dos trabalhos apresentados nos dez anos do WTICIFES(2017-04-25) Jussara Issa Musse; Caterina Groposo Pavão; Edna Valessa Moretto Dias; Janise Silva Borges da CostaEste estudo aborda a participação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), a temporalidade desta participação e as áreas do conhecimento contempladas, a partir da análise dos trabalhos apresentados no Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (WTICIFES). Levanta algumas hipóteses na análise dos resultados, que são insumos para um debate sobre a importância da realização e a contribuição deste Evento para as Instituições.Item Melhorias no processo de planejamento das contratações de soluções de TI da STI/UFC: um relato de experiência(2017-04-25) Beatriz D. L. Araujo; Joaquim B. Cavalcante NetoO planejamento das aquisições é essencial na Administração Pública, pois diminui os desperdícios e os projetos mal sucedidos, inclusive na área de Tecnologia da Informação. Apresentam-se no presente relato os resultados e os benefícios alcançados, tais como maior celeridade e eficiência ao processo de aquisições de TI, com a implantação de um processo formal de planejamento das aquisições de soluções de TI na Secretaria de Tecnologia da Informação de uma instituição federal de ensino no estado do Ceará.Item Implantação do SEI na UFPR(2017-04-25) Aldemir Junglos; Alexandra Dantas Roeder Wisniewski; Cesar Borroch; Nelson Melo Sicuro; Valmir Antunes Pereira; Vivian Castro OcknerO presente trabalho tem por objetivo apresentar a implantação do sistema SEI na UFPR, iniciado em abril de 2016, após aprovação do cronograma e instituição da equipe de implantação.