Sistemas de Informações
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Item AUTOARQUIVAMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO LUME(2013-04-25) Manuela Klanovicz Ferreira; Zaida Horowitz; Adriana Jouris; Caterina Groposo Pavão; Janise Silva Borges da CostaEste trabalho relata os estudos e atividades preliminares realizadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para inclusão dos Recursos Educacionais Abertos (REA) produzidos na Universidade no Lume, repositório digital da UFRGS, por meio do autoarquivamento, opção disponível na ferramenta DSpace. São apresentadas as definições iniciais que orientaram a construção da Comunidade, os tipos de documentos REA a serem incluídos, a implementação do formulário de entrada de dados, as etapas de submissão e os recursos e filtros de busca e recuperação da informação.Item Desenvolvendo seu próprio framework Maestro - a experiência da UFJF(2013-04-25) Antônio Carlos da Motta Mura Junior; Carlos Alberto Ribeiro; Ely Edison da Silva Matos; Sérgio Luís Lima CorrêaAtualmente, frameworks são base de sustentação para o desenvolvimento de aplicações web seguindo o paradigma da orientação a objetos. A implementação de design patterns e arquitetura MVC fornecem ao framework a garantia da solução mais adequada ao desenvolvimento de aplicações. Além disso, conexão a base de dados, controle de sessões, uso de bibliotecas JavaScript, mapeamento objeto-relacional são algumas das funcionalidades básicas de um framework. Desta forma, os objetivos principais de se adotar um framework seriam o aumento da produtividade e a reutilização de código. Neste artigo, pretendemos demonstrar a experiência da UFJF no desenvolvimento de seu framework Maestro que será base de sustentação para o desenvolvimento de várias aplicações web tão necessárias para a instituição. Acreditamos, portanto, que a experiência vivenciada na UFJF poderá ser útil para outras instituições que enfrentam os mesmos desafios.Item Desenvolvimento de um sistema integrado de gestão universitária(2013-04-25) Beatriz Araújo; Cléber Moterani; Eliara Maria Tavares; Gustavo Afonso; José Roberto Ribeiro; Marcelo PenhaA busca por um sistema de gestão universitária integrado torna-se cada vez mais intensa à medida que os números a serem geridos crescem, a tecnologia avança e o uso da tecnologia da informação torna-se notório e parte necessária em muitos dos processos. A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que vem vivenciando em um período recente da sua história um momento de expansão, está desenvolvendo e implantando, através do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), um sistema integrado de gestão universitária. Esse sistema é composto por módulos destinados a domínios específicos, integrados através de uma base de dados institucional centralizada, sem redundância e compartilhada entre os setores pertinentes.Item Desenvolvimento e implantação de um sistema de chamadas com foco no ITIL, utilizando-se Python, Django, Highcharts e Twitter Bootstrap(2013-04-25) Daniel Michelon De Carli; Fernando Pires Barbosa; Carlos Carlos Roberto GresslerEste artigo apresenta a experiência de desenvolvimento e utilização de um sistema de chamadas, com objetivo de atender aspectos do ITIL, definidos como meta no PDTI institucional. Além disso, será apresentada a ferramenta, bem como, serão apresentados os requisitos desejados ao nível do ITIL, em relação ao PDTI. Soma-se a isso o relato da experiência técnica da criação da ferramenta com o uso da linguagem python, do framework Django, do frontend com bootstrap, bem como o uso da biblioteca Hightchart.Item Desenvolvimento, implantação e evolução do Sistema Acadêmico UNIFAL-MG(2013-04-25) Beatriz Garcia de Araújo Ferreira; Cléber Moterani Tavares; Gustavo Ferreira Afonso; José Roberto Pinto Ribeiro; Marcelo Penha FernandesEste artigo aborda a contextualização e o processo de análise de requisitos, terceirização de serviços, desenvolvimento e evolução do Sistema Acadêmico UNIFAL-MG. Apresenta também suas características, funcionalidades e integração com outros sistemas.Item Impactos do Registro Eletrônico da Jornada de Trabalho na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)(2013-04-25) Cleandro Flores De Gasperi; Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Marcelo Lopes KrothApós denúncias feitas pela população ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a falta de assiduidade dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE), esse instaurou procedimento investigatório que se transformou em processo junto a Justiça Federal. A sentença 5003946-91.2011.404.7102/RS condenou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a implantar um sistema eletrônico para controle da jornada de trabalho dos TAE e que o registro dos TAE lotados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) deveria ser feito com identificação biométrica. Desta forma a UFSM e o MPF celebraram um acordo judicial que definiu alguns parâmetros para a construção deste sistema, bem como os prazos para a implantação. Neste trabalho serão demonstrados resultados obtidos com a implantação do sistema, como a abrangência e o nível de cumprimento da carga horária pelos TAE. Também serão abordados alguns desafios surgidos durante o processo de desenvolvimento e implantação, as soluções adotadas e os resultados obtidos.Item Implantação do MPS.BR na busca da excelência dos sistemas da UFF(2013-04-25) Thiago Diogo; Bruno Olímpio; Daniel CastellaniA adesão da Universidade Federal Fluminense (UFF) ao REUNI em 2010 gerou uma grande necessidade de novas soluções baseadas em tecnologia da informação. Recentemente, os processos de software têm ganhado atenção da área de qualidade de software com base na premissa que processos de qualidade produzem produtos de qualidade. Para adaptar-se à essa nova realidade a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFF está buscando meios de manter o foco na qualidade dos serviços e soluções desenvolvidas. Para isso a Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) decidiu adotar o MPS.BR como modelo para o processo de desenvolvimento de sistemas. Dessa forma, a CDS desenvolveu o seu processo de desenvolvimento de sistemas baseado nos princípios de agilidade (SCRUM) e que, ao mesmo tempo, atendesse aos resultados esperados para o nível G do MPS.BR. Atualmente a implantação ainda está em andamento e principais resultados da adoção do MPS.BR alcançados até o momento são a uniformização do desenvolvimento de soluções, a geração periódica de informações gerenciais e o aumento da percepção dos usuários quanto à qualidade dos produtos e serviços.Item Informatização do processo de cálculo e lançamento de adicionais noturnos e adicionais de plantão hospitalar na Universidade Federal de Santa Maria(2013-04-25) Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Cleandro Flores De GasperiEste artigo descreve a informatização de 2 processos que eram bastante onerosos para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): o processamento e cálculo de adicionais de plantão hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e o cálculo de adicional noturno. O objetivo da informatização destes processos é melhorar a confiabilidade do processo, assim como reduzir a carga de trabalho manual. O sistema teve aceitação tanto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSM, quanto da Coordenação de Recursos Humanos do HUSM, atingindo com sucesso o objetivo proposto.Item RELATO DE EXPERIÊNCIA: SISTEMA DE OUVIDORIA(2013-04-25) Eliene do Carmo VieiraA ouvidoria da UnB promove melhorias na prestação de serviços públicos aos cidadãos, porém não possuía uma ferramenta para realizar as atividades executadas de forma ágil. Para modificar esse cenário, foi solicitado junto ao Centro de Informática – CPD, em meados de 2010, o desenvolvimento de uma ferramenta que contemplasse as tarefas executadas pela ouvidoria tais como, recebimento e acompanhamento das manifestações de uma forma ágil, a tramitação dessa manifestação entre os setores internos e a geração de relatórios para tomada de decisões gerenciais. Diante desse problema, a gerência do CPD mobilizou a equipe de análise para dar início ao projeto de desenvolvimento da ferramenta solicitada. Esse projeto foi denominado Sistema de Ouvidoria (SISOUV) e foi implementado utilizando o Processo de Desenvolvimento de Software (PDS) do CPD/UnB, que é baseado no Rational Unified Process (RUP).Item SISRU – Sistema do Restaurante Universitário(2013-04-25) Carmem Lúcia Barbosa de Oliveira Coelho; Riane de Oliveira Torres SantosO Sistema do Restaurante Universitário (SISRU) trata-se de um sistema automatizado de controle de acesso de usuários ao restaurante da Universidade de Brasília - UnB. Além do atendimento ao público externo à UnB, o SISRU, através de integração com os demais sistemas de informação da UnB, em tempo real, localiza a situação dos usuários da comunidade interna da UnB, personalizando as vendas de créditos para refeições e acompanhando a utilização do restaurante pelos mesmos. O SISRU permite um acompanhamento e controle financeiro fundamentais nas tomadas de decisões diárias e de médio/longo prazo da gerência. Também dá apoio à área de nutrição do restaurante à medida que os profissionais que lá trabalham podem acompanhar o consumo em tempo real. Por outro lado, o usuário do restaurante também tem disponível o acesso ao acompanhamento da sua própria utilização.Item SISTEMA DE AUDITORIA E SEGURANÇA DE SOFWARES DESENVOLVIDOS NA UFFS(2013-04-25) Volnei Darino Pol; Giancarlo Dondoni Salton; Braulio Adriano de MelloAs evidências de auditoria são ativos institucionais que armazenam informações relevantes sobre operação de sistemas. O acesso a essas informações deve ser restrito a pessoas e procedimentos autorizados a realizar ações de supervisão. Além de gerar os registros históricos, podendo ocorrer em meios e formatos variados, por exemplo, em arquivo, tabelas de bancos de dados ou correio eletrônico, é essencial o seu frequente gerenciamento, análise e auditagem. Observada a essencialidade dos processos automatizados de auditoria em sistemas, este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e validação de mecanismos de proteção e rastreabilidade das ações (em sistemas) nas aplicações em operação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Os mecanismos desenvolvidos são baseados em Normas Técnicas, como as ABNT NBR 27001 e ABNT NBR 27002 e em recomendações governamentais que citam a importância da segurança da informação e auditoria. Este trabalho apresenta, inicialmente, uma visão da gestão adotada sobre as evidências geradas pela utilização dos sistemas de informação desenvolvidos pela Diretoria de Infraestrutura de Sistemas da UFFS. Identifica as tecnologias e fundamentação legal utilizada na especificação de requisitos funcionais e aborda a especificação e construção de mecanismos com atividades fim de auditoria que estão sendo integrados aos sistemas de informação da instituição, trabalho iniciado pelo Sistema de Gestão Acadêmica.Item Sistema de Controle de Ações de Extensão - CAEX(2013-04-25) Cléber Moterani TavaresA Extensão Universitária é um dos pilares que mantém a Universidade. Para a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG ) essa importância se reflete no grande número de Ações de Extensão que a Instituição organiza. Acompanhando o crescimento da Universidade, a quantidade e a abrangência dessas ações cresceu muito nos últimos anos e como consequência, a administração desse variado repertório extensionista se torna um processo cada vez mais complexo. Diante desse cenário, este artigo apresenta o Sistema de Controle de Ações de Extensão (CAEX), um sistema desenvolvido e implantado pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG com o objetivo de permitir o gerenciamento de todas as Ações de Extensão promovidas pela Instituição.Item Sistema de Eventos Institucionais(2013-04-25) Fernando Henrique Canto; José Luis Machado; Rodrigo Meleu das NevesO Sistema de Eventos Institucionais foi desenvolvido para atender a necessidade de um sistema capaz de gerenciar as diversas etapas de um evento, desde a submissão de trabalhos, passando pelos processos de avaliação de trabalhos e organização de sessões, até o controle de presença e a eventual emissão de certificados. Inicialmente, o projeto foi iniciado para suplantar um sistema antigo que gerenciava o Salão de Iniciação Científica da UFRGS, mas teve o objetivo mais geral de ser capaz de lidar com o maior número de eventos possíveis executados na Universidade. O grande escopo e a profundidade do sistema, combinados com as grandes diferenças existentes entre eventos diferentes, proporcionaram grandes desafios para as equipes de projeto, desenvolvimento e atendimento aos usuários. O sistema foi totalmente desenvolvido em PHP, passando por duas versões até chegar ao estágio atual, construído sobre o Yii Framework, utilizando ao máximo os recursos oferecidos por esta plataforma para a obtenção de um sistema poderoso e flexível. O sucesso no atendimento aos eventos realizados até então demonstram a eficácia de uma solução genérica, porém altamente configurável e dinâmica, com o intuito de sanar as mais diversas necessidades de um público amplo e diversificado e da comunidade universitária em geral.Item Sistema Integrado de Gerenciamento das Clínicas Odontológicas - SIGO(2013-04-25) Gustavo Afonso; Beatriz Araújo; Cléber Moterani; Hingriddi VinhasEm uma Universidade com o curso de Odontologia, as clínicas odontológicas são essenciais na formação dos alunos e se tornam um importante centro de atendimento ao paciente proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, o presente trabalho apresenta a implantação de um sistema integrado para o gerenciamento dos atendimentos nas clínicas odontológicas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), visando controle de seus pacientes, prontuários e prestação de contas ao SUS.Item Sistema Pibid UNIFAL-MG(2013-04-25) Leandro Antunes da Silva; Gustavo AfonsoO Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica através da concessão de bolsas a alunos de licenciatura, participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Visa promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Atualmente, participam do Pibid 195 Instituições de Educação Superior de todo o país que desenvolvem 288 projetos de iniciação à docência em aproximadamente 4 mil escolas públicas de educação básica. Em 2012 o número de bolsas concedidas – entre estudantes, coordenadores e supervisores – atingiu 49.321, o que representa um crescimento de mais de 80% em relação a 2011 e um investimento de mais de R$ 25.000.000 (vinte e cinco milhões de reais).