TIC como Estratégia de Transformação Digital na Educação
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Item 2status: uma solução baseada em shellscript para monitoramento de disponibilidade de serviços de rede(2023-06-20) Cárlisson B. T. Galdino; Rômulo N. Oliveira; Charlie B. O. P. Silva; João Arthur O. Valérioestado de disponibilidade de determinados serviços, como sistemas administrativos ou até mesmo a conexão com a Internet. Este artigo propõe uma solução livre e de fácil implementação para o monitoramento de disponibilidade de serviços de rede, atuando de forma segura na construção de uma página pública destinada aos usuários da instituição. Adicionalmente, oferece um arcabouço de ferramentas úteis para o gerenciamento de rede, com o qual foi construída a solução em destaque.Item A otimização recursos e a robustez em serviços computacionais de rede com o uso do Proxmox(2023-06-20) Rômulo N. de Oliveira; Carlos R. A. da Silva; Cárlisson B. T. GaldinoA virtualização de sistemas é uma técnica que tem se mostrado promissora no mercado, economizando recursos e serviços computacionais sob demanda. Este trabalho tem como objetivo apresentar o sistema de virtualização Proxmox VE em uma solução prática e replicável a outras instituições. Na oportunidade, será apresentado o processo de implantação do sistema na Unidade Educacional Penedo e os ganhos obtidos com a otimização de recursos e na qualidade do serviço de rede prestado à Universidade.Item Análise da Governança das áreas fim nas Instituições Federais de Ensino Superior: metodologia aplicada à Universidade Federal do Paraná(2023-06-20) Aldemir Junglos; Alexandra Dantas Roeder; Amarilio Motta Floriano; Lilian Murray da R. Loures; Marcelo Adriano C. Maceno; Marcos Roberto dos SantosEste artigo descreve a metodologia aplicada à Universidade Federal do Paraná (UFPR) para analisar a maturidade em governança pública das áreas fim na Instituição. O objetivo deste estudo é capturar e analisar, de forma confiável e padronizada, o nível de maturidade em governança das áreas fim na UFPR através da aplicação de questionário norteado pelos mecanismos de governança (liderança, estratégia e controle), da análise dos dados e do cálculo do índice de governança (iGovSetores). Os resultados obtidos na amostra piloto indicam que as áreas fim encontram-se, em média, em nível inicial de maturidade em governança.Item Análise e melhoria do processo de participação de discentes da UFPA no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)(2023-06-20) Aluízio Marinho Barros Filho; Maria Lucia Harada; Thiago Borges Lobato GonçalvesA Universidade Federal do Pará (UFPA) tem utilizado a Gestão de Processos Organizacionais como ferramenta para alcançar seus objetivos estratégicos desde 2011. A instituição adotou a metodologia de Ciclos de Mapeamento de Processos Organizacionais (CIMAPROs) para selecionar e melhorar processos prioritários. Em 2022, a UFPA iniciou a 5ª edição do CIMAPRO e selecionou o processo de participação dos estudantes de graduação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) como um dos processos a serem melhorados. O mapeamento do processo de participação da UFPA no ENADE foi realizado a partir de dados coletados do INEP, informações internas e entrevistas com profissionais envolvidos.Item Aplicação de Tickets & IDs digitais em Restaurantes Universitários(2023-06-20) Johny M. B. Ribeiro; Raulcézar M. F. Alves; Diego A. Silva; Everson F. G. Junior; Leonildo C. Silva; Fabiano S. R. Alves; Jean C. DomingosO fornecimento de refeições por meio de restaurantes universitários é essencial para a maioria dos membros de comunidades acadêmicas, sejam eles alunos ou servidores. O objetivo deste projeto é trazer agilidade, transparência e segurança para os processos de controle de acesso e gestão de tickets para restaurantes universitários através do uso de Tickets e Identidades digitais disponíveis via aplicativo móvel.Item Atualização do Backbone da UFRGS(2023-06-20) Caciano Machado; Marcio PohlmannO backbone atual da UFRGS utiliza um modelo de rede convergente de três camadas, muito comum em redes de campi de universidades, composto por equipamentos de núcleo, distribuição/agregação e acesso. Este artigo apresenta o backbone novo que está sendo projetado para a universidade, com o objetivo de atender os requisitos crescentes de conectividade e automatizar a operação de rede. Este projeto planeja implementar virtualização de redes com tecnologias como VXLAN.Item Autenticação na redeWiFi Institucional da UFSM utilizando Login único Gov.Br(2023-06-20) Bolívar M. Silva; Fábio A. Barcelos; Gustavo Z. KantorskiO presente artigo mostra uma visão geral da implantação do processo de integração da autenticação via Login único Gov.Br, com a WiFi institucional da UFSM. Iniciando pela solicitação de acesso à API, via formulário, passando pelas etapas de implementação e testes, culminando com o acesso público.Item Automação Robótica de Processos Como Ferramenta Para a Transformação Digital em uma IFES(2023-06-20) Ocimar Luis Zolin; Gilberto Matias Ruffato; Jasiel Silvanio Machado GonçalvesNo decorrer dos últimos dos anos, observou-se que a evolução da tecnologia proporcionou às organizações ganhos substanciais na execução de suas atividades. Essa evolução permitiu não só a simplificação da execução das atividades, como também possibilitou a padronização nos processos e a garantia de maior segurança na realização dos processos corporativos. Atualmente, a tecnologia denominada de RPA (Automação Robótica de Processo) incorpora funcionalidades de leitura e interpretação de dados por meio de interfaces de um sistema de computador. Esta tecnologia tem se tornado relevante no cotidiano das organizações e no setor público, estimulando a transformação digital, com soluções para integração de soluções, encurtando o tempo de resposta aos cidadãos e usuários. O resultado gera aumento de eficiência e produtividade, eliminando atividades mecânicas e repetitivas. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos e aspectos relacionados à área de RPA, e mostrar os resultados da sua aplicação em um cenário real. Para isso, será utilizado como base o projeto realizado no processo de empenho na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul).Item Automatizando o atendimento a requisições de serviços de TI(2023-06-20) Marcos Madruga; Thiago Abreu; Júlio LimaO alto volume de demandas para as equipes de TI, e a complexidade para a realização das atividades, leva a uma baixa eficiência das equipes e aumenta a probabilidade da ocorrência de erros de configuração. A solução mais indicada para essa questão consiste em automatizar a realização das tarefas, tanto de atendimento às requisições quanto de tratamento de incidentes. Este trabalho apresenta uma proposta de integração de sistemas open source já existentes, e alguns deles já utilizados por diversas instituições públicas, para criar um sistema de automação de tarefas que possibilite às instituições lidarem eficientemente com os ambientes de TI da atualidade.Item Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem pelos Discentes da UFSM(2023-06-20) Giana L. Kroth; Fernando P. Barbosa; Giuliano L. Ferreira; Jader A. Schmitt; Kelmara Mendes VieiraEste artigo descreve a implementação e implantação do novo modelo de avaliação do processo de ensino e aprendizagem adotado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O artigo contextualiza a avaliação na UFSM, descreve como o modelo atual foi desenvolvido e implementado. Dentre os resultados alcançados destaca-se o aumento na participação dos estudantes, que é fundamental para a credibilidade e uso efetivo dos resultados da avaliação.Item Concepção de uma arquitetura de referência para sustentação e inovação no desenvolvimento de softwares e aplicativos(2023-06-20) Andrey E. SilvaEste artigo relata a experiência da Universidade Federal de Goiás em definir uma arquitetura de referência utilizando componentes distribuídos para sustentação, desenvolvimento de novos produtos e substituição de sistemas legados. Um dos benefícios dessa abordagem é manter a compatibilidade com outros produtos adquiridos e/ou implantados, como os sistemas SIG-UFRN e o SEI, de forma não intrusiva, permitindo a integração com sistemas clientes e facilitando o desenvolvimento colaborativoItem Curricularização da Extensão na UFRGS: percurso institucional(2023-06-20) Carla Maria Bastos dos Santos; Tânia Mara Girotto Vargas; José Luis Machado; Fernanda Vieira FigueiraEste trabalho apresenta a experiência da implementação da inserção curricular da extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde a criação da norma regulamentadora até a adequação dos sistemas de informação. Essa jornada teve início, na UFRGS, ainda em 2016, culminando com a implementação da RESOLUÇÃO Nº 029, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2021. A partir deste documento normativo, começaram-se os esforços para a implementação da inserção das atividades de extensão na graduação. Para tanto, foi necessário o trabalho coletivo de diversos setores da Universidade, com criação de grupos de trabalhos e eventos à comunidade acadêmica, elaboração de documentos para adequação dos fluxos operacionais e dos registros nos currículos dos cursos de graduação e nos históricos escolares. O presente trabalho pretende trazer esta discussão, que é de caráter extremamente relevante para a Instituição.Item Desafios da transformação do Catálogo de Serviços: um relato da experiência da UNIFESP(2023-06-20) Walfran R. V. C. de Araújo; Alexsandro C. Carvalho; Leandro T. Santana; Ana L. S. Beraldo; José C. A. Ohta; Lidiane C. da SilvaEste artigo descreve o processo de concepção de um catálogo padronizado de serviços cujos princípios foram inspirados em processos ágeis de gestão de serviços. O objetivo do projeto foi facilitar a disponibilização de informações sobre serviços utilizando formatos de mídia, como podcasts e vídeos. Como resultado, foi observado o aumento do número de acessos, a obtenção de informações sobre os serviços consumidos e o engajamento da comunidade da Unifesp com a proposta de padronização. Estabelecendo uma marca institucional para incorporação de processos e tecnologias de gestão de serviços: o SuaUnifesp.Item Desafios e Sucessos da Implantação do Programa de Gestão e Desempenho (Modalidade Teletrabalho) em uma Universidade Federal(2023-06-20) Gislaine Ceregatti; Fábio Neves MargaridoEste relato apresenta a experiência da Universidade Federal do ABC na implantação do teletrabalho na instituição. São abordados tanto o histórico da escolha e implantação do sistema informatizado (SISGP) quanto do fluxo desenvolvido para implementação da modalidade nas unidades administrativas. O projeto foi executado em sete meses, entre março e setembro de 2003, com 175 das 192 sessões da universidade atualmente habilitadas para desempenhar suas atividades em regime de teletrabalho.Item Desafios na Implementação de Indicadores de Serviços de TI na UFRJ(2023-06-20) Rosângela C. S. Costa; Lucia Escalda; Pedro Paulo M. Alves; Bruno Milet GuimarãesEste artigo relata uma experiência na implementação de indicadores de serviços de TI na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi realizado um projeto-piloto com duas diretorias integrantes da TIC, aplicando-se o método SINIS. O método busca selecionar indicadores, metas e estratégias alinhados aos objetivos dos serviços de TI. Para isso, é sugerido o preenchimento gradativo de templates durante a execução das cinco fases em que é organizado. Apesar de um tempo considerável para a equipe compreender o método e aplicá-lo, através da experiência foi possível fixar conceitos de indicadores, adaptar alguns templates e identificar os próximos desafios para a continuidade do projeto.Item Desenvolvimento de Capacitação EAD em BPM: Benefícios e Lições Aprendidas(2023-06-20) João Francisco da Fontoura Vieira; Vilciane de Oliveira França; Gabriela Musse BrancoAs capacitações em BPM são fundamentais a mudança cultural requerida para a implementação desta filosofia de gestão. No entanto, deslocar a equipe de um Escritório de Processos (EP) para lecionar uma capacitação presencial pode ser muito custoso e inviável em um contexto de escassez de mão de obra e excesso de demanda. Por isso, o Ensino à Distância (EAD) torna-se essencial para o mantenimento da oferta de tais capacitações. Este artigo apresenta o caso da transformação da capacitação em modelagem de processos da UFRGS da modalidade presencial para EAD, destacando os benefícios da adoção do EAD e as lições aprendidas com o caso.Item Desenvolvimento e implantação da Carteirinha Digital UFF(2023-06-20) Thiago N. de Oliveira; Leandro R. De Cicco; Alexandre L. Gomes; Luan M. do NascimentoEste artigo descreve o projeto de desenvolvimento e implantação da Carteirinha Digital UFF. Ele aborda o processo de transformação da identificação acadêmica física (smartcard) para a digital (aplicativo móvel), a integração com o PagTesouro para pagamentos através de PIX e cartão de crédito, as funcionalidades fornecidas pela solução e seus benefícios, a apresentação de resultados alcançados até então e conclui com perspectivas de trabalhos futuros.Item Entrega Contínua em clusters Kubernetes utilizando Gitlab e Argo CD na DTI/UFMG(2023-06-20) Wallison Fabiano de Araújo; Gessy Caetano JuniorEste trabalho descreve o processo de implantação de Entrega Contínua no cluster Kubernetes utilizando Gitlab e Argo CD pela Divisão de Infraestrutura e Serviços da UFMG. Neste artigo são apresentadas as etapas dessa implantação, as ferramentas e os softwares utilizados para realizar operações de Entrega Contínua. Demostramos como o Argo CD aplica as mudanças no cluster Kubernetes para a aplicação de teste aplic01.Item Expandindo a gestão de serviços para além da TI(2023-06-20) Wilson VaraschinO artigo destaca a importância da transformação digital na universidade para oferecer serviços de forma mais eficiente e organizada à comunidade acadêmica. É necessário reestruturar os processos de negócio e mudar a cultura institucional para a cultura digital. Uma central de serviços única ajuda a fornecer diferentes tipos de serviços aos alunos, professores e técnicos de forma mais eficiente. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) expandiu o uso da ferramenta de Gestão de Serviços de TI (GSTI ou ITSM IT Service Management), para as demais unidades da universidade, criando um canal único de solicitações de serviço para a comunidade interna.Item Experiência da UFBA com a infraestrutura de acesso para fibras ópticas em um data center acadêmico(2023-06-20) Thiago L. B. de Jesus[POP-BA]; Ibirisol F. Ferreira[POP-BA]; Claudete M. S. Alves[UFBA]; Luiz C. A. Mendonça[UFBA]Nos anos 1990, a UFBA estabeleceu suas primeiras interconexões multicampi utilizando fibras ópticas. Com o crescimento natural das demandas de telecomunicações ao abrigar diversos projetos, a infraestrutura de acesso para fibras ópticas deu indícios de saturação, o que poderia inviabilizar novos projetos, a manutenção dos já existentes e o crescimento da rede. Este trabalho apresenta os problemas advindos do crescimento da infraestrutura de acesso das fibras ópticas ao data center e a solução desenhada para resolvê-los