INTERAÇÕES ACADÊMICAS: MELHORIA E AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE APROVAÇÃO E ASSINATURA
Arquivos
Data
2016-04-25
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Interações acadêmicas são ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas entre a universidade e a sociedade. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as interações acadêmicas têm desempenho fundamental para que a UFRGS cumpra seu papel de agente transformador da sociedade. Assim, faz-se necessário que o processo de aprovação das interações seja ágil, transparente e eficaz. Este trabalho apresenta o projeto de melhoria e automação deste processo, bem como os resultados obtidos e os desafios enfrentados. O processo de interações acadêmicas possui características complexas por contemplar aspectos acadêmicos, jurídicos, orçamentários e financeiros. A aprovação de uma interação passa por diversas instâncias da universidade. O projeto teve como foco a facilitação do registro da interação, a agilidade do processo e a transparência das informações. O projeto foi demandado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, que definiu como escopo as interações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento científico. Participaram do projeto o Escritório de Processos e o Centro de Processamento de Dados da universidade
Descrição
Palavras-chave
melhoria de processo, automação, interações acadêmicas