Gestão por Processos
URI permanente para esta coleçãohttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/61
Navegar
7 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Atuação do Escritório de Processos como Apoio Técnico na Gestão dos Processos: O caso dos Processos de Gestão de Pessoas da UFRGS(2016-04-25) João Francisco da Fontoura Vieira; Gabriela Musse Branco; Raquel Capiotti da Silva; Cristiane BassoA partir do crescimento e sucesso das ações de BPM na UFRGS, houve um aumento significativo na demanda pelos serviços do Escritório de Processos (EP). Para poder atender a essas demandas, o EP precisou reorganizar sua forma de trabalho, passando a atuar como apoio técnico em alguns projetos, ao invés de ter uma atuação direta. No ano de 2014, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), com o intuito de reestruturar os seus processos, contatou o EP para atingir tal objetivo. Considerando as características do projeto a ser realizado, o EP verificou que essa era uma boa oportunidade para realizar um projeto como apoio técnico. Como esse tipo de projeto possui características específicas, o EP e o NPG (setor de melhorias da PROGESP) desenvolveram um método de atuação para esses casos. Dado isso, o presente trabalho apresenta o método desenvolvido, a aplicação do trabalho e a contribuição desse tipo de projeto para o EP.Item Kanban no projeto SIGAA: Uma experiência bem-sucedida de melhoria da eficiência e qualidade do trabalho do time(2016-04-25) André Medeiros Dantas; Gibeon Soares de Aquino JuniorEste artigo relata a aplicação do quadro Kanban como solução na melhoria do processo de desenvolvimento de software para um fluxo contínuo de atendimento a demandas de manutenção do sistema acadêmico (SIGAA) da UFRN. São apresentados os principais aspectos teóricos quanto ao uso dessa abordagem, e como ela foi customizada para atender às necessidades específicas do projeto em questão. Os resultados obtidos e relatados comprovam o sucesso e o impacto da solução, especialmente com indicativos mostrando o atendimento de 50% a mais de demandas em metade do tempo gasto no mesmo período do ano anterior. Essas e outras evidências mostram como uma simples abordagem baseada na filosofia ágil pode transformar como um time desenvolve software.Item A implantação do programa de elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão – POP - na Universidade Federal do Paraná(2016-04-25) Amarilio Motta Floriano; Denise Cristiane dos Santos; Valmir Antunes PereiraEste artigo apresenta um caso prático de melhoria de processos com a implantação do programa de elaboração dos POPs – Procedimentos Operacionais Padrão – no Centro de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Paraná, visando contribuir para a melhoria contínua dos serviços de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação - praticados no âmbito da instituição. O programa intitulado “Pops do CCE” pretende mapear principalmente procedimentos críticos, sanando problemas de falhas na execução, documentar conhecimentos represados e incentivar melhorias nos procedimentos. O programa conta com modelo (template) padronizado, POP de orientação à criação de outros POPs e foi implantado em uma unidade piloto do CCE.Item Criação de um Processo Sistematizado para Gestão das Demandas da Divisão de Sistemas Computacionais da UFERSA(2016-04-25) Jonathan Darlan Cunegundes MoreiraAlgumas das principais dificuldades enfrentadas por inúmeras Instituições Federais de Ensino do País hoje, é a falta de um quantitativo de servidores adequado e o crescimento exponencial das demandas. E na Divisão de Sistemas Computacionais não poderia ser diferente. Afim de minimizar os efeitos disto, a Superintendência criou um processo que permitisse gerir e controlar essas demandas sem sobrecarregar os seus servidores, além de atender eficientemente toda a comunidade. A definição de prioridades, negociação efetiva das demandas, um procedimento padronizado de trabalho, adoções de ferramentas simples e práticas ágeis foram essenciais para proporcionar um ambiente eficiente e produtivo, permitindo o controle efetivo e feedback constante aos usuários. Este processo vem se mostrando eficaz tanto no ambiente interno do setor, como também para os usuários. Ainda continuamos com a dificuldade de um quadro de servidores aquém do ideal e não conseguimos atender todas as demandas no tempo ideal, porém conseguimos atender dentro de critérios estabelecidos e acordados entre as partesItem Transformação do processo de ingresso de calouros: o caso UFRGS(2016-04-25) Isaac da Silva Torres; Gabriela Musse Branco; André Fernando SchlittlerO presente trabalho apresenta a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em sua tentativa de aprimorar um dos processos primordiais para o funcionamento de um Instituição de Ensino Superior – Ingresso de Calouros. O projeto contou com a interação entre o Centro de Processamento de Dados (CPD) e a equipe do Escritório de processos (EP) desde sua concepção, o que ajudou na celeridade no processo de transformação deste processo. Um dos produtos foi a criação de um sistema que tangia desde a inserção dos documentos digitais por parte dos candidatos até as etapas de análise documental Acadêmica e de Renda anteriormente realizadas manual e presencialmente. Os principais objetivos do projeto foram facilitar a entrega da documentação pelos candidatos, reduzir o deslocamento de candidatos para entrega da documentação, reduzir os casos pendentes de análise/vínculo pós-início das aulas e agilizar e reduzir o número de erros no processo de análise acadêmica e de renda;Item INTERAÇÕES ACADÊMICAS: MELHORIA E AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE APROVAÇÃO E ASSINATURA(2016-04-25) Claudio Adriano Lassen; Daniel Del Sent Soares; Gabriela Musse Branco; João Francisco da Fontoura Vieira; Raquel Farias Mathias da RosaInterações acadêmicas são ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas entre a universidade e a sociedade. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as interações acadêmicas têm desempenho fundamental para que a UFRGS cumpra seu papel de agente transformador da sociedade. Assim, faz-se necessário que o processo de aprovação das interações seja ágil, transparente e eficaz. Este trabalho apresenta o projeto de melhoria e automação deste processo, bem como os resultados obtidos e os desafios enfrentados. O processo de interações acadêmicas possui características complexas por contemplar aspectos acadêmicos, jurídicos, orçamentários e financeiros. A aprovação de uma interação passa por diversas instâncias da universidade. O projeto teve como foco a facilitação do registro da interação, a agilidade do processo e a transparência das informações. O projeto foi demandado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, que definiu como escopo as interações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento científico. Participaram do projeto o Escritório de Processos e o Centro de Processamento de Dados da universidadeItem Melhoria no Processo de Testes de Restauração(2016-04-25) Maurício Martinuzzi Fiorenza; Fernando Della Flora; Cristiano TolfoO backup é uma das etapas mais importantes quando se fala em desastre e recuperação de dados. Testes regulares bem como a manutenção periódica do serviço, são de vital importancia para garantir a integridade e disponibilidade dos backups realizados. Este trabalho busca apresentar um relato de experiência baseado na melhoria do processo de testes de restauração. Para atingir este objetivo utilizou-se modelagem de processos e bem como notação BPMN, onde primeiramente foi identificado o estado atual do processo, e após discussões e identificação de pontos falhos, representou-se a melhoria do processo em questão em uma modelagem de estado futuro. Estas melhorias, vieram de encontro com a necessidade de se aumentar a segurança dos dados gerados pela comunidade acadêmica e armazenados pelo Núcleo da Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pampa. A modelagem de processos se mostrou fundamental na estruturação do modelo, assim como no refinamento do mesmo