Uma Abordagem de Suporte à Solicitação e Avaliação para Contratação de Soluções de TI na Administração Pública Federal Brasileira

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Data

2015-04-25

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Resumo

O processo de contratação de soluções de TI na Administração Pública Federal (APF) Brasileira deve iniciar, de acordo com a legislação vigente, com uma etapa de planejamento a qual visa identificar o objetivo e o escopo da contratação, bem como os riscos envolvidos. Para tanto, se faz necessário que os gestores dos órgãos registrem as demandas de TI alinhadas com os objetivos estratégicos e de TI da organização. Após avaliação das demandas de TI, pelo órgão de Governança de TI, é elaborado um artefato denominado Documento de Oficialização da Demanda que formaliza o início da etapa de planejamento da contratação de TI. Este trabalho apresenta então uma abordagem para dar suporte ao processo de solicitação e avaliação das demandas por soluções de TI no contexto da APF.

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Palavras-chave

aquisição de TI; governança de TI; processo de negócio

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