WTICIFES 2013

URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/18

Local:
Best Western Hotel Caiçara

Período:
27 a 29 de Maio de 2013

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 40
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Construção de uma Rede em Malha Sem fio com suporte a Openflow
    (2013-04-25) Italo Valcy; Ibirisol Fontes; Gustavo Bittencourt
    As redes em malha sem fio possuem uma série de propriedades particulares, as quais, quando combinadas com o novo paradigma de redes definidas por software, através do protocolo OpenFlow, requerem ainda mais atenção. Diversos desafios tecnológicos inerentes ao próprio tipo da rede, além dos requisitos das aplicações que a utilizarão, devem ser tratados, muitas vezes de forma empírica, para que a rede possa ser eficiente, robusta e, na prática, de implementação viável. Este trabalho apresenta um relato de experiência na montagem de uma rede em malha sem fio com suporte a OpenFlow, apresentado os principais desafios que devem ser levados em conta na construção de redes desse tipo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sistema de Documentos Genéricos
    (2013-04-25) José Luis Machado; Moisés Alberto Hamester
    Este artigo descreve o Sistema de Documentos Genéricos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que visa padronizar a geração de documentos em um ambiente único e armazena lo em um local seguro. O sistema foi concebido em módulos articulados em estruturas que compõem o documento. O sistema é integrado com outros sistemas existentes como Recursos Humanos e espera se com a sua implantação garantir uma padronização e segurança no trâmite institucional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sistema de Plano de Estudos e Defesa de MDT
    (2013-04-25) Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Giana Lucca Kroth; Andreia Farencena Viero; Marcelo Lopes Kroth
    Este artigo descreve a informatização do registro acadêmico do plano de estudos de alunos da pós-graduação e da posterior abertura de processo para composição de banca examinadora para defesa de MDT (Monografia, Dissertação e Tese) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo principal da informatização desses processos foi evitar a impressão e o trâmite de pastas cheias de documentos, além de agilizar a composição de banca examinadora para defesa dos trabalhos de pós-graduação na UFSM. O sistema está totalmente implantado quanto à abertura de processos de defesa, e em fase de implantação na parte de registro do plano de estudos. Segundo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), o sistema, além de eliminar completamente o trabalho de controle manual de processos e produção de portarias de defesa, desburocratizou o processo como um todo, sendo eliminados trâmites nos quais o sistema pode fazer as consistências exigidas sem a necessidade de intervenção do usuário. Já para o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), o principal ganho foi o registro eletrônico do plano de estudos, o que permite que o sistema faça a verificação da integralização curricular do aluno de forma automatizada, evitando a conferência manual do plano de estudos do aluno com as disciplinas cursadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Informatização da produção de portarias na Universidade Federal de Santa Maria
    (2013-04-25) Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Marcius da Silva da Fonseca; Marisa Munaretto Amaral; Macelo Lopes Kroth
    Este artigo descreve a informatização da produção de portarias na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo da informatização desse processo é agilizar a criação/redação das portarias produzidas na instituição, bem como, padronizar os documentos, respeitando a identidade visual da UFSM. O sistema está em fase de avaliação/validação, sendo usado atualmente para emitir portarias produzidas por dois processos recentemente informatizados na UFSM: solicitação/autorização de afastamento do servidor; e processo de defesa de MDT (Monografia, Dissertação e Tese).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sistema Pibid UNIFAL-MG
    (2013-04-25) Leandro Antunes da Silva; Gustavo Afonso
    O Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica através da concessão de bolsas a alunos de licenciatura, participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Visa promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Atualmente, participam do Pibid 195 Instituições de Educação Superior de todo o país que desenvolvem 288 projetos de iniciação à docência em aproximadamente 4 mil escolas públicas de educação básica. Em 2012 o número de bolsas concedidas – entre estudantes, coordenadores e supervisores – atingiu 49.321, o que representa um crescimento de mais de 80% em relação a 2011 e um investimento de mais de R$ 25.000.000 (vinte e cinco milhões de reais).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    RELATO DE EXPERIÊNCIA: SISTEMA DE OUVIDORIA
    (2013-04-25) Eliene do Carmo Vieira
    A ouvidoria da UnB promove melhorias na prestação de serviços públicos aos cidadãos, porém não possuía uma ferramenta para realizar as atividades executadas de forma ágil. Para modificar esse cenário, foi solicitado junto ao Centro de Informática – CPD, em meados de 2010, o desenvolvimento de uma ferramenta que contemplasse as tarefas executadas pela ouvidoria tais como, recebimento e acompanhamento das manifestações de uma forma ágil, a tramitação dessa manifestação entre os setores internos e a geração de relatórios para tomada de decisões gerenciais. Diante desse problema, a gerência do CPD mobilizou a equipe de análise para dar início ao projeto de desenvolvimento da ferramenta solicitada. Esse projeto foi denominado Sistema de Ouvidoria (SISOUV) e foi implementado utilizando o Processo de Desenvolvimento de Software (PDS) do CPD/UnB, que é baseado no Rational Unified Process (RUP).
  • Imagem de Miniatura
    Item
    SISRU – Sistema do Restaurante Universitário
    (2013-04-25) Carmem Lúcia Barbosa de Oliveira Coelho; Riane de Oliveira Torres Santos
    O Sistema do Restaurante Universitário (SISRU) trata-se de um sistema automatizado de controle de acesso de usuários ao restaurante da Universidade de Brasília - UnB. Além do atendimento ao público externo à UnB, o SISRU, através de integração com os demais sistemas de informação da UnB, em tempo real, localiza a situação dos usuários da comunidade interna da UnB, personalizando as vendas de créditos para refeições e acompanhando a utilização do restaurante pelos mesmos. O SISRU permite um acompanhamento e controle financeiro fundamentais nas tomadas de decisões diárias e de médio/longo prazo da gerência. Também dá apoio à área de nutrição do restaurante à medida que os profissionais que lá trabalham podem acompanhar o consumo em tempo real. Por outro lado, o usuário do restaurante também tem disponível o acesso ao acompanhamento da sua própria utilização.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sistema de Controle de Ações de Extensão - CAEX
    (2013-04-25) Cléber Moterani Tavares
    A Extensão Universitária é um dos pilares que mantém a Universidade. Para a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG ) essa importância se reflete no grande número de Ações de Extensão que a Instituição organiza. Acompanhando o crescimento da Universidade, a quantidade e a abrangência dessas ações cresceu muito nos últimos anos e como consequência, a administração desse variado repertório extensionista se torna um processo cada vez mais complexo. Diante desse cenário, este artigo apresenta o Sistema de Controle de Ações de Extensão (CAEX), um sistema desenvolvido e implantado pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG com o objetivo de permitir o gerenciamento de todas as Ações de Extensão promovidas pela Instituição.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento e implantação de um sistema de chamadas com foco no ITIL, utilizando-se Python, Django, Highcharts e Twitter Bootstrap
    (2013-04-25) Daniel Michelon De Carli; Fernando Pires Barbosa; Carlos Carlos Roberto Gressler
    Este artigo apresenta a experiência de desenvolvimento e utilização de um sistema de chamadas, com objetivo de atender aspectos do ITIL, definidos como meta no PDTI institucional. Além disso, será apresentada a ferramenta, bem como, serão apresentados os requisitos desejados ao nível do ITIL, em relação ao PDTI. Soma-se a isso o relato da experiência técnica da criação da ferramenta com o uso da linguagem python, do framework Django, do frontend com bootstrap, bem como o uso da biblioteca Hightchart.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos do Registro Eletrônico da Jornada de Trabalho na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    (2013-04-25) Cleandro Flores De Gasperi; Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Marcelo Lopes Kroth
    Após denúncias feitas pela população ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a falta de assiduidade dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE), esse instaurou procedimento investigatório que se transformou em processo junto a Justiça Federal. A sentença 5003946-91.2011.404.7102/RS condenou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a implantar um sistema eletrônico para controle da jornada de trabalho dos TAE e que o registro dos TAE lotados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) deveria ser feito com identificação biométrica. Desta forma a UFSM e o MPF celebraram um acordo judicial que definiu alguns parâmetros para a construção deste sistema, bem como os prazos para a implantação. Neste trabalho serão demonstrados resultados obtidos com a implantação do sistema, como a abrangência e o nível de cumprimento da carga horária pelos TAE. Também serão abordados alguns desafios surgidos durante o processo de desenvolvimento e implantação, as soluções adotadas e os resultados obtidos.