WTICIFES 2018

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Local:
Foz do Iguaçu – PR
Av. Costa e Silva, 154 – Centro

Período:
5 a 8 de junho de 2018

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Resultados da Pesquisa

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    Sistema Informatizado de Registro e Cadastro de Atividades de Extensão da UFCSPA
    (2018-04-25) Cristina Almeida da Silva; Roberto Rosa; Deividi Moreira
    O Sistema de Extensão (SiEx) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UFCSPA em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT). O objetivo do projeto é dar agilidade e segurança ao gerenciamento das atividades de extensão universitária desde a submissão da proposta até a emissão dos certificados. As atividades de extensão são vinculadas a fluxos próprios regidos por regulamentação interna da instituição. O presente artigo apresenta o Sistema de Extensão e os benefícios identificados após sua implantação, entre eles: transparência, agilidade, padronização e segurança
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    Ampliando os Serviços de Entrega de Documentação on-line para Ingresso em Concursos de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
    (2018-04-25) Fabiano Rios Heck; Alexandre Amaral Drebes; Daniela Caon Guerra; Felipe Estima
    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) implementou em 2016 um novo processo de entrega de documentação para os concursos de ingresso da Graduação. Dentre as metas pretendidas, algumas foram alcançadas durante o primeiro ano, e outras não tiveram todo o seu potencial ideal atingido. Para isto, a equipe educacional e técnica da UFRGS ampliou o trabalho no segundo semestre de 2016 e durante o ano de 2017 planejando novos módulos e melhorias para suprir as necessidades já conhecidas, e também aquelas despontadas no primeiro ano de implantação. Este trabalho se propõe a apresentar um relato de experiência da UFRGS sobre as primeiras dificuldades da implantação deste sistema de entrega on-line e avaliação de documentação, assim como as ações tomadas e os novos módulos criados dando as soluções técnicas necessárias.
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    Sistema Gerador de Relatórios
    (2018-04-25) Eliene do C. Vieira; Fabiano R. Paiva; Sidney da S. Alves
    Na Universidade de Brasília – UnB, inúmeros relatórios são gerados diariamente por todos os setores para qualificar e quantificar os insumos acadêmicos disponíveis na instituição. Esses relatórios ajudam os gestores a planejar novas ações para melhorar a gestão dos recursos oferecidos à comunidade acadêmica. O Sistema Gerador de Relatórios – SiGeR, desenvolvido pela equipe SSI/CPD, é um sistema genérico de extração e impressão das informações advindas de uma fonte de dados específica, previamente definida e que permite o gestor criar e configurar as informações, gerar gráficos e visualizar o relatório de forma eficaz e dinâmica de acordo com as suas necessidades
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    Experiência de Implantação do Registro e Controle de Frequência Eletrônica na UFRN e Instituições Parceiras
    (2018-04-25) Clarissa A. Azevedo
    Este artigo relata a experiência de desenvolvimento e implantação do registro e controle de frequência eletrônica através do SIGRH em todas as unidades da UFRN e da participação colaborativa na implantação em algumas das instituições parceiras em acordos de cooperação técnica com esta universidade
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    Serviços On-line para Gestão Acadêmica: Uma experiência no Centro de Computação da UFMG
    (2018-04-25) Patrícia Nascimento Silva
    Este artigo apresenta um relato de experiência sobre serviços on-line implementados pelo Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais para seu sistema acadêmico. Utilizando das tecnologias Web e de recursos de segurança, o sistema acadêmico foi evoluído no sentido de trazer uma maior transparência para os processos e solicitações. Como resultado, destaca-se a importância do papel estratégico da tecnologia da informação, na melhoria dos processos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.
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    Sistema de Gerência de Portarias da UFPA Integrado ao SIG
    (2018-04-25) Lucas de Melo Silva; Maxwel Macedo Dias; Lucas Rodrigues Guimarães
    Portarias são instrumentos de divulgação de decisões e acontecimentos institucionais, como criação de comissões e ocorrências funcionais. Por ter caráter oficial, tanto o processo de gerência quanto o de acesso as portarias é de crucial relevância. Com isso em vista, esse artigo tem por objetivo apresentar um sistema web de gerência de portarias integrado ao SIG-UFRN desenvolvido no âmbito da UFPA que agrega benefícios tanto para a instituição quanto para seus servidores.
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    Universidade Digital: descomplicando o gerenciamento da monitoria e tutoria
    (2018-04-25) Italo C. L. Silva; Cloves O. dos Santos; Marcos J. F. Neto; Rômulo N. de Oliveira
    Dominar e fazer uso da TI pode ser um fator determinante para o sucesso organizacional. Dentro das IFES o cenário não é diferente. A percepção de necessidade do uso da TI em todos os setores é quase unanime. Diante desta demanda e de um cenário de restrição orçamentária, que inviabilizava aquisição de software, surgiu o projeto Universidade Digital (UD), que visava suprir a carência dos setores não contemplados com SI na UFAL Campus Arapiraca. Dentre os setores da universidade, a Coordenação de Monitoria e Tutoria lidava, em todo semestre, com processo seletivo que envolvia cerca de 300 inscrições, gerando uma demanda de quase 4.000 folhas de papel, para gerenciar e armazenar, sem contar com as frequências e os relatórios durante o semestre. Apesar da demanda, o setor ainda lidava com processos manuais ou dados armazenados apenas em planilhas eletrônicas. Assim, o objetivo do trabalho é apresentar um módulo, integrado ao UD, que realizasse o controle desde a abertura do processo seletivo até a geração dos certificados. Um teste funcional foi aplicado a todos requisitos e funcionalidades, por meio de uma simulação do processo durante o semestre 2017-2. Com resultados promissores, pretende-se que o módulo entre em produção já no segundo semestre 2018.
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    Desenvolvimento do Sistema de Inscrições Online para Programa de Assistência Estudantil - SIPAE
    (2018-04-25) Márcio A. S. Ferreira; Daniel Oliveira; Taiana Pereira; Enoch Silva; Julliany Brandão
    Neste artigo é apresentado o Sistema de Inscrições Online para Programa de Assistência Estudantil - SIPAE, uma aplicação WEB em linguagem PHP / ASTEN e banco de dados MySQL, de gestão centralizada. O cenário de aplicação é a inscrição online de alunos de ensino médio e superior do Cefet/RJ para bolsas de assistência estudantil e administração das regras classificatórias e a distribuição do benefício. Dos resultados obtidos no primeiro ciclo de inscrições destacam-se à maior abrangência e democratização do acesso, o melhor acompanhamento do processo descentralizado como um todo e a extração de relatórios finais
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    Olar! - uma ferramenta facilitadora de comunicação para a comunidade acadêmica
    (2018-04-25) Gibeon Soares de Aquino Júunior; Jean Guerethes F. Guedes; Victor Jerônimo G. L. de Oliveira
    O Olar! é um aplicativo de chat institucional desenvolvido para ser usado pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Que tem como principal objetivo estreitar a comunicação de todos que fazem parte da comunidade. Atualmente foi desenvolvido e disponibilizado para Android e iOS. O backend foi desenvolvido de forma dinâmica, para que o Olar! se adaptasse a qualquer estrutura, como por exemplo turma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) [SIG ] ou até com as caronas do Vemcar [Andrade 2017].
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    Desafios e Soluções da Universidade Federal de Mato Grosso na Implantação do Sistema Eletrônico de Informações
    (2018-04-25) Raphael Pires Ferreira; Fábio Pereira Alves; Eunice Pereira dos Santos Nunes
    Na busca por ampliar a transparência dos atos bem como a eficiência do atendimento de demandas, em 2015 foi editado o Decreto nº 8.539 que dispõe sobre a utilização do meio eletrônico para realização do processo administrativo. Este artigo relata os desafios e soluções encontradas pela Universidade Federal de Mato Grosso no processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na instituição, como solução para atendimento ao decreto e melhoria da eficiência administrativa. O sistema foi implantado com sucesso e está disponível desde 04 de setembro de 2017, tendo sido encerrado na mesma data o protocolo físico na UFMT.