WTICIFES 2023
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/28
Local:
Blue Tree Towers São Luís
São Luís - MA
Período:
20 a 22 JUNHO
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61 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Modernização do Processo de Atualização de Sistemas Web do CPD/UFSM: Desafios e Soluções(2023-06-20) Everton de Vargas AgilarA atualização dos sistemas web em produção é uma atividade desafiadora para qualquer equipe de desenvolvimento, principalmente quando tickets de desenvolvimento para novas funcionalidades, bem como melhorias ou correções de funcionalidades, chegam a todo momento. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conta com um sistema próprio integrado, denominado SIE Web, composto por vários portais desenvolvidos pelo Centro de Processamento de Dados (CPD). Visando tornar o processo de atualização dos portais mais eficiente e minimizar o tempo despendido para sua execução, começamos a pensar em formas de modernizar e simplificar esse processo, que deve ser executado semanalmente. Neste artigo, discutiremos os desafios e as soluções encontradas pela equipe de desenvolvimento do CPD/UFSM para automatizar o processo de atualização dos portais web do SIE na produção.Item Integração de serviços com o gov.br: experiência de gestão no Projeto de Transformação Digital (PTD) conduzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2023-06-20) Luan David Pereira do Nascimento; Apuena Vieira Gomes; Clarissa Lorena Alves Coelho LinsA transformação de serviços públicos para o digital é uma tendência exigida cada vez mais pelos cidadãos, trazendo economia de recursos públicos e celeridade na prestação desses serviços. Nesse movimento, a Estratégia de Governo Digital (EGD) trouxe para a Administração Pública brasileira diretrizes e princípios que devem ser seguidos por todos os órgãos e entidades. O Projeto de Transformação Digital (PTD) nasceu desse contexto e tem como objetivo disponibilizar serviços da comunidade externa ao gov.br, portal único de serviços do governo federal. Integração de várias instituições, reuniões de acompanhamento, grupos virtuais de discussão e sensibilização de áreas negociais são lições aprendidas que devem ser consideradas pelas instituições que passarão por esse processo.Item User-Centered Design e Cognitive Walkthrough: Desenvolvendo um Aplicativo para estudantes da UFCSPA(2023-06-20) Álvaro Menezes; Cristina Almeida da Silva; Deividi Fernando Moreira; Roberto Rosa; Rosana WaszakA popularização do uso de smartphones e, consequentemente, de aplicativos móveis, tem impulsionado o aprimoramento das estratégias de desenvolvimento de software para estas plataformas. No que tange à inclusão dos usuários na concepção dos produtos, as metodologias UCD e Cognitive Walkthrough auxiliam na criação de interfaces mais assertivas e melhor elaboradas, que tendem a ampliar a utilização e retenção dos usuários. Este artigo descreve a concepção da interface do aplicativo da UFCSPA com base nestas metodologias e apresenta os resultados após sua publicação, tendo obtido classificação excelente por mais de 30% dos usuários e classificação muito boa por mais da metade dos usuários.Item Uma metodologia de pesquisa de satisfação de serviços de TIC em uma IFES(2023-06-20) Jean Caminha; Jeison Gomes dos SantosA avaliação da qualidade dos serviços de tecnologia é crucial para garantir a satisfação dos clientes, identificar pontos de melhoria e planejar estrategicamente a área de TIC. No entanto, os resultados obtidos por meio de pesquisas de satisfação muitas vezes são subjetivos e não permitem a comparação com ciclos anteriores. Neste artigo, apresentamos uma metodologia de pesquisa de satisfação de serviços de TIC para uma IFES, baseada na técnica do Net Promoter Score (NPS) e em uma pergunta indutora, com o objetivo de facilitar a coleta e a comparação de informações relevantes.Item Concepção de uma arquitetura de referência para sustentação e inovação no desenvolvimento de softwares e aplicativos(2023-06-20) Andrey E. SilvaEste artigo relata a experiência da Universidade Federal de Goiás em definir uma arquitetura de referência utilizando componentes distribuídos para sustentação, desenvolvimento de novos produtos e substituição de sistemas legados. Um dos benefícios dessa abordagem é manter a compatibilidade com outros produtos adquiridos e/ou implantados, como os sistemas SIG-UFRN e o SEI, de forma não intrusiva, permitindo a integração com sistemas clientes e facilitando o desenvolvimento colaborativoItem Implantação do Programa de Gestão e Desempenho na Universidade Federal do Cariri(2023-06-20) Artur L. S. OliveiraEste artigo apresenta a implantação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na Universidade Federal do Cariri (UFCA), a partir de um grupo de trabalho técnico. O PGD consiste na mensuração das atividades dos servidores federais através de entregas, em vez das horas trabalhadas. O objetivo do artigo é relatar a experiência da implantação do PGD na UFCA, abordando a seleção do sistema de medição, a formação do GTT, as atividades mensuradas e os resultados obtidos. Os resultados incluem a melhoria do desempenho dos servidores, a otimização dos processos internos e a redução dos custos operacionais. Conclui-se que a implantação do PGD foi bem-sucedida na UFCA e pode ser um modelo para outras instituições de ensino superior.Item O papel do Escritório de Processos como agente intermediário no desenvolvimento de sistemas: o caso da Universidade Federal de Pelotas(2023-06-20) Milton Luis Rodrigues Bresque; Clara Denise Kegles Porto; Julio Carlos Balzano de Mattos; Catarina de Quadros MacedoO presente artigo tem como propósito descrever o papel do Escritório de Processos (EP) no desenvolvimento dos sistemas/módulos realizado pela Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas (CSI) da UFPel. Para tanto, foi descrita a metodologia utilizada pelo EP para facilitar a comunicação entre a Área de Negócios e a CSI. Desse modo, é possível evitar falhas, retrabalho, otimizar o tempo de execução do serviço e identificação dos gargalos e possíveis ações de melhoria no processo, gerando uma automação mais eficiente e eficaz.Item Implantação da arquitetura de processos da Unidade Embrapii - Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2023-06-20) Rosaneide M. G. da Silva; André M. Gurgel; Itamir de M. B. Filho3; Adson A. A. Dantas; Luan D. P. NascimentoA pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, apresentou o processo de concepção e implantação da arquitetura de processos da Unidade Embrapii - Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados por meio de grupo focal, análise documental e reunião com especialistas, cuja análise ocorreu com o uso da técnica de análise temática. Os resultados demonstraram viabilidade para a implantação da arquitetura de processos e também direcionam à implementação da Gestão de Processos de Negócios (BPM) na Unidade. Como encaminhamento futuro, pretende-se modelar os processos, medir e estabelecer o ciclo de melhoria contínua.Item Modelo de priorização de demandas aplicado ao processo de compras em uma instituição federal de ensino superior brasileira(2023-06-20) Adson A. A. Dantas; Edjane C. da Cruz; João P. P. da Silva; Rute C. P. de Noronha; Chianc L. de Lima; Edivaldo C. de A. Junior; Maria do C. A. de M. F. de Oliveira; André M. GurgelA falta de critérios para priorizar as demandas de contratações públicas configura um desafio administrativo comum a vários órgãos. Nesse contexto, um grupo formado por oito servidores da UFRN desenvolveu a Matriz de Priorização de Compras, um modelo dinâmico fundamentado em dois eixos e doze critérios, que propõe objetividade, clareza e alinhamento entre o planejamento e a execução de compras. Após a sua implementação no ambiente organizacional, foram identificados como benefícios a transparência na escolha dos objetos, o ranqueamento das licitações prioritárias e a aplicação em todas as etapas dos processos. Quanto à limitação, tem-se o curto período observado, insuficiente para testar toda a multiplicidade de itens licitados.Item Métricas de projetos de TI – processo e ferramentas(2023-06-20) Núbia S. Rosa Santana dos Santos; BrunoVillela AmigoO acompanhamento de projetos é fundamental para a melhoria do processo de gerenciamento, a tomada de decisões e a qualidade dos entregáveis. Mesmo quando o foco é agilidade, o mínimo de informações é necessário para compreensão dos diversos cenários, lacunas em processos, identificação de riscos relacionados a problemas recorrentes em projetos. Tais métricas devem ser de fácil acesso e compreensão, considerando a diversidade das partes interessadas. Neste contexto, este artigo apresenta um processo de priorização de métricas, a representação em Dashboard integrado à ferramenta de gerência de projetos e os resultados obtidos