WTICIFES 2016

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Local:
Centro de Eventos FAURGS
Rua São Pedro nº 663 - Centro
Gramado / RS
CEP 95670-000

Período:
02 a 05 de Maio de 2016

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Resultados da Pesquisa

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    Chamada Presencial no Sisu: estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria
    (2016-04-25) Douglas Pereira Pasqualin; Giuliano Geraldo Lopes Ferreira; Adriano Pereira; Giana Lucca Kroth
    A expansão da oferta de vagas e cursos da UFSM, somada à adesão ao processo seletivo unificado SISU, aumentaram significativamente a concorrência de candidatos do Brasil inteiro às vagas ofertadas pelos cursos de graduação desta universidade. Esse crescente aumento de procura de vagas, e consequente crescimento das listas de suplência, tornou obsoleta a forma utilizada até o momento para convocação dos candidatos e confirmação das matrículas. Assim, foi necessário desenvolver uma nova metodologia de chamada dos candidatos que fosse adequada a nova realidade do processo seletivo na UFSM. A metodologia proposta, aplicada em duas etapas, foi implantada com sucesso, reduzindo tanto o número de editais de convocação, como o tempo necessário para cada chamada ser realizada. Como consequência, tivemos um maior preenchimento das vagas ofertadas, quando comparado a anos anteriores, dentro do período que precede o início das aulas
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    Adicional Noturno na UNIFAL-MG: ferramenta para automatizar a geração do arquivo de importação do SIAPENET
    (2016-04-25) Cléber Moterani Tavares; Gustavo Ferreira Afonso
    A expansão universitária vivida pela UNIFAL-MG nos últimos anos fez aumentar significativamente a demanda por serviços administrativos, dentre eles os serviços relacionados a gestão de pessoas. Um desses serviços é o processamento da folha de pagamento que inclui a rotina de lançamento de pagamentos adicionais no sistema de recursos humanos do governo, mais precisamente o lançamento do adicional noturno. Com a criação de novos cursos exclusivamente noturnos, o número de servidores que fazem jus ao recebimento do adicional noturno se multiplicou. Em contrapartida o setor responsável pelo pagamento e consequentemente por esse tipo de lançamento, não cresceu na mesma proporção e passou a encontrar dificuldades para atender toda a Instituição em um prazo satisfatório. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência positiva obtida na UNIFAL-MG com o desenvolvimento e a utilização de uma ferramenta de software que automatiza o lançamento do adicional noturno, desde a origem da informação até o seu lançamento no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE, por meio da interface disponível no SIAPENET[1].
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    Censo da Educação Superior: Business Inteligence do Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais
    (2016-04-25) Patrícia Nascimento Silva; Josemar Pereira; Vitor Fonseca de Melo
    A divulgação de informações sobre o ensino superior é feita anualmente através do Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Através do Censo é possível obter informações estratégicas que possibilitam a identificação de novas tendências no setor da educação. Atualmente a coleta de dados é realizada através de um sistema web onde são preenchidos os dados solicitados às Instituições de Ensino Superior (IES). Considerando a grande quantidade de informações solicitadas e a dificuldade em reuni-las dentro do prazo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se antecipou a esta demanda e criou uma solução de Business Inteligence (BI) que forneça dados para o Censo e atenda as demandas de gestão da universidade. O objetivo da aplicação é, a princípio, modelar e implementar um armazém de dados que auxilie na extração de informações para o Censo, facilitando a conferência dos dados reportados anualmente pela UFMG. A aplicação de BI foi desenvolvida utilizando soluções de software livre como: Mondrian, Kettle e Pentaho BI Server. A solução monta uma base de dados contínua que será alimentada ao longo do ano com as informações necessárias para o Censo e demais informações relevantes para os gestores da universidade. O projeto justifica-se para otimizar um trabalho de coleta de dados no qual se gastava muito tempo e envolvia consultas a diversos sistemas e funcionários. Através dessa solução a organização e a gestão da informação permitirão que os dados da UFMG sejam recuperados de uma forma rápida e continua. O projeto foi iniciado em 2015 e será finalizado em 2016. Esse projeto é uma prova de conceito para uma futura implantação de uma cultura de BI, o que possibilitará a transformação dos diversos dados operacionais em informações, gerando conhecimentos para auxiliar na tomada de decisões dos gestores da UFMG. Com 90% de conclusão, o sistema já está em sua fase de validação e demonstra grande qualidade dos dados recuperados na ferramenta
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    Plataforma para submissão e avaliação de Projetos de Iniciação Científica
    (2016-04-25) Marcelo Penha Fernandes; Cléber Moterani Tavares
    Este relato aborda a experiência de desenvolvimento e implantação de um sistema de avaliação de propostas de projetos de iniciação científica.
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    Módulo para Gerenciamento do Espaço Físico da UFERSA
    (2016-04-25) Luiz Cláudio Nogueira da Silva
    A expansão contínua da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) implicou na necessidade de aprimorar a logística para equacionar a crescente demanda com as limitações físicas da instituição. Era necessário que os gestores aproveitassem os espaços já disponíveis da forma mais eficiente possível sem preterir as necessidades dos discentes, tais como a distância a ser percorrida entre as aulas. Buscando auxiliar no gerenciamento de tais dificuldades, a equipe de TI da instituição desenvolveu o Módulo para Gerenciamento do Espaço Físico da UFERSA, cujo objetivo primordial é otimizar a alocação das turmas de graduação ofertadas pela universidade dentro dos espaços físicos disponíveis. A referida ferramenta computacional possibilita a gestão descentralizada dos espaços físicos, apoiando-se em informações integradas do sistema acadêmico utilizado pela UFERSA (SIGAA), bem como nos dados inseridos pelos gestores do sistema. Dessa forma, este artigo apresenta quais eram os problemas encontrados, o módulo que foi desenvolvido para solucionar esses problemas, as principais funcionalidades deste módulo, todo o processo de realização da alocação, desde o cadastro das informações iniciais até a consolidação das alocações, além dos papeis envolvidos nesse processo
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    Gestão, preservação e acesso a documentos arquivísticos digitais na UFSM
    (2016-04-25) Marcelo Lopes Kroth; Gustavo Zanini Kantorski; Giuliano Ferreira; Jáder Adiél Schmitt; Daiane Regina Segabinazzi Pradebon; Neiva Pavezi; Débora Floriano Dimussio
    Este artigo apresenta o projeto elaborado para a gestão, a preservação e o acesso em longo prazo aos documentos arquivísticos digitais da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho justifica-se pela necessidade que as instituições têm de contemplar a evolução tecnológica na produção e acumulação documental resultante do registro da execução de suas funções e atividades. Constantemente surgem novos suportes, equipamentos e soluções tecnológicas que devem ser absorvidos pelas instituições para assegurar a produção, a preservação em longo prazo e o acesso aos seus documentos. Além disso, segundo a Lei de Acesso à Informação, as instituições públicas devem publicar seus documentos na internet, mas também não podem ser negligentes com relação à segurança e autenticidade dos documentos digitais. Como resultado esperado pretende-se ampliar o programa institucional de gestão de documentos arquivísticos de forma contínua e, que garanta a confiabilidade, integridade e autenticidade em longo prazo dos documentos arquivísticos digitais da universidade, contribuindo com a transparência e modernização dos atos administrativos com sustentabilidade e inovação
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    Solucionando problemas de entrega da documentação para ingresso em concursos de Graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
    (2016-04-25) Fabiano Rios Heck; Fernanda Vieira Figueira; Alexandre Amaral Drebes; Daniela Caon Guerra; Felipe Estima
    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza concursos de ingresso em cursos de graduação, além do Vestibular, que ocorrem em determinados períodos do ano. Muitos dos candidatos se deslocam de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros. Como o deslocamento dos candidatos é uma das variáveis a serem consideradas para o planejamento dos concursos, e das fases de entrega de documentação e matrícula, ficou clara a necessidade de melhorar alguns destes processos que ainda são realizados presencialmente. Este trabalho se propõe a apresentar um relato de experiência da UFRGS na etapa de entrega de documentação dos concursos de ingresso na graduação com o envio on-line, através de um portal criado para o Candidato
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    Adequações realizadas nos sistemas da Universidade Federal de Lavras para vincular o planejamento institucional à execução orçamentária
    (2016-04-25) Bruno da Silva Gonçalves; Ramon Simões Abílio
    As universidades federais precisam monitorar o alcance dos objetivos estabelecidos no plano de desenvolvimento institucional. Para ajudar a compreender os resultados alcançados nesse plano a equipe de gestão da UFLA solicitou que os sistemas da universidade permitissem o alinhamento das metas do plano de desenvolvimento institucional com planejamento e execução do orçamento das unidades administrativas. Também se esperava que esse vínculo tornasse possível gerar relatórios que subsidiem a priorização das demandas de aquisição e simplificasse a tarefa de executar o planejamento de aquisições dos gestores das unidades administrativas. Este trabalho faz a descrição detalhada das modificações implementadas nos sistemas SIPAC e RESÍDUOS da UFLA para atender a essa demanda
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    UMA CURADORIA DIGITAL PARA OS DADOS CIENTÍFICOS DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO: A CRIAÇÃO DO PROJETO PILOTO
    (2016-04-25) Nilson Theobald Barbosa; Linair Maria Campos; Fabrícia Carla Ferreira Sobral; Roberto José Rodrigues
    Este trabalho mostra os passos iniciais tomados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a partir de requisitos discutidos aqui, para a criação de uma curadoria digital de dados científicos para esta instituição de ensino e pesquisa, que reúne mais de 50000 estudantes, 4000 professores e centenas de laboratórios e grupos de pesquisa, que geram dados científicos de pesquisa em praticamente todas as áreas do conhecimento. São discutidas algumas bases teóricas necessárias à existência de uma curadoria digital e seus benefícios aos pesquisadores, incluindo a preservação digital, a divulgação científica, o compartilhamento de informações e o reuso de dados de pesquisa. Discute e apresenta os esquemas de metadados estudados e mostra os ganhos com o uso de ontologias, para a realização de buscas inteligentes. Além disso, faz uma comparação entre alguns produtos de software candidatos a suportarem as funções definidas, mostrando as escolhas feitas para nosso ambiente de produção. São mostrados, ainda, quais benefícios a instituição e seus pesquisadores podem obter a partir do pleno funcionamento de uma estrutura de curadoria
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    Customizações no Dspace para Melhorar Interação do Usuário no Repositório Digital Lume
    (2016-04-25) André Behr; Manuela Klanovicz Ferreira
    O repositório digital Lume da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é responsável pelo armazenamento e disponibilização de coleções da universidade, tais como: teses, dissertações, trabalhos acadêmicos e técnicos, eventos, dentre outros. A demanda pela disponibilização de conteúdos vem crescendo a cada ano e o acesso à informação é realizado por usuários de diferentes localidades. O Lume é gerenciado através do Dspace e o presente trabalho visa contribuir com customizações realizadas na Dspace API. As alterações realizadas no armazenamento de registros de acessos e downloads visam a correta geração de relatórios estatísticos. Além disso, a submissão de arquivos e a notificação por e-mail de entradas recentes têm por objetivo melhorar a interação do usuário com o sistema. Tais customizações objetivam um correto funcionamento e uma melhora na utilização do Dspace no repositório digital da UFRGS. Com este trabalho, também é almejado enviar as propostas aqui relatadas à comunidade de desenvolvimento do Dspace