WTICIFES 2016

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Local:
Centro de Eventos FAURGS
Rua São Pedro nº 663 - Centro
Gramado / RS
CEP 95670-000

Período:
02 a 05 de Maio de 2016

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    Atuação do Escritório de Processos como Apoio Técnico na Gestão dos Processos: O caso dos Processos de Gestão de Pessoas da UFRGS
    (2016-04-25) João Francisco da Fontoura Vieira; Gabriela Musse Branco; Raquel Capiotti da Silva; Cristiane Basso
    A partir do crescimento e sucesso das ações de BPM na UFRGS, houve um aumento significativo na demanda pelos serviços do Escritório de Processos (EP). Para poder atender a essas demandas, o EP precisou reorganizar sua forma de trabalho, passando a atuar como apoio técnico em alguns projetos, ao invés de ter uma atuação direta. No ano de 2014, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), com o intuito de reestruturar os seus processos, contatou o EP para atingir tal objetivo. Considerando as características do projeto a ser realizado, o EP verificou que essa era uma boa oportunidade para realizar um projeto como apoio técnico. Como esse tipo de projeto possui características específicas, o EP e o NPG (setor de melhorias da PROGESP) desenvolveram um método de atuação para esses casos. Dado isso, o presente trabalho apresenta o método desenvolvido, a aplicação do trabalho e a contribuição desse tipo de projeto para o EP.
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    Transformação do processo de ingresso de calouros: o caso UFRGS
    (2016-04-25) Isaac da Silva Torres; Gabriela Musse Branco; André Fernando Schlittler
    O presente trabalho apresenta a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em sua tentativa de aprimorar um dos processos primordiais para o funcionamento de um Instituição de Ensino Superior – Ingresso de Calouros. O projeto contou com a interação entre o Centro de Processamento de Dados (CPD) e a equipe do Escritório de processos (EP) desde sua concepção, o que ajudou na celeridade no processo de transformação deste processo. Um dos produtos foi a criação de um sistema que tangia desde a inserção dos documentos digitais por parte dos candidatos até as etapas de análise documental Acadêmica e de Renda anteriormente realizadas manual e presencialmente. Os principais objetivos do projeto foram facilitar a entrega da documentação pelos candidatos, reduzir o deslocamento de candidatos para entrega da documentação, reduzir os casos pendentes de análise/vínculo pós-início das aulas e agilizar e reduzir o número de erros no processo de análise acadêmica e de renda;
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    INTERAÇÕES ACADÊMICAS: MELHORIA E AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE APROVAÇÃO E ASSINATURA
    (2016-04-25) Claudio Adriano Lassen; Daniel Del Sent Soares; Gabriela Musse Branco; João Francisco da Fontoura Vieira; Raquel Farias Mathias da Rosa
    Interações acadêmicas são ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas entre a universidade e a sociedade. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as interações acadêmicas têm desempenho fundamental para que a UFRGS cumpra seu papel de agente transformador da sociedade. Assim, faz-se necessário que o processo de aprovação das interações seja ágil, transparente e eficaz. Este trabalho apresenta o projeto de melhoria e automação deste processo, bem como os resultados obtidos e os desafios enfrentados. O processo de interações acadêmicas possui características complexas por contemplar aspectos acadêmicos, jurídicos, orçamentários e financeiros. A aprovação de uma interação passa por diversas instâncias da universidade. O projeto teve como foco a facilitação do registro da interação, a agilidade do processo e a transparência das informações. O projeto foi demandado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, que definiu como escopo as interações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento científico. Participaram do projeto o Escritório de Processos e o Centro de Processamento de Dados da universidade