WTICIFES 2011

URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/16

Local:
Auditorio da Reitoria da UFSC
Florianópolis, Santa Catarina

Período:
De 26 a 29 de Abril de 2011
Dia 29 - Reservado para reunião plenária do CGTIC

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Imagem de Miniatura
    Item
    PROPOSTA DE PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (PPDS)
    (2011-04-25) Patric da Silva Ribeiro; Pierre Martin; Robson Gonçalves; Daniel De Carli; Diego Luís Kreutz
    Este trabalho apresenta experiências e resultados com processos e propostas formais de desenvolvimento de software no Núcleo de Tecnologia da Informação e da Comunicação (NTIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Todas as demandas institucionais são tratadas com profissionalismo e coerência, buscando sempre qualidade, integridade e confiabilidade no desenvolvimento e na disponibilização de sistemas. Propostas formais e bem documentadas são essenciais para estabelecer um bom processo de comunicação e interação entre os usuários finais e a área de Tecnologia da Informação e da Comunicação, dando a dimensão dos sistemas, explicitando todas as questões e recursos humanos, em especial, envolvidos na produção
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Altiris como Solução para Automação do Deployment e Manutenção de Software em Parques de Máquinas
    (2011-04-25) Lorenzo Lemos; Ricardo Lazzari da Rosa; Rogério Cresseri; Fernando Della Flora; Diego Luís Kreutz
    Este trabalho apresenta a solução implementada na Universidade Federal do Pampa para automação de deployment de sistema operacional e manutenção de software. A instituição buscou uma solução que atendesse suas demandas de forma rápida e eficaz, reduzindo custos, tempo e necessidade de recursos humanos. Para isso foi elaborado um edital de contratação de uma solução. O resultado da licitação foi o Altiris Deployment Solution da Symantec Corporation. Ela é uma solução que automatiza todo o processo de entrega de máquinas para o cliente final. Os resultados são positivos e estão discriminados no artigo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma Solução para o Gerenciamento de Listas de E-mails Integradas ao Diretório Online de Usuários da Instituição
    (2011-04-25) Piero Silva Salaberri; Paula Leonetti Palmam; Yucatan Costa; Diego Luís Kreutz
    Este trabalho apresenta uma solução de gestão de listas de e-mails dos servidores que compõem o quadro de profissionais da UNIPAMPA, integrada ao diretório online de usuários da instituição. Ela tem por objetivo permitir a delegação do gerenciamento das listas de e-mail institucionais aos usuários finais, sem a necessidade de intervenção de profissionais da área técnica ou de um administrador, ou grupo de, do sistema de listas visando a otimização dos recursos da Instituição. A solução estabelece um grupo de administradores responsáveis por delegar o gerenciamento das listas aos respectivos gerentes. Estes, normalmente, serão pessoas dos respectivos órgãos e/ou setores solicitantes das listas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS
    (2011-04-25) Patric da Silva Ribeiro; Pedro Conrad Junior; Sergio Antonio Martini Bortolin Junior; Diego Luís Kreutz
    Este trabalho apresenta o Sistema de Gerenciamento de Certificados Eletrônicos (SGCE), cujo principal objetivo é a gestão da emissão de certificados de eventos. Estes usualmente, na maior parte dos casos, são impressos, consumindo tempo, recursos e agredindo o meio ambiente. A proposta do SGCE visa colaborar com a economia de recursos e eficiência no gerenciamento dos processos de emissão de certificados de eventos. O sistema foi concebido dentro da política e filosofia de pensar soluções de TIC para uso geral, seja em outras instituições, seja por entidades públicas ou entidades sociais de um modo geral. O trabalho relata também os resultados da utilização do sistema em dois eventos promovidos pela instituição.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: EXEMPLOS PRÁTICOS DE IMPACTO POSITIVO PARA A ÁREA DE TIC
    (2011-04-25) Pierre Correa Martin; Piero Silva Salaberri; Maria Elaine dos Santos León; Aline Pacheco Primão; Diego Luís Kreutz
    A modelagem de processos foca na especificação e definição das regras do negócio. Isso contribui de sobremaneira com a de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial para o desenvolvimento de sistemas mais consistentes e aderentes às regras e necessidades do negócio, promovendo maior alinhamento entre as soluções tecnológicas e as áreas fim. O mapeamento e a modelagem de processos dentro da Universidade Federal do Pampa tem como principal objetivo promover o alinhamento tático e operacional entre a área de TIC e as diferentes áreas meio e fim da instituição, promovendo maior agilidade, solidez, consistência, aderência e sustentabilidade na produção e implantação de soluções tecnológicas com foco nos negócios. Outro objetivo é transformar as avaliações realizadas de forma pontual e individualizada em avaliações baseadas em indicadores organizacionais, capazes de mensurar a contribuição das equipes no desenvolvimento dos projetos, relacionando-os com os processos gerenciais e visando o alinhamento com os interesses estratégicos da instituição. Os resultados alcançados demonstram que o investimento em modelagem de processos vem contribuindo para a área de TIC e a instituição atingir os objetivos elencados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de um Sistema de Protocolo Web Baseado em Padrões de Projeto
    (2011-04-25) Sérgio Antônio Martini Bortolin Júnior; Pedro Conrad Júnior; Émerson de Oliveira Rizzatti; Diego Luís Kreutz; Robson Romário Gonçalves
    Este artigo apresenta o Sistema de Gestão de Protocolo (SGP), uma solução de workflow desenvolvida pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), para gerenciar de forma dinâmica qualquer processo de negócio organizacional. O sistema foi concebido para utilização em órgãos públicos, com o intuito de ser flexível, permitindo a configuração do sistema utilizando opções de parametrização e integração com os demais sistemas institucionais que dependam de tramitações de processos. Para prover tal interoperabilidade foi implementada uma solução baseada em plugins customizáveis, programados utilizando um modelo de regras específicas que são acionadas em determinados estados de um fluxo de processo, sendo este o principal diferencial do sistema em relação aos demais aplicativos do gênero.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Projeto e Implantação de Soluções VoIP
    (2011-04-25) Fernando Della Flora; Reinaldo Rediess Ribeiro; Carlos André Silva; Diego Luís Kreutz
    Este trabalho traz a análise, planejamento e implantação de uma solução de telefonia IP para atender as demandas de comunicação interna/externa da instituição, objetivando sempre a redução de custos dos serviços de telefonia. O projeto passou por dois períodos distintos, um provisório e experimental e outro definitivo. A implantação definitiva contou com uma solução de servidores PBX IP baseados em Trixbox CE. Os detalhes da arquitetura e solução adotada são apresentadas neste trabalho. A solução atende a todas as 10 unidades acadêmicas e diferentes unidades administrativas da instituição.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relatos e Práticas Aplicadas na Aquisição e Contratação de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação
    (2011-04-25) Ana Adelina Ferreira; Jeferson Lemes; Carlos André de Oliveira Silva; Émerson de Oliveira Rizzatti; Diego Luís Kreutz
    Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais atividades, desafios e conquistas nos processos de aquisição e contratação de produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) realizadas pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). As atividades nessa área iniciaram-se em 2008, juntamente com a criação da instituição, e vem sofrendo sucessivos ciclos de maturação. Os resultados vêm aparecendo qualitativa e quantitativamente nas diferentes aquisições realizadas e finalizadas, gerando ganhos de qualidade e produtividade para a instituição, bem como promovendo o bom uso do erário público. Todos os trabalhos nessa área são desenvolvidos a partir da retrospectiva dos modelos da Administração Pública Federal do Brasil, considerando os reflexos na gestão dos processos executados para o suprimento de demandas internas da instituição. O trabalho apresenta também informações e diagnósticos de problemas que podem ocorrer em contratações mais especializadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    ASPECTOS CONCEPTIVOS DO PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
    (2011-04-25) Rafael Paris da Silva; Daniel Michelon de Carli; Émerson Oliveria Rizzatti; Patric da Silva Ribeiro; Sérgio Luís Dill; Diego Luís Kreutz
    Este trabalho apresenta os elementos que constituem o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pampa. A importância deste documento específico para a melhoria na governança de TIC das instituições públicas na esfera do governo federal, especialmente as Instituições Federais de Ensino Superior, seus requisitos legais, metodologias utilizadas, informações básicas, estruturação e acompanhamento desta ferramenta vital para a Tecnologia da Informação. O artigo apresenta dados e experiências advindas do processo de concepção e os resultados alcançados através de atividades de pesquisa, análise e geração dos dados e documentos dos trabalhos realizados de meados de 2010 a meados de 2011.