WTICIFES 2011
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/16
Local:
Auditorio da Reitoria da UFSC
Florianópolis, Santa Catarina
Período:
De 26 a 29 de Abril de 2011
Dia 29 - Reservado para reunião plenária do CGTIC
Navegar
Item Uma Proposta de Aplicação de Business Inteligence para o Censo das IES(2011-04-25) André Monteiro; Fernando Cezar Borges; Hugo Alex Conceição Silva; Mário Jorge Pereira; Mauricio Cesar Santos da PurificaçãoEste artigo apresenta uma proposta para otimizar a cadeia de rotinas executadas durante a elaboração do Censo das Instituições de Ensino Superior (IES). Esta melhoria será dada através da adoção de um modelo que utiliza ferramentas de Business Intelligence (BI) nas etapas de coleta e validação dos dados junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Item SisRel - SISTEMA DE EXTRAÇÃO DINÂMICA DE DADOS COM FOCO NO USUÁRIO FINAL: UM ESTUDO DE CASO(2011-04-25) Pedro Conrad Júnior 1; Pierre Correa Martin1; Patric da Silva Ribeiro1; Émerson Rizzatti1; Diego Luiz KreutzEste trabalho apresenta os resultados do estudo de caso para utilização do SisRel - Sistema de Extração Dinâmica de Dados, ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Educação, com o objetivo de complementar as atividades de coleta de dados e geração de relatórios para uso gerencial dentro da instituição. A ferramenta foi implantada e adequada ao contexto da UNIPAMPA, tendo como foco de utilização as áreas acadêmica, administrativa e de bibliotecas, proporcionando a padronização de relatórios e a agilidade na emissão dos mesmos, abordando também os aspectos de replicação de bases de dados para geração de relatórios atualizados, de forma a refletir o cotidiano da instituição.Item ASPECTOS CONCEPTIVOS DO PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA(2011-04-25) Rafael Paris da Silva; Daniel Michelon de Carli; Émerson Oliveria Rizzatti; Patric da Silva Ribeiro; Sérgio Luís Dill; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta os elementos que constituem o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pampa. A importância deste documento específico para a melhoria na governança de TIC das instituições públicas na esfera do governo federal, especialmente as Instituições Federais de Ensino Superior, seus requisitos legais, metodologias utilizadas, informações básicas, estruturação e acompanhamento desta ferramenta vital para a Tecnologia da Informação. O artigo apresenta dados e experiências advindas do processo de concepção e os resultados alcançados através de atividades de pesquisa, análise e geração dos dados e documentos dos trabalhos realizados de meados de 2010 a meados de 2011.Item PROPOSTA DE PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (PPDS)(2011-04-25) Patric da Silva Ribeiro; Pierre Martin; Robson Gonçalves; Daniel De Carli; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta experiências e resultados com processos e propostas formais de desenvolvimento de software no Núcleo de Tecnologia da Informação e da Comunicação (NTIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Todas as demandas institucionais são tratadas com profissionalismo e coerência, buscando sempre qualidade, integridade e confiabilidade no desenvolvimento e na disponibilização de sistemas. Propostas formais e bem documentadas são essenciais para estabelecer um bom processo de comunicação e interação entre os usuários finais e a área de Tecnologia da Informação e da Comunicação, dando a dimensão dos sistemas, explicitando todas as questões e recursos humanos, em especial, envolvidos na produçãoItem Gestão Inteligente dos Serviços Integrados de Telefonia na UFF(2011-04-25) Núcleo de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoAntes do atual modelo de serviço ser implementado, a UFF enfrentava sérias dificuldades para administrar a oferta de serviço de telefonia nos seus Campi, atendido por uma infraestrutura de telefonia convencional na Reitoria, outra no Hospital Universitário, e em Escolas (Unidades de Ensino) distribuídas por diversos locais da Cidade de Niterói e pelo interior do Estado. O universo de “assinantes” era constituído pela comunidade acadêmica com aproximadamente 5.500 professores e técnicos administrativos e 30 mil alunos.Item Altiris como Solução para Automação do Deployment e Manutenção de Software em Parques de Máquinas(2011-04-25) Lorenzo Lemos; Ricardo Lazzari da Rosa; Rogério Cresseri; Fernando Della Flora; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta a solução implementada na Universidade Federal do Pampa para automação de deployment de sistema operacional e manutenção de software. A instituição buscou uma solução que atendesse suas demandas de forma rápida e eficaz, reduzindo custos, tempo e necessidade de recursos humanos. Para isso foi elaborado um edital de contratação de uma solução. O resultado da licitação foi o Altiris Deployment Solution da Symantec Corporation. Ela é uma solução que automatiza todo o processo de entrega de máquinas para o cliente final. Os resultados são positivos e estão discriminados no artigo.Item Fábrica de Software com alunos, um modelo campeão de produtividade na UFF(2011-04-25) Núcleo de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoA demanda cada vez maior por soluções de qualidade e com novas tecnologias evidencia a necessidade de mais investimento na área de Tecnologia da Informação das Universidades Federais, bem como o devido reconhecimento da importância dessa atividade para o resultado finalItem Uma Solução para o Gerenciamento de Listas de E-mails Integradas ao Diretório Online de Usuários da Instituição(2011-04-25) Piero Silva Salaberri; Paula Leonetti Palmam; Yucatan Costa1; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta uma solução de gestão de listas de e-mails dos servidores que compõem o quadro de profissionais da UNIPAMPA, integrada ao diretório online de usuários da instituição. Ela tem por objetivo permitir a delegação do gerenciamento das listas de e-mail institucionais aos usuários finais, sem a necessidade de intervenção de profissionais da área técnica ou de um administrador, ou grupo de, do sistema de listas visando a otimização dos recursos da Instituição. A solução estabelece um grupo de administradores responsáveis por delegar o gerenciamento das listas aos respectivos gerentes. Estes, normalmente, serão pessoas dos respectivos órgãos e/ou setores solicitantes das listas.Item Sistema de Eventos Institucionais(2011-04-25) Fernando Henrique Canto; José Luis Machado; Sandra Luzia Cortinovi; Rodrigo Meleu das Neves; Manuela Klanovicz Ferreira; Ubayar Carbonell Closs; Ângelo Martins Araujo; Josemary Rocha Lopes; Marcelo Rebelo Benites; Claudio José Castaldello BussattoEste trabalho apresenta o Sistema de Eventos Institucionais, desenvolvido pelo CPD da UFRGS, para ser usado em diversos eventos realizados pela Universidade. O sistema foi desenvolvido para auxiliar todas as etapas do evento, permitindo a gerência das sessões, da equipe executora, dos trabalhos submetidos, dentre outros aspectos. Além disso, o sistema também contempla os módulos de submissão, avaliação e seleção de trabalhos, inscrição de participantes e outros serviços. O objetivo principal do sistema é a criação de um ambiente flexível, que possa ser usado em diversos tipos de eventos: conferências, seminários, congressos, salões e outros. O sistema foi totalmente desenvolvido em PHP 5.2, com vasto uso de orientação a objetos, usando bibliotecas próprias do CPD para conexão e operações sobre o banco de dados, bem como a biblioteca xajax para simplificação de requisições assíncronasItem A IMPORTÂNCIA E O IMPACTO DO MONITORAMENTO DE ATIVOS E SERVIÇOS DE REDE: UM ESTUDO DE CASO(2011-04-25) Charles Rodrigues Bastos; Douglas Borges; Luiz Mário Moraes; Yucatan Costa; Diego KreutzEste artigo apresenta aspectos importantes sobre monitoramento de ativos de redes, que devem ser considerados no momento de planejar uma estrutura computacional com previsão de índicos elevados de disponibilidade. Será apresentado um estudo de caso realizado na Universidade Federal do Pampa, mostrando as soluções adotadas e os resultados atingidos. São apresentados os resultados obtidos com a utilização da ferramenta Zabbix e a concepção e implantação de uma solução complementar, baseada em scripts de monitoramento e notificação automática alocados em uma central digital Asterisk. O trabalho apresenta os dados estatísticos das soluções de monitoramento adotadas, apresentando em números os ganhos em qualidade e eficácia na prestação de serviços, levando a instituição a atingir índices de disponibilidade significativamente melhores em comparação ao período da ausência, ou parcial presença, de monitoramento.Item Projeto SIAC 2.0: Uma aplicação do framework Demoiselle para o desenvolvimento de Sistema de Informações Acadêmicas da UFBA (SIAC)(2011-04-25) André Monteiro; Fernando Cezar Borges; Leandro Ferreira; Mário Jorge Pereira; Mauricio Cesar S. da Purificação; Cleverson Sacramento; Marlon Carvalho; Serge RehemEste artigo apresenta a especificação do projeto de desenvolvimento do Sistema de Informações Acadêmicas (SIAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) utilizando o framework Demoiselle. São confrontados os prós e contras na adoção deste framework de integração no desenvolvimento de aplicações no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior.Item Sistema de Gerenciamento de Bolsas para Projetos(2011-04-25) Giuliano Geraldo Lopes FerreiraEste artigo descreve um sistema desenvolvido para gerenciar a distribuição de bolsas para projetos, que abrange desde a solicitação de bolsa feita pelo coordenador do projeto, até a emissão de certificados dos bolsistas. Os objetivos desse sistema são reduzir a tramitação de documentos, aperfeiçoar o processo de avaliação e seleção dos projetos, e controlar o pagamento e a certificação dos bolsistas, reduzindo a carga de trabalho dos comitês de pesquisa e dos gabinetes de apoio a projetos. O sistema obteve grande aceitação por parte dos usuários, tanto dos solicitantes, como dos comitês e gerentes dos editais, atingindo integralmente seus objetivos.Item Solução de backup coorporativo de alto desempenho e confiabilidade, baseado em Software Livre(2011-04-25) Núcleo de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoA crescente informatização dos processos na universidade e a expansão alcançada ao longo dos anos, resultou em um aumento significativo na quantidade de informações hospedada pelo núcleo.Item UNINET – Um Arcabouço combinado com Portal para o Desenvolvimento de Sistema Integrado de Gestão Universitária(2011-04-25) Hugo Alexandre Dantas do Nascimento; Dannyel Cardoso da Fonseca; Euler Robério Sena Santos; Wilane Carlos da Silva; Leandro Bruno Pereira de Queiroz e Wantuir C. de B. JúniorEste artigo apresenta a solução de arcabouço e de portal chamada UNINET, em construção pela UFG para fornecer uma infraestrutura agregadora de módulos que favoreça o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão universitária. Requisitos e detalhes técnicos do arcabouço UNINET são discutidos.Item Reduzindo Custos com Testes de Software usando Roteiro de Teste Genérico(2011-04-25) Anne Caroline Oliveira RochaInvestir em qualidade de software é de suma importância para qualquer processo de desenvolvimento de software. Pois, um sistema quando possui erros pode causar sérios problemas para a instituição que desenvolveu aquele software. Com testes, estes erros podem ser corrigidos antes de chegar ao usuário final. No entanto, realizar testes funcionais pode demandar tempo e custo para o projeto. Desta forma, estratégias de melhoria foram criadas para diminuir o custo de realização dos testes. Este artigo tem a proposta de apresentar resultados positivos utilizando roteiros de teste genéricos que minimizaram o tempo gasto para criação de roteiros de teste para cada caso de uso.Item Aplicação de Scrum como Metodologia Ágil no Processo de Gerenciamento de Softwares desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná(2011-04-25) Eduardo Dimas Andrino NogueiraAtualmente, existem muitos desafios quando se tange o tema gerenciamento de projetos de software. Desde a crise do software no final dos anos 60, modelos, técnicas e metodologias vêm sendo adotadas para tentar resolver alguns problemas que a causaram e que, ainda hoje, vêm sendo responsáveis pelo fracasso de muitos projetos de software.Item A Metodologia PETIC como Auxílio nas(2011-04-25) Lúcia Maria Barbosa Lira; Nerine Lúcia Alves de Carvalho; Rogério Patrício Chagas do NascimentoO Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está buscando melhorias e atualizações frente ao papel que representa na gestão eletrônica das informações da instuição. (o CPD está sendo elaborado um Planejamento Estratégico (PE) que deverá apoiar seus gestores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas tomadas de decisão, pois há necessidade de um direcionamento que acompanhe as novas concepções tecnológicas e tendências que surgem a cada dia. Para a elaboração do PE investigaram-se modelos e ferramentas existentes no mercado e optou-se pela metodologia chamada PETIC, já utilizada com sucesso em algumas instituições públicas com o mesmo propósito do CPD. (a PETIC, as tomadas de decisão são baseadas na análise da maturidade dos processos de TIC e no gráfico de importância versus custo desses processos. Esse gráfico mostra as ações que necessitam de melhorias, os custos e esforços (pessoa/hora) de cada ação, bem como a importância indicada para cada ação de melhoria do processo de TIC associado. Este artigo evidencia a utilização do gráfico de importãcia versus custo, gerado no artefato PETIC, no auxílo à tomada de decisão dos gestores de TIC do CPDItem Padronização de Metodologias de Desenvolvimento de Software na Divisão de Ensino do CPD da UFRGS(2011-04-25) Thiago Stein MottaEm geral, pessoas possuem algumas diferenças entre si; elas pensam e se portam de formas diferentes. Esse panorama não poderia ser diferente em se tratando, também, de técnicas de programação. Seja por ter aprendido de um jeito, ter lido recomendações em algum repositório ou simplesmente por ter determinada preferência, um indivíduo escolhe uma forma específica de programar, e ela, de modo geral, não é compartilhada por todos os demais com os quais esse convive. Isso acontece, especialmente, em ambientes cuja rotatividade de programadores é grande, como acontece na maioria das empresas e Universidades que se utilizam de bolsistas.Item Uma ferramenta para Gestão de Projetos integrada ao Plano de Gestão da Universidade(2011-04-25) Fernando Pires Barbosa; Geferson Dallanora; Marcius Fonseca; Marcelo Tiezerin; Marcelo Lopes KrothUma das atividades de planejamento que as universidades exercem é o Plano de Gestão, que em geral é desenvolvido sempre que há uma troca de administração. A execução e controle do plano de gestão tem se mostrado uma atividade onerosa e um dos motivos para isto é a falta de um sistema automatizado que facilite este trabalho. Este artigo apresenta um sistema que foi desenvolvido para acompanhar, através de mecanismos de gerência de projetos, o a execução do Plano de Gestão da universidade. O software desnvolvido tem previsão de uso pela UFSM a partir do 1º semestre de 2011, período em que será avalido e novas funcionalidades serão planejadas e desenvolvidas.Item SABRE - Sistema Aberto de Registro de Estações(2011-04-25) Caciano Machado; Daniel Soares; Francisco Fialho; Leandro Rey; Rafael Silveira; Rui RibeiroO Sistema de Registro de Estações da UFRGS foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a gerência das estações de trabalho na universidade. No presente trabalho, apresentamos as experiências e resultados parciais da implementação de um sistema aberto de registro de estações (SABRE), utilizável por qualquer instituição que busque uma solução automatizada para o gerenciamento do seu bloco de endereços IP