WTICIFES 2011
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/16
Local:
Auditorio da Reitoria da UFSC
Florianópolis, Santa Catarina
Período:
De 26 a 29 de Abril de 2011
Dia 29 - Reservado para reunião plenária do CGTIC
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Item A IMPORTÂNCIA E O IMPACTO DO MONITORAMENTO DE ATIVOS E SERVIÇOS DE REDE: UM ESTUDO DE CASO(2011-04-25) Charles Rodrigues Bastos; Douglas Borges; Luiz Mário Moraes; Yucatan Costa; Diego KreutzEste artigo apresenta aspectos importantes sobre monitoramento de ativos de redes, que devem ser considerados no momento de planejar uma estrutura computacional com previsão de índicos elevados de disponibilidade. Será apresentado um estudo de caso realizado na Universidade Federal do Pampa, mostrando as soluções adotadas e os resultados atingidos. São apresentados os resultados obtidos com a utilização da ferramenta Zabbix e a concepção e implantação de uma solução complementar, baseada em scripts de monitoramento e notificação automática alocados em uma central digital Asterisk. O trabalho apresenta os dados estatísticos das soluções de monitoramento adotadas, apresentando em números os ganhos em qualidade e eficácia na prestação de serviços, levando a instituição a atingir índices de disponibilidade significativamente melhores em comparação ao período da ausência, ou parcial presença, de monitoramento.Item A Metodologia PETIC como Auxílio nas(2011-04-25) Lúcia Maria Barbosa Lira; Nerine Lúcia Alves de Carvalho; Rogério Patrício Chagas do NascimentoO Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está buscando melhorias e atualizações frente ao papel que representa na gestão eletrônica das informações da instuição. (o CPD está sendo elaborado um Planejamento Estratégico (PE) que deverá apoiar seus gestores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas tomadas de decisão, pois há necessidade de um direcionamento que acompanhe as novas concepções tecnológicas e tendências que surgem a cada dia. Para a elaboração do PE investigaram-se modelos e ferramentas existentes no mercado e optou-se pela metodologia chamada PETIC, já utilizada com sucesso em algumas instituições públicas com o mesmo propósito do CPD. (a PETIC, as tomadas de decisão são baseadas na análise da maturidade dos processos de TIC e no gráfico de importância versus custo desses processos. Esse gráfico mostra as ações que necessitam de melhorias, os custos e esforços (pessoa/hora) de cada ação, bem como a importância indicada para cada ação de melhoria do processo de TIC associado. Este artigo evidencia a utilização do gráfico de importãcia versus custo, gerado no artefato PETIC, no auxílo à tomada de decisão dos gestores de TIC do CPDItem Altiris como Solução para Automação do Deployment e Manutenção de Software em Parques de Máquinas(2011-04-25) Lorenzo Lemos; Ricardo Lazzari da Rosa; Rogério Cresseri; Fernando Della Flora; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta a solução implementada na Universidade Federal do Pampa para automação de deployment de sistema operacional e manutenção de software. A instituição buscou uma solução que atendesse suas demandas de forma rápida e eficaz, reduzindo custos, tempo e necessidade de recursos humanos. Para isso foi elaborado um edital de contratação de uma solução. O resultado da licitação foi o Altiris Deployment Solution da Symantec Corporation. Ela é uma solução que automatiza todo o processo de entrega de máquinas para o cliente final. Os resultados são positivos e estão discriminados no artigo.Item Aplicação de Scrum como Metodologia Ágil no Processo de Gerenciamento de Softwares desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná(2011-04-25) Eduardo Dimas Andrino NogueiraAtualmente, existem muitos desafios quando se tange o tema gerenciamento de projetos de software. Desde a crise do software no final dos anos 60, modelos, técnicas e metodologias vêm sendo adotadas para tentar resolver alguns problemas que a causaram e que, ainda hoje, vêm sendo responsáveis pelo fracasso de muitos projetos de software.Item ASPECTOS CONCEPTIVOS DO PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA(2011-04-25) Rafael Paris da Silva; Daniel Michelon de Carli; Émerson Oliveria Rizzatti; Patric da Silva Ribeiro; Sérgio Luís Dill; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta os elementos que constituem o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pampa. A importância deste documento específico para a melhoria na governança de TIC das instituições públicas na esfera do governo federal, especialmente as Instituições Federais de Ensino Superior, seus requisitos legais, metodologias utilizadas, informações básicas, estruturação e acompanhamento desta ferramenta vital para a Tecnologia da Informação. O artigo apresenta dados e experiências advindas do processo de concepção e os resultados alcançados através de atividades de pesquisa, análise e geração dos dados e documentos dos trabalhos realizados de meados de 2010 a meados de 2011.Item Desenvolvimento de Processos de Tecnologia da Informação no DSI/SeTIC da UFSC(2011-04-25) André Fabiano Dyck; Alexandre Gava Menezes; Gustavo A. R. Monteiro; Ricardo Pereira e Silva; Roberto CunhaBuscando atender as necessidades de modernização das práticas de desenvolvimento de software, além da necessidade de adequar-se a exigências apontadas pela CGU (Controladoria Geral da União), o Departamento de Sistemas da Informação (DSI/SeTIC/UFSC), responsável por desenvolvimento e manutenção de software, iniciou um esforço de melhoria de processo de software tendo como referência o modelo de processo CMMI-DEV (Capability Maturity Model Integration for Development) do SEI (Software Engineering Institute). Este relato apresenta a experiência do DSI de implantação de um processo compatível com o nível 2, versão em estágios, do modelo CMMI-DEV, ainda em andamento. Visa destacar aspectos em que há progressos visíveis e mensuráveis, assim como apontar os rumos dos próximos esforços.Item Desenvolvimento de um Sistema de Protocolo Web Baseado em Padrões de Projeto(2011-04-25) Sérgio Antônio Martini Bortolin Júnior; Pedro Conrad Júnior; Émerson de Oliveira Rizzatti; Diego Luís Kreutz; Robson Romário GonçalvesEste artigo apresenta o Sistema de Gestão de Protocolo (SGP), uma solução de workflow desenvolvida pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), para gerenciar de forma dinâmica qualquer processo de negócio organizacional. O sistema foi concebido para utilização em órgãos públicos, com o intuito de ser flexível, permitindo a configuração do sistema utilizando opções de parametrização e integração com os demais sistemas institucionais que dependam de tramitações de processos. Para prover tal interoperabilidade foi implementada uma solução baseada em plugins customizáveis, programados utilizando um modelo de regras específicas que são acionadas em determinados estados de um fluxo de processo, sendo este o principal diferencial do sistema em relação aos demais aplicativos do gênero.Item Fábrica de Software com alunos, um modelo campeão de produtividade na UFF(2011-04-25) Núcleo de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoA demanda cada vez maior por soluções de qualidade e com novas tecnologias evidencia a necessidade de mais investimento na área de Tecnologia da Informação das Universidades Federais, bem como o devido reconhecimento da importância dessa atividade para o resultado finalItem Gestão Inteligente dos Serviços Integrados de Telefonia na UFF(2011-04-25) Núcleo de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoAntes do atual modelo de serviço ser implementado, a UFF enfrentava sérias dificuldades para administrar a oferta de serviço de telefonia nos seus Campi, atendido por uma infraestrutura de telefonia convencional na Reitoria, outra no Hospital Universitário, e em Escolas (Unidades de Ensino) distribuídas por diversos locais da Cidade de Niterói e pelo interior do Estado. O universo de “assinantes” era constituído pela comunidade acadêmica com aproximadamente 5.500 professores e técnicos administrativos e 30 mil alunos.Item Implantação do Módulo “Matrícula Especial Medicina” na UFRGS(2011-04-25) Andreia Farencena VieroEsse artigo tem por objetivo retratar o funcionamento diferenciado das atividades de ensino no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS bem como apresentar o módulo que está sendo desenvolvido para fazer o registro informatizado dessas atividadesItem Implantação e Manutenção de Domínios de Usuários em Ambiente Universitário Multicampi(2011-04-25) Fernando Meneghetti; Lorenzo Lemos; Ricardo Lazzari da Rosa; Rogério Cresseri; Tiago Nonoai; Yucatan Costa; Diego KreutzEste trabalho apresenta a solução de gestão domínios de usuários em um ambiente universitário multicampi. Neste ambiente são utilizados o OpenLDAP e o AD para a gestão de identidade dos usuários. O trabalho apresenta, em mais detalhes, o planejamento e a implantação do projeto de domínio Active Directory integrado, sincronizado com o OpenLDAP e o SIE, contemplando a instituição como um todo. A gestão integrada de usuários, incluindo políticas de acesso e segurança de sistemas, permite compatibilidade, uniformidade e confiabilidade entre sistemas e serviços oferecidos em todas as unidades da instituição. O resultado natural desse processo é redução de custos, maior controle gerencial, automação e mobilidade para os usuários da instituição.Item IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÓDULO DE ESTATÍSTICAS PARA O DSPACE: ESTUDO DE CASO NO LUME - REPOSITÓRIO DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL(2011-04-25) Manuela Klanovicz Ferreira; Zaida Horowitz; Carla Metzler Saatkamp; Caterina Groposo Pavão; Janise Silva Borges da CostaO monitoramento e análise dos padrões de utilização dos repositórios institucionais estão ganhando cada vez mais importância, pois permitem avaliar o seu uso e orientar seu aprimoramento. Este trabalho descreve a implementação e implantação de um módulo de coleta estatística que disponibiliza de modo eficiente os dados de acessos e de downloads referentes aos itens do Lume - Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As estatísticas propostas podem ser apresentadas de diversas formas: agrupadas por comunidade ou coleção; por autor ou palavra-chave; ou a partir de um grupo de itens resultantes de uma busca. Este módulo foi implementado como um anexo do DSpace, ferramenta utilizada no desenvolvimento do Lume.Item MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: EXEMPLOS PRÁTICOS DE IMPACTO POSITIVO PARA A ÁREA DE TIC(2011-04-25) Pierre Correa Martin; Piero Silva Salaberri; Maria Elaine dos Santos León; Aline Pacheco Primão; Diego Luís KreutzA modelagem de processos foca na especificação e definição das regras do negócio. Isso contribui de sobremaneira com a de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial para o desenvolvimento de sistemas mais consistentes e aderentes às regras e necessidades do negócio, promovendo maior alinhamento entre as soluções tecnológicas e as áreas fim. O mapeamento e a modelagem de processos dentro da Universidade Federal do Pampa tem como principal objetivo promover o alinhamento tático e operacional entre a área de TIC e as diferentes áreas meio e fim da instituição, promovendo maior agilidade, solidez, consistência, aderência e sustentabilidade na produção e implantação de soluções tecnológicas com foco nos negócios. Outro objetivo é transformar as avaliações realizadas de forma pontual e individualizada em avaliações baseadas em indicadores organizacionais, capazes de mensurar a contribuição das equipes no desenvolvimento dos projetos, relacionando-os com os processos gerenciais e visando o alinhamento com os interesses estratégicos da instituição. Os resultados alcançados demonstram que o investimento em modelagem de processos vem contribuindo para a área de TIC e a instituição atingir os objetivos elencados.Item Padronização de Metodologias de Desenvolvimento de Software na Divisão de Ensino do CPD da UFRGS(2011-04-25) Thiago Stein MottaEm geral, pessoas possuem algumas diferenças entre si; elas pensam e se portam de formas diferentes. Esse panorama não poderia ser diferente em se tratando, também, de técnicas de programação. Seja por ter aprendido de um jeito, ter lido recomendações em algum repositório ou simplesmente por ter determinada preferência, um indivíduo escolhe uma forma específica de programar, e ela, de modo geral, não é compartilhada por todos os demais com os quais esse convive. Isso acontece, especialmente, em ambientes cuja rotatividade de programadores é grande, como acontece na maioria das empresas e Universidades que se utilizam de bolsistas.Item Projeto e Implantação de Soluções VoIP(2011-04-25) Fernando Della Flora; Reinaldo Rediess Ribeiro; Carlos André Silva; Diego Luís KreutzEste trabalho traz a análise, planejamento e implantação de uma solução de telefonia IP para atender as demandas de comunicação interna/externa da instituição, objetivando sempre a redução de custos dos serviços de telefonia. O projeto passou por dois períodos distintos, um provisório e experimental e outro definitivo. A implantação definitiva contou com uma solução de servidores PBX IP baseados em Trixbox CE. Os detalhes da arquitetura e solução adotada são apresentadas neste trabalho. A solução atende a todas as 10 unidades acadêmicas e diferentes unidades administrativas da instituição.Item Projeto SIAC 2.0: Uma aplicação do framework Demoiselle para o desenvolvimento de Sistema de Informações Acadêmicas da UFBA (SIAC)(2011-04-25) André Monteiro; Fernando Cezar Borges; Leandro Ferreira; Mário Jorge Pereira; Mauricio Cesar S. da Purificação; Cleverson Sacramento; Marlon Carvalho; Serge RehemEste artigo apresenta a especificação do projeto de desenvolvimento do Sistema de Informações Acadêmicas (SIAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) utilizando o framework Demoiselle. São confrontados os prós e contras na adoção deste framework de integração no desenvolvimento de aplicações no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior.Item PROPOSTA DE PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE (PPDS)(2011-04-25) Patric da Silva Ribeiro; Pierre Martin; Robson Gonçalves; Daniel De Carli; Diego Luís KreutzEste trabalho apresenta experiências e resultados com processos e propostas formais de desenvolvimento de software no Núcleo de Tecnologia da Informação e da Comunicação (NTIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Todas as demandas institucionais são tratadas com profissionalismo e coerência, buscando sempre qualidade, integridade e confiabilidade no desenvolvimento e na disponibilização de sistemas. Propostas formais e bem documentadas são essenciais para estabelecer um bom processo de comunicação e interação entre os usuários finais e a área de Tecnologia da Informação e da Comunicação, dando a dimensão dos sistemas, explicitando todas as questões e recursos humanos, em especial, envolvidos na produçãoItem Reduzindo Custos com Testes de Software usando Roteiro de Teste Genérico(2011-04-25) Anne Caroline Oliveira RochaInvestir em qualidade de software é de suma importância para qualquer processo de desenvolvimento de software. Pois, um sistema quando possui erros pode causar sérios problemas para a instituição que desenvolveu aquele software. Com testes, estes erros podem ser corrigidos antes de chegar ao usuário final. No entanto, realizar testes funcionais pode demandar tempo e custo para o projeto. Desta forma, estratégias de melhoria foram criadas para diminuir o custo de realização dos testes. Este artigo tem a proposta de apresentar resultados positivos utilizando roteiros de teste genéricos que minimizaram o tempo gasto para criação de roteiros de teste para cada caso de uso.Item Relatos e Práticas Aplicadas na Aquisição e Contratação de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação(2011-04-25) Ana Adelina Ferreira; Jeferson Lemes; Carlos André de Oliveira Silva; Émerson de Oliveira Rizzatti; Diego Luís KreutzEste trabalho tem por objetivo apresentar as principais atividades, desafios e conquistas nos processos de aquisição e contratação de produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) realizadas pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). As atividades nessa área iniciaram-se em 2008, juntamente com a criação da instituição, e vem sofrendo sucessivos ciclos de maturação. Os resultados vêm aparecendo qualitativa e quantitativamente nas diferentes aquisições realizadas e finalizadas, gerando ganhos de qualidade e produtividade para a instituição, bem como promovendo o bom uso do erário público. Todos os trabalhos nessa área são desenvolvidos a partir da retrospectiva dos modelos da Administração Pública Federal do Brasil, considerando os reflexos na gestão dos processos executados para o suprimento de demandas internas da instituição. O trabalho apresenta também informações e diagnósticos de problemas que podem ocorrer em contratações mais especializadas.Item SABRE - Sistema Aberto de Registro de Estações(2011-04-25) Caciano Machado; Daniel Soares; Francisco Fialho; Leandro Rey; Rafael Silveira; Rui RibeiroO Sistema de Registro de Estações da UFRGS foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a gerência das estações de trabalho na universidade. No presente trabalho, apresentamos as experiências e resultados parciais da implementação de um sistema aberto de registro de estações (SABRE), utilizável por qualquer instituição que busque uma solução automatizada para o gerenciamento do seu bloco de endereços IP