WTICIFES 2024
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/29
Local:
Novotel Center Norte
São Paulo - SP
Período:
04 - 06 de Junho
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Item Relato de experiência: desenvolvimento de aplicativo utilizando tecnologia no-code(2024-04-25) Elton P. RosaEste artigo relata a experiência no desenvolvimento de aplicativo para o setor de Convênios e Projetos da UFVJM, utilizando tecnologia no-code, a partir da necessidade de coletar dados para a criação de relatórios para o Projeto Analisa UFVJM [Analisa UFVJM 2024] , visto a dificuldade de obtenção dos mesmos através dos controles internos que consistiam em planilhas eletrônicas com baixo nível de estruturação dos dados. Após a normalização dos dados, foi definida a ferramenta a ser utilizada na criação de um sistema que contempla o registro de todos os instrumentos de convênios e projetos firmados com outras instituições.Item Monitoramento institucional de câmeras de segurança através de um sistema de baixo custo e software livre(2024-04-25) Valter Roesler; Leandrisson dos Santos Morato; Rui de Quadros Ribeiro; Pedro M. Nunes Jr.; Daniel A. PereiraA UFRGS possuía um sistema de câmeras de vigilância distribuído em quatro áreas na Universidade, buscando minimizar o tráfego de rede. Cada área tinha um Rack com fonte redundante, dois servidores redundantes e um storage. O software utilizado na Universidade era o Milestone (https://www.milestonesys.com/), que é executado em plataforma Windows server, e possui um custo associado à compra do software, à compra do Sistema Operacional e também à cada câmera utilizada (que necessita uma licença de “canal”, como é chamada). O problema dessa solução era o custo, pois o software permite uma série de facilidades de processamento de imagem que, entretanto, não eram necessárias. Optou-se por uma solução centralizada (servidores somente no Datacenter) e com uso do software livre Zoneminder (https://zoneminder.com/). O artigo efetua uma análise de vários aspectos dessa mudança.Item Implantação de acessibilidade visual em aplicativos da UFRN(2024-04-25) Renan Rocha; Marcos MirandaEste artigo relata o processo de estudo e implantação do requisito não-funcional de acessibilidade em aplicações móveis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nele são descritos os principais pontos de dificuldades dos usuários quanto aos aspectos de acessibilidade, bem como modelos de testes aplicáveis e soluções possíveis. Ao final da implementação das soluções foi possível disponibilizar apps adequados para o uso acadêmico e organizacional da instituição e as demais parceiras que os utilizam.Item Relatórios interativos como ferramenta de gestão e transparência(2024-04-25) Allan Sampaio Pires; Daniele Duarte da Cunha; Pierre Correa Martin; Tiago Gonçalves SalazartEste artigo relata a utilização de conceitos de business intelligence e um breve resumo do fluxo do processo de confecção de painéis, também chamados de relatórios interativos, pelo Escritório de Processos da Universidade Federal do Pampa, com a função de auxiliar na visualização de indicadores dos processos e transparência de dados da instituição. Para isso, é utilizada a plataforma Power BI, que tem atendido de forma plena as exigências do setor.Item SmartGLPI: Solução de Inteligência Artificial para Automação de Busca e Comparação em Centrais de Suporte(2024-04-25) Luiz Flávio Felizardo; Davi Carrano; Daniel GualbertoA eficiência na gestão de Ordens de Serviço (OSs) constitui a base para o funcionamento eficaz das áreas que necessitam de uma central de suporte. Neste contexto, foi criado o SmartGLPI, uma proposta que integra AI para otimização da busca e comparação de OSs. Por meio da aplicação de embeddings de texto e integração com as APIs do GLPI e da OpenAI, o software desenvolvido auxilia na identificação de correspondências semânticas entre os tickets. Os resultados obtidos indicam uma otimização nos fluxos de trabalho, agilizando o processo de atendimento dos colaboradores e facilitando a adaptação e aquisição de conhecimento para novos funcionários.Item Experiência de Aquisição e Gestão de Soluções de TIC com Equipe Reduzida(2024-04-25) Alfredo J. P. Barbosa; Osvaldo S. Sousa Junior; Anilton B. MaiaA aquisição e gestão contratual são processos complexos que requerem conhecimento especializado. Em um cenário de equipes reduzidas, como realizar estas atividades sem sobrecarregar a equipe? O modelo usado na UFMA tira toda a parte burocrática das equipes técnicas, concentrando-as em uma única unidade que assessora o processo de ponta a ponta buscando manter a eficiência, a qualidade e a transparência do processo.Item Transformação Digital: Automação da Coleta de Dados de Propriedade Intelectual da UTFPR(2024-04-25) João Pedro Gava Ribeiro; Lucas José Barszcz; Rodrigo Belniok Czelusniak; Eduardo Renan Manika; Raquel Kolitski Stasiu; Thasiana Maria Kukolj da LuzO artigo apresenta um estudo de caso de automação em processo de negócio para a coleta de dados de Propriedade Intelectual (PI) advindos da Revista da Propriedade Industrial (RPI), os quais subsidiarão os sistemas internos, entre eles o Portfólio Digital do Docente e os Painéis Interativos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para essa implementação foi necessário o tratamento de dados em formatos XML e TXT para capturar informações sobre patentes. A automação do processo decorre da criação de um robô para a coleta dos dados dos pedidos de patente da UTFPR, integrado com dados dos sistemas internos. Tal ação contribui com a Transformação Digital alinhada à Governança de Dados na instituição.Item Rede WORKCOLAB: Colaboração Técnica em Segurança da Informação e Comunicações(2024-04-25) Rosângela Saraiva Carvalho; Liliane Aparecida da Silva Santos; André Souto Soares Afonso; Marco Aurélio Benedetti RodriguesAs redes de colaboração têm importância vital ao enfrentar os desafios de segurança da informação (SI) nos órgãos públicos. Este artigo relata a criação da Rede Workcolab de cooperação técnica em SI e comunicações, que visa ao desenvolvimento, aprimoramento, intercâmbio e a execução conjunta de programas e projetos, relativos a assuntos de SI, através da disponibilização de documentos, normas, procedimentos, planos de gestão e processos. Desde seu primeiro evento, esta comunidade tem demonstrado um apoio mútuo, enfrentando desafios, compartilhando soluções, promovendo o aprendizado e impulsionando a evolução de seus parceiros, o que resultou em um avanço significativo na defesa cibernética das instituições participantes.Item Transparência e eficiência: A contribuição do Painel Estatístico na Universidade Federal do Rio de Janeiro(2024-04-25) Leandro da Silva Neto; Hércules Sant’AnaA UFRJ, diante dos desafios relacionados a transformação digital, reconhece a importância estratégica da gestão eficiente de dados. Para superar esses desafios, a Pró-Reitoria de Pessoal em conjunto com a SGTIC desenvolveu o Painel Estatístico de Pessoal, uma ferramenta que oferece transparência aos dados de servidores ativos, inativos e pensionistas. Utilizando a ferramenta Metabase, o painel apresenta gráficos interativos e informações quantitativas relacionados a distribuição geográfica, faixa etária, titulação, ocupações de funções, dentre outros. A implementação Painel Estatístico gerou entusiasmo entre os gestores, e vem se tornando uma ferramenta para fortalecer uma cultura baseada em dados na universidade.Item A Utilização do GLPI como Gerenciador de Tickets e os Benefícios da Integração com o OCS para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).(2024-04-25) Anderson Guimarães; Bruno Giroleti Silva; Elton Amaral Freire; Márcio Irineu Viel; Rafael Torres Dias; Roberto Rosa; Rodrigo Mota ViegasAs Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) desempenham um papel crucial na educação e pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Para garantir o bom funcionamento de suas operações, é essencial que essas instituições tenham sistemas eficientes de suporte técnico e gestão de ativos de TI. O GLPI (Gestão Livre de Parque de Informática) e sua integração com o OCS Inventory oferecem uma solução robusta para atender a essas necessidades. Neste artigo, exploraremos a utilização do GLPI como gerenciador de tickets e os benefícios específicos de sua integração com o OCS para as Instituições Federais de Ensino Superior.Item Sistema de Plano de Ensino da UFCSPA(2024-04-25) Roberto da Silva Araújo; Cristina Almeida da Silva; Roberto Rosa dos Santos; Cristiano Lopes Lima; Carlos Guilherme Monteiro Johansson; Gabriel Vaz de SouzaEste artigo descreve o desenvolvimento e implantação do sistema do plano de ensino na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), bem como uma pesquisa de aceitação da plataforma junto aos usuários do sistema. O desenvolvimento foi dividido em 5 etapas: desenvolvimento e implantação do Projeto Piloto, versão para a Graduação,, versão para Pós-graduação e avaliação do sistema. Os resultados da pesquisa confirmaram a importância do sistema dentro da universidade no que tange a otimização dos processos que ocorriam de forma manual, sobretudo aumentar a eficiência da gestão dos chefes de departamentos e dos coordenadores de curso e programas de pós-graduação.Item Uma arquitetura de apoio ao ensino distância: o projeto UFMA Virtual(2024-04-25) Jone dos Santos Sodré Correia; Anilton Bezerra Maia; Christiana Leal Salgado; Benedito Mendes Dutra Neto; Ronald Serra Campos; Ismael Silva Coelho Filho; Gregory Kevin Martins Bastos de SouzaEm um cenário educacional em constante transformação, o ensino à distância (EaD) emerge como uma alternativa dinâmica e acessível, exigindo inovações educacionais frequentes para aprimorar a experiência de aprendizagem dos cursistas. Este artigo objetiva apresentar e analisar o desenvolvimento da arquitetura inovadora e multifacetada que sustenta a plataforma EAD do Projeto UFMA Virtual da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A abordagem metodológica utilizada foi quantitativa-qualitativa buscando avaliar a efetividade da arquitetura, projetada para facilitar o acesso aos cursos, gerenciar matrículas de forma eficiente e fornecer um ambiente de aprendizado virtual robusto e escalável. As etapas de desenvolvimento constituem desde a camada de apresentação dos cursos até o gerenciamento dos usuários e a integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado, baseado em moodle. A arquitetura é complementada por um gestor de apoio administrativo, que oferece funcionalidades críticas, como relatórios técnicos, auditoria e sincronização com o sistema acadêmico. Como resultados, evidenciamos que a arquitetura do UFMA Virtual não apenas atendeu às expectativas iniciais, mas também estabeleceu um padrão para futuras implementações de sistemas de educação a distância na UFMA.Item Novo Sistema Acadêmico da UFG: uma abordagem inovadora para concepção de uma arquitetura de microsserviços(2024-04-25) Ricardo Henricki Dias Borges; Lauro Ramon Gomides; Vinicius Gonçalves Braga; Pedro Ramos Krauze Diehl; Pablo Leonardo Mendes da Cruz Lima; Igor Rodrigues Vieira; Micael Oliveira Massula Carvalho de MelloO desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico da UFG marca uma evolução significativa na gestão acadêmica, com a adoção de uma arquitetura de microsserviços e tecnologias Open Source. Liderado por um grupo de trabalho do projeto, realizou-se uma análise detalhada dos requisitos e atributos de qualidade e dos desafios enfrentados pelo sistema antecessor para obter uma seleção cuidadosa de ferramentas para atender aos objetivos de acessibilidade, usabilidade, segurança, manutenibilidade e outros. Entende-se que o novo sistema não apenas atende às demandas atuais da comunidade acadêmica, mas também estabelece uma infraestrutura preparada para inovações e expansões futuras.Item ASSINA@UFVJM: uma plataforma para assinatura digital de documentos acadêmicos(2024-04-25) Álvaro R. P. de Souza; Amanda Cristina A. Gonçalves; Caroline Q. Santos; Clayton Brás de S. Lopes; Éverton de O. Paiva; Patrick A. L. Ribeiro; Renato D. S. Pinheiro; Thiago M. Borges; Willian L. AraújoAssinaturas digitais são um meio de promover agilidade e validade jurídica na identificação de signatários. Este artigo apresenta o ASSINA@UFVJM, um aplicativo web de assinatura digital desenvolvido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para agilizar os trâmites de documentos, bem como reduzir custos e esforços da comunidade acadêmica. Os números obtidos do uso do sistema demonstram o seu sucesso na emissão dos documentos assinados, sendo um indicativo de otimização dos processos institucionais e de melhoria na vida de alunos e colaboradores.Item Atendimento ao usuário por chat: relato da implementação e transformação da experiência de atendimento.(2024-04-25) Walfran R.V.C. de Araújo; Ana L.S. Beraldo; José C. Ohta; Leandro T. Santana; Lidiane C. Silva; Fábio L.F. MagalhãesEste artigo descreve o processo de implementação de um chat de atendimento ao usuário na UNIFESP, uma inovação motivada pela necessidade de adaptar os serviços de suporte à realidade do teletrabalho. Utilizando princípios de Design Thinking, a equipe selecionou o software livre Live Helper Chat. A nova ferramenta resultou na redução do tempo de espera e aumento da satisfação dos usuários. O sucesso do projeto demonstra a eficácia do chat como solução para modernizar o atendimento ao usuário em ambientes acadêmicos.Item SISU UFPel: uma solução interna para controle e matrícula de candidatos(2024-04-25) José Hiram Salengue. Noguez; Vanderson Oliveira da SilvaEste trabalho descreve a solução construída pela equipe de TI da UFPel para sistematizar o processo de matrícula de alunos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU), do qual a UFPel aderiu no ano de 2010. O módulo criado no sistema Cobalto permite o total gerenciamento das etapas de convocação, importação de arquivo dos candidatos, controle de vagas e transferência dos candidatos e documentos para o cadastro de alunos.Item Alinhamento de processo de negócio como estratégia de governança corporativa: estudo de caso(2024-04-25) Raquel Kolitski Stasiu; Thasiana Maria Kukolj da LuzA transformação digital exige das instituições o alinhamento do processo de negócio às estratégias de governança, visando integração, desburocratização, eficiência e transparência. Na UTFPR, um exemplo desse alinhamento é o macroprocesso finalísticos de “Titulação Stricto Sensu”, processo transversal, que impacta a instituição como um todo. Este trabalho evidencia a importância do alinhamento do processo de negócio para a promoção da governança corporativa, identificando alguns critérios que permitem ações específicas no que se refere a(à): inconsistência de dados; atrasos e retrabalho; insegurança jurídica; e falta de visão sistêmica. Apresenta como essas questões foram tratadas para melhor governança institucional.Item Quinze anos do CITI UFRGS/HCPA e nenhum serviço prestado(2024-04-25) Caciano MachadoO projeto do prédio do Centro Integrado de Tecnologia da Informação (CITI) faz parte de um acordo entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Foi uma iniciativa ambiciosa para consolidar os datacenters do Centro de Processamento de Dados (CPD) e do Centro Nacional de Supercomputação (CESUP) da UFRGS, e do HCPA em um mesmo prédio. Esse artigo é um relato da experiência com esse empreendimento, destacando sua importância para a continuidade dos serviços de TIC da UFRGS e para a evolução da pesquisa com supercomputação do CESUP, além dos obstáculos enfrentados e perspectivas para conclusão da obra.Item FicaUAI: Ferramenta de Inteligência Artificial para Previsão de Evasão Universitária.(2024-04-25) Luiz Flávio Felizardo; Davi Carrano; Daniel GualbertoA evasão nas universidades é um problema complexo com impactos negativos tanto para as instituições quanto para os estudantes. Este estudo desenvolve e aplica uma ferramenta inovadora que utiliza Redes Neurais Artificiais (RNA), e o algoritmo Multi-Layer Perceptron (MLP) para prever a evasão universitária no curso de Pedagogia de uma instituição federal brasileira. O software demonstrou alta precisão nas previsões, apresentando uma acurácia geral de 98.7%. O sistema emerge como uma solução para auxiliar na retenção estudantil, proporcionando uma base para intervenções mais direcionadas por parte dos gestores educacionais.Item Experiência de transformação digital no processo de ingresso na graduação(2024-04-25) Felipe Dias da Silveira; Cristiano Issamu Aoki França; Alexandre Tavares SilvaEste artigo apresenta a experiência de transformação digital no processo de ingresso na graduação na Unifesp, focando especificamente na transição de um sistema manual para um processo digitalizado. Antes, este processo envolvia preenchimento de formulários e entrega de documentos de forma presencial, demandando tempo significativo para os candidatos e para a instituição. Após a digitalização, os candidatos passaram a preencher formulários online e enviar documentos digitalizados, eliminando a necessidade de deslocamento, resultando em um melhor preenchimento de vagas, menor intervalo entre convocações e agilidade administrativa na disponibilização de acessos aos sistemas e serviços institucionais.