WTICIFES 2012
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/17
Local:
Papillon Hotel, Goiânia-GO
Período:
07 e 11 de maio de 2012
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Item A construção do Plano de Desenvolvimento de Tecnologia de Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2012-04-25) Ângela Freitag Brodbeck; Jussara Issa MusseRelato de como foi a construção do PDTI – Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da UFRGS.Item A Informatização do Processo de Diplomação da Pós-Graduação na UFRGS(2012-04-25) Thiago Stein Motta; Elianara Corcini LimaEsse trabalho discursa sobre como o processo de diplomação, pelo qual passam os alunos da Pós-Graduação na UFRGS, está sendo informatizado. O artigo apresenta uma breve visualização das etapas desse processo e, em seguida, detalha como estão sendo implementados e implantados os módulos do processo em suas diversas etapas, especialmente no que diz respeito à definição das bancas examinadoras do aluno e os documentos inerentes à defesa de seus projetos.Item A Web Conferência como instrumento de ensino-aprendizagem no contexto da UFPB Virtual(2012-04-25) Marcelle B. Martins; Marta M. G. Van der Linden; Elizabet M. Spohr de Medeiros; Monique Vilante de LiraA Web Conferência quebra as barreiras geográficas ao reunir pessoas de forma síncrona num ambiente online. Através de programas específicos, é possível o compartilhamento simultâneo de diferentes recursos como áudio, vídeo, apresentações e arquivos. Seu uso pela UFPB Virtual é feito principalmente na realização de aulas online que permitem a interação direta entre o professor e os estudantes situados nos Pólos localizados em 27 diferentes cidades de 4 estados. As Webs Conferências também podem ser realizadas com propósitos distintos, desde uma simples reunião envolvendo alguns participantes, até apresentação de trabalhos e transmissão de grandes eventos. Este trabalho procura apresentar como a utilização da Web Conferência contribui para o crescimento e a evolução da Educação à Distância (EAD), no âmbito da UFPB Virtual.Item Aplicação de Boas Práticas de Atendimento a Usuários de Serviços de TI da UFOPA(2012-04-25) Amanda Sizo Lino; Valkir Santos da Silva; Hélio Correa FilhoCom apenas dois anos de existência a UFOPA já possui significativa demanda para serviços de TI e somado a escassez de recursos humanos gera um serviço de atendimento longo ao usuário. Para melhorar esses serviços, adotou-se uma série de medidas para fornecer um atendimento adequado à comunidade acadêmica. Assim, este artigo descreve um conjunto de soluções adotadas pela coordenação de suporte do Centro de Tecnologia e Comunicação da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), a fim de minimizar alguns problemas como a falta de procedimentos e boas práticas na condução de um dos serviços de maior visibilidade para a comunidade acadêmica, o serviço de help-desk.Item CCE Service Desk: uma solução para auxiliar a organização e controle do fluxo de atendimento das solicitações de serviços de TI da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná(2012-04-25) Eduardo Dimas Andrino Nogueira; Antônio Rodrigues Barros; Amarílio Motta FlorianoO Centro de Computação Eletrônica (CCE) tem por objetivo oferecer à comunidade acadêmica serviços na área de Tecnologia da Informação. Não havia um processo definido para atendimento aos usuários da comunidade acadêmica. As solicitações que chegavam ao CCE não tinham qualquer tipo de rastreabilidade, acompanhamento, registro de histórico ou verificação de qualidade de atendimento, dificultando o controle e gerenciamento das mesmas. Percebeu-se então a necessidade de, primeiramente, desenvolver um processo de atendimento às solicitações da comunidade acadêmica e, para suportar esse processo, seria necessário desenvolver uma ferramenta para abertura, acompanhamento, atendimento, controle e gerenciamento de chamados. O processo de desenvolvimento de software utilizado na Divisão de Sistemas de Informação foi aplicado para elaboração e construção do projeto CCE Service Desk. O software desenvolvido mostrou-se adequado à proposta de melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo CCE, permitindo uma melhor definição e distribuição das atividades entre as divisões deste Centro, propiciando rastreabilidade das solicitações dos usuários e oferecendo aos gestores uma ferramenta que oferece informações importantes que podem contribuir sobretudo para o apoiar as tomadas de decisão.Item Central de Atendimento, um modelo de sucesso da STI/UFF(2012-04-25) Bruno Olímpio; Daniel Castellani; Thiago DiogoPara atender aos cerca de 60 mil usuários das dezenas de sistemas da UFF sem inviabilizar o trabalho das equipes técnicas, a CDS/STI criou uma Central de Atendimento com três objetivos: solucionar dúvidas dos usuários, blindar os desenvolvedores e acumular gradativamente conhecimento sobre os sistemas. Este artigo descreve a forma pela qual uma demanda deste tamanho foi solucionada com apenas 4 atendentes que receberam treinamentos, manuais de uso e FAQs e alcançaram mais de 97% de sucesso no atendimento ao público, com baixo custo e gerando ainda informações que tornaram os sistemas mais claros e intuitivos.Item Desenvolvimento de um Conjunto de Processos de Governança de Tecnologia de Informação para uma Instituição de Ensino Superior(2012-04-25) Ângela F. Brodbeck; Jussara I. Musse; Denise G. Ewald; Denise L. Bandeira; Marcelo Pimenta; Evandro G. FloresA área de TI (Tecnologia da Informação) tem um papel fundamental na implementação da estratégia das empresas, pois praticamente todos os seus processos estão informatizados. Aliado a isto há o fato de que a evolução tecnológica está tornando cada vez mais complexo o ambiente de TI a ser gerenciado, fazendo com que aumentem os riscos dos investimentos alocados para a TI, principalmente aqueles de esfera de governos federais. Por isso, neste artigo é apresentado um conjunto de processos de Governança de TI alinhados aos objetivos estratégicos para uma instituição de ensino superior pública de grande porte. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os principais gestores da administração permitindo identificar os objetivos de TI apresentados pelo framework Cobit®, que mais se encontravam alinhados aos objetivos estratégicos do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), classificando-os em ordem de importância. Em paralelo, foram realizadas entrevistas com os gestores da área de TI da instituição permitindo identificar os processos de Governança de TI baseados no framework Cobit® que já vinham ocorrendo empiricamente, classificando-os por nível de maturidade. Estes dois conjuntos de necessidades foram cruzados entre si gerando os principais processos de Governança de TI a serem implementados pela instituição, os quais trarão maior retorno ao investimento e à estratégia estabelecida em um curto prazo (aqueles que afetam na não implementação da estratégia de negócio estabelecida), em médio prazo (afetam de forma implícita) e de longo prazo (tangenciam). As principais contribuições desta pesquisa se encontram nos procedimentos de coleta de dados aplicados para identificação dos processos de governança de TI mais adequados, os quais podem servir de guia para outras aplicações práticas; e, na formalização de um conjunto de processos de Governança de TI adequado à instituição estudada.Item Desenvolvimento e Migracao de um Gerenciador de Conteudo Web para IFES(2012-04-25) Arthur Henrique Guimarães de Oliveira; Nícolas Lazarte kaqui; Marcello Henrique Dias de MouraUm sistema legado é uma tecnologia antiga ou sistema de computador que continua a ser utilizado. Normalmente, estes sistemas não são abandonados porque ainda atendem as necessidades do usuário. A Universidade Federal de Goiás decidiu recentemente migrar seu Sistema Gerenciador de Conteúdo (CMS) legado e desenvolver um novo. No entanto, esta tarefa requer preparação e todos os pontos que envolvem a migração precisam ser documentadas e avaliados. Este artigo apresenta como e por que essa migração foi feita, como a decisão de desenvolver um novo sistema foi tomada e os objetivos futuros do projeto.Item Dialoga: Ferramenta para avaliação qualitativa e quantitativa de participação e colaboração em fóruns de discussão online(2012-04-25) Marta M. G. Van der Linden; Elizabet M. Spohr de Medeiros; Danilo L. Dutra; Marcelle B.; Martins; Ivan Arthur Q. de AlencarO Di@loga é uma ferramenta desenvolvida pela UFPB Virtual, na forma de um plugin do Moodle1, que permite a avaliação de fóruns de forma qualitativa e quantitativa. O aluno passa a ser avaliado pelo seu grau de participação e interação, capacidade cognitiva e colaboração. Essa nova forma de avaliação mostrou-se mais adequada ao contexto da educação a distância e da construção colaborativa do conhecimento.Item Elaboração de um guia para padronização de interfaces, priorizando aspectos como acessibilidade e usabilidade(2012-04-25) Maria Dalva Sobral Martins; Wantuir Coelho de Brito JúniorEste artigo apresenta como foi feita a elaboração de um guia para padronizar as interfaces do usuário dos sistemas de informação da Universidade Federal de Goiás, dando prioridade à acessibilidade aos sistemas e à melhoria da usabilidade das interfaces. Além disso, apresenta o planejamento feito para realizar a implantação do Guia no departamento de desenvolvimento de sistemas.Item IMPLANTAÇÃO DE AGENTE DE AUDITORIA NO SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA DA UFFS(2012-04-25) Volnei Darino Pol; Giancarlo Dondoni Salton; Braulio Adriano de MelloA auditoria em sistemas, observados os princípios de confidencialidade e independência, pode ser vista como requisito para correção e permanência de serviços de informação, entre eles, na gestão de dados acadêmicos nas IFES (Instituição Federal de Ensino Superior). No entanto, a integração de funcionalidades de auditoria em sistemas exige esforço de desenvolvimento e consumo de recursos computacionais. Módulos de auditoria precisam permitir a identificação e apresentação de eventos não desejáveis sem, contudo, interferir na atividade fim dos sistemas em que atua. Neste contexto, este relato de experiência descreve o desenvolvimento de um módulo de auditoria de sistemas de informação e sua integração ao Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O trabalho apresenta as principais atividades que compuseram a analise, o desenvolvimento e implantação do módulo. Uma breve descrição da fundamentação legal e normativa recomendada pelos órgãos de controle do Governo Federal que serviram de base para elencar os requisitos do projeto também são apresentados.Item IPS UFRGS: A implementação de bloqueios automáticos progressivos integrada ao Sistema de Registro de Estações da UFRGS(2012-04-25) Marcos Straub; Arthur Boos; Caciano Machado; Leandro Rey; Fernando Macedo; Marcio PohlmannO crescimento da rede da UFRGS nos últimos anos e o consequente aumento do número de dispositivos conectados levou os incidentes de segurança a níveis que inviabilizam o seu tratamento manual. Visando um processamento automático dos bloqueios para mitigação de incidentes de forma rápida e sem uso de um operador, foi expandida a atuação do IPS (Intrusion Prevention System) da UFRGS para agir também na rede interna, totalmente integrado ao SRE (Sistema de Registro de Estações da UFRGS). Com essa integração, consegue-se fazer um tratamento adequado, baseado nas informações providas pelo SRE. O IPS foi configurado de forma a implementar-se um sistema de bloqueios temporários e progressivos, onde os próprios usuários podem tentar resolver o problema antes do bloqueio se tornar definitivo. Este trabalho mostra como a UFRGS conseguiu que mais de 90% dos incidentes de violação da política de uso da rede (principalmente devido ao uso de programas de compartilhamento de arquivos peer-to-peer) fossem resolvidos pelos próprios usuários finais, aumentando a cultura de segurança e sem necessidade de entrar em contato com a equipe de suporte.Item Mapeamento de processos como ferramenta de Transparência e Governança de TI(2012-04-25) Thiago Diogo; Daniel Castellani; Bruno OlímpioA gestão de recursos de Tecnologia da Informação (TI) é uma complexa atividade para as Universidades Federais no Brasil. A gestão apropriada do conhecimento e funcionamento das atividades de TI é fundamental para a garantia da sustentabilidade da organização a longo prazo. Esse é um relato dos resultados alcançados com a aplicação do Mapeamento de Processos na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e na própria Universidade Federal Fluminense.Item Monitoramento distribuídos de aplicações Web(2012-04-25) Jerônimo Aguiar Bezerra; Márcio BôuçasEste trabalho tem como objetivo apresentar a solução de monitoramento distribuído montado pelo CPD da UFBA para mensurar, sob a perspectiva do usuário, indicadores de qualidade dos diversos serviços Web oferecidos para a comunidade acadêmica da UFBA.Item Os benefícios da informatização do processo de cadastro das ações de extensão e cultura da Universidade Federal de Goiás(2012-04-25) Rosângela Divina de Sousa Santana; Giselle Ottoni; Anselmo Pessoa NetoEste artigo descreve o processo de cadastro das ações de extensão e cultura na Universidade Federal de Goiás, antes e depois da implantação de seu sistema de gerenciamento e controle, relatando os benefícios alcançados.Item PDTI 2011-2012 UFLA: Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação por meio do modelo de referência da SLTI/MPOG(2012-04-25) Cassia Marques Batista Nobre; Erasmo Evangelista de OliveiraO planejamento de Tecnologia da Informação (TI) é de suma importância para o alcance dos objetivos estratégicos de qualquer instituição, seja pública ou privada. O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), comumente utilizado na esfera pública, é um instrumento de planejamento estratégico, que deve ser desenvolvido a fim de viabilizar o alcance de metas estabelecidas e executar de forma mais eficiente as ações de TI dos órgãos. Este trabalho apresenta o processo de elaboração do PDTI da Universidade Federal de Lavras (UFLA), para os anos de 2011 e 2012, utilizando a metodologia proposta pela Secretaria de Logística de Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).Item Pentaho: Ferramenta de melhoria na qualidade das informações em um hospital universitário(2012-04-25) Luiz Fernando Stopa ArcenioDa necessidade de melhorar as informações adquiridas com a implantação do sistema AGHU, através da utilização de uma ferramenta que pudesse facilitar a pesquisa e manipulação dos dados, bem como na melhoria da qualidade da informação gerada. O Pentaho vem desta forma permitir a aquisição e manipulação destes dados, e através de sua interface web divulgar as informações para todo o hospital. Foi criado um cubo para manipular os dados das consultas ambulatoriais de tal forma a verificar os atendimentos realizados. Como resultado pode ser visto que o Pentaho permite sua de utilização de diversas formas tanto para o processo de ETL como para a manipulação e divulgação das informações.Item Processo de Diplomação na UFRGS com a entrega do Diploma na Cerimônia de Colação de Grau(2012-04-25) Denise Coutinho; Elianara Corcini LimaA solenidade de formatura assinala, para o aluno, a conclusão do Curso, mas é o recebimento diploma que o habilita efetivamente ao exercício da profissão. Esses dois momentos costumam ser separados devido a questões jurídicas. O objetivo do presente relato é mostrar como a utilização da tecnologia de informação propiciou a otimização dos procedimentos envolvidos no processo de diplomação, culminando com a eliminação do interstício de tempo, fazendo com que a assinatura e a entrega do diploma sejam partes integrantes do ato solene de formatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Item Projeto de Digitalização de Documentos dos Alunos de Graduação e Disponibilização via Portal(2012-04-25) Evandro Gomes FloresEste artigo descreve o sucesso do projeto de digitalização dos documentos dos alunos de graduação da UFRGS e salienta a importância de sua implantação para a administração acadêmica.Item Proposta de utilização da Programação Extrema na Federal(2012-04-25) Sandro Luís Freire de Castro SilvaEste artigo apresenta aspectos importantes sobre o Desenvolvimento Ágil, buscando destacar a utilização da Programação Extrema como alternativa de ganho de produtividade para projetos de desenvolvimento de sistemas de informação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O trabalho mostra a realidade atual dos recursos humanos da instituição visando trazer à tona os desafios diários dos desenvolvedores. A obra também apresenta alternativas para trabalho com equipes reduzidas, descrevendo as práticas necessárias para produzir soluções de qualidade com o menor número de erros, documentação clara e produtos dentro do escopo, além de detalhar uma proposta direta para a implantação da Programação Extrema adaptada à realidade da equipe da universidade.