Sistemas de Informações
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Item Cobalto UFPel: Gerenciamento de permissões a partir da relação de chefia(2018-04-25) Cássio S. Carvalho; Diego S. Oliveira; José Hiram S. Noguez; Rafael T. Santos; Amanda ArgouEste artigo apresenta uma solução proposta para o gerenciamento de concessão e privação de acesso dos usuários do Cobalto - Sistema Integrado de Informações no âmbito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Dentre as principais motivações para o desenvolvimento, estão: necessidade de independência da TI, organização hierárquica pela natureza da instituição e oportunidade de organização de dados advinda da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A solução proposta relaciona diretamente as funcionalidades do sistema com chefias das unidades, que concedem e/ou retiram permissões de acesso dos usuários `as funcionalidades que lhe competem, inclusive de forma automáticaItem Convocação SISU e alunos estrangeiros: Como a Unila reduziu pela metade o tempo de matrícula(2018-04-25) Ruminiki Schmoeller; Marcos Luiz WilhelmEsse trabalho apresenta a forma de convocação para matrícula dos alunos ingressantes nos cursos da Unila. O processo de convocação é dividido em chamada de pré-cadastro e chamada de matrícula. Compõem as listas de chamadas os alunos brasileiros aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e os alunos estrangeiros selecionados no processo de seleção internacional da universidade. Com o desenvolvimento do módulo de convocação pôde-se unificar a convocação de candidatos brasileiros e estrangeiros além de possibilitar que a submissão dos dados do candidato seja feita por ele próprio em período específico. A matrícula passou a ser mais uma atividade de conferência de documentos do que de cadastro propriamente dita. Isso refletiu diretamente na redução do tempo de matrícula e ainda na qualidade do cadastro do discenteItem Desafios e Soluções da Universidade Federal de Mato Grosso na Implantação do Sistema Eletrônico de Informações(2018-04-25) Raphael Pires Ferreira; Fábio Pereira Alves; Eunice Pereira dos Santos NunesNa busca por ampliar a transparência dos atos bem como a eficiência do atendimento de demandas, em 2015 foi editado o Decreto nº 8.539 que dispõe sobre a utilização do meio eletrônico para realização do processo administrativo. Este artigo relata os desafios e soluções encontradas pela Universidade Federal de Mato Grosso no processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na instituição, como solução para atendimento ao decreto e melhoria da eficiência administrativa. O sistema foi implantado com sucesso e está disponível desde 04 de setembro de 2017, tendo sido encerrado na mesma data o protocolo físico na UFMT.Item Desenvolvimento do Sistema de Inscrições Online para Programa de Assistência Estudantil - SIPAE(2018-04-25) Márcio A. S. Ferreira; Daniel Oliveira; Taiana Pereira; Enoch Silva; Julliany BrandãoNeste artigo é apresentado o Sistema de Inscrições Online para Programa de Assistência Estudantil - SIPAE, uma aplicação WEB em linguagem PHP / ASTEN e banco de dados MySQL, de gestão centralizada. O cenário de aplicação é a inscrição online de alunos de ensino médio e superior do Cefet/RJ para bolsas de assistência estudantil e administração das regras classificatórias e a distribuição do benefício. Dos resultados obtidos no primeiro ciclo de inscrições destacam-se à maior abrangência e democratização do acesso, o melhor acompanhamento do processo descentralizado como um todo e a extração de relatórios finaisItem Implantação do SIADS na Universidade Federal de Lavras(2018-04-25) Bruno da Silva Gonçalves; Ramon AbilioFoi informado no PDTIC 2017-2020 que o uso do sistema SIADS será obrigatório a partir de 2019. Por essa razão foi instituída uma equipe de contratação para fazer o estudo técnico sobre a viabilidade de implantação desta solução do SERPRO. Verificou-se que está sendo anunciada a futura obrigatoriedade desse sistema sem nenhum instrumento legal que lhes dê respaldo. Apesar disso, a equipe de contratação recomendou a contratação, pautada principalmente na escassez de pessoal para adequar os sistemas da UFLA às futuras modificações na legislação e pela possibilidade de ser publicado alguma instrução normativa que de fato torne obrigatório o uso do SIADS como sistema estruturante da administração pública federal.Item Melhoria na Publicação de Dados Abertos: Automatização na Publicação e Indexação Semântica dos Dados(2018-04-25) Luiz C. B. Martins; Everton Agilar; Rodrigo da Fonseca Silveira; Márcio C. VictorinoA publicação de dados abertos é uma realidade no serviço público brasileiro, sendo que existe o desafio de conectar conjuntos de dados de diversas fontes agregando qualidade na publicação, neste contexto este artigo apresenta a ferramenta UnBLod (Dados Conectados da UnB) que visa automatizar a publicação de dados abertos utilizando barramento de serviços ErlangMS e realizar a indexação semântica dos dados com metadados e ontologias.Item Mobilidade em sistemas web não responsivos com Android(2018-04-25) Luiz Fernando Stopa ArcenioEste artigo descreve a necessidade e a implementação de um aplicativo mobile para o Sistema Operacional Android visando acesso às informações hospitalares do sistema AGHU. As tecnologias baseadas para web são o futuro para a mobilidade de sistemas de informação. O SIIHm – Sistema de Indicadores e Informações Hospitalares: mobile foi projetado para suprir esta necessidade de mobilidade no acesso às informações do hospital universitário, tendo em vista que o AGHU não foi projetado para ser um sistema web responsivoItem O desenvolvimento do módulo de certificação digital no Sistema de Documentos Eletrônicos da UFRGS(2018-04-25) Daniel Del Sent Soares; Felipe Ávila dos Santos; Rauf Oliveira da Silva; Rodrigo Meleu das NevesEste artigo relata o processo de desenvolvimento do módulo de certificação digital no Sistema de Documentos Digitais na UFRGS, um processo que aconteceu entre novembro de 2016 e abril de 2018. São descritos o processo de adequação dos documentos gerados pelo sistema para a tecnologia PDF/A, o processo de certificação digital, a implantação, bem como a arquitetura do módulo.Item Olar! - uma ferramenta facilitadora de comunicação para a comunidade acadêmica(2018-04-25) Gibeon Soares de Aquino Júunior; Jean Guerethes F. Guedes; Victor Jerônimo G. L. de OliveiraO Olar! é um aplicativo de chat institucional desenvolvido para ser usado pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Que tem como principal objetivo estreitar a comunicação de todos que fazem parte da comunidade. Atualmente foi desenvolvido e disponibilizado para Android e iOS. O backend foi desenvolvido de forma dinâmica, para que o Olar! se adaptasse a qualquer estrutura, como por exemplo turma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) [SIG ] ou até com as caronas do Vemcar [Andrade 2017].Item Processo Administrativo Eletrônico com SIPAC: Implantação em modo silencioso(2018-04-25) Ruminiki Schmoeller; Cleysson Johnny Coppini; Fábio Júnior MartinsEsse trabalho apresenta o modelo de implantação do Processo Administrativo Eletrônico adotado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana. O modelo de implantação estabelecido é gradativo por tipo de processo. A implantação contou com duas grandes etapas, uma de preparação, com a atualização do sistema e elaboração de normativas; e outra de implantação propriamente dita que envolveu a criação de grupos de trabalho nas pró-reitorias e institutos. Aos grupos de trabalho coube (1) fazer o levantamento dos tipos de processos em que a unidade atua como responsável; (2) mapear os documentos inseridos em processos desses tipos; (3) homologar a tramitação eletrônica; (4) documentar e publicar as mudanças necessárias.Item Progressão Docente 1.0: uma ferramenta para agilizar e dar transparência à instrução, acompanhamento e avaliação das solicitações de progressão e promoção dos docentes na Universidade Federal do Paraná(2018-04-25) Eduardo Nogueira; Alex Constâncio; Leandro FerreiraEste artigo apresenta a experiência do projeto de desenvolvimento de uma ferramenta que busca automatizar e disciplinar a instrução, acompanhamento e análise de processos de progressão e promoção dos docentes no âmbito da Universidade Federal do Paraná. São apresentadas as ferramentas utilizadas, entrega do produto, adequação à resolução, experiência do usuário e projeção futura para melhoria da soluçãoItem Relatório de Gestão: desenvolvimento e implantação de um sistema para gerência das informações institucionais(2018-04-25) Piero Silva SalaberriA reunião de informações de todas as áreas da universidade culminam no Relatório de Gestão anual. A necessidade de cumprimento de prazos, controle sobre o que é informado e transparência em relação ao processo de obtenção das informações serviram de requisitos para o desenvolvimento de uma solução informatizada que buscou aprimorar o processo de elaboração deste documento. Por meio de entrevista com as equipes envolvidas no processo, foi desenvolvido um sistema que contempla o cadastro de todos os tópicos do relatório, a associação aos gestores e controle e validação do conteúdo.Item SAD - Sistema de Avaliação de Desempenho(2018-04-25) Daniel Oliveira; Taiana Pereira; Márcio Alexandre Ferreira; Marcelo Duarte Tarcila Silva; Julliany BrandãoEste artigo apresenta o Sistema de Avaliação de Desempenho On-line (SAD) que foi desenvolvido com o objetivo de implementar as ações de avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos do CEFET/RJ. Após ampla atividade de levantamento de requisitos, todo o processo foi modelado e a base de dados diagramada. Após isso, foi desenvolvido o sistema em ambiente WEB para uma melhor integração entre os campi da instituição que estão espalhados no estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos com a utilização do sistema foram bastante satisfatórios e proporcionou uma alta porcentagem de avaliações feitas dentro do prazo. Além disso, customizações, alterações e novas funcionalidades solicitadas ao longo do processo de desenvolvimento foram facilmente realizadas.Item Serviços On-line para Gestão Acadêmica: Uma experiência no Centro de Computação da UFMG(2018-04-25) Patrícia Nascimento Silva; Rainer CoutoEste artigo apresenta um relato de experiência sobre serviços on-line implementados pelo Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais para seu sistema acadêmico. Utilizando das tecnologias Web e de recursos de segurança, o sistema acadêmico foi evoluído no sentido de trazer uma maior transparência para os processos e solicitações. Como resultado, destaca-se a importância do papel estratégico da tecnologia da informação, na melhoria dos processos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.Item Sistema de Gerência de Portarias da UFPA Integrado ao SIG(2018-04-25) Lucas de Melo Silva; Maxwel Macedo Dias; Lucas Rodrigues GuimarãesPortarias são instrumentos de divulgação de decisões e acontecimentos institucionais, como criação de comissões e ocorrências funcionais. Por ter caráter oficial, tanto o processo de gerência quanto o de acesso as portarias é de crucial relevância. Com isso em vista, esse artigo tem por objetivo apresentar um sistema web de gerência de portarias integrado ao SIG-UFRN desenvolvido no âmbito da UFPA que agrega benefícios tanto para a instituição quanto para seus servidores.Item Sistema Integrado de Atividades Extracurriculares para apoio às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Federal do Vale do São Francisco(2018-04-25) Anderson Igor F. Araújo; Antônio Fredson A. S. Novaes; Cássio Francisco da Silva; Luam L. P. Santos; Valtency R. Souto; Welson B. SantosEste artigo descreve o Sistema Integrado de Atividades Extracurriculares – SIAE, desenvolvido na UNIVASF, que visa reunir em apenas um sistema, informações inerentes às atividades de ensino, pesquisa, extensão e programas de assistência estudantil viabilizando um maior controle na tomada de decisões da alta administração.Item Uma Abordagem para Testes de Acessibilidade dos Sistemas Desenvolvidos no CPD-UFRGS(2018-04-25) Nadjia Jandt FellerComo parte das atribuições da Divisão de Teste e Conformidade do CPD-UFRGS, estão também os testes não funcionais, onde estão incluídos os testes de acessibilidade. A partir de uma demanda de um sistema que seria utilizado por usuários PCD, foi possível começar a elaboração de um processo que será utilizado nos testes de acessibilidade dos sistemas desenvolvidos pelo Departamento de Soluções de Software para a comunidade acadêmica. Esta ação ocorre em paralelo com outras iniciativas para cumprimento das recomendações eMAG pelos sistemas e sites da UFRGS, o que irá auxiliar na melhoria, validação e consolidação desta abordagemItem Universidade Digital: descomplicando o gerenciamento da monitoria e tutoria(2018-04-25) Italo C. L. Silva; Cloves O. dos Santos; Marcos J. F. Neto; Rômulo N. de OliveiraDominar e fazer uso da TI pode ser um fator determinante para o sucesso organizacional. Dentro das IFES o cenário não é diferente. A percepção de necessidade do uso da TI em todos os setores é quase unanime. Diante desta demanda e de um cenário de restrição orçamentária, que inviabilizava aquisição de software, surgiu o projeto Universidade Digital (UD), que visava suprir a carência dos setores não contemplados com SI na UFAL Campus Arapiraca. Dentre os setores da universidade, a Coordenação de Monitoria e Tutoria lidava, em todo semestre, com processo seletivo que envolvia cerca de 300 inscrições, gerando uma demanda de quase 4.000 folhas de papel, para gerenciar e armazenar, sem contar com as frequências e os relatórios durante o semestre. Apesar da demanda, o setor ainda lidava com processos manuais ou dados armazenados apenas em planilhas eletrônicas. Assim, o objetivo do trabalho é apresentar um módulo, integrado ao UD, que realizasse o controle desde a abertura do processo seletivo até a geração dos certificados. Um teste funcional foi aplicado a todos requisitos e funcionalidades, por meio de uma simulação do processo durante o semestre 2017-2. Com resultados promissores, pretende-se que o módulo entre em produção já no segundo semestre 2018.