Desenvolvimento de Sistemas de Software
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Item Proxy customizado para acesso ao web service da Plataforma Lattes(2017-04-25) Mesailde Souza de Oliveira Matias; Roniberto Morato do Amaral; Paulo MatiasAs Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) tem o grande desafio de gerenciar seus dados de Ensino, Pesquisa e Extensão e transformá-los em dados abertos, de acordo com os atuais preceitos governamentais voltados para a promoção da transparência, e ao incentivo à participação cidadã na melhoria dos serviços públicos. Para além da transparência, as IFES também necessitam de dados estruturados para gerar indicadores que balizem suas ações futuras e possam contribuir nas tomadas de decisões de seus gestores. A Plataforma Lattes agrega hoje informações de pesquisadores do Brasil e de seus parceiros no exterior e possui grande potencial como base da dados para as IFES utilizarem no povoamento de seus sistemas e também para a utilização em estudos de seus grupos de pesquisa. Neste contexto, este trabalho descreve o desenvolvimento de um proxy inteligente de acesso `a Plataforma Lattes, de modo a garantir, ao mesmo tempo, a integridade dos servidores da Plataforma, e a autonomia das IFES sobre os dados de seus pesquisadores.Item Desenvolvimento do Módulo de Variáveis Personalizadas para o SEI versão 3.0(2017-04-25) João Pedro Costa Miranda; Raquel Kolitski Stasiu; Ricardo Ponestke Seara; Andrei R. S. Balbo; Thasiana K. da LuzEste artigo descreve o processo de desenvolvimento e o funcionamento do Módulo de Variáveis Personalizadas, para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido com a finalidade de integrar dados provenientes dos sistemas corporativos desenvolvidos internamente na UTFPR na parametrização e implantanção do SEI na instituição. Neste artigo são descritas as etapas de desenvolvimento do módulo, a motivação para seu desenvolvimento e suas prossibilidades de uso em outras instituições. O Módulo tem como objetivo permitir a inclusão, parametrização e uso de variáveis personalizadas nos documentos e formulários gerados pelo SEI, buscando os valores para estas variáveis em bancos de dados próprios da instituição, automatizando, desta maneira, o preenchimento de dados. Ele é desenvolvido de maneira genérica, podendo ser aplicado em qualquer instituição.Item Estratégias para Abertura de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2017-04-25) Andressa Kroeff Pires; Gibeon Soares de Aquino Júnior; Gusttavo Henrique N. Sousa Silva; Jean Guerethes F. Guedes; Vicente Fidelis Ferreira Gomes NetoAo catalogar os dados abertos, é necessário garantir que os dados publicados estejam sempre atualizados, sejam disponibilizados em diversos formatos de arquivos que possam ser interpretados por pessoas ou máquinas, estejam organizados e classificados para que, assim, sejam facilmente encontrados. Para tanto, é necessário uma plataforma que garanta o cumprimento dessas e outras exigências. Neste artigo, será discutido sobre a plataforma CKAN como uma solução para a publicação, gerenciamento e consumo de dados em instituições de caráter governamentalItem Armazém de dados para o Censo da Educação Superior: uma experiência no Centro de Computação da UFMG(2017-04-25) Patrícia Nascimento Silva; Josemar Pereira dos Santos; Vitor Fonseca de MeloEste artigo descreve o processo de planejamento e construção de um armazém para o Censo da Educação Superior a partir das bases de dados existentes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diante do volume e da complexidade das informações solicitadas pelo CENSO o Centro de Computação da UFMG implementou um armazém de dados para auxiliar na extração de informações e na conferência dos dados reportados anualmente. Ao utilizar a solução no CENSO 2016 percebe-se uma otimização nas tarefas a serem realizadas e maior possibilidade de validação dos dados a serem enviados, já que o armazém permite uma melhor visualização e cruzamento de informações.Item Gradle para Geração de Multi-Aplicativos Móveis: Um Estudo de Caso em uma Universidade(2017-04-25) Ramon Abilio; Cristiano M. Garcia; João A. SilvaCom o crescimento no uso de Smartphones , diversos aplicativos tem sido desenvolvidos. Em 2015, a Universidade Federal de Lavras iniciou o desenvolvimento de aplicativos móveis institucionais e percebeu retrabalho da equipe no desenvolvimento e manutenção de aplicativos com características semelhantes. Então, conceitos de Linha de Produtos de Software foram estudados e foi encontrado um meio de aplicar tais conceitos no âmbito de aplicativos utilizando o Gradle. O objetivo deste trabalho é mostrar a utilização do Gradle para geração de multi-aplicativos, de forma a evitar retrabalho, viabilizando o desenvolvimento de uma familia de produtosItem A utilização de ferramentas computacionais para a identificação de problemas de acessibilidade em espaços públicos.(2017-04-25) Francisco da Silva Passos; José William Menezes; Marlon Amaro Coelho TeixeiraNos dias atuais cada vez mais esforços vêm sendo empregados na tentativa de dar acesso às oportunidades a todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas. Este é um processo longo e que pode ser auxiliado pelas novas tecnologias disponíveis no mercado. Neste cenário, um dos grandes desafios é a disponibilização de informação em um formato acessível para as pessoas que possuam as mais diversas necessidades especiais, possibilitando a sua inclusão na sociedade do conhecimento. Isto se torna mais crítico em um ambiente escolar, onde diversos alunos e funcionários possuem limitações e necessidades específicas, demandando um maior esforço e investimento para disponibilizar informações que sejam acessíveis a todos. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver ferramentas computacionais para facilitar a identificação de problemas que possam comprometer a locomoção de pessoas com algum tipo de necessidade especial, assim os gestores podem ter conhecimento dos problemas em tempo real, possibilitando o atendimento rápido e eficiente de uma parcela da população que necessita cada vez mais de iniciativas para sua inclusão na sociedade.Item Implantação do Processo Eletrônico Nacional na UFRN(2017-04-25) Dalton Oliveira; Gibeon Aquino; Jackson Santos; Leandro Beserra; Wendell CortezEsse artigo tem por objetivo apresentar as iniciativas que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem realizando para atender as normativas relacionadas ao Processo Eletrônico Nacional (PEN). Nesse sentido, a UFRN vem implementando alterações em seus sistemas de integrados de gestão para atender as exigências do governo federal o qual planeja implantar o PEN em todos órgãos da administração pública federal. Também serão relatados os métodos utilizados para implantação do PEN na UFRN, os decretos e as portarias que regulam o PEN, as comissões criadas para implantação do processo eletrônico, os resultados obtidos com o que já foi implantado na UFRN.Item SIGEleição – Um Novo Jeito Seguro de Votar(2017-04-25) Jadson Santos; Clarissa Lins; Marcos MadrugaO esforço e custo de se configurar diversas urnas eletrônicas ou o trabalho para contagem manual de centenas ou milhares de votos em papel fez com que surgisse uma demanda para implementação de um sistema web para realizar votações. Nesse sentido, a UFRN desenvolveu o sistema de votação SIGEleição para que se pudesse realizar pleitos para os diversos órgãos que compõem a instituição. Este artigo descreve o sistema SIGEleição, destacando os mecanismos de segurança que foram implementados.Item Inventário UFSM - Aplicativo Android para Conferência Patrimonial da UFSM(2017-04-25) Emilio Hoffmann de Oliveira; Rafael Raffaelli; Marcius da Silva da Fonseca; Giuliano Geraldo Lopes FerreiraCom a necessidade de informatizar a conferência patrimonial institucional foi criado o Portal de Patrimônio UFSM, para auxiliar ainda mais esta conferência foi criado o Inventário UFSM, aplicativo móvel para o sistema android. O presente artigo apresenta um breve relato referente ao desenvolvimento do aplicativo móvel que vem sendo utilizado e bem aceitoItem Melhoria de Desempenho de Sistemas Legados Críticos(2017-04-25) Eduardo Teixeira; Mateus Manuel; Felipe Evangelista; Renan Costa; Tiago Medina; Everton Agilar; Jacir BordimNesse trabalho é apresentada uma mudança arquitetural realizada no sistema legado de matrículas da Universidade de Brasília visando a melhoria de desempenho. Também é apresentado um gerador de tráfego (TRAFICGEN) construído para que fosse possível submeter o sistema a uma carga semelhante à que ocorre durante os períodos de matrícula e dessa forma fossem realizadas diversas melhorias. Foi verificado que o sistema modificado alcançou uma melhoria de desempenho de mais de 5× com relação à versão de produção com a metade dos servidores utilizados e que ainda suporta um aumento de carga de pelo menos 215% sem degradação do desempenho.