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    Ensino Presencial: Solução Adotada pela UFRGS para Diminuir Resistências ao Uso das TIC
    (2014-04-25) Magalí T. Longhi; Hubert Ahlert; Alexandre I. Gervini; Daniel Thomé de Oliveira
    A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) disponibiliza para o ensino na modalidade presencial plataformas de Educação a Distância (EAD) com o intuito de divulgar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e suas potencialidades. Embora a Universidade realize cursos de capacitação, constatou-se certa resistência ao uso das TIC inseridas nesses ambientes. Muitas vezes, as plataformas EAD são utilizadas como repositório de materiais educacionais. Este trabalho apresenta uma solução adotada pela UFRGS para inserir o docente, principalmente aquele advindo da era analógica ou de transição analógica-digital, no emprego mais efetivo das TIC. Tal solução está baseada na construção de um sistema simples, que além de ser integrado ao banco de dados acadêmico, apresenta recursos básicos de comunicação e organização do trabalho docente. Os resultados preliminares apontam para uma crescente adesão ao novo serviço.
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    Processo de Renovação de Matrículas dos cursos de Graduação – UNIFAL-MG
    (2014-04-25) Marcelo Penha Fernandes; José Roberto Pinto Ribeiro
    Este artigo aborda a implantação da renovação de matrícula online no Sistema Acadêmico da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), enfocando sua evolução, as dificuldades superadas e os resultados obtidos até o momento.
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    Acessibilidade no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (2014-04-25) Sidney Soares Trindade; Jean Guerethes Fernandes Guedes; Andressa Kroeff Pires
    Este artigo relata a implantação da usabilidade e da acessibilidade no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que tornou obrigatória conforme o Decreto-lei nº. 5.296/2004, que regulamenta as leis de acessibilidade, nos sítios da administração pública. O processo iniciou vislumbrando oferecer acesso a todas as informações contidas no sistema para os discentes com deficiência visual, uma vez que com a institucionalização da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) e o aumento progressivo de alunos ingressos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com Necessidade Educacional Especial (NEE), foi percebido que a instituição, em conjunto com a Superintendência de Informática (SINFO), deveria dar uma ênfase maior as pessoas com deficiência visual, possibilitando mudanças na tecnologia utilizada para que o conteúdo do portal discente ficasse acessível por meio dos leitores de tela e, também, com opção de contraste e ampliação de fontes
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    Sistema web de emissão e autenticação de documentos
    (2014-04-25) Alvaro Capistrano; Hans Schneebeli
    Este artigo tem por finalidade descrever o sistema web de autenticação de documentos da Universidade Federal do Espírito Santo. Este surgiu a partir da necessidade de centralizar a emissão de documentos oficiais e prover mecanismos que agreguem segurança a eles. O sistema foi desenvolvido de forma a ser integrado com outros sites