WTICIFES 2014
URI permanente desta comunidadehttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/19
Local:
Hotel San Marco
Setor Hoteleiro Sul - Quadra 5
Bloco C - Asa Sul – Brasília
Período:
01 a 04 de setembro de 2014
Navegar
30 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Ensino Presencial: Solução Adotada pela UFRGS para Diminuir Resistências ao Uso das TIC(2014-04-25) Magalí T. Longhi; Hubert Ahlert; Alexandre I. Gervini; Daniel Thomé de OliveiraA Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) disponibiliza para o ensino na modalidade presencial plataformas de Educação a Distância (EAD) com o intuito de divulgar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e suas potencialidades. Embora a Universidade realize cursos de capacitação, constatou-se certa resistência ao uso das TIC inseridas nesses ambientes. Muitas vezes, as plataformas EAD são utilizadas como repositório de materiais educacionais. Este trabalho apresenta uma solução adotada pela UFRGS para inserir o docente, principalmente aquele advindo da era analógica ou de transição analógica-digital, no emprego mais efetivo das TIC. Tal solução está baseada na construção de um sistema simples, que além de ser integrado ao banco de dados acadêmico, apresenta recursos básicos de comunicação e organização do trabalho docente. Os resultados preliminares apontam para uma crescente adesão ao novo serviço.Item Processo de Renovação de Matrículas dos cursos de Graduação – UNIFAL-MG(2014-04-25) Marcelo Penha Fernandes; José Roberto Pinto RibeiroEste artigo aborda a implantação da renovação de matrícula online no Sistema Acadêmico da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), enfocando sua evolução, as dificuldades superadas e os resultados obtidos até o momento.Item Acessibilidade no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2014-04-25) Sidney Soares Trindade; Jean Guerethes Fernandes Guedes; Andressa Kroeff PiresEste artigo relata a implantação da usabilidade e da acessibilidade no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que tornou obrigatória conforme o Decreto-lei nº. 5.296/2004, que regulamenta as leis de acessibilidade, nos sítios da administração pública. O processo iniciou vislumbrando oferecer acesso a todas as informações contidas no sistema para os discentes com deficiência visual, uma vez que com a institucionalização da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) e o aumento progressivo de alunos ingressos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com Necessidade Educacional Especial (NEE), foi percebido que a instituição, em conjunto com a Superintendência de Informática (SINFO), deveria dar uma ênfase maior as pessoas com deficiência visual, possibilitando mudanças na tecnologia utilizada para que o conteúdo do portal discente ficasse acessível por meio dos leitores de tela e, também, com opção de contraste e ampliação de fontesItem Sistema web de emissão e autenticação de documentos(2014-04-25) Alvaro Capistrano; Hans SchneebeliEste artigo tem por finalidade descrever o sistema web de autenticação de documentos da Universidade Federal do Espírito Santo. Este surgiu a partir da necessidade de centralizar a emissão de documentos oficiais e prover mecanismos que agreguem segurança a eles. O sistema foi desenvolvido de forma a ser integrado com outros sitesItem Análise e Implantação de Métodos Ágeis – Um Estudo de Caso no Centro de Informática da Universidade de Brasília(2014-04-25) Riane de Oliveira Torres Santos; Rommel Novaes CarvalhoOs métodos ágeis fazem parte de uma nova concepção de desenvolvimento de software, já que propõe abordagens de baixa complexidade e de menos rigidez que as utilizadas nas metodologias tradicionais. A adoção desses métodos torna-se frequente em equipes de construção de sistemas, porém, ainda há poucos relatos de experiências práticas de implantação dos mesmos. Este artigo apresenta uma pesquisa que está sendo desenvolvida nesse âmbito, através de um estudo de caso sobre a implantação desses métodos em uma instituição que utiliza abordagens tradicionais para o desenvolvimento de sistemas.Item Taksilo: uma ferramenta para coleta e processamento dos dados da Autoavaliação Institucional da UNIFAL-MG(2014-04-25) Cléber Moterani TavaresA autoavaliação institucional é o processo avaliativo desenvolvido pela própria Instituição de Ensino com o objetivo de gerar informações e produzir conhecimentos acerca da realidade institucional, objetivando o redimensionamento da mesma a partir de decisões tomadas em função da melhoria da qualidade do ensino. É um processo obrigatório, instituído por lei federal, que ocorre regularmente na Instituição de Ensino e envolve a coleta e o processamento de uma grande quantidade de dados. O suporte da área de Tecnologia da Informação é, portanto, indispensável para que os objetivos da autoavaliação sejam alcançados. Na Universidade Federal de Alfenas o suporte da área de Tecnologia da Informação para a realização da autoavaliação era fornecido por empresas contratadas, o que limitava as ações da Comissão Própria de Avaliação e gerava uma relação de dependência entre a Instituição, que precisa da informação, e a empresa contratada, que detém a tecnologia, os recursos e os dados. Visando solucionar este problema, o Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade desenvolveu uma ferramenta para coleta e processamento dos dados da autoavaliação institucional, o Taksilo. Desenvolvido totalmente sobre a filosofia do software livre, o Taksilo reduziu drasticamente o custo financeiro da Instituição com a autoavaliação e aumentou a qualidade dos resultados obtidos, uma vez que trouxe autonomia para a Comissão Própria de Avaliação.Item COBALTO Webservice: Solução para consistência de informações(2014-04-25) Virginia O. Andersson; Rafael T. dos Santos; Alfredo L. C. Tillmann; José H. S. NoguezVisando a consistência das informações acessadas por diferentes dispositivos e sistemas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o COBALTO - Sistema integrado de gestão, permite o acesso às informações institucionais por diferentes plataformas, através de sua API (Application Programming Interface) via webservice.Item Desenvolvimento Colaborativo e Integrado de Sistemas: Caso de Sucesso no CPD-UFRGS(2014-04-25) Henrique Dias; Nadjia Feller; Thiago MottaO aumento da quantidade de aplicações desenvolvidas no CPD da UFRGS exigiu, nos últimos anos, a utilização de ferramentas mais aderentes ao desenvolvimento de software para manter a qualidade dos sistemas entregues à comunidade. Gerência de projetos, versionamento de código, componentes compartilhados, banco de dados centralizado entre outros processos de trabalho ajudam na melhoria da qualidade dos sistemas. Neste artigo serão apresentadas as ferramentas e processos que ajudaram na ampliação e organização do processo de desenvolvimento de sistemas de informação no CPDItem Utilização do Facebook para Integração Acadêmica(2014-04-25) Leandro Weige Dias; Glauco Roberto Munsberg dos SantosA Universidade Federal de Pelotas possui como ferramenta para gestão dos dados acadêmicos o sistema Cobalto. Integrado com este sistema está sendo desenvolvido o CobaltoApp, um aplicativo que permite integrar o Facebook com a vida acadêmica dos alunos.Item UFFMobile: A revolução móvel na Universidade Federal Fluminense(2014-04-25) Thiago DiogoA evolução e difusão da comunicação móvel criaram um contexto onde as pessoas tem a necessidade de estarem conectadas durante grande parte do seu dia. Essa revolução da conectividade e da informação traz novos desafios e oportunidades. Desafios como a segurança da informação e privacidade e oportunidades como a difusão em larga escala de informações de forma rápida e personalizada. Dentro das universidades a situação é a mesma, praticamente todos os alunos ingressantes possuem algum dispositivo de comunicação móvel, e grande parte com os chamados telefones inteligentes ou SmartPhones. Em paralelo a esse fenômeno, a Universidade Federal Fluminense (UFF) participou do Plano de Expansão das Universidades Federais (REUNI) em 2010, mais que dobrando o número de vagas para alunos ingressantes da graduação. Esses dois eventos criaram uma oportunidade única de desenvolver um novo canal de comunicação entre a UFF e sua comunidade acadêmica, e em Setembro de 2012, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) lançou o UFFMobile, com a proposta de ser a plataforma de mobilidade da Universidade Federal Fluminense. Atualmente o aplicativo já possui versão para Android e iOS (iPhone e iPad) e mais de 10.000 instalações e uma média de 650 acessos por dia.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »