Escritório de Processos

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    Disseminação do BPM na Cultura Organizacional de uma IFES através das Capacitações
    (2017-04-25) Isaac da Silva Torres; Gabriela Musse Branco; João F. da Fountoura Vieira
    O presente trabalho apresenta um modelo para difusão do BPM (Business Process Management) em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A partir do crescimento da prática da filosofia BPM e da crescente demanda por projetos de processos dentro da UFRGS fez-se necessário a adoção de estratégias para permear a mesma igualmente por toda a instituição. Neste âmbito o Escritório de Processos estudou e institucionalizou um método que alia a capacitação dos servidores e modelo de atuação para sanar a problemática. O trabalho foi realizado pelos analistas de processos do EP e dividido nas etapas de: (i) entendimento do contexto; (ii) definição da estratégia; (iii) implantação. Como resultado, são apresentados os percalços e estratégia adotada na criação do modelo de trabalho, que poderá vir a ser adotado para as demais IFES
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    Modelagem de Processos para Gestão do Conhecimento: O Caso dos Salões da UFRGS
    (2017-04-25) João Francisco da F. Vieira; Monica Schmatz
    O presente trabalho apresenta a utilização da modelagem AS IS com o objetivo de reter o conhecimento, que está centrado nas pessoas, para uma organização. O caso em questão foi realizado nos Salões da Universidade Federal do Rio Grande de Sul (UFRGS), que é um conjunto de eventos realizados pela universidade que tratam de temas de interesse da comunidade acadêmica. Observou-se que a modelagem AS IS pode auxiliar na retenção do conhecimento pela instituição. Além disso, mesmo que não fosse o objetivo do projeto melhorias foram identificadas para o processo de organização e execução dos salões.
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    Roteiro para Implantação do BPM em uma IFES: lições aprendidas em cinco anos de Escritório de Processos
    (2017-04-25) Gabriela Musse Branco; Isaac da Silva Torres; João Francisco da Fontoura Vieira
    A implantação do BPM ocorre de forma gradual, pois exige uma mudança no modelo de gestão e na cultura da organização. Este artigo tem por objetivo apresentar um possível roteiro para implantação do BPM em uma IFES. A construção do roteiro é baseada na experiência e lições aprendidas pelo Escritório de Processos da UFRGS.
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    MAMP: Um Modelo para condução de mapeamento, análise e melhoria de processos de negócio: uma abordagem BPM inspirada no DMAIC.
    (2017-04-25) Evelyne Ferreira Avelino; Márcio André Souto Correia
    As instituições possuem características e modos de operações específicos e distintos, que em conjunto podem ser descritos como processos. A melhoria de processos tem sido tratada como fator essencial para aperfeiçoamento dos métodos de trabalho nas organizações. Diante disso, presente trabalho trata da proposição de um modelo de abordagem conceitual para a condução de projetos de mapeamento, análise e melhoria de processos organizacionais
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    Acompanhamento Visual de Processos no SEI
    (2017-04-25) Andrei R. S. Balbo; João P. C. Miranda; Raquel K. Stasiu; Ricardo P. Seara; Thasiana M. K. da Luz
    Este artigo descreve o módulo de acompanhamento visual de processos que está sendo desenvolvido para a implantação do sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informação) na UTFPR. O objetivo do módulo é fornecer informações visuais sobre o andamento dos processos, ou seja, mostrar quais são os caminhos que o processo deve seguir e em qual etapa ele se encontra. Além da visualização do andamento do processo, o módulo oferece opções para que o usuário possa criar e editar um fluxo de etapas descritas em BPMn (Business Process Modeling Notation) associadas ao processo, bem como, permite avançar e retornar etapas de acordo com o fluxo definido, até que o trâmite seja concluído.
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    Descrição do processo de desenvolvimento de software com empresa contratada pela UFLA
    (2017-04-25) Bruno da Silva Gonçalves; Fernando Elias de Oliveira; Ramon Abílio
    Nesse trabalho é descrito o processo utilizado pelos analistas de negócios da UFLA para a gestão das demandas de customizações que são executadas por fábrica de software. Esse processo foi definido ao longo de 4 anos de experiência na implantação dos Sistemas Institucionais Integrados de Gestão da UFRN na UFLA. Nesse processo são definidos os papeis da área requisitante da solução, do analista de negócios responsável e da empresa contratada. A utilização desse processo trouxe diversos benefícios financeiros e otimizou a especificação das demandas de customização na instituição
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    A relação da Cultura Organizacional e a Gestão de Processos: Um estudo de caso na Universidade Federal de Mato Grosso
    (2017-04-25) Anne Cristine Betoni Cardoso; Nilton Hideki Takagi; Thais Fernanda Bueno da Silva
    Um dos grande desafios de um escritório de projetos recém criado em uma Universidade Federal é mostrar resultados a curto prazo de forma sustentável. Este trabalho demonstra uma metodologia para produzir artefatos de mapeamento de processos como resultado inicial em conjunto com o empoderamento dos servidores sobre a cultura da gestão por processos.
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    Tragetória dos serviços de TI no CPD da UFRGS
    (2017-04-25) Márcia Carlotto
    Com a crescente demanda de serviços de Tecnologia da Informação (TI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), grande rotatividade de recursos humanos e organização dos processos do Centro de Processamento de Dados (CPD), foi detectada a necessidade de padronizar os procedimentos para inclusão ou alteração de serviços que atendam às demandas da Universidade. Este trabalho mostra a trajetória do serviço de TI no CPD, desde seu surgimento até sua disponibilização aos usuários, enfatizando o processo de suporte e divulgação do serviço para a Central de Serviços de Tecnologia da Informação (CSTI) e os recursos utilizados para sua execução.
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    Experiência de uso de Mapeamento de Processos de Negócio como ferramente de apoio ao Levantamento e Elicitação de Requisitos de Software
    (2017-04-25) Fernanda Vieira Figueira; Levi Cacau; Alex Alves; Kemis A. V. da Silva
    Atualmente a crescente demanda por sistemas de informação que atendam às organizações tem impulsionado a busca por soluções eficientes e, principalmente, que sejam aderentes aos requisitos de qualidade e especificidades das áreas de negócios. Com esse intuito, equipes de desenvolvimento de software têm buscado alternativas para interagir da melhor forma com os clientes para identificar as suas reais necessidades e elicitar os requisitos dos softwares desenvolvidos. Este trabalho apresenta a experiência vivenciada na Universidade Federal do Acre (UFAC), onde o mapeamento de processo de negócio, usando a notação BPMN (Business Process Model and Notation), vem sendo utilizado como uma ferramenta de apoio à elicitação e levantamento de requisitos
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    Práticas de Gerenciamento de Portfólio Aplicadas à Gestão de Processos
    (2017-04-25) Reinaldo Cabral; Bianca Teixeira; Renata Mendes; Jouber Lessa
    A alta demanda por melhoria dos processos de negócio das instituições públicas tem exigido dos escritórios de processo o uso de mecanismos de priorização e acompanhamento dos projetos para que sua atuação seja eficiente. Neste sentido a adoção de um processo de gerenciamento de portfólio pode contribuir com a seleção das demandas capazes de propiciar maior retorno institucional. Este trabalho apresenta um processo para gerenciamento do portfólio de projetos para a gestão de processos de uma IFES e aponta dificuldades e benefícios observados durante a experiência.