Trabalhos completos para posters
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Item Relatórios interativos como ferramenta de gestão e transparência(2024-04-25) Allan Sampaio Pires; Daniele Duarte da Cunha; Pierre Correa Martin; Tiago Gonçalves SalazartEste artigo relata a utilização de conceitos de business intelligence e um breve resumo do fluxo do processo de confecção de painéis, também chamados de relatórios interativos, pelo Escritório de Processos da Universidade Federal do Pampa, com a função de auxiliar na visualização de indicadores dos processos e transparência de dados da instituição. Para isso, é utilizada a plataforma Power BI, que tem atendido de forma plena as exigências do setor.Item Transparência e eficiência: A contribuição do Painel Estatístico na Universidade Federal do Rio de Janeiro(2024-04-25) Leandro da Silva Neto; Hércules Sant’AnaA UFRJ, diante dos desafios relacionados a transformação digital, reconhece a importância estratégica da gestão eficiente de dados. Para superar esses desafios, a Pró-Reitoria de Pessoal em conjunto com a SGTIC desenvolveu o Painel Estatístico de Pessoal, uma ferramenta que oferece transparência aos dados de servidores ativos, inativos e pensionistas. Utilizando a ferramenta Metabase, o painel apresenta gráficos interativos e informações quantitativas relacionados a distribuição geográfica, faixa etária, titulação, ocupações de funções, dentre outros. A implementação Painel Estatístico gerou entusiasmo entre os gestores, e vem se tornando uma ferramenta para fortalecer uma cultura baseada em dados na universidade.Item A Utilização do GLPI como Gerenciador de Tickets e os Benefícios da Integração com o OCS para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).(2024-04-25) Anderson Guimarães; Bruno Giroleti Silva; Elton Amaral Freire; Márcio Irineu Viel; Rafael Torres Dias; Roberto Rosa; Rodrigo Mota ViegasAs Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) desempenham um papel crucial na educação e pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Para garantir o bom funcionamento de suas operações, é essencial que essas instituições tenham sistemas eficientes de suporte técnico e gestão de ativos de TI. O GLPI (Gestão Livre de Parque de Informática) e sua integração com o OCS Inventory oferecem uma solução robusta para atender a essas necessidades. Neste artigo, exploraremos a utilização do GLPI como gerenciador de tickets e os benefícios específicos de sua integração com o OCS para as Instituições Federais de Ensino Superior.Item Sistema de Plano de Ensino da UFCSPA(2024-04-25) Roberto da Silva Araújo; Cristina Almeida da Silva; Roberto Rosa dos Santos; Cristiano Lopes Lima; Carlos Guilherme Monteiro Johansson; Gabriel Vaz de SouzaEste artigo descreve o desenvolvimento e implantação do sistema do plano de ensino na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), bem como uma pesquisa de aceitação da plataforma junto aos usuários do sistema. O desenvolvimento foi dividido em 5 etapas: desenvolvimento e implantação do Projeto Piloto, versão para a Graduação,, versão para Pós-graduação e avaliação do sistema. Os resultados da pesquisa confirmaram a importância do sistema dentro da universidade no que tange a otimização dos processos que ocorriam de forma manual, sobretudo aumentar a eficiência da gestão dos chefes de departamentos e dos coordenadores de curso e programas de pós-graduação.Item Uma arquitetura de apoio ao ensino distância: o projeto UFMA Virtual(2024-04-25) Jone dos Santos Sodré Correia; Anilton Bezerra Maia; Christiana Leal Salgado; Benedito Mendes Dutra Neto; Ronald Serra Campos; Ismael Silva Coelho Filho; Gregory Kevin Martins Bastos de SouzaEm um cenário educacional em constante transformação, o ensino à distância (EaD) emerge como uma alternativa dinâmica e acessível, exigindo inovações educacionais frequentes para aprimorar a experiência de aprendizagem dos cursistas. Este artigo objetiva apresentar e analisar o desenvolvimento da arquitetura inovadora e multifacetada que sustenta a plataforma EAD do Projeto UFMA Virtual da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A abordagem metodológica utilizada foi quantitativa-qualitativa buscando avaliar a efetividade da arquitetura, projetada para facilitar o acesso aos cursos, gerenciar matrículas de forma eficiente e fornecer um ambiente de aprendizado virtual robusto e escalável. As etapas de desenvolvimento constituem desde a camada de apresentação dos cursos até o gerenciamento dos usuários e a integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado, baseado em moodle. A arquitetura é complementada por um gestor de apoio administrativo, que oferece funcionalidades críticas, como relatórios técnicos, auditoria e sincronização com o sistema acadêmico. Como resultados, evidenciamos que a arquitetura do UFMA Virtual não apenas atendeu às expectativas iniciais, mas também estabeleceu um padrão para futuras implementações de sistemas de educação a distância na UFMA.Item Novo Sistema Acadêmico da UFG: uma abordagem inovadora para concepção de uma arquitetura de microsserviços(2024-04-25) Ricardo Henricki Dias Borges; Lauro Ramon Gomides; Vinicius Gonçalves Braga; Pedro Ramos Krauze Diehl; Pablo Leonardo Mendes da Cruz Lima; Igor Rodrigues Vieira; Micael Oliveira Massula Carvalho de MelloO desenvolvimento do novo Sistema Acadêmico da UFG marca uma evolução significativa na gestão acadêmica, com a adoção de uma arquitetura de microsserviços e tecnologias Open Source. Liderado por um grupo de trabalho do projeto, realizou-se uma análise detalhada dos requisitos e atributos de qualidade e dos desafios enfrentados pelo sistema antecessor para obter uma seleção cuidadosa de ferramentas para atender aos objetivos de acessibilidade, usabilidade, segurança, manutenibilidade e outros. Entende-se que o novo sistema não apenas atende às demandas atuais da comunidade acadêmica, mas também estabelece uma infraestrutura preparada para inovações e expansões futuras.Item ASSINA@UFVJM: uma plataforma para assinatura digital de documentos acadêmicos(2024-04-25) Álvaro R. P. de Souza; Amanda Cristina A. Gonçalves; Caroline Q. Santos; Clayton Brás de S. Lopes; Éverton de O. Paiva; Patrick A. L. Ribeiro; Renato D. S. Pinheiro; Thiago M. Borges; Willian L. AraújoAssinaturas digitais são um meio de promover agilidade e validade jurídica na identificação de signatários. Este artigo apresenta o ASSINA@UFVJM, um aplicativo web de assinatura digital desenvolvido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri para agilizar os trâmites de documentos, bem como reduzir custos e esforços da comunidade acadêmica. Os números obtidos do uso do sistema demonstram o seu sucesso na emissão dos documentos assinados, sendo um indicativo de otimização dos processos institucionais e de melhoria na vida de alunos e colaboradores.Item Quinze anos do CITI UFRGS/HCPA e nenhum serviço prestado(2024-04-25) Caciano MachadoO projeto do prédio do Centro Integrado de Tecnologia da Informação (CITI) faz parte de um acordo entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Foi uma iniciativa ambiciosa para consolidar os datacenters do Centro de Processamento de Dados (CPD) e do Centro Nacional de Supercomputação (CESUP) da UFRGS, e do HCPA em um mesmo prédio. Esse artigo é um relato da experiência com esse empreendimento, destacando sua importância para a continuidade dos serviços de TIC da UFRGS e para a evolução da pesquisa com supercomputação do CESUP, além dos obstáculos enfrentados e perspectivas para conclusão da obra.Item FicaUAI: Ferramenta de Inteligência Artificial para Previsão de Evasão Universitária.(2024-04-25) Luiz Flávio Felizardo; Davi Carrano; Daniel GualbertoA evasão nas universidades é um problema complexo com impactos negativos tanto para as instituições quanto para os estudantes. Este estudo desenvolve e aplica uma ferramenta inovadora que utiliza Redes Neurais Artificiais (RNA), e o algoritmo Multi-Layer Perceptron (MLP) para prever a evasão universitária no curso de Pedagogia de uma instituição federal brasileira. O software demonstrou alta precisão nas previsões, apresentando uma acurácia geral de 98.7%. O sistema emerge como uma solução para auxiliar na retenção estudantil, proporcionando uma base para intervenções mais direcionadas por parte dos gestores educacionais.Item Experiência no uso de ferramenta de avaliação de acessibilidade nas páginas da Unifesp(2024-04-25) Felipe Dias da Silveira; Ederson Luiz SilvaO presente artigo tem como objetivo realizar a avaliação dos portais da Universidade Federal de São Paulo em atenção ao decreto 5.296/2004 onde estabelece que todo o portal ou site eletrônico deve estar acessível às pessoas com deficiência em atenção a lei de cotas 13.409/2016 onde garante o ingresso de pessoas com deficiência as Universidades devem ter os seus sites acessíveis para esse público, utilizamos a ferramentas Acess Monitor para verificar os principais pontos que devem ser melhorados e mostrar se os sites têm o mínimo de condições para atender as pessoas com deficiência a partir de uma avaliação automática.Item Sistema de Teletrabalho da UFRGS(2024-04-25) Rodrigo Meleu das Neves; Daniel Del Sent Soares; Ricardo VieiraEste artigo descreve o sistema de teletrabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como um desdobramento da implantação do Programa de Gestão da Instituição, em maio de 2022 junto à Administração Pública Federal, sua implantação, funcionalidades, e público atendido desde a sua disponibilização à comunidade, em julho de 2022, até a presente data.Item Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Classificação de Projetos Institucionais(2024-04-25) Gustavo Zanini KantorskiEste artigo apresenta o trabalho de classificação de projetos institucionais observando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A instituição possui um conjunto legado de projetos que não possuem a classificação segundo os ODS/ONU. Para realizar a classificação automática foram utilizadas técnicas de mineração de dados textuais aplicadas ao conjunto de projetos desenvolvidos na instituição.Item SIMPLIFICA UFMS: Aliando Gestão de Projetos, Processos e Riscos para uma Administração Pública Eficiente e Inovadora(2024-04-25) Anne Caroline Silveira; Danilo de Oliveira Cézar; Jean Paulo de Sá Ajala; Rafael Domingos Ledesma de Nadai; Renato Ferreira OliveiraEste artigo apresenta o Simplifica, uma ferramenta criada pela UFMS para aliar tecnologia na sistematização da gestão de processos, de riscos e do conhecimento, utilizando a metodologia de gestão de projetos. O Simplifica baseia-se em quatro eixos: Central de Projetos, Portfólio de Processos, Gestão de Conhecimento e Capacitações. O Simplifica vem permitindo o acompanhamento de projetos distintos, a gestão de processos e riscos integrada à gestão de conhecimento, buscando tornar a UFMS mais transparente, eficiente, inteligente, inovadora e centrada no cidadão.Item Relato da Implementação do Google reCaptcha v3 em 3 Sistemas da Universidade Federal de Rondônia(2024-04-25) Cassio A. Furukawa; Wilfredo S. F. JuniorEste artigo tem o objetivo que relatar a experiência da equipe da CD-Sis da UNIR com a implementação do Google reCaptcha v3 em 3 sistemas da instituição. Com base no painel de gestão Google reCaptcha v3, foram coletados dados das solicitações que s˜ao classificadas como de alto risco ou baixo risco, além disso, foi possível calcular o percentual de solicitações com alto risco de serem maliciosas. Os resultados indicam que os sistemas recebem com frequência solicitações com alto risco de serem maliciosas e com isso fica evidente a importância de se ter controles de segurança da informação para atenuar possíveis vulnerabilidades e proteger os sistemas da instituição.Item Relato da Experiência da Unifesp na concepção de um Plano Diretor de TIC baseado em Gestão de Riscos(2024-04-25) Lidiane C. da Silva; Walfran R. V. C. de Araújo; Leandro T. Santana; Ailton Frotscher; Daniel Pena; Mauricio Massao OuraEste artigo descreve a experiência de aplicação do modelo de Gestão Baseada em Riscos (GBR) ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC 2023-2025) da Unifesp. O objetivo inclui apresentar o PDTIC como uma ferramenta de governança que permitiu alinhar as iniciativas da área de tecnologia com as estratégias institucionais da Unifesp e reconhecer os desafios que a adaptação ao gerenciamento de riscos requer. Nossos resultados refletem o sucesso do PDTIC como instrumento eficaz de planejamento cujos pontos críticos coincidem na implantação de processos integrados, a alocação de recursos financeiros, e a formação de uma base de conhecimentos compartilhados para aplicar o modelo de gestão.Item Design System e Atomic Design: Desenvolvendo identidade visual para aplicativo móvel da UFCSPA(2024-04-25) Álvaro Menezes; Cristina Almeida da Silva; Francielle Franco do Santos; Handriel Ellan de Moura Scheffer; Roberto Rosa dos SantosDurante o desenvolvimento do app UFCSPA, percebeu-se a necessidade de padronização dos componentes visuais. Neste cenário emergiu a ideia de criar uma biblioteca de design system baseada na identidade visual da universidade, utilizando a abordagem do atomic design. Durante a prática diversos benefícios foram percebidos como eliminação de retrabalho, padronização de interfaces visuais, melhor organização do projeto, promovendo a consistência e a manutenção do código.Item Mapeamento e melhoria do processo de gestão de Termos de Execução Descentralizada (TEDs) na UFPA(2024-04-25) Lorena Suély Pires da Silva Lopes; Thiago Borges Lobato GonçalvesEste artigo descreve o processo de mapeamento e melhoria da Gestão de Termos de Execução Descentralizada (TEDs) na Universidade Federal do Pará (UFPA), realizado no contexto do 5º Ciclo de Mapeamento de Processos Organizacionais (CIMAPRO). A UFPA, alinhada com seus objetivos estratégicos, investiu esforços na compreensão detalhada e na otimização dos procedimentos relacionados aos TEDs, reconhecendo sua importância para o financiamento de projetos e atividades institucionais. O estudo identificou oportunidades de melhorias práticas e viáveis, resultando na adoção de ferramentas tecnológicas modernas e na criação de uma área específica no site da PROPLAN/UFPA para disponibilizar orientações e informações sobre TEDs. Os resultados destacam a importância do investimento na gestão de processos organizacionais para promover uma gestão mais eficiente e transparente.Item SAAD – Um Sistema para Acompanhamento das Atividades Docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior*(2024-04-25) Williams Sousa dos Reis; Valkir Santos da Silva; Leidiane Fátima do Carmo; Elaine de Sousa Nascimento; Carla Marina C. PaxiúbaO acompanhamento das atividades docentes é essencial para garantir a qualidade do ensino e o cumprimento das responsabilidades dos professores em uma universidade. Para realização deste acompanhamento, as Instituições realizam o planejamento acadêmico institucional que é o processo de organização, distribuição e sistematização das atividades previstas no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e gestão a serem desenvolvidas pelos docentes. Com objetivo de sistematizar estas atividades foi desenvolvido na Universidade Federal do Oeste do Pará, o sistema de acompanhamento de atividades docente - SAAD. Neste artigo são apresentadas as funcionalidades deste sistema destacando como ele otimiza a gestão e contribui para o aprimoramento da alocação de atividades nesta Instituição.Item Uma ferramenta baseada em shell Linux para facilitar o gerenciamento de redes(2024-04-25) Cárlisson B. T. Galdino; Rômulo N. OliveiraAs diversas demandas e ajustes diários tendem a tornar a atividade do gerenciamento de redes complexa, levando à necessidade de uso de ferramentas sofisticadas e de difícil implantação. Por outro lado, nem sempre se tem disponíveis tais ferramentas. Este trabalho apresenta uma solução de software desenvolvida em shellscript que permite um gerenciamento mínimo utilizando poucos recursos, poupando o tempo e facilitando uma gerência de redes minimalista e funcional.Item Modernizando a gestão acadêmica: estratégias e desafios na atualização do SIGAA na UFCA(2024-04-25) Miqueias Cordeiro dos Santos; Janio do Nascimento Lima; Artur Luiz da Silva OliveiraO artigo descreve os procedimentos usados para atualização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), destacando como principais motivações: a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Processos Seletivos (SIGPS) e do diploma digital, aliada a correções e melhorias nos módulos existentes. Iniciando com a preparação do ambiente de desenvolvimento, incluindo a definição das ferramentas, em seguida, atualização de bibliotecas, resolução de conflitos dos projetos e a implantação em homologação do sistema.
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