Gestão de TIC
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Item Aprimoramento de Processos e Maturidade no Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas no NUDMS/COTEC(2013-04-25) Eduardo Serafim; Richardson Almeida; José Tavares; Tiago Athayde; Edson Paulino; Kilson Oliveira; Luiz Paulo Santos; Anderson Gomes; Lorena SantanaO Núcleo de Manutenção e Desenvolvimento de Sistemas (NUDMS) da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) tinha sua equipe envolvida com as mais diversas atividades de especificação, codificação, manutenção e testes relacionados aos sistemas controlados e/ou desenvolvidos por essa unidade. Em meio ao grande volume de atribuições gerais, algumas atividades específicas e importantes acabavam sendo não priorizadas, a exemplo da análise de viabilidade/impacto, medição de casos de uso, criação e execução de casos de teste, entre outras, sem processos especificados. Este trabalho apresenta como o NUDMS busca o mapeamento de seus processos de desenvolvimento e manutenção de sistemas baseado nos frameworks que promovam melhorias nos níveis de maturidade e qualidade.Item Portal de Governança de TI: Comunicação como grande aliada(2013-04-25) Henrique Uzêda; Gloria DamascenoEste relato aborda aspectos positivos da criação de um site para disseminar informações sobre a Governança de TI, no âmbito da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o objetivo de criar uma estrutura para a melhoria da comunicação organizacional e tomada de decisão gerencial sobre a gestão de TI, entre os níveis administrativos da UFF. A construção do site ocorreu de forma compartilhada entre as unidades organizacionais da STI que muito contribuíram com a publicação de conteúdos e métricas sobre os serviços prestados. Como resultados, constatamos, principalmente: a melhoria da integração entre as unidades na STI; o melhor entendimento de conceitos sobre Governança de TI pela administração da UFF; o reconhecimento de órgãos do controle interno da administração pública federal; e já em 2013, a dotação orçamentária recebida pela STI, no edital do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF (PDI) para o período de 2013-2014.Item O PDTI como ferramenta de Gestão da TI(2013-04-25) Fernando Pires Barbosa; Gustavo Chiapinotto; Sérgio João Limberger; Marcelo Lopes Kroth; Fernando Bordin da Rocha; Giana Lucca Kroth; Lucia Madruga; Henrique Pereira; Adriano Pereira; Geferson Dallanora; Giuliano Ferreira; Luciano Azevedo CassolA governança e a gestão de TI são assuntos em pauta em instituições de grande porte, e a situação não é diferente nas instituições federais de ensino superior (IFES). Por outro lado, a exigência dos órgãos de controle referente à elaboração e publicação, por parte de órgãos da administração pública federal, de um plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) contribuiu para que o PDTI entrasse na agenda de discussão das IFES. Este artigo apresenta a metodologia e os resultados da experiência da UFSM na elaboração e execução do seu PDTI, discutindo os impactos causados na gestão de TI da universidade a partir da implementação da estratégia de execução do PDTI. A metodologia inclui a elaboração de um plano de metas e o acompanhamento da execução destas metas por meio de uma página web e de um sistema de planejamento, com destaque especial para a integração da área de TI com a alta administração por meio do relacionamento com o Comitê Gestor de TI. Esta integração foi um dos pontos fortes da execução da metodologia, que deve ter continuidade nos próximos anos.Item Estruturação do Processo de Compras em Organizações Governamentais: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior(2013-04-25) Gabriela Musse Branco; Angela Brodbeck; Isaac da Silva TorresA crescente necessidade de o setor público alcançar melhores níveis de eficiência e eficácia contribuiu para que as organizações governamentais implementassem a Gestão por Processos. Esta visão tem muito a contribuir com as atividades de compras, pois, tradicionalmente, as compras do setor público são burocráticas, demoradas e ineficientes. Assim, este artigo apresenta a estruturação do processo de compras em uma instituição federal de ensino superior. O trabalho foi realizado com os setores chave envolvidos na execução do processo através das etapas de mapeamento do macroprocesso, de modelagem dos processos, de validação e análise dos processos e de definição das ações de melhoria. A principal contribuição do trabalho foi a definição do padrão do processo de compras, permitindo o seu gerenciamento e a melhoria contínua dos resultados. Além disso, o artigo contribui com um modelo estruturado do processo de compras que pode ser estudado e replicado em outras organizações.Item Renovação do Parque de Computadores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Impactos da adoção dos conceitos de Gerenciamento de Projetos(2013-04-25) José Sérgio Santos da Silva; Frederico Júnior Gomes da Silveira; Valter Dantas Ramos; Benedito Pamponet Pires NetoEste trabalho apresenta a percepção da equipe de atendimento aos usuários da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia quando decidiram adotar os conceitos de projetos para orientar a troca de computadores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Os resultados consolidaram a importância da adoção de projetos e a importância de seu gerenciamento para a eficiência no emprego de recursos, e de pessoal, bem como, contribuiu para aumentar a auto-estima da equipe de trabalho e a transparência no emprego de recursos.Item Implementação da metodologia BPM no processo de Contrato de Terceiros: o caso de uma IFES(2013-04-25) Isaac da S. Torres; Henrique D. P. dos Santos; Gabriela M. Branco; Angela BrodbeckO presente trabalho trata da terceirização na Administração Pública, mais especificamente da gestão e fiscalização dos contratos firmados entre empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de bens e uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), onde se fez uso da implementação da metodologia BPM (Business Process Management) para modernização do processo de Contratos de Terceiros - Efetividade. A partir da análise do processo atual, foram propostas melhorias a fim de otimizar recursos, melhorar a confiabilidade e diminuir os custos advindos do mesmo. Como produto, foi criado e implementado um sistema para o Controle da Execução dos contratos terceirizados.Item A POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ(2013-04-25) Márcio André Souto Correia; Amarildo Maia RolimEste artigo apresenta um estudo de caso sobre o projeto de elaboração, aprovação e divulgação da Política de Segurança da Informação e Comunicação (POSIC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo é registrar os desafios e experiências vivenciados pelo autor durante a condução desse projeto, que visou atender às exigências da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), ao mesmo tempo que apoiar a criação da cultura organizacional ligada a Segurança da Informação nos membros da instituição.Item Projeto MPS.BR na Universidade Federal de Viçosa(2013-04-25) Margareth Machado Duarte; Pollyanna Lopes MotaA Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) é um órgão administrativo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que apoia e executa as atividades ligadas à área de computação no âmbito da universidade. A Divisão de Sistemas de Informação (DSI) está vinculada à DTI e tem como principal objetivo coordenar, supervisionar, modelar e desenvolver projetos na área de sistemas de informação. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de implementação do nível G do Processo de Melhoria do Software Brasileiro (MPS-Br) no âmbito da DSI/DTI/UFV.Item Gestão de Serviços de TI com ITIL: resultados da implantação no CPD da UFSM(2013-04-25) Fernando Pires Barbosa; Carlos Roberto Gressler; Marcio Andre Dell’Aglio Frick; Daniel Michelon de Carli; Giséli Bastos; Henrique Pereira; Jorge Luiz AlvesA gestão de serviços de TI é um desafio cada vez maior para as instituições. O ITIL é uma ferramenta que pode ser utilizada como apoio para implementar processos de gestão que resultem na melhoria da qualidade dos serviços de TI. Este artigo apresenta o resultado da aplicação de uma metodologia para implantação de práticas do ITIL no CPD da UFSM. Dentre os resultados alcançados destacam-se: i) a elaboração do Catálogo de Serviços de TI do CPD e ii) a implantação de metas para um dos serviços do Catálogo, aliada ao monitoramento de indicadores de desempenho deste serviço. O Catálogo do CPD possui 29 serviços e a metodologia foi aplicada para apenas um deles. Há, portanto, mais 28 serviços para os quais ainda serão desenvolvidas estratégias de melhoria, o que pode gerar mudanças na metodologia que foi utilizada até aqui. O trabalho de implantação das melhorias continuará a ser desenvolvido durante os próximos anos.Item Implementação de Escritório de Processos em Organizações Governamentais: o caso de uma Instituição de Ensino Superior(2013-04-25) Ângela F. Brodbeck; Jussara Musse; Maurício Viegas; Ario ZimmermannA pressão por eficiência e resultados exercida sobre as organizações em geral tem crescido nos dias de hoje. Este fato também está ocorrendo nas organizações públicas. Por isso, a importância da adoção de uma visão por processos por estas organizações tem sido estimulada por órgãos federais direcionadores e auditores no âmbito do Governo Federal como a Secretaria de Gestão (SEGES), unidade do Ministério do Planejamento, que tem como uma de suas competências coordenar as ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). Dentre os métodos e soluções ofertados pelo Programa GesPública encontra-se a Gestão de Processos. Metodologias específicas de gestão de processos buscam trazer a visão do alinhamento dos processos de negócios com a estratégia, os objetivos e a cadeia de valor das organizações, com base na visão de que os processos executam a estratégia e na integração total do negócio. Por isso, este trabalho tem por objetivo descrever a metodologia de implementação de um Escritório de Processos e da visão por processos em uma organização governamental – IFES. O estudo de caso aqui narrado apresenta o contexto de observação, os envolvidos, as técnicas de coleta e de análise de dados utilizadas, todas qualitativas. Os principais resultados mostram os seguintes aspectos: a iniciativa conjunta para a criação do Escritório de Processos (EP), a estrutura organizacional em que o EP foi inserido, os aspectos de atuação do EP, a metodologia própria para orientação do mapeamento dos processos de toda a organização, aberta em elementos, etapas, fases e passos metodológicos para auxiliar na disseminação da cultura de processos pela organização.Item A coordenação de portais da STIC/UFRJ(2013-04-25) DENNIS OLIVEIRA DE FREITASA Coordenação de Portais Institucionais da TIC/UFRJ surgiu devido à necessidade de produzir um padrão institucional para os diversos portais no campus da UFRJ, como suas pró-reitorias, divisões, superintendências, etc., através da utilização de uma ferramenta capaz de criar e atualizar notícias, dar acesso a sistemas de gerenciamento, fornecer serviços, dar suporte e fazer conhecer a estrutura organizacional desta que é uma das maiores universidades da América Latina. A ideia era utilizar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC ou CMS em inglês) que fosse, ao mesmo tempo, de fácil manuseio e seguro, para que pudéssemos atender satisfatoriamente um grande número de usuários de forma descentralizada e com independência administrativa dos portais dos diversos setores da universidade, garantindo a privacidade, a confiabilidade e mantendo os dados seguros.Item Uma construção coletiva: a Feira de Serviços TIC(2013-04-25) Jussara Issa Musse; Adriana Coelho Borges Kowarick; Jeniffer Alves Cuty; Karla Maria MüllerEste trabalho é um relato da experiência da criação e implementação do evento TIC UFRGS: Feira de Serviços CPD, realizado em dezembro de 2012 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o objetivo de divulgar os serviços oferecidos pelo Centro de Processamento de Dados à comunidade acadêmica.Item O processo de mudança da cultura organizacional da TI da UNIFESP(2013-04-25) Fábio Luís Falchi de MagalhãesEste documento visa compartilhar a experiência na implantação da Divisão de Planejamento e Governança de TI do Departamento de Tecnologia da Informação – DTI a fim de apoiar na mudança de cultura organizacional da TI da UNIFESP. Para isso são apresentadas algumas das soluções que estão sendo utilizadas para profissionalização da TI, seguindo metodologias de planejamento e uma gestão com enfoque em ações pró-ativas e de visão de médio e longo prazo, visando apoiar na solução dos problemas institucionais. Governança de TI, planejamento estratégico, capacitação e inovação, contratação de soluções de TI, gestão de processos, gestão de projetos, adoção do novo sistema da UFRN é parte da cartilha que tem apoiado neste processo de mudança. O trabalho ainda contempla proposições futuras para ampliar estas iniciativas em outras áreas estratégicas da instituição. Este trabalho conclui que para realizar a mudança da cultura organizacional é necessário o apoio de todos: gestores e colaboradores, quem planeja e quem está no dia-a-dia. Sem colocar em prática, todo o planejamento é ineficaz. E sem aqueles que mantêm a TI funcionando, não haverá planejamento. Conclui-se também que o descrédito do DTI institucional começou a ser recuperado, devido à mudança de filosofia, mais propositiva. Grandes investimentos foram realizados, integrado a um planejamento estratégico em TI efetivo, construído e articulado nestes últimos três anos. Uma postura ousada e inovadora tem colaborado para a construção de uma nova TI institucional.