Sistemas de Informações

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    Análise e Implantação de Métodos Ágeis – Um Estudo de Caso no Centro de Informática da Universidade de Brasília
    (2014-04-25) Riane de Oliveira Torres Santos; Rommel Novaes Carvalho
    Os métodos ágeis fazem parte de uma nova concepção de desenvolvimento de software, já que propõe abordagens de baixa complexidade e de menos rigidez que as utilizadas nas metodologias tradicionais. A adoção desses métodos torna-se frequente em equipes de construção de sistemas, porém, ainda há poucos relatos de experiências práticas de implantação dos mesmos. Este artigo apresenta uma pesquisa que está sendo desenvolvida nesse âmbito, através de um estudo de caso sobre a implantação desses métodos em uma instituição que utiliza abordagens tradicionais para o desenvolvimento de sistemas.
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    Taksilo: uma ferramenta para coleta e processamento dos dados da Autoavaliação Institucional da UNIFAL-MG
    (2014-04-25) Cléber Moterani Tavares
    A autoavaliação institucional é o processo avaliativo desenvolvido pela própria Instituição de Ensino com o objetivo de gerar informações e produzir conhecimentos acerca da realidade institucional, objetivando o redimensionamento da mesma a partir de decisões tomadas em função da melhoria da qualidade do ensino. É um processo obrigatório, instituído por lei federal, que ocorre regularmente na Instituição de Ensino e envolve a coleta e o processamento de uma grande quantidade de dados. O suporte da área de Tecnologia da Informação é, portanto, indispensável para que os objetivos da autoavaliação sejam alcançados. Na Universidade Federal de Alfenas o suporte da área de Tecnologia da Informação para a realização da autoavaliação era fornecido por empresas contratadas, o que limitava as ações da Comissão Própria de Avaliação e gerava uma relação de dependência entre a Instituição, que precisa da informação, e a empresa contratada, que detém a tecnologia, os recursos e os dados. Visando solucionar este problema, o Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade desenvolveu uma ferramenta para coleta e processamento dos dados da autoavaliação institucional, o Taksilo. Desenvolvido totalmente sobre a filosofia do software livre, o Taksilo reduziu drasticamente o custo financeiro da Instituição com a autoavaliação e aumentou a qualidade dos resultados obtidos, uma vez que trouxe autonomia para a Comissão Própria de Avaliação.
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    COBALTO Webservice: Solução para consistência de informações
    (2014-04-25) Virginia O. Andersson; Rafael T. dos Santos; Alfredo L. C. Tillmann; José H. S. Noguez
    Visando a consistência das informações acessadas por diferentes dispositivos e sistemas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o COBALTO - Sistema integrado de gestão, permite o acesso às informações institucionais por diferentes plataformas, através de sua API (Application Programming Interface) via webservice.
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    Desenvolvimento Colaborativo e Integrado de Sistemas: Caso de Sucesso no CPD-UFRGS
    (2014-04-25) Henrique Dias; Nadjia Feller; Thiago Motta
    O aumento da quantidade de aplicações desenvolvidas no CPD da UFRGS exigiu, nos últimos anos, a utilização de ferramentas mais aderentes ao desenvolvimento de software para manter a qualidade dos sistemas entregues à comunidade. Gerência de projetos, versionamento de código, componentes compartilhados, banco de dados centralizado entre outros processos de trabalho ajudam na melhoria da qualidade dos sistemas. Neste artigo serão apresentadas as ferramentas e processos que ajudaram na ampliação e organização do processo de desenvolvimento de sistemas de informação no CPD
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    Utilização do Facebook para Integração Acadêmica
    (2014-04-25) Leandro Weige Dias; Glauco Roberto Munsberg dos Santos
    A Universidade Federal de Pelotas possui como ferramenta para gestão dos dados acadêmicos o sistema Cobalto. Integrado com este sistema está sendo desenvolvido o CobaltoApp, um aplicativo que permite integrar o Facebook com a vida acadêmica dos alunos.
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    UFFMobile: A revolução móvel na Universidade Federal Fluminense
    (2014-04-25) Thiago Diogo
    A evolução e difusão da comunicação móvel criaram um contexto onde as pessoas tem a necessidade de estarem conectadas durante grande parte do seu dia. Essa revolução da conectividade e da informação traz novos desafios e oportunidades. Desafios como a segurança da informação e privacidade e oportunidades como a difusão em larga escala de informações de forma rápida e personalizada. Dentro das universidades a situação é a mesma, praticamente todos os alunos ingressantes possuem algum dispositivo de comunicação móvel, e grande parte com os chamados telefones inteligentes ou SmartPhones. Em paralelo a esse fenômeno, a Universidade Federal Fluminense (UFF) participou do Plano de Expansão das Universidades Federais (REUNI) em 2010, mais que dobrando o número de vagas para alunos ingressantes da graduação. Esses dois eventos criaram uma oportunidade única de desenvolver um novo canal de comunicação entre a UFF e sua comunidade acadêmica, e em Setembro de 2012, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) lançou o UFFMobile, com a proposta de ser a plataforma de mobilidade da Universidade Federal Fluminense. Atualmente o aplicativo já possui versão para Android e iOS (iPhone e iPad) e mais de 10.000 instalações e uma média de 650 acessos por dia.
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    Sistema de Autenticação Centralizada e Cadastro Unificado de Pessoas na UFSC
    (2014-04-25) Roque Oliveira Bezerra; Leandro Amancio; Richard Henrique de Souza
    Com o crescente número de sistemas nas organizações fica cada vez mais difícil definir quem pode utilizá-los e o que podem fazer. No que se refere à autenticação, os sistemas desenvolvidos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) implementavam cada um seu próprio mecanismo independente, o que trazia problemas, tanto para os desenvolvedores como para os usuários dos sistemas. Do ponto de vista do desenvolvedor o maior problema era o retrabalho em implementar a autenticação. Em relação ao usuário, o mesmo precisava memorizar diversos logins e senhas para poder acessar os sistemas. A abordagem utilizada pela UFSC para resolver esses problemas foi a criação do Sistema de Autenticação Centralizada e do Cadastro Unificado de Pessoas. O Sistema de Autenticação Centralizada permite que os diversos sistemas utilizem uma tela única para o processo de autenticação. O Cadastro Unificado de Pessoas é um complemento a Autenticação Centralizada e tem o objetivo de unificar os diversos cadastros de pessoa existentes em um só, favorecendo o uso pleno do single sign-on e permitindo que o usuário tenha uma mesma senha para todos os sistemas. Ambos foram implantados pela Universidade e trouxeram inúmeros benefícios, tanto para os desenvolvedores como para os usuários.
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    O Gerenciamento Eletrônico de Documentos na UFJF
    (2014-04-25) Antônio Carlos da Motta Mura Junior; Carlos Alberto Ribeiro; Sérgio Luís Lima Corrêa
    Devido a grande quantidade de documentos gerados rotineiramente em uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior), a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) desenvolveu seu próprio sistema informatizado para Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e tem trabalhado em sua contínua melhoria. No intuito de atender a demanda de gerenciamento de seus documentos, visando obter principalmente agilidade, transparência, redução de custos e segurança no trato dos documentos gerados e tramitados, a UFJF tem investido no desenvolvimento e aprimoramento de seu GED. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever a implementação deste módulo no ambiente público de uma Universidade Federal como a UFJF e espera que sua experiência possa ser valiosa para outras IFES.
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    Estudo de caso sobre a implantação de um mecanismo de controle de versão de software na Diretoria de Gestão de TI da Universidade Federal de Lavras
    (2014-04-25) Bruno Carvalho Silva Luz; Nelton Matioli; Ramon Abílio; Cassia Nobre; Erasmo de Oliveira
    Algumas falhas são comuns na adoção da gerência de configuração como não avaliar o impacto das mudanças ou utilizar ferramentas para controle de versão de forma incorreta. Buscando melhorar a gerência de configuração realizada na Diretoria de Gestão de TI da Universidade Federal de Lavras, foram realizadas uma revisão bibliográfica sobre o tema e entrevistas com a equipe. A partir disso, foi diagnosticada a situação e realizada uma proposta de mudança. Como resultado da implantação dessa proposta, percebeu-se que o processo de geração de novas versões do sistema foi facilitado. O tempo de preparação e a possibilidade de erros foram reduzidos, visto que a mesclagem de códigos passou a ser realizada automaticamente.
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    Experiência de Terceirização de Desenvolvimento de Software na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
    (2014-04-25) Fernanda Vieira Figueira; Daniela Caon Guerra; Fabiano Rios Heck
    Atualmente a crescente necessidade de produzir sistemas de informação para atender as demandas das organizações tem motivado a busca por soluções que permitam atender de forma satisfatória esta realidade. A opção que vem sendo difundida no âmbito federal é a contratação de mão de obra terceirizada. Este trabalho se propõe a apresentar a experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a terceirização do desenvolvimento de um projeto de software, segundo o modelo de contratação de serviços difundido pelo governo federal