Governança e Gestão de TIC
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Item LABPATI – Laboratório de Projetos de Automação e Tecnologias Inovadoras(2018-04-25) Jefferson Uchôa Ponte; Erivando de Sena Ramos; Alan Cleber Morais Gomes; Francisco Giovanildo Teixeira de Souza; Ligia Maria Carvalho SousaEste artigo tem como objetivo de apresentar o Laboratório de Projetos de Automação e Tecnologias Inovadoras (LABPATI), um laboratório voltado para desenvolvimento de hardware e software ligados à inovação no contexto de universidade e enumerar seus projetos que estão em produção na UNILAB.Item O Processo de Gestão da Inovação do Laboratório de Inovação em TIC da UFPE(2018-04-25) Suzanna S. Dantas; Teresa MacielEste artigo descreve o processo de Gestão da Inovação em TIC adotado pelo Laboratório de Inovação em TIC do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Apresenta os conceitos do Design Thinking, utilizado para a geração de ideias inovadoras, do Lean Startup, usado para validar rapidamente as ideias desenvolvidas e das Metodologias Ágeis, utilizadas para gerenciar o projeto de desenvolvimento do produto ou serviço. Juntas, estas metodologias geram soluções inovadoras em TIC que agregam valor para a comunidade acadêmica da UFPE.Item Implantação do gerenciamento de projetos na UFCA(2018-04-25) Cícero Samuel Clemente Rodrigues1; Felipe Santana Furtado SoaresEste artigo descreve a metodologia aplicada para o gerenciamento dos projetos do Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Cariri. São apresentados os problemas encontrados, as soluções adotadas e como resultado, foi constatada um melhoria no índice de governança do IGovTI no que trata gestão de projetosItem A definição de critérios objetivos para priorização dos projetos do Portfólio do NTI/UFPE(2018-04-25) Daniel Arcoverde; Angélica Mascaro; Teresa M M MacielDiante de uma realidade em que os projetos podem ser demandados de diversas formas e a prioridade de execução não está claramente definida, o Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE executou um trabalho com o objetivo de solucionar dificuldades reportadas pelos gestores de projetos. Este artigo relata como foi estruturada uma metodologia de Gestão de Portfólio para tratar os problemas vivenciados, incluindo os benefícios após o uso da metodologia empregada e resultados percebidos até o momentoItem Governança de TI e a gestão de demandas(2018-04-25) Glória M. P.O. Damasceno; Núbia S. R. S. Santos; Vivian L. N. AraujoEm virtude da necessidade de priorização de demandas atendidas pela STI-UFF, a partir de um alinhamento aos objetivos estratégicos da Universidade, foi elaborado um processo de priorização de demandas que inicia na Governança de TI, e culmina na avaliação e priorização pela Governança Corporativa. O artigo apresenta as motivações, detalhes do processo e uma análise da execução do processo.Item A relevância estratégica das contratações de TIC para o Ensino, Pesquisa e Extensão(2018-04-25) Denise Cristiane dos Santos; Vanessa Lucas Gonçalves; Valmir Antunes PereiraEste artigo apresenta o relato da adoção de um modelo de aquisições de bens e serviços de TIC na UFPR, seguindo a Instrução Normativa 04/2014 n.º 04/2014 - SLTI/MPOG. Descreve sua importância estratégica e o impacto na viabilização do Ensino, Pesquisa e Extensão das Instituições Federais de Ensino Superior - IFES. Por fim, retrata a experiência na Universidade Federal do Paraná, com foco nos prós e contras da implementação do modeloItem Implantação de Xibo para TV Corporativa na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA(2018-04-25) Kleison Silveira Paiva; Marcos Vinicio Lisboa Santos; Richard Caio Silva RegoEste artigo trata da implantação do Xibo, uma ferramenta open source escolhida para uso de Tv Corporativa na UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará). A ferramenta foi escolhida para o aproveitamento da estrutura deixada pelo projeto CAPES - TV, descontinuado pelo atual governo federal. Neste sentido foram utilizadas as estações com Desktops e TVs instaladas nas unidades da Biblioteca e ambientes externos de convivência. A plataforma é mantida em parceria pela Coordenação de Comunicação responsável por produzir os conteúdos e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) responsável pelo suporte e manutenção do serviço além de manter as estações clientes em funcionamento.