Sistemas de Informação e Engenharia de Software
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Item A criação de uma equipe de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis na UFRGS(2016-04-25) Alan S. Wink; Theodoro L. Mota; Thiago S. MottaEste trabalho descreve o processo de criação de uma equipe de desenvolvimento mobile dentro do CPD da UFRGS. São relatados o processo de formação da equipe e o trabalho feito em conjunto com a Secretaria de Comunicação da Universidade. Os aplicativos desenvolvidos são atualmente amplamente utilizados pela comunidade universitária e há planos para ampliar o conjunto oferecidoItem A experiência de implementação ágil e rápida implantação do sistema de Ponto Eletrônico na UFRGS(2016-04-25) Thiago S. MottaEste artigo relata a experiência de desenvolvimento e implantação do sistema de Ponto Eletrônico na UFRGS, um processo que aconteceu entre novembro e dezembro de 2015. A arquitetura do sistema desenvolvido é descrita brevemente, bem como os detalhes de implantação do sistema nos setores da UniversidadeItem Acesso a Serviços e Informações Acadêmicas da Universidade Federal de Lavras em Dispositivos Móveis com a Plataforma Android(2016-04-25) Sara G. de S. Araújo; Cristiano M. Garcia; Ramon Abílio; Neumar MalheirosOs smartphones estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, principalmente, entre os jovens. Atividades como utilizar o internet banking e informar problemas na iluminação pública, bem como o acesso a diversas informações, tem sido facilitadas por meio de aplicativos desenvolvidos para smartphones. Em ambientes acadêmicos, informações como notas de atividades avaliativas, calendários e locais de aula são consultadas e atualizadas com muita frequência. Portanto, um aplicativo móvel permitiria o acesso rápido e prático a tais informações e serviços acadêmicos. Junto à Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) da Universidade Federal da Lavras (UFLA), verificou se a viabilidade técnica da disponibilização dessas informações e serviços em um aplicativo para dispositivos móveis, proporcionando integração dinâmica entre a comunidade acadêmica e os órgãos administrativos da UFLA. O objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que seja integrado a sistemas de software da UFLA e que auxilie alunos e professores em suas atividades acadêmicas.Item ANÁLISE DE UM SISTEMA DE SEGURANÇA CAPAZ DE PROVER O CONTROLE DE ACESSO E AUTORIZAÇÃO EM APLICAÇÕES DESENVOLVIDAS SOB A ESPECIFICAÇÃO ARQUITETURAL JAVA EE(2016-04-25) Thiago Gabriel Diniz; Luiz Alberto Borges JúniorEste artigo apresenta as etapas de análise, desenvolvimento e os resultados obtidos pela implementação e implantação de um novo processo assistido por meio de um novo sistema web, denominado sistema de segurança. Este é capaz de prover o controle de acesso as funcionalidades e dados das aplicações web, administrativas e acadêmicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Este novo modelo de segurança se baseia em princípios de gestão a vista e distribuição de responsabilidades para os donos dos produtos. Com os objetivos de melhorar o planejamento e execução das sprints na divisão, através da diminuição das demandas relacionadas a segurança das aplicações, e prover uma melhor transparência e visibilidade das informações relacionadas as permissões de acesso aos donos dos produtos. Com este projeto houve a incorporação de novas tecnologias tornando o processo mais dinâmico e ágil. Além disto, obteve uma melhor gerencia dos perfis de acesso dos usuários e das restrições por dados nas aplicações web administrativas e acadêmicas.Item Artibeus - Sistema de Gerenciamento e Controle de Racks e Equipamentos de Rede(2016-04-25) Wellington de Araújo Gabler; André Luiz Chaves RodriguesUma tarefa importante no gerenciamento de redes de computadores de uma instituição consiste em manter um controle eficaz dos ativos de rede, no que se refere a equipamentos como: switches, rádios, roteadores, etc. Em instituições onde ocorrem mudanças frequentes na infraestrutura e onde os equipamentos ficam dispersos em um espaço geográfico amplo, como uma área metropolitana ou cidades diferentes, é necessário que se tenha mecanismos computacionais para auxiliar a equipe técnica na realização desse controle. Esse trabalho, apresenta o desenvolvimento de um protótipo de sistema de informação, denominado Artibeus, que se propõe a auxiliar no controle patrimonial dos ativos de rede, tendo como características: uma interface gráfica Web, acesso multiusuário, registro das alterações pelos usuários (técnicos), visualização gráfica da localização dos equipamentos nos diferentes campi, etc. O sistema implementa o processo para controle dos ativos de rede, desenvolvido pelas Coordenações de Redes e Sistemas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).Item Disseminando a Cultura de Teste e Qualidade de Software no CPD-UFRGS(2016-04-25) Nadjia Jandt FellerComo uma etapa na busca contínua do CPD da UFRGS de disponibilizar sistemas de maior qualidade para a comunidade universitária, foi criada a Divisão de Teste e Conformidade. Neste artigo são apresentados os processos de trabalho, papéis, artefatos e ferramentas utilizados pela equipe, além das experiências e desafios enfrentados durante o trabalho diário e a disseminação da cultura de testes por diversos setores do CPDItem Farol: Uma plataforma para streaming de vídeos com foco na universidade(2016-04-25) Jorge Luiz Alves; Henrique Gabriel Gularte Pereira; Daniel Michelon De Carli; Ana Seeger Guerra; Mauro Oliveira; Ayrton VianaA popularização da educação a distância tem aberto caminho para o surgimento de novas atividades, como as videoconferências e a transmissão de vídeos pela Internet. Este Artigo apresenta o histórico do serviços de transissão de eventos via streaming no contexto do setor Multiweb do CPD da Universidade Federal de Santa Maria, onde são apresentados o cenário atual e os processos envolvidos no desenvolvimento da nova plataforma, design e arquitetura da ferramenta para transmissão online de audivisuais chamada FarolItem Ferramenta de Apóio à Documentação de Requisitos de Software: Uma adaptação do Redmine(2016-04-25) Patrícia Nascimento SilvaUtilizar ferramentas com código aberto, que permitam sua alteração e otimização, sem envolver gastos com licenças e serviços de manutenção foi a alternativa encontrada pelo Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOM) para implementar seu processo de documentação do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA). Foram pesquisadas várias ferramentas gratuitas e realizados testes para avaliar a formatação dos formulários, a configuração dos filtros e garantir a rastreabilidade de todos os requisitos a serem inclusos na ferramenta. Após os testes optou-se por utilizar a ferramenta Redmine com algumas alterações para adequação ao processo definido. Este artigo apresenta a experiência vivenciada com a customização da ferramenta Redmine para apoiar o projeto de documentação de software do sistema SIGA, baseado no código-fonte e no sistema em produção. Foram criados novos formulários de cadastro e desenvolvida uma estrutura gráfica para visualização e recuperação das informações cadastradas e seus respectivos relacionamentos. A ferramenta é voltada para a gestão de projetos, mas teve alguns conceitos adaptados para gestão de requisitos de software, atendendo a demanda existente no CECOMItem Melhoria no processo de gerenciamento das demandas de desenvolvimento de sistemas da STI/UFC: um relato de experiência(2016-04-25) Silvio Roberto Martins Amarante; Beatriz Duarte Lima de Araújo; Luís César Marques de Vasconcelos; Joaquim Bento Cavalcante NetoNas instituições de ensino federais existe uma demanda contínua pelo desenvolvimento de novos projetos, visando ter um sistema que atenda as suas necessidades. Essas demandas são requisitadas ao setor de Tecnologia de Informação da instituição. Nesse ponto surge o problema abordado neste trabalho: de qual forma pode ser feito o gerenciamento da requisição, priorização, alocação, desenvolvimento e implementação dos recursos desenvolvidos para atender as demandas realizadas ao setor de TI? Será relatada a solução adotada e implantada pela Divisão de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Ceará no fim do ano de 2015.Item Migração de software: considerações e experiências(2016-04-25) Fernando Henrique CantoEste artigo relata brevemente os resultados de algumas experiencias vividas pelas equipes de desenvolvimento de software do CPD-UFRGS na migração de sistemas desenvolvidos em linguagens e plataformas legadas para plataformas mais recentes nos últimos anos, os principais problemas observados nesse tipo de processo e algumas recomendações de melhorias e soluções para esses problemas. O artigo analisa principalmente problemas que ocorrem quando o processo de migração se baseia no código-fonte legado, e não em uma especificação técnica de alto nível, forçando que desenvolvedores realizem um trabalho de engenharia reversa e tradução de código, ao invés de utilizarem os recursos e ferramentas da linguagem da melhor forma possível. O objetivo do trabalho é evidenciar que desenvolver o sistema novamente, a partir de uma especificação adequada, ao invés de uma tradução direta entre linguagens, reduz consideravelmente a incidência de problemas e o tempo de manutenção, economizando tempo e esforço das equipes de desenvolvimento envolvidas. Dessa forma, o processo de migração tende a agregar benefícios suficientes para justificar o tempo investido nessa atividade.Item Recuperação de Requisitos no Código-Fonte: Uma experiência no Centro de Computação da UFMG(2016-04-25) Patrícia Nascimento SilvaItem Relato de experiência do uso de programação em pares no desenvolvimento de sistemas da UFRGS(2016-04-25) Felipe Estima da SilveiraEste artigo tem como objetivo relatar a experiência do uso de programação em pares, umas das práticas propostas pela metodologia Extreme Programming (XP), no desenvolvimento dos sistemas utilizados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Todas as experiências relatadas foram efetuadas no segundo semestre de 2015 ou primeiro semestre de 2016. A proposta é realizar uma breve apresentação de cada um dos pares montados, ressaltando os pontos fortes e fracos dos integrantes pertinentes a tarefa a ser realizada, relatar como foi a dinâmica realiza e por fim concluir se a experiência foi satisfatória ou insatisfatória.Item Serviço de Autorização Centralizada (SCA)(2016-04-25) Roque Oliveira Bezerra; Leandro AmancioA UFSC começou a resolver seus problemas de integração dos sistemas através da Infraestrutura de Integração de Sistemas, que inicialmente era composta pela autenticação centralizada, o cadastro unificado de pessoas e o ambiente de desenvolvimento de web services. A autorização, porém, continuava ao encargo de cada sistema, isto é, cada um tinha que se preocupar em obter as informações necessárias para autorizar os usuários. Como forma de lidar com esse problema, desenvolveu-se o Serviço de Autorização Centralizada (SCA), cujo objetivo é unificar o processo de autorização dos sistemas. A implantação do SCA trouxe inúmeros benefícios, tanto para os desenvolvedores, que contam com mais um serviço da Infraestrutura de Integração, como para os gestores dos sistemas, que agora podem gerenciar autonomamente as autorizações dos usuários nos seus sistemas, sem precisar do intermédio dos analistas de T.I., colaborando para a necessária segregação de funções.Item Sistema de Gestão de Frequência por Registro Eletrônico de Ponto - SIGREP: Desenvolvimento e Implantação de um Sistema Genérico de Gestão de Frequência de Recursos Humanos(2016-04-25) Mikaela A. O. Maia; Camila L. M. Gadelha; José Flávio M. V. Júnior; Leandro J. V. Silva; Ianna D. K. Souza; Marzina V. N. Bezerra; Diogo A. V. de Miranda; Leonel M. L. Freire; Oscar William S. CostaCom a obrigatoriedade da implantação de um sistema de controle eletrônico de ponto, instituída pela Resolução Nº 03/2014 de 27 de agosto de 2014 da Câmara Superior De Gestão Administrativo-Financeira, o Serviço de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especificou, desenvolveu e implantou em Março de 2016 o Sistema de Gestão de Frequência por Registro Eletrônico de Ponto (SIGREP). Este sistema tem como objetivo o controle da jornada de trabalho dos servidores em exercício da UFCG e do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), racionalizando a rotina de controle de assiduidade e pontualidade, proporcionando transparência, armazenamento de dados de forma sistematizada e permitindo acesso rápido às informações pelo servidor, chefia imediata, área de gestão de pessoas e órgãos de controle. O presente trabalho apresenta a arquitetura e um relato sobre o desenvolvimento do sistema SIGREP, o qual foi desenvolvido e testado de acordo com o processo de desenvolvimento de software do STI, bem como os resultados alcançados após a sua implantação.Item Sistema de Relatórios de Utilização do VoIP na Unipampa(2016-04-25) Thiarles Soares Medeiros e Reinaldo Rediess RibeiroDevido ao fato de a UNIPAMPA ser uma Universidade multicampi, ela utilizou o VoIP para aprimorar sua comunicação e reduzir os custos com telefonia. Diante disso, surgiu a dúvida se o sistema VoIP realmente é eficiente e econômico, sendo necessário dados a respeito de sua utilização. Na busca por uma solução o NTIC da Unipampa desenvolveu uma ferramenta para emissão de relatórios de utilização do VoIP. A solução apresentada provou ser de grande valia, já que possibilitou uma análise econômica do sistema VoIP.Item UFERSApp: Um aplicativo móvel para geolocalização e comunicação com a comunidade acadêmica no âmbito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)(2016-04-25) Alexandre Ádames Alves Pontes; Nichollas Rennah Adelino de AlmeidaO UFERSApp é um aplicativo móvel criado para suprir a necessidade de localização e comunicação da comunidade acadêmica com a gestão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido(UFERSA). Tendo como objetivo principal ajudar os discentes e servidores a se localizarem dentro da instituição, o aplicativo permite ao usuário localizar qualquer setor ou prédio dentro daUFERSA através de um campo de busca. O aplicativo usa a API do Google Maps e mostra no formato de mapa a localização buscada. O UFERSApp em sua primeira versão permite aos estudantes a encontrarem o prédio onde suas aulas estão sendo ministradas e permite ao mesmo visualizar as notícias que seus professores postaram na sua turma, para isso ele se integra ao sistema acadêmico da universidade (SIGAA) através de um Web Service criado para tal. Nesse relato de experiência mostraremos como esse aplicativo foi concebido e como foi a experiência de sua implantação no âmbito da universidade..