Gestão de TIC

URI permanente para esta coleçãohttps://wticifes2025.unifesp.br/handle/123456789/53

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Implantação de Sistemas Administrativos e Gerenciais na UFRJ
    (2014-04-25) Hércules Sant’Ana da Silva José; Lamech Schulte Machado; Thiago de Queiroz Reis
    Este trabalho é um relato da experiência da implantação dos Sistemas Institucionais Integrados de Gestão – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SIG-UFRN) na Universidade Federal do Rio de Janeiro, visando atender às necessidades da gestão atual em melhorar os processos de trabalho dos setores da administração central, a partir do uso de um sistema integrado de gestão, em substituição aos sistemas legados que foram desenvolvidos de forma isolada e que não contam mais com o devido suporte de seus desenvolvedores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Introduzindo ITIL no ambiente acadêmico
    (2014-04-25) Rodrigo Gonçalves; Edison Tadeu Lopes Melo; Carlos Alberto Moresco; João Batista Furtuoso
    A SeTIC – Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, iniciou em 2012 a implantação do modelo ITIL para gestão de suas atividades tanto para o público quanto para atividades internas. Este artigo relata a experiência de implantação do modelo ITIL, suportado pela ferramenta open-source OTRS
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Planejamento de TI em universidades: relato dos primeiros dois anos de trabalho com PDTI e práticas de Gestão de Serviços
    (2014-04-25) Fernando Pires Barbosa; Gustavo Chiapinotto; Sérgio João Limberger; Marcelo Lopes Kroth; Fernando Bordin da Rocha; Carlos Roberto Gressler; Marcio Andre Dell’Aglio Frick; Daniel Michelon de Carli; Giséli Bastos; Henrique Pereira; Cléo Eleandro Kriesel
    O Planejamento de TI e as práticas para gestão de serviços de TI vem sendo objeto de estudo nos últimos anos. A velocidade com que a tecnologia vem evoluindo e a complexidade crescente das diferentes soluções disponíveis contribui para que o planejamento e as boas práticas de gestão ganhem importância, especialmente quando se trata de instituições de grande porte. A UFSM elaborou o seu primeiro Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) em abril de 2012 e junto com o plano começou a desenvolver práticas de gestão de serviços de TI. Este artigo apresenta um resumo do trabalho de gestão de TI que vem sendo feito desde então, incluindo a elaboração e execução do próprio PDTI e também a implantação de práticas de gestão de serviços de TI. Ao final fazemos uma reflexão apresentando algumas considerações e aprendizados que tivemos durante o período
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gestão do Conhecimento: uma análise da utilização da WikiRural como ferramenta de aprendizagem coletiva para a Divisão de Desenvolvimento de Sistemas da UFRRJ.
    (2014-04-25) Sandro Luís Freire de Castro Silva
    As organizações da sociedade contemporânea cada vez mais vêm dependendo de novas soluções para otimizar seus processos de trabalho. As pressões comerciais e evoluções tecnológicas constantes fazem com que a busca por diferencial competitivo seja elemento norteador do sucesso, ou não, de uma organização. Com as instituições de ensino superior – IES, essa perspectiva é perfeitamente aplicável, porém com propósitos diferenciados. Este trabalho tem como objetivo avaliar os benefícios da ferramenta WikiRural enquanto instrumento de aprendizagem coletiva, e identificar de que maneira sua utilização ameniza o impacto da rotatividade de servidores da divisão de desenvolvimento de sistemas da UFRRJ. Ao término da operacionalização da pesquisa foi realizado o cruzamento dos dados. O objetivo principal durante a análise final foi a identificação de informações acerca das categorias de análise escolhidas, bem como o levantamento de aspectos relacionáveis à aprendizagem coletiva.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização de princípios de Gestão a vista na gerencia de projetos de Software
    (2014-04-25) Alberto Rubens Beckler; Márcio Bunte de Carvalho; Thiago Gabriel Diniz
    Este artigo apresenta os resultados da implementação das técnicas de gestão a vista: Kanban, Gráfico de burndown e Gestão ágil de projetos utilizando o framework SCRUM, como estratégia para melhorar a comunicação entre os integrantes de uma equipe de desenvolvimento de software, difundir conceitos relacionados aos sistemas desenvolvidos e minimizar a dependência do gerente e analistas experientes na tomada de decisões do projeto.