Experiência de implementação de Secretarias Integradas Acadêmicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Data
2022-07-12
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Resumo
Os Centros de Serviços Compartilhados (CSC) foram criados para unificar a execução de processos e atividades descentralizados em várias unidades em um só local. Vivendo um cenário de restrição fiscal e dificuldade de provimento de pessoal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) implementou Secretarias Integradas na área-meio de atuação – atendimento aos cursos de graduação e pós-graduação, com base na filosofia do CSC, para enfrentar esse cenário de escassez de pessoal. Após a integração dos setores, a pesquisa demonstra que o modelo se mostra potencialmente viável, mas é necessária especial atenção às partes interessadas envolvidas, padronização de processos de trabalho e implementação e manutenção sistemas de gestão de tarefas durante o processo de integração para que a implementação seja exitosa.
Descrição
Palavras-chave
Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Secretarias Integradas. Universidades Federais